O Melhor guia informativo sobre compras na internet.

O Multímetro Minipa ET-3021C Vale a Pena? #review

Quando falamos de multímetros, o nome da Minipa é sempre lembrado, afinal, é uma das marcas mais tradicionais na produção de itens desse tipo, com produtos que apresentam uma boa performance na maioria das situações.

Em vista disso, escolhemos, no post de hoje, o Multímetro Minipa ET-3021C para uma avaliação completa, percorrendo pontos como seu funcionamento, sistema de segurança, atributos, etc. Por isso, antes de ir às compras, dê uma olhada em nosso artigo.

Multímetro Minipa ET-3021C

Imagem com Multímetro Minipa ET-3021C na embalagem
Foto: Multímetro Minipa ET-3021C na embalagem

Como já havia dito, a Minipa é uma das marcas mais procuradas por pessoas do ramo da construção civil e de energia, tendo em vista a qualidade de seus produtos, em especial os multímetros. No caso do Multímetro Minipa ET-3021C, trata-se de um produto do tipo analógico para medições mais simples.

No quesito atributos, podemos dizer que se trata de uma versão básica, com funções comuns à maioria dos multímetros do mercado, merecendo destaque, contudo, sua carcaça feita de plástico reforçado, com destaque para as bordas.

Entretanto, apesar da aparência e ausência de funcionalidades mais sofisticadas, o Multímetro Minipa ET-3021C é classificado como um produto CAT III, isto é, para trabalhos mais elaborados que exigem produtos mais potentes e de maior precisão, como linhas de alimentação de plantas industriais.

Como o Multímetro Minipa ET-3021C funciona?

Os multímetros são aparelhos construídos para se medir a grandeza elétrica de correntes. As agulhas que acompanham o produto são colocadas sobre a linha ou circuito por onde passa uma corrente elétrica, mandando para o sistema do multímetro um valor aproximado que será mostrado no visor do aparelho.

As agulhas são geralmente envelopadas com borracha ou outro material isolante, com apenas as pontas de metal ficando à mostra, justamente para realizar a medição, e no caso do Multímetro Minipa ET-3021C, o padrão é o mesmo.

Recursos

Imagem com Multímetro Minipa ET-3021C e acessórios
Foto: Multímetro Minipa ET-3021C e acessórios

O produto depende de uma bateria de 9V, que gera energia para o desempenho de suas funções. Este tipo de bateria pode ser encontrado para venda sem dificuldades. Ademais, o uso do aparelho é intuitivo, pensado para facilitar a vida do usuário.

Potência

O Multímetro Minipa ET-3021C tem uma potência de até 500V, tornando-o um aparelho de potência média-alta, ideal para trabalhos de maior complexidade, que exigem itens com maior precisão nas medições.

Classificação

Conforme mencionado, o aparelho tem uma classificação equivalente a CAT III, a segunda mais alta no ranking, perdendo apenas para aparelhos CAT IV. Isso significa que o uso recomendado do item é para demandas profissionais, geralmente que envolvem industrias ou construção pesada, não sendo interessante a sua aquisição apenas para usos domésticos.

Precisão

Todos os multímetros, excetuando-se os do tipo True RMS, possuem um nível de variação do valor medido, isto é, não apresentam o valor exato da corrente medida, possuindo alguma variação para mais ou para menos.

No caso Multímetro Minipa ET-3021C ele conta com um índice de variação máximo de até 3%, o que significa que sua variação é menor do que a maioria dos aparelhos, chegando mais próximo de entregar ao usuário um valor exato da corrente medida.

Tensão e corrente

O item consegue se sair muito bem na medição de correntes alternadas, já que se trata de um produto do tipo analógico, com possibilidade de medição de correntes entre 10V a 1000V, e com medição de corrente DC de 0,5mA a 10A.

Diferencial

Imagem com Multímetro Minipa ET-3021C de lado
Foto: Multímetro Minipa ET-3021C de lado

Embora o Multímetro Minipa ET-3021C não tenha recursos extravagantes como outros produtos do mercado, o seu nível de precisão e a qualidade reconhecida da Minipa, tornam o produto altamente recomendável para profissionais que lidam com demandas complicadas.

Seu padrão analógico faz com que seja um aparelho indispensável no cotidiano de quem trabalha em grandes obras na construção civil ou na linha de produção de produtos de alta tecnologia em fábricas.

Os prós do Multímetro Minipa ET-3021C

Como já dissemos anteriormente, se você é um profissional da área elétrica, considere adicionar o ET-3021C a sua caixa de ferramentas, especialmente pelas seguintes vantagens:

  • Leveza;
  • Precisão;
  • Potência;
  • Versatilidade;
  • Compacto.

Leveza

Pensado para ser um auxiliador e não um fardo, o produto foi fabricado pensando em agregar vantagens a vida do usuário, dessa forma, seu peso foi reduzido ao máximo para tornar o manuseio algo fácil e que agilize o trabalho a ser desempenhado.

No total, o aparelho tem apenas 500 gramas, o que significa que não pesa para manusear durante o uso e também, descomplica o seu transporte, essencial para diminuir pesos desnecessários do dia a dia.

Precisão

O único proposito do multímetro é a aferição de grandezas elétricas, dessa forma, um produto que consegue te entregar medições exatas é algo impagável. No caso do Multímetro Minipa ET-3021C, ele conta com precisão básica de 3%, o que garante resultados mais próximos da realidade, o que, em algumas demandas, faz toda a diferença.

Potência

Ideal para correntes elétricas mais pesadas, possui uma potência de 500V, o suficiente para trabalhos que envolvam obras de maior porte e produção de itens mais avançados, em especial aqueles produzidos por fábricas específicas.

Versatilidade

Dentro do padrão CAT III, o Multímetro Minipa ET-3021C consegue desempenhar um grande número de funções com bastante folga, entretanto, também é possível utilizá-lo em ambientes domésticos, para demandas mais simplificadas ou pequenos reparos, por isso, se você for um profissional do ramo, pode utilizar o produto também em sua casa.

Compacto

As dimensões do aparelho também são um ponto favorável para se citar. Itens muito grandes ou pesados acabam por atrasar na maioria das vezes os serviços, fazendo com que você leve mais tempo do que o necessário.

O Multímetro Minipa ET-3021C, contudo, não possui tais problemas pois, além de leve, tem comprimento e larguras discretas, que facilitam o manuseio durante o uso.

Contras do Multímetro Minipa ET-3021C

Por ser fabricado à base de plástico e componentes similares, não é um produto que possui a resistência como principal atributo, ainda que seja reforçado nas laterais. Seu visor de acrílico é um ponto fraco, pois é suscetível a rachaduras e quebra total diante dos menores impactos.

A fragilidade do produto requer uma atenção dobrada durante o uso, uma vez que reparos ou aquisição de aparelhos similares exigirão um investimento do usuário, o que não seria financeiramente interessante.

Perguntas frequentes

Como saber se a escala do multímetros esta quebrada?

Junte as extremidades das agulhas do multímetro, quando esse estiver configurado para medições e você perceberá um sinal sonoro, o que significa que ele está apto para funcionamento. Caso não haja sinal, possivelmente a escala está com defeito.

Como saber se o multímetro está descalibrado?

Conecte os fios nas respectivas entradas do aparelho e configure o aparelho para medição Ohm e escolha a opção mais baixa. Se o seu multímetro marcar valores até 0,5 Ohm, significa que está apto para o uso, no entanto, se apresentar valores superiores, significa que é hora de calibrá-lo?

Como usar as escalas do multímetro?

Escolha a escala acima do valor de grandeza que se quer medir, dessa forma o aparelho será configurado para medir correntes baseadas nos parâmetros daquela unidade de medida.

Conclusão

No artigo de hoje, buscamos apresentar os pormenores do Multímetro Minipa ET-3021C com intuito de ajudar nossos leitores a fazer uma boa escolha na hora das compras. Lembre-se que o aparelho analisado é um item destinado para uso profissional e que talvez não seja financeiramente viável comprar um para usos esporádicos.

Se você precisa de um item para atividades profissionais, considere o Multímetro Minipa ET-3021C.

Esperamos que você tenha gostado desta análise!

Até breve, cupomzeiros!

Clique para avaliar
[Total: 1 Nota: 5]
você pode gostar também
Comentários
>