O Melhor guia informativo sobre compras na internet.

Don Julio Blanco é boa? Vale a pena? #Review

A Don Julio Blanco é uma bebida clássica da região de Jalisco, no México, onde se produz o agave-azul. Nesse sentido, veja os detalhes sobre a fabricação, bem como, os sabores do produto que fazem com que ela seja uma das melhores tequilas do mercado atual.

Don Julio Blanco

O fundador da destilaria, Don Julio González, iniciou a produção em 1942 nas regiões altas de Jalisco. Hoje, a marca pertence à companhia Diangeo, mas o caráter artesanal permanece. Então, confira as principais características dessa tequila:

  • Origem: México;
  • Líquido transparente e cristalino;
  • Média viscosidade;
  • Teor alcoólico: 40%;
  • Feita com 100% de agave-azul;
  • Dupla destilação;
  • Alambique de aço inoxidável;
  • Produção contínua.

A atenção à qualidade dos ingredientes e cuidado nos processos fez com que este fosse um dos primeiros rótulos premium da região. Mas, apesar de já ter concorrentes com características parecidas, ainda tem uma forte presença no mercado.

Don Julio Blanco
Foto: A tequila Don Julio Blanco apresenta um líquido cristalino, uma vez que é destilado duas vezes

Características especiais

O preparo da Don Julio Blanco é cuidadoso, para que a bebida possa ressaltar ao máximo os sabores do agave. A planta, natural da região de Jalisco, onde fica a destilaria, passa por um processo de trituração e depois é fervida. 

A cocção da matéria-prima é feita em fornos de pedra ou tijolo, bem como, usa água extraída de poços profundos. Desse modo, esses detalhes deixam claro que a marca não perdeu sua característica mais artesanal. 

Destilagem

Uma vez processado o agave, ele passa para tanques onde entra em contato com uma levedura própria. Então, ocorre a fermentação que o transforma na bebida alcoólica tão apreciada ao redor do mundo. 

Para finalizar, ele é destilado duas vezes, o que confere o tom cristalino ao líquido. Aliás, na versão Blanco, não é preciso que a tequila fique em barris e segue logo para o envase.

Material e design da garrafa Don Julio Blanco

A garrafa da Don Julio Blanco tem um design atrativo em vidro com leve tom azulado. Seu corpo arredondado segue para um pescoço curto. Por fim, o fecho é uma rolha grande na parte superior.

Ela remete a embalagens de bebidas antigas, daquelas que se encontram em adegas. Talvez seja a intenção da marca, uma vez que durante parte de sua história as garrafas da tequila eram sopradas à mão.

Manteve o conceito

Saiba que com a sua produção em escala, foi preciso passar para o envase mais rápido. Ainda assim, por meio do design, a fabricante conseguiu manter o seu conceito mais artesanal. No corpo do frasco ainda há o nome do rótulo em alto relevo.

Composição e sabores do produto

A tequila Don Julio Blanco apresenta um paladar bastante agradável e notas complexas. Sua composição é 100% de agave-azul e esse elemento é muito presente já no aroma da bebida. Além disso, no nariz é possível perceber tons frutais e de ervas.

Já na boca, a primeira impressão é de um sabor doce e intenso de frutas. Na sequência, entram as notas herbáceas, vindas com o agave. Por fim, o gosto residual traz um pouco da pimenta e um tom cítrico ou mentolado. 

Alcoólico

O acabamento dessa tequila no paladar pode deixar um leve gosto de álcool no final. Desse modo, isso pode ser um problema para quem prefere bebidas mais suaves ou aromático.

Don Julio Blanco
Foto: A Don Julio Blanco vem em embalagem de vidro azulado, que revela seu líquido cristalino

A Don Julio Blanco é ideal para qualquer situação?

Esta é uma bebida que se adapta bem a qualquer ocasião e para várias preferências de consumo. Afinal, pode-se ingeri-la pura, bem como, com alguns cubos de gelo para deixá-la mais suave. 

Uma das opções mais tradicionais para consumo da tequila é acompanhada de limão e sal. Mas, para quem prefere drinks mais refinados, a Don Julio Blanco também pode servir para o preparo. 

Diferentes combinações

A marguerita é a opção mais clássica de coquetel que leva tequila, suco de limão, cointreau e gelo. No entanto, outros sabores podem harmonizar bem com a bebida, tais como: 

  • Xarope de gengibre;
  • Suco de frutas cítricas, como laranja ou tangerina;
  • Pimenta;
  • Grenadine;
  • Bebidas gaseificadas.

Seja como for, a escolha dos ingredientes, portanto, vai depender do gosto e da criatividade de quem vai preparar. De toda forma, vai agradar a qualquer perfil, desde os mais básicos aos que preferem algo mais elaborado.

Diferenciais 

A Don Julio Blanco se destaca por manter a mesma receita desde seu início em 1942. Desse modo, mesmo com a modernização da produção, ela não deixou de lado a sua marca mais forte.

O cuidado com a matéria-prima também é um ponto forte da destilaria. Afinal, o agave que serve para fazer a tequila é cultivado em fazendas próprias. Além disso, as propriedades ficam na região mais alta de Jalisco, local ideal para o plantio. 

Sabores

Todo o cuidado desde o cultivo até a produção, bem como, o fato de ser destilada duas vezes, se reflete no sabor. Por isso, a tequila Don Julio apresenta um aroma fino e presente do agave. Ainda, o gosto das ervas é bem marcante, seguido pela pimenta branca. 

Don Julio Blanco
Foto: A tequila Don Julio Blanco se destaca pelo cuidado na produção que leva 100% de agave

Prós da Don Julio Blanco

Essa é uma bebida muito apreciada ao redor do mundo e está entre as melhores da categoria. Então, confira na sequência alguns dos pontos positivos destacados por quem já provou a tequila: 

  • Paladar leve e doce, o que a torna agradável;
  • Boa presença do agave, tanto no aroma quanto no sabor;
  • Tem boa quantidade de pimenta, característica desse tipo de bebida;
  • Ideal para consumir pura ou com gelo;
  • Apresenta algumas notas cítricas e de frutas.

Com um gosto mais refinado, essa tequila agrada mesmo aqueles que não consomem de forma assídua. Além disso, pode ser incluída em drinks e coquetéis, pois é um item que se harmoniza bem com outros sabores. 

Contras da Don Julio Blanco

Uma das críticas a esse rótulo é que ele não traz uma experiência memorável. Desse modo, apesar de ter presente o agave e a pimenta, não é uma bebida que justifique a sua fama. Ainda, confira outras questões destacadas por quem já provou essa tequila:

  • Deixa um gosto de álcool ao final;
  • O agave fica em segundo plano, em razão das demais notas;
  • É possível sentir um pouco de fermento no paladar;
  • Leve amargor no acabamento.

Outro ponto que pesa contra a Don Julio Blanco é o preço, que é bem mais alto do que suas concorrentes. Como é um produto importado, o valor pode se alterar em razão do câmbio, mas no Brasil fica em torno de R$ 300. 

Alternativas mais acessíveis

No mercado é possível encontrar opções com qualidade equiparável a esse rótulo por preços mais baixos. Desse modo, vale a pena avaliar na hora da compra se vale a experiência.

Vale a pena comprar a Don Julio Blanco?

Esta é uma tequila que carrega toda a tradição da destilaria, que mantém suas origens na produção. Portanto, todo o cuidado nos processos e na dupla destilação do líquido fazem que ela adquira aspectos únicos no paladar. 

O seu sabor adocicado que combina o cítrico com a pimenta e ainda traz o perfume do agave, geram uma experiência refinada. Por isso, sem dúvida, este é um rótulo que todo apreciador da bebida deve provar.

Impressões pessoais

Cada pessoa tem uma percepção dos sabores e pode identificar notas únicas ao provar. Então, investir na Don Julio Blanco pode ter um resultado muito agradável, uma vez que é uma tequila complexa e de boa qualidade.

Clique para avaliar
[Total: 0 Nota: 0]
você pode gostar também
Comentários
>