A cada ano os aparelhos eletrônicos ficam cada vez menores e mais potentes. O que ainda no século passado eram computadores gigantes, com vários metros quadrados, não faziam, hoje os notebooks pequenos conseguem.

A maioria dos notebooks atualmente tem uma tela entre 14 e 17 polegadas. No entanto, o consumidor pode optar por uma opção mais portátil e de baixo custo a ser utilizada no dia a dia.

Neste caso, o ideal é optar por notebooks deste porte, também conhecidos como netbooks. Neste artigo vamos te ajudar a escolher a melhor opção. Mostraremos o que procurar em um notebook pequeno e leve; como avaliar os produtos do mercado de acordo com a sua necessidade.

O que levamos em consideração para escolher os 9 melhores notebooks pequenos e leve de 2021

Para escolher os melhores notebooks pequenos nós consideramos diversos fatores como preço, hardware, duração da bateria, tamanho e comentários de quem adquiriu os produtos. A maioria deles tem 13 ou 13.3 polegadas, apesar de alguns serem ainda menores. 

Todos os notebooks da lista têm 16 polegadas ou menos, pesam menos de 3kg, têm no mínimo 4GB de RAM e 64GB de armazenamento e durabilidade da bateria igual maior do que 10 horas.

As 9 melhores opções para você comprar em 2021

M1 MacBook Air

O novo M1 MacBook Air pode ser o melhor laptop já criado e nós não somos os únicos que pensamos isso. O novo M1 MacBook Air mantém seu perfil exclusivo e elegante, além de ter o novo chip M1 (que é mais rápido do que qualquer outra CPU de laptops no mercado) e tem uma bateria útil melhor do que seus precedentes. A bateria dura o dia inteiro sem precisar ser recarregada.

As pessoas costumavam ver o MacBook Air como um MacBook Pro, só que mais barato. Uma alternativa para quem apenas utilizava a internet casualmente, pois esse dispositivo não era o mais adequado para criadores de conteúdo (que geralmente escolhem o Mac ao invés de um PC). Mas agora a versão Air do MacBook oferece mais armazenamento e poder de processamento.

Além de ter uma configuração acima da média, o M1 MacBook Air atende ao principal motivo de estar nesta lista: é um notebook pequeno. Tanto para estudantes quanto para profissionais e até mesmo para quem deseja usar o notebook casualmente mas deseja algo mais portátil, esta escolha provavelmente será certa para você.

Lenovo X1 Carbon

Esta é uma das melhores opções para quem deseja usar um notebook pequeno para o trabalho. Este dispositivo conta com 1.1kg e menos de 1.5cm de grossura. O X1 Carbon vem com as especificações essenciais que você precisa em um notebook para 2021, o que inclui uma CPU Intel Core i5 da 10ª geração, 8GB de RAM e um display de 1080p com 14 polegadas.

O Lenovo X1 Carbon possui LTE (Long Term Evolution), o que permite você ter acesso à internet de qualquer lugar que tenha sinal de celular. Além disso, ele também tem um botão no teclado dedicado a iniciar chamadas no Zoom de maneira rápida.

Para aqueles que desejam uma segurança a mais, o notebook possui um hardware com encriptação e uma câmera com uma proteção física para uma proteção extra.

Ademais, este notebook pequeno consegue lidar com quedas, respingos e poeira, caso seja necessário trabalhar em ambientes que seu dispositivo esteja sujeito a essas condições. 

Por fim, se você deseja deixar seu laptop ainda melhor equipado, é possível conectá-lo a uma tela 4K, que lhe dará uma Dolby Vision sempre que possível. 

Imagem do notebook Lenovo X1 Carbon

Lenovo X1 Carbon, foto Reprodução: pexels

LG Gram

Este foi o melhor notebook pequeno encontrado em relação à duração de bateria. 

O LG Gram vem com muitas configurações, mas independentemente de qual escolher, você irá adquirir uma máquina poderosa e, ao mesmo tempo, leve. Ele pesa apenas 1.1kg, fazendo dele uma das opções mais portáteis que você possa encontrar no mercado, apesar de que a tela de 15.6 polegadas o faz uma opção menos portátil comparada com qualquer outra da lista.

Em relação às nossas outras escolhas para os 7 melhores desta categoria, o LG Gram tem uma capacidade para a bateria impressionante. Suas 18 horas e meia de bateria é o suficiente para durar toda a sua jornada tanto no trabalho quanto na escola. 

Apesar de esse notebook pequeno ser leve e portátil, ele ainda fornece muitas opções de conectores. Nele é possível encontrar uma porta HDMI, três portas USB 3.1, um leitor Micro SD e um plug de fone de ouvido. É uma ótima opção para caso você esteja à procura de um laptop que seja fácil de transportar, mas ainda assim não compromete a conectividade.

WhatsApp Image 2021 02 05 at 11.29.50

Google Pixelbook Go

O Google Pixelbook Go não é apenas o Chromebook mais acessível da Google até hoje, mas também um dos menores que existem. Primeiro que 1.04kg é algo bem leve para um notebook. Segundo que 13.3 polegadas mostra que ele é um dispositivo bem portátil por ser bem pequeno. 

Apesar disso tudo, a bateria não é uma das melhores, mas ainda assim razoável. O Google Pixelbook Go aguenta até 12 horas sem precisar recarregar. Contudo, é possível ainda conseguir 2 horas de bateria com apenas 20 minutos de carga, o que é muito útil se for preciso sair de última hora.

A duração da bateria, no entanto, tem um motivo: a potência deste pequeno notebook. Equipado com um Intel Core i7 e 16GB de RAM, este computador com certeza conseguirá lidar com as tarefas mais pesadas que lhe forem submetidas. 

Outrossim, tão impressionante quanto sua potência, é seu display touchscreen com 1080p junto com sua câmera de, também, 1080p, a qual é melhor do que a de um MacBook, que é de 720p. 

Uma área que o Google Pixelbook Go peca é a de conectividade, que conta apenas com duas entradas USB-C e um plug para fone de ouvido. Se for tudo o que precisa, então este mini laptop será o suficiente para atender às suas demandas e, ainda por cima, por um preço acessível. 

WhatsApp Image 2021 02 05 at 11.30.58

Dell XPS 13

A nova versão desse computador não só o tornou um dos melhores notebooks pequenos em termos de tamanho e desempenho, como também o fez virar uma opção a ser considerada até mesmo entre os notebooks maiores. 

Com excelentes análises para seu desempenho e um design elegante e compacto, este mini laptop de destaca entre as opções ao se procurar um mini laptop no mercado. 

Apesar do desempenho incrível, ele se mantém com apenas 11 horas, o que é compreensível a despeito de uma tela 4K UHD InfinityEdge touchscreen de 13.4 polegadas, um processador Intel Core i5 da 11ª geração e 8GB de RAM. 

Todo o desempenho incrível do Dell XPS 13 cabe dentro de um dispositivo com 1.18kg, o que o faz mais leve do que um MacBook Air, tornando-o tão portátil quanto impressionante. Apesar de ser um pouco mais caro do que outras opções de notebooks pequenos, com a sua performance certamente vale a pena se você preferir o Windows.

WhatsApp Image 2021 02 05 at 11.32.12

Acer Spin 5

O Acer Spin 5 é uma opção de laptop conversível 2 em 1, acessível para quem gosta da ideia de poder alternar entre um notebook e um tablet à vontade. 

Para uma versatilidade maior ainda, o Spin 5 se apresenta com uma tela de 13 polegadas e permite que sua tela seja virada para se utilizar o laptop no “modo tenda”, que é uma ótima maneira de se assistir a vídeos quando o espaço é mínimo, como, por exemplo, em uma mesa de avião. 

O Acer Spin 5 tem um ótimo poder de processamento, com uma CPU Intel Core i5 da 10ª geração, 8GB de RAM e uma tela QHD. Apesar de não ser um top de linha, ele traz uma desvantagem desse grupo: ser pesado. O Acer Spin 5 possui em torno de 1,5kg, o que faz dele um dos mais pesados em comparação a outros notebooks pequenos. 

Se esse último fator não for um incômodo, você aproveitará os recursos extras que este pequeno laptop possui.

WhatsApp Image 2021 02 05 at 11.33.19

Microsoft Surface Go 2

O produto mais recente da linha da Microsoft Surface é um tablet ultracompacto de 10.5 polegadas que é um PC com Windows 10. É possível adquirir o modelo mais básico com 64GB de armazenamento e 4GB de RAM, porém você deverá comprar o trackpad e o teclado separadamente. 

O Surface Go é poderoso o suficiente para lidar com o fluxo constante de aplicativos sem diminuir a velocidade. A Microsoft afirma que esse dispositivo é capaz de fornecer até 10 horas de reprodução de vídeo entre cargas.

Este pequeno conversível também é ótimo para quem utiliza muito o bate-papo por vídeo. Ele possui duas câmeras, uma frontal e outra traseira, que são ainda melhores que a do Dell XPS 13. Ademais, este computador conta com dois microfones que auxiliam a melhorar a clareza do som e a diminuir o ruído de fundo. 

Outra opção bem parecida a esta é o novo Microsoft Surface Laptop Go. No entanto, para esta lista preferimos colocar o Surface Go 2, pois a visualização na sua tela é melhor e este dispositivo oferece um melhor custo x  benefício. 

No geral, o Surface Go 2 é um notebook compacto e versátil, perfeito para trabalhar ou estudar. Se você está à procura de um notebook pequeno, prático, acessível e elegante, não ficará desapontado.

WhatsApp Image 2021 02 05 at 11.34.15

Lenovo Yoga C740

Para aqueles que estão em busca de um versátil 2 em 1 que forneça um ótimo desempenho e um design elegante, o Lenovo Yoga C740 é um ótimo candidato entre os notebooks pequenos.

O que mais chama a atenção neste notebook é o fato de ele oferecer 8GB de RAM e um processador de 10ª geração. Isso significa que ele é capaz de executar bem a maioria dos aplicativos. Por ter um SSD de 256GB, você terá bastante espaço para armazenar fotos, vídeos e arquivos. 

Com uma tela de 14 polegadas, este dispositivo pesa apenas 1,3 kg e possui menos de 1,5 cm de grossura. Apesar disso, ainda possui muitas portas, além de entrada para fone de ouvido, leitor de impressão digital e, assim como o Lenovo X1 Carbon, uma proteção física para a webcam. Em adição a tudo isso, ele também possui um sistema de alto-falantes Dolby Atmos integrado. 

Se este modelo está além do seu orçamento, considere optar pelo notebook Dell Inspiron 13 500 de 13 polegadas. Ainda que tenha menos memória e espaço de armazenamento, é uma alternativa um pouco mais em conta.

WhatsApp Image 2021 02 05 at 11.35.14

ASUS VivoBook L203MA

O ASUS VivoBook é um notebook pequeno perfeito para estudantes jovens graças ao seu preço acessível e tamanho portátil. Ele vem com duas portas USB tipo A, uma porta USB-C, um slot para cartão microSD e uma entrada HDMI. 

Sua tela de 11,6 polegadas é brilhante e possui uma resolução de 1080p. Ela conta com uma dobradiça de 180, o que possibilita que você a coloque sobre uma mesa em um espaço compacto ou até mesmo para assistir vídeos. 

Com até 4GB de RAM, um processador Intel Celeron N4000 e 64GB de armazenamento, o computador não é o mais poderoso da lista. Mesmo assim, ainda pesa menos de 1kg e consegue lidar bem com tarefas básicas do dia a dia, como edição de fotos e assistir vídeos em HD. 

Além disso, possui uma bateria que consegue aguentar um dia inteiro de trabalho ou estudos, que dura mais de 10 horas em apenas uma carga. O tempo ideal para terminar um relatório ou um projeto da faculdade.

WhatsApp Image 2021 02 05 at 11.37.13

Por que escolher um notebook pequeno e leve?

Existem diversas vantagens em relação a ter um aparelho pequeno e leve como um netbook. A primeira delas é, obviamente, a portabilidade. Um notebook pequeno pode reduzir o peso para mais da metade em relação a um notebook normal, podendo chegar a ter até 1kg e além disso também é mais compacto.

A segunda vantagem de se ter um notebook pequeno é o preço. Em geral, eles são mais baratos que desktops e diversos modelos de notebooks maiores e tablets.

Outro ponto positivo é para quem deseja utilizar o computador para produzir textos. Dispositivos touchscreen como celulares e tablets não são muito práticos para essa finalidade. Consequentemente, levar um notebook grande e pesado para todos os lugares pode não ser muito agradável. 

Por fim, o tempo de bateria nesses dispositivos é mais longo, justamente por terem uma tela menor e possuírem menos recursos, o que é algo a se levar em conta para quem gostaria de utilizá-los em viagens.

Como escolher a melhor opção dentre os notebooks pequenos

O que você deve prestar mais atenção ao procurar um notebook pequeno para você são as especificações, tamanho e qualidade da tela, teclado e bateria.

Especificações: Para evitar erros, tente colocar em sua lista opções mais recentes. Isso diminui as chances de haver dores de cabeças mesmo logo após comprar seus dispositivos, como ter drivers desatualizados. É possível encontrar informações sobre as datas de lançamento facilmente na internet.

Geralmente é possível encontrar as especificações no mesmo lugar em que está o preço, como o nome da CPU, RAM e a capacidade do disco rígido. É comum encontrar o modelo junto com o nome da linha do processador. Desta forma é possível fazer comparações e descobrir qual é o mais novo e mais rápido. Por exemplo, um Intel Core i7-8700T (em que 8700T é o modelo) é mais rápido (e consequentemente mais caro) que um Intel Core i7-5850EQ.

Já a RAM (em português Memória de Acesso Aleatório) é o espaço de armazenamento que irá guardar arquivos temporariamente com o intuito de acessá-los de uma maneira mais rápida. Atualmente um bom notebook tem uma memória RAM de 8GB, mas quanto mais, melhor (e também mais caro).

Por último, o disco rígido. O HD (Hard disk) é um outro tipo de espaço de armazenamento, sendo esse permanente. Ou seja, quando é armazenado algum arquivo, ele não é perdido mesmo se depois de desligá-lo.  Isso acontece pois está gravado fisicamente, diferentemente do que acontece com a memória RAM. Atualmente um bom HD guarda em torno de 500GB a 1TB.

Tamanho e qualidade da tela: Dependendo de qual for a sua finalidade, é a parte mais importante, pois é justamente o que você verá o tempo inteiro. O tamanho da tela é mais pessoal, não é possível dizer o melhor ou o pior. Entretanto, se você quer um notebook pequeno, o ideal é que a tela seja menor do que 15 polegadas.

Se seu propósito com o notebook pequeno é mexer justamente com imagens, seja com edição, para ver filmes ou jogar, escolha uma opção que a resolução seja no mínimo Full HD (1920 x 1080 pixels). Resoluções menores tendem a prejudicar a qualidade das imagens. Caso deseje uma qualidade ainda melhor, basta procurar resoluções com mais pixels, como telas 2K (2560 x 1440 pixels).

Teclado:  O teclado de um notebook acompanha o tamanho de sua tela, portanto, se você deseja ter um notebook pequeno, se prepare para se deparar com teclas que possam ser bem pequenas. Mesmo se você não estiver preocupado com o tamanho da tela, é melhor se atentar a essa parte do notebook. Se você tiver dedos grossos, esteja ainda mais atento, pois se não se acostumar, digitar pode se tornar um tormento.

Bateria: Um dos elementos mais importantes para quem busca um notebook no geral, ele dita o quanto você poderá usufruir do computador sem precisar de eletricidade. Normalmente os  melhores notebooks duram cerca de 8 horas, apesar de alguns durarem mais, mas que também serem mais caros. 

Como a intenção por trás do notebook é a portabilidade, ele precisa durar o máximo sem que você precise carregar. Para melhor avaliar esse aspecto, a característica que você deve levar em conta é a capacidade da bateria, medida em mAh (miliampères/hora).

Quem deve ter considerar os notebooks pequenos

Para aqueles que irão fazer tarefas básicas do dia a dia, este tipo de notebook é o ideal. Como, por exemplo, escrever em um documento ou navegar na internet, mas que não deseja carregar muito peso ou ocupar espaço na mochila ou bolsa. 

Os notebooks pequenos são, em sua maioria, aparelhos de baixo custo e mais acessíveis. Desta maneira, eles são perfeitos para quem deseja utilizá-los para estudar ou trabalhar. Ademais, são uma ótima escolha para quem deseja um notebook altamente portátil, leve e compacto.

Um notebook pequeno ao invés de um com uma tela maior pode não ser a melhor escolha para todos os usuários. Quem deseja uma tela maior para jogar ou assistir filmes e séries, por exemplo, pode se sentir muito desconfortável ao utilizar um dispositivo com uma tela menor do que 15 polegadas.

Além disso, notebooks pequenos geralmente possuem um hardware limitado e uma menor possibilidade de upgrades. Por possuírem menos espaço, acabam tendo que reduzir o resfriamento e soldar hardwares na placa-mãe. Isso limita a uma utilização de componentes menos potentes e inviabiliza a troca deles.

Clique para avaliar
[Total: 0 Nota: 0]