O Melhor guia informativo sobre compras na internet.

Extra Virgem Herdade do Esporão é bom? Vale a pena? #Review

O Extra Virgem Herdade do Esporão está entre os melhores azeites de oliva do mundo. Afinal, a produção desse produto remonta ao século XIII quando a propriedade iniciou no ramo. Então, conheça os detalhes desse item, bem como, os sabores e como harmonizar.

Extra Virgem Herdade do Esporão

O azeite extra virgem português é produzido na região do Alentejo, pela marca que é referência internacional. Nesse sentido, confira a seguir os detalhes deste produto, de acordo com a informação do fabricante:

  • Usa azeitonas dos tipos Arbequina, Cordovil, Frantoio, Pictual e Cobrançosa;
  • Volume da embalagem: 500 ml;
  • Cor: verde amarelado;
  • Sabor frutado, com toques de ervas;
  • Traz uma leve picância e sabor amargo, bem como, notas de frutas secas;
  • Acidez máxima: 0,2%.

A produção mantém os métodos manuais que marcam a tradição da empresa secular. Apesar disso, com o tempo, foram inseridas novas técnicas para aumentar a qualidade dos azeites que saem de lá para o mundo.

Extra Virgem Herdade do Esporão
Foto: A propriedade de onde vem o Extra Virgem Herdade do Esporão existe desde 1267

Características especiais

A produção do azeite Extra Virgem Herdade do Esporão teve início em 1997. Desse modo, o conhecimento que já era aplicado há séculos para os vinhos serviu como base para o novo item. 

Na região, a cultura das olivas já existe há muito tempo. Assim, aproveitou-se uma área de 1600 hectares que já contava com plantas adultas. Após, foram introduzidas novas árvores em regime intensivo até que atinjam o ponto de produção.

Produção sustentável

Uma das preocupações da marca é manter o cultivo de forma natural. Por isso, usa-se a fauna auxiliar como método de controle de pragas. Com isso, evita-se o uso de defensivos e produtos químicos.

Na produção, são usadas espécies de videiras próprias da região. Nesse sentido, elas se adaptam bem ao clima ensolarado e com menor volume de chuvas. Então, o processo de amadurecimento dos frutos é controlado com respeito às condições do local.

Material e design da garrafa do Extra Virgem Herdade do Esporão

A garrafa do azeite Extra Virgem Herdade do Esporão usa um vidro mais escuro. Isso porque, ajuda a proteger o líquido da luz externa. Desse modo, retarda o processo de oxidação, que deixa o sabor mais ácido.

O design é simples e traz a logo da marca, fundada em 1267. Além disso, conta com um detalhe em relevo, de uma oliveira na parte frontal. Assim, busca traduzir nas linhas mais básicas a inspiração da tradição e produção manual que marcam sua história.

Extra Virgem Herdade do Esporão
Foto: O azeite Extra Virgem Herdade do Esporão usa variedades diferentes de oliva para chegar ao sabor único

Composição, origem e sabor do produto

A produção do azeite Esporão combina diferentes tipos de olivas, para chegar a um sabor único. Nesse sentido, as espécies que compõem o produto são:

  • Arbequina;
  • Cordovil;
  • Frantoio;
  • Pictual;
  • Cobrançosa.

Todas as espécies são típicas da região, por isso, se adaptam bem ao clima. Desse modo, logo após a colheita, os frutos vão para a moagem. Depois de processadas, a pasta que resulta passa por um batimento, a uma temperatura controlada. 

Resultado final

Feito isso, o produto segue para o decanter, que vai separar o óleo dos demais resíduos. Para finalizar, o azeite vai para uma centrífuga para eliminar os últimos resquícios de impurezas. 

O preparo é feito a frio, com temperatura que não passa dos 27º C. Por isso, todos os sabores dos frutos são mantidos. O resultado é um azeite translúcido, em tom verde amarelado e com sabor que combina notas de ervas e frutas secas.

O Extra Virgem Herdade do Esporão combina com qualquer tipo de alimento?

Com um sabor equilibrado, o azeite Extra Virgem Herdade do Esporão harmoniza bem com vários tipos de pratos. Nesse sentido, algumas sugestões para uso do produto são, por exemplo:

  • Saladas;
  • Vegetais cozidos;
  • No preparo de peixes, como o bacalhau;
  • Para finalizar preparos leves, como risotos.

O azeite também é uma ótima opção para acompanhar entradas, como canapés e queijos. Aliás, como tem um leve toque de frutas secas no paladar, harmoniza bem com pratos que levam castanhas.

Extra Virgem Herdade do Esporão
Foto: O azeite Extra Virgem Herdade do Esporão é extraído a frio

Diferenciais 

Um dos diferenciais desse produto é a produção local, que evita o uso de produtos químicos. Por isso, é sustentável, além de garantir maior qualidade e sabor. Além disso, todo o processo é manual, e visa preservar os aspectos principais dos frutos.

A seleção dos tipos de azeitonas que vão no azeite também é especial. Nesse sentido, busca chegar ao equilíbrio perfeito em termos de acidez. Ainda, conta com as notas herbais, que se misturam a um sabor de frutas secas.

Marca de tradição

A Herdade do Esporão é conhecida pelo alto padrão na produção de vinhos desde o século XIII. Desse modo, o enorme conhecimento sobre o clima e solo da região do Alentejo ajudou no cultivo das oliveiras. 

Com isso, a marca possui uma extensa área de cultivo, que combina árvores de mais de 100 anos a plantas jovens. Essa mistura, resulta em um produto com nível internacional, que está presente em diversos países.

Prós do Extra Virgem Herdade do Esporão

O azeite Extra Virgem Herdade do Esporão tem boas avaliações por parte dos consumidores. Então, confira a seguir os principais pontos de destaque sobre o produto de acordo com as resenhas: 

  • Boa acidez;
  • Aroma agradável;
  • Possui textura leve;
  • Saboroso, apresenta uma leve picância ao final;
  • Ideal para pratos frios ou quentes.

Por ser um produto importado, o custo é um pouco mais alto. Ainda assim, ele apresenta um bom custo-benefício, se comparado com itens similares. Desse modo, a garrafa de 500 ml pode ser encontrada por cerca de R$ 60.

Contras do Extra Virgem Herdade do Esporão

Com relação às críticas ao produto, a principal delas é que ele não tem um sabor marcante. Por isso, não possui grandes qualidades que o destaquem dos demais e justifiquem o preço. Além disso, outros pontos para levar em conta são:

  • Leve amargor residual no paladar;
  • Azeite é um pouco mais denso;
  • Custos com a importação encarecem o produto;
  • Há opções similares com valor menor.

Diante desses pontos, o produto tem um custo um tanto alto em relação aos diferenciais que apresenta. Contudo, ao paladar pode haver diferentes percepções de pessoa para pessoa. 

Vale a pena comprar o Extra Virgem Herdade do Esporão?

O azeite Extra Virgem Herdade do Esporão é um produto de alto padrão de qualidade. Afinal, a marca está há longos anos no mercado e tem domínio sobre a técnica de moagem dos frutos.

Para quem aprecia esse tipo de produto, ainda mais em pratos frescos, vale a pena experimentar essa versão. Isso porque, ele combina notas interessantes que vão do frutado às ervas.

Sustentabilidade

A preocupação ambiental também é um ponto forte da marca. Desse modo, o cultivo é feito de modo natural. Com isso, além de preservar o solo, ainda garante um maior grau de pureza ao produto final.

Clique para avaliar
[Total: 0 Nota: 0]
você pode gostar também
Comentários
>