O Melhor guia informativo sobre compras na internet.

O Multímetro Fluke True RMS 115 vale o investimento?

Trouxemos hoje um exemplar para pessoas que trabalham em construções e na indústria pesada, que requerem produto com características especiais. Trata-se de o multímetro Fluke True RMS 115, fabricado com o propósito de servir a demandas de alta complexidade.

Porém, antes de tudo, vamos conferir os atributos deste item.

O Multímetro Fluke True RMS 115 e suas características

Imagem com multímetro Fluke True RMS 115 de lado
Foto: multímetro Fluke True RMS 115 de lado

Quando se fala em multímetros, a modalidade True RMS é a mais completa que você irá encontrar no mercado. Os equipamentos dessa classe realizam a medição da corrente elétrica por toda a onda, diferentemente dos multímetros comuns, que o fazem por uma estimativa média.

Por ser um produto de potência mais elevada, se sai muito bem em demandas complexas, presentes em certos ramos da construção civil e da indústria, portanto, é recomendável algum treinamento para a utilização do produto.

No caso do Multímetro Fluke True RMS 115 ele possui todas as características de um produto de elite, por exemplo:

  • Segurança reforçada;
  • Fácil uso;
  • Manutenção simplificada;
  • Montagem fácil;
  • Resistente.

O Multímetro Fluke True RMS 115 é feito com partículas de plástico reforçado, resultando em um item de extrema durabilidade, que dificilmente será afetado por pancadas e quedas médias. O encaixe das agulhas também foi pensado para ser rápido e facilitado e, neste quesito, cumpre bem a função.

Como o Multímetro Fluke True RMS 115 funciona?

Por ser um item da calsse True RMS, o aparelho é configurado para detectar a onda elétrica que se pretende medir, e analisá-la por inteiro. Dessa forma, as medições feitas por este tipo de aparelho entregam resultados com maior precisão.

As agulhas de medição são revestidas com material de poliuretano e borracha, evitando que as cargas elétricas possam “escapar” e causar choques ao usuário. As pontas ficam nuas, apenas com o metal exposto, para não interferir na medição.

Como, podemos ver, o aparelho foi pensado para ser de fácil manuseio, embora seu uso requeira alguma experiência e treinamento.

Recursos

Imagem com multímetro Fluke True RMS 115 e acessórios
Foto: multímetro Fluke True RMS 115 e acessórios

O Multímetro Fluke True RMS 115 é um aparelho digital, e requer o auxílio de uma bateria para seu pleno funcionamento, entretanto, trata-se de bateria fácil de achar no comércio.

Lanterna embutida

O aparelho possui uma lâmpada acoplada, pensada para facilitar o funcionamento do produto em ambientes com pouca claridade, para facilitar o trabalho do usuário.

Durabilidade

No quesito resistência, o Multímetro Fluke True RMS 115 se sobressai em relação aos demais, uma vez que sua produção conta com a adição de materiais especiais, que tornam o plástico de seu chassi mais resistente a pancadas, com chances baixas de rachaduras e quebras.

Resistência

Este multímetro consegue suportar temperaturas de até 50ºC, sem que apresente decréscimo em suas funcionalidades, sendo capaz de entregar medições precisas, mesmo em situações mais desconfortáveis, ressaltando sua característica de produto especial.

Precisão

Possui função de medição integral de ondas elétricas, que considera toda a extensão da onda para realizar a medição, fornecendo números mais precisos ao usuário, que pode resultar em uma qualidade melhor ao final do serviço ou da fabricação do produto.

Uso simplificado

O Multímetro Fluke True RMS 115 funciona à base de baterias alcalinas, que podem ser encontradas em comércios simples, o que não se apresenta como uma dor de cabeça para os possuidores deste item.

Prós do Multímetro Fluke True RMS 115

Imagem com multímetro Fluke True RMS 115 e cabos
Foto: multímetro Fluke True RMS 115 com cabos

Por se tratar de item de versão especial, o aparelho possui diversos detalhes que o transformam em um produto muito acima da média, com qualidades que não são encontradas em produtos mais básicos. Por exemplo:

  • True RMS;
  • Potente;
  • Compacto;
  • Segurança;
  • Vida útil.

True RMS

Multímetros básicos avaliam picos esporádicos de uma onda elétrica, tendo como referência esses trechos isolados para aferir o número exato da referida corrente. Isso significa que a precisão desses aparelhos é mais baixa, com casos que podem representar uma diferença de até 30% para mais ou para menos.

Aparelhos como o Multímetro Fluke True RMS 115, contrário, analisam a onda por toda a sua extensão, desta forma, avaliam a corrente de maneira integral e conseguem informar ao usuário a medição exata de energia que transita por ela.

Potente

O produto em questão foi desenhado justamente para situações profissionais de alta complexidade, nas quais são necessárias performances com maior taxa de exatidão e eficiência. Dessa forma, é comum que as correntes elétricas a serem medidas sejam de grandeza considerável.

Por isso, o aparelho em questão possui uma potência bem relevante, capaz de trabalhar com correntes elétricas de alta potência, sem deixar de lado a precisão, tornando-se um dos itens preferidos para profissionais da área elétrica.

Compacto

Durante uma obra, é possível que surja a necessidade de medição em diversos pontos da construção, necessitando de deslocamentos constantes, além disso, certos lugares podem ser de difícil acesso, dificultando os movimentos.

Pensando em situações como essas, a fabricante do Multímetro Fluke True RMS 115 desenhou o produto com dimensões modestas, para que ele possa ser manuseado com o auxílio de apenas uma mão, e com peso bem baixo, para não cansar o usuário. Dessa forma, você o leva para onde quiser e sem grandes esforços.

Segurança

O produto segue os mais rígidos padrões de segurança nacional e internacional, tendo sido aprovado em testes controlados para aferir os riscos de incêndios e choques elétricos. Seu sistema é configurado para reduzir a ocorrência de incidentes, além de possuir agulhas envelopadas por borracha para impedir acidentes.

Vida útil

A combinação de bateria de ponta e componentes de alta resistência resultam em uma vida mais longa para o Multímetro Fluke True RMS 115. Isso significa que você não corre risco de perder o aparelho por pancadas e quedas, que provavelmente resultariam na destruição ou incapacitação de aparelhos menores.

Ademais, a bateria apresenta alta durabilidade, o que se traduz em maior tempo de uso sem a necessidade de trocas frequentes.

Contras do Multímetro Fluke True RMS 115

O Multímetro Fluke True RMS 115 é um produto voltado para demandas mais profissionais, portanto, possui funcionalidades especiais que não são encontradas em modelos mais básicos. Isso reflete em seu preço final, fazendo com que ele seja uma peça de alto valor.

Dessa forma, o ponto negativo do aparelho é seu custo-benefício, em especial para amadores, já que se for usado para demandas rotineiras e domésticas vai acabar sendo um investimento perdido por estar desempenhando tarefas aquém de seu potencial.

Perguntas Frequentes

Qual a diferença dos True RMS e para os multímetros comuns?

A medição de ondas de um produto True RMS acontece considerando toda a extensão da onda emitida pela corrente elétrica, o que te fornece um valor mais aproximado da realidade, com menores chances de distorções.
Os produtos comuns avaliam somente picos de onda, ou seja, pequenos trechos da corrente, para dar um valor médio ao usuário, o que significa valores mais distantes da realidade.

Quanto custa um multímetro bom?

Estima-se que para ter um produto confiável e seguro você tenha que investir algo em torno de R$ 80,00 a R$ 150,00, uma faixa de preço para aparelhos considerados bons. Entretanto, é possível encontrar produtos de ótima qualidade, abaixo dos preços desta faixa.

Para que serve um multímetro?

O multímetro é um aparelho que serve para a medição de grandezas elétricas, tendo como objeto de aferição, um circuito ou cabeamento onde haja corrente aberta.

Considerações finais

No texto de hoje, buscamos trazer para você, leitor, as características mais marcantes do Multímetro Fluke True RMS 115, para que você possa ter em mãos as melhores e mais completas informações antes de decidir pela compra do aparelho.

Vimos que se trata de um produto para performances altas e com bom nível de entrega, embora seja destinado ao uso profissional, somente.

Esperamos que essa resenha tenha te ajudado.

Até breve, cupomzeiro!

Clique para avaliar
[Total: 0 Nota: 0]
você pode gostar também
Comentários
>