O Melhor guia informativo sobre compras na internet.

TOP 10 Melhor Café Gourmet: Melhores Marcas

Você quer comprar café gourmet e não sabe qual é bom? Confira esse guia de compras e descubra o melhor café gourmet atualmente!

Quem não quer tomar um bom café gourmet, não é mesmo? Esse tipo de café já tem espaço garantido nas mesas dos apreciadores brasileiros, mesmo tendo um preço mais elevado! Isso porque ele possui sabores e aromas mais intensos, além de alta qualidade, preparo e armazenagem diferenciados.

O Brasil é responsável pela produção de um terço do café do mundo! E também é o maior produtor de café há 150 anos. Logo, o brasileiro entende de café realmente.

Assim, existem várias marcas de referência no mercado que produzem cafés gourmet. Então, para saber quais os melhores e os recomendados para comprar, continue lendo este artigo para conferir qual o melhor café gourmet.

TOP 10: Melhor Café Gourmet

Café Gourmet em Grãos Santa Monica

Imagem com Café Gourmet em Grãos Santa Monica
Foto: Café Gourmet em Grãos Santa Monica

A Fazenda Santa Monica é pioneira na cultura do café gourmet no Brasil, desde 1985, tendo seu café cultivado na região de Machado, no Sul de Minas Gerais. Ele é produzido por especialistas que cuidam de todos os processos, desde o nascimento do fruto, passando pela rigorosa seleção até a torrefação com máquinas e técnicas exclusivas.

O Café Gourmet em Grãos Santa Monica vem em embalagens de 250 g ou 1 kg e possui intensidade moderada (5-7). Sua torra é média e seu sabor tem doçura acentuada, baixa acidez, cremosidade alta, com notas achocolatadas, além de baixo amargor. Os grãos são super bem selecionados, sem defeitos. Com certeza é um excelente café gourmet!

Café Gourmet em Grãos Santa Monica é bom?

Café Torrado em Grãos América Premium

Imagem com Café Torrado em Grãos América Premium
Foto: Café Torrado em Grãos América Premium

Um dos cafés em grãos mais vendidos é a versão Premium em grãos da América. Em embalagens de 500 g ou 1 kg, é possível adquirir um café torrado, de sabor e aroma intensos, com intensidade 8 na escala, agradando quem gosta de um sabor equilibrado. Ele é levemente ácido, crema espessa e tem uniforme cor avelã.

A marca América faz parte da empresa Intercoffee e foi lançada em 1962, para atender aos paladares mais exigentes. Seu propósito é oferecer sempre cafés de alta qualidade. Logo, o Café Torrado em Grãos América Premium segue um rigoroso controle de qualidade. Os grãos arábica e Conillon são bem selecionados e passam por um cuidadoso processo de torrefação, recebendo certificação ABIC (Associação Brasileira da Indústria do Café).

Café Torrado em Grãos América Premium é bom?

Café Gourmet Especial Blend Arábica Moído Montanhas do Espírito Santo Pronova

Imagem com Café Gourmet Especial Blend Arábica Moído Montanhas do Espírito Santo Pronova
Foto: Café Gourmet Especial Blend Arábica Moído Montanhas do Espírito Santo Pronova

O Café Gourmet Especial Blend Arábica Moído Montanhas do Espírito Santo Pronova é um blend de cafés 100% arábica, moído, que trazem o melhor dos produtores associados da Coopeavi. Ele é um café naturalmente encorpado e apresenta notas de frutas cítricas, com doçura alta, acidez suave e com um corpo aveludado. Uma bebida que agrada muito por seu equilíbrio. Produto com rastreabilidade (QR-code, com o qual você pode saber o nome dos produtores e dados da propriedade de cada produtor que compõe a mistura.

O processo envolve cereja descascada na variedade Catuaí vermelho e amarelo, com torra média. E a sugestão de preparo para uma bebida leve é de 3 colheres de sopa (mais ou menos 50 g) para 700 ml de água aquecida (antes da fervura). A Pronova Coffee Stories é uma marca que hoje tem mais de 200 produtores e faz parte da Coopeavi, mas que, nos anos 80, foi criada pelos produtores de Venda Nova do Imigrante, sendo uma das primeiras cooperativas de cafés especiais do país.

Café Gourmet Sul de Minas Regiões Brasileiras Melitta

Imagem com Café Gourmet Sul de Minas Regiões Brasileiras Melitta
Foto: Café Gourmet Sul de Minas Regiões Brasileiras Melitta

A Melitta já é uma marca consagrada no ramo de café e esta versão gourmet das regiões cafeeiras brasileiras está impecável. Selecionamos a do Sul de Minas que é de sabor intenso, torrado, moído e 100% arábica. O Café Gourmet Sul de Minas Melitta possui um aroma intenso, com notas de chocolate, caramelo e amêndoas.

A empresa nasceu em 1908, com a produção de filtros de café, na Alemanha, e em 2008 lançou a nova linha de cafés Regiões Brasileiras que faz sucesso até hoje. De preço acessível, este café de fato merece estar neste TOP 10!

Café Gourmet Sul de Minas Regiões Brasileiras Melitta é bom?

Café Torrado e Moído Aroma de Chocolate Trufado Baggio

Imagem com Café Torrado e Moído Aroma de Chocolate Trufado Baggio
Foto: Café Torrado e Moído Aroma de Chocolate Trufado Baggio

O queridinho Café Torrado e Moído Aroma de Chocolate Trufado da Baggio não poderia ficar de fora desta lista. Sendo uma das mais vendidas, a linha Aromas da marca tem feito bastante sucesso. Ele é um café torrado e moído de 250 gramas, com aroma de trufas e chocolate de alta qualidade. Pode ser sentido também leves toques de frutas secas, nozes e conhaque. Sua intensidade é 7 na escala e tem um sabor excepcional.

Os grãos da Baggio Café são cultivados em Mogiana Paulista e no Sul de Minas Gerais, regiões que oferecem as condições ideais para a produção de cafés. A marca coleciona 13 prêmios pela ABIC (Associação Brasileira da Indústria do Café) e é certificada pela Brazil Specialty Coffee Association (SCA), única instituição brasileira a certificar lotes com monitoramento de selos de controle de qualidade de cafés. A renomada empresa existe desde 1886.

Café Torrado e Moído Aroma de Chocolate Trufado Baggio é bom?

Café Santa Monica Premium Moído

Imagem com Café Santa Monica Premium Moído
Foto: Café Santa Monica Premium Moído

Mais um café de destaque da Santa Monica, sendo considerada uma das marcas de destaque em termos de café gourmet. O café da vez é um café Premium, torrado e moído. Seu sabor é equilibrado, com baixa acidez e baixo amargor. E a sua intensidade é moderada (5-7).

A nova geração da família da Fazenda Santa Monica resolveu dar um novo rumo para a história da marca, lançando a versão Premium. Essa nova classificação utiliza um delicado processo para torrar os grãos produzidos na fazenda em um saboroso café, o Café Santa Monica Premium Moído, que já é reconhecido pela sua alta qualidade.

Café Santa Monica Premium Moído é bom?

Café Moído Clássico Orfeu

Imagem com Café Moído Clássico Orfeu
Foto: Café Moído Clássico Orfeu

Em uma bela embalagem de 250 g, o Café Moído Clássico Orfeu é um café equilibrado, de aroma complexo, com notas florais, frutadas e de caramelo. Sua doçura é elevada, com corpo aveludado, acidez equilibrada e uma finalização persistente. Muito bem recomendado por quem aprecia um bom café gourmet.

A marca Orfeu surgiu no mercado de cafés especiais e gourmets em 2005, cultivando grãos de qualidade selecionada nas altas montanhas sul mineiras da Fazenda Sertãozinho, local com tradição de mais de 67 anos em lavouras de café, em Botelhos, Minas Gerais.

Café Moído Clássico Orfeu é bom?

Café Torrado e Moído Estrada Real Premium Três Corações

Imagem com Café Torrado e Moído Estrada Real Premium Três Corações
Foto: Café Torrado e Moído Estrada Real Premium Três Corações

O Café Torrado e Moído Estrada Real da Três Corações é um café Premium que tem qualidade certificada e possui notas sensoriais adocicadas, sem perder o sabor intenso e marcante. Essa bebida é para quem aprecia um sabor mais forte, intenso, com doçura leve e acidez média.

Sua intensidade é 7 na escala, de torra média e moagem fina. É possível encontrar embalagens a vácuo de 250 g e de 500 g, além da embalagem tradicional de 500 g. O Café Três Corações faz parte do grupo de mesmo nome que existe há mais de 60 anos, com várias marcas e produtos do ramo cafeeiro.

Cápsulas de Café Clássico Baggio

Imagem com Cápsulas de Café Clássico Baggio
Foto: Cápsulas de Café Clássico Baggio

Diferentemente dos outros cafés, aqui vamos tratar de cápsulas compatíveis com máquinas Nespresso, mas que mantêm a qualidade de um bom café gourmet torrado e moído. Um café equilibrado, com notas frutadas, baixa acidez e corpo aveludado. A torra média garante a acidez, açúcares e amargor balanceados, fazendo com que as Cápsulas de Café Clássico Baggio mantenham seu perfeito equilíbrio.

Com intensidade 8 na escala, a sugestão de consumo é de 50 ml. Um verdadeiro clássico da premiada Baggio, agora em cápsulas. A embalagem vem com 10 itens e há opções de vários sabores. Bem prático e moderno!

Cápsulas de Café Clássico Baggio são boas?

Cápsulas de Café Espresso Vibrante Três Corações

Imagem com Cápsulas de Café Espresso Vibrante Três Corações
Foto: Cápsulas de Café Espresso Vibrante Três Corações

Indo ainda na pegada das cápsulas, estas da Tres são campeãs de venda. Estou falando das Cápsulas de Café Espresso Vibrante Três Corações. Elas são compatíveis com máquinas Tres e possuem café 100% arábica. A intensidade do café é 7 e ele possui personalidade inconfundível. Combina doçura com notas de caramelo e chocolate.

Encorpado e marcante, é uma mistura de cafés do tipo arábica de origens do Cerrado Mineiro e Alta Mogiana Paulista, que são cultivados entre 800 e 1000 metros de altitude, trazendo sabor e aroma característicos. O Grupo Três Corações é um conjunto de marcas que atuam no setor há mais de 60 anos.

Cápsulas de Café Espresso Vibrante Três Corações são boas?

As pessoas também perguntam:

Qual o melhor café gourmet do Brasil?

Um dos melhores cafés gourmet do Brasil é o Café Gourmet em Grãos Santa Monica. Ele pode vir em embalagem de 250 g ou 1 kg, possuindo intensidade moderada, com uma torra média e sabor com doçura acentuada. Além disso, ele tem baixa acidez, cremosidade alta, com notas achocolatadas, bem como baixo amargor. Os grãos são super bem selecionados e a qualidade é elevada. Realmente, um excelente café gourmet!

Qual é o tipo de café mais consumido no Brasil?

O café mais consumido no Brasil é o café em pó, vindo em segundo lugar os grãos torrados, que são os cafés geralmente servidos em padarias, os expressos. Já os cafés em cápsulas seguem em expansão, muito pela facilidade, mas ainda esbarram nos altos valores, sendo menos consumidos, mas é um mercado em crescimento. Querendo ou não, o café expresso é o preferido dos brasileiros, vendido em qualquer cafeteria e a principal bebida da manhã. Outro querido é o café pingado, muito popular nas padarias, que é a mistura de café com leite. Logo em seguida, vem a mistura, na mesma proporção, do café com leite. Depois, temos o cappuccino, que consiste na mistura entre café, leite vaporizado e creme. Para fechar este Top 5, está o mocha, que é o cappuccino com calda de chocolate.

Qual a diferença entre café tradicional, gourmet e especial?

café tradicional é uma mistura de grãos do tipo arábica, robusta e também são acrescentados aditivos, como milho, cevada, açaí e arroz. Geralmente os grãos são de qualidade inferior e defeituosos, tendo a torra mais escura. O tradicional é aquele de uso comum e com o preço mais acessível do mercado. Já o café gourmet possui grãos 100% arábica de alta qualidade e são bem selecionados, seguindo uma série de cuidados, desde o plantio, colheita, moagem e armazenamento. Ele possui um sabor mais intenso, equilibrado e adocicado. Sua qualidade é avaliada pela ABIC (Associação Brasileira da Indústria do Café). Por fim, o café especial também é produzido com grãos 100% arábica, porém, é avaliado segundo a metodologia SCA (Specialty Coffee Association). Ele se destaca pela alta qualidade e sabores diferentes, como frutas, chocolates e plantas. 

Como escolher o melhor café gourmet

Para escolher o melhor café gourmet, você deve levar alguns quesitos em consideração. Primeiramente, escolha pela sua forma de apresentação: em grãos, moído ou em cápsulas. Um café gourmet em grãos mantém as propriedades do café intactas. Ele passa pelo processo de torra e depois é colocado para descanso de 8 a 24 horas para serem, então, embalados. Os grãos são moídos na hora do preparo, o que confere um sabor e aroma ainda mais intensos.

Já o café moído é prático para o preparo no dia a dia. O seu custo também é o mais acessível do mercado, mesmo sendo gourmet. E os em cápsulas são bons para ambientes comerciais, mantendo a qualidade do café moído e torrado em seu interior, sem perder a qualidade. Por estarem bem armazenados individualmente nas cápsulas, seu sabor e aroma permanecem, já que possuem menos contato com o ar.

No Brasil, os cafés gourmet são avaliados pela ABIC (Associação Brasileira da Indústria do Café). Os degustadores avaliam diversas características da bebida, que estão relacionadas com a qualidade do produto, como corpo, aroma, sabor, doçura e acidez.

Cafés gourmet podem ter aroma frutado, floral, de chocolate, nozes, entre outros. Atente-se para os de melhor qualidade, que possuem um aroma bem marcante. As marcas costumam informar que o sabor é intenso, com toque frutal, ou adocicado.

Além desses aspectos, a torra do café também tem relação com o sabor. Uma torra mais escura (alta) pode oferecer um leve amargor à bebida, e uma torra clara (baixa), mais acidez. A torra média é a mais indicada, pois oferece equilíbrio e apresenta características preservadas do grão. Logicamente, seu gosto também deve ser levado em conta na hora de optar pelo café que mais lhe atrai.

Ademais, o solo de cultivo também influencia no sabor e no aroma do café. Contando com quatro regiões produtoras, Minas Gerais é o estado com maior produção de café do Brasil. Dentre elas, destaca-se a região do Cerrado, com estações bem definidas e altitudes de 800 a 1000 m que favorecem a qualidade do café arábica nesta região, conferindo doçura e um sabor bem intenso.

Já a região do Sul de Minas produz um café encorpado, de baixa acidez e com sabor característico. Outras regiões do Brasil também estão ganhando destaque no mercado gourmet, como é o caso da Mogiana Paulista e os estados da Bahia e do Paraná.

Por fim, verifique o tamanho da embalagem do café, para aproveitar mais e economizar. Seguindo essas dicas, com certeza você estará adquirindo um ótimo café gourmet!

Considerações finais: Melhor Café Gourmet

Chegamos ao final do nosso TOP 10 Melhor Café Gourmet! Deu para notar que há muitas opções boas no mercado, hein?! Além disso, há grande variações e tipos diferentes, para agradar todos os gostos e bolsos.

Os cafés gourmet são aqueles cafés mais refinados e de alta qualidade. Eles devem ser produzidos a partir de grãos selecionados e com torra controlada. Nos cafés gourmets é possível notar, ainda, algumas notas aromáticas diferentes. O cuidado na sua produção é feito desde a sua plantação. A avaliação desse café deve ser superior a 7,3, segundo a classificação da ABIC.

Como a qualidade do produto é bem superior, para fazer o café do dia a dia não é preciso utilizar a mesma quantidade de pó que os cafés tradicionais. Isso faz com que o pacote dure mais tempo e, consequentemente, o produto gourmet tenha um custo-benefício maior, já que você estará adquirindo um café mais caro, mas de qualidade bem superior.

Espero que esta lista tenha te ajudado a entender melhor sobre café, sem precisar ser um barista, e para poder realizar boas compras! Se você gostou deste artigo, deixe um comentário e compartilhe! Até a próxima!

Clique para avaliar
[Total: 1 Nota: 5]
você pode gostar também
Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.