O Melhor guia informativo sobre compras na internet.

O Louis Roederer Champagne Brut Nature é bom?

O espumante Louis Roederer Champagne Brut Nature é uma opção única para momentos especiais de festa. Afinal, essa bebida tem prestígio na indústria de vinhos pela sua história e pode ser vista como luxo ter sua garrafa em uma mesa.

Espumante Louis Roederer Champagne Brut Nature

Com estreia no país em 2009, esse espumante junta o clássico do champagne com uma edição inovadora da marca. Muito ilustre em todo o mundo, essa bebida nasce de uma colaboração entre 3 figuras famosas.

O CEO da Louis Roederer, Frederick Rouzaud, convidou o chefe Jean-Baptiste Lecaillon e o renomado estilista Philippe Starck para elaborar a imagem do novo espumante. Nesse cenário, nasce um conceito ousado de bebida, cobiçada por muitos amantes do vinho.

Logo, em 2006 foi lançada a primeira safra do champanhe, seguindo até a terceira em 2012. Com isso, o sabor delicado chamou atenção de muitas pessoas e ainda continua fazendo sucesso.

Algumas de suas características marcantes são:

  • Origem: França;
  • Região: Champagne;
  • Produtor: Louis Roederer;
  • Uvas: Pinot Noir, Pinot Meunier e Chardonnay;
  • Teor de álcool: 12%;
  • Tamanho: 750ml.
Louis Roederer Champagne Brut Nature
Foto: O Louis Roederer Champagne Brut Nature tem características marcantes.

Como é feito?

Com uma média de 3 gramas de açúcar por litro, esse espumante “Brut” é formado com alguns anos de descanso nas devidas condições de temperatura e os altos padrões da casa Louis Roederer. Além disso, esse tipo de espumante é, em geral, bem seco.

Visto que é um espumante, esse tipo de vinho passa por duas fermentações. Desse modo, a primeira é feita dentro de barris de madeira para a fermentação de até 25% do vinho. Então, segundo a técnica, se passa na própria garrafa com mistura de açúcar e leveduras.

Pelo fato de não conter mistura de licores, ele leva a categoria “Brut Nature”, ou seja, contém uma composição fresca e pura. 

Somente a mistura na garrafa pode levar 6 meses de maturação, o que colabora para o valor final da bebida. Contudo, esse tempo também dá maior complexidade do sabor e qualidade do espumante. 

Safra

No caso do Louis Roederer Champagne Brut Nature a safra é bem diversa já que ele é feito de diversos tipos de uvas. As 3 uvas da sua composição são 55% de Pinot Noir, 25% de Pinot Meunier e 20% de Chardonnay.

As uvas são parte essencial dessa bebida

Considerada uma das mais elegantes, a uva Pinot Noir se faz bem presente entre os espumantes. Contudo também é uma fruta  sensível ao solo e clima, o que pode variar seu sabor e resultado final.

Por outro lado, a Pinot Meunier se mostra resistente a pragas e é cultivada além das fronteiras da França. Enquanto isso, a Chardonnay é mais maleável podendo assumir diferentes sabores a depender do Terroir que espantada, mas mantendo seu charme.

Nesse sentido, as 3 primeiras safras foram em 2006, 2009 e 2012 com apenas duas delas vindo para o Brasil. Portanto, cabe ficar atento para as futuras safras e garantir seu Champagne.

Harmonização do espumante Louis Roederer Champagne Brut Nature

Para harmonizar bem o  Louis Roederer Champagne Brut Nature é preciso combiná-lo com o prato que está sendo servido. Para tanto, esse espumante é rico em frescor salino levando-o para a suavidade.

Sabendo disso, no caso da entrada, deve-se associá-lo com saladas com camarões para despertar o apetite. Dito isso, oleaginosas e frutas desidratadas também são boas opções já que é bem seco.

Partindo para o prato principal, é crucial optar por escolhas leves. Portanto, peixes como o salmão com molhos leves são os mais indicados. Por isso, evite carnes vermelhas e molhos muito acentuados.

Caso seja apenas quitutes, os melhores queijos para se harmonizar com os espumantes “Brut” são o Brie e Camembert. Ademais, os canapés são uma escolha esperta para servir os convidados junto ao espumante durante as reuniões.

Louis Roederer Champagne Brut Nature
Foto: Esse Champagne é do tipo Brut.

Diferenciais

O Louis Roederer Champagne Brut Nature se destaca de diversas formas no mercado de vinhos francês e internacional. Seja pela sua história ou composição, ele é um vinho que chama atenção como um tipo “Brut Nature” com as melhores uvas da França.

Diante disso, para investir em uma bebida especial cabe analisar seus atributos marcantes. Para saber mais sobre seus diferenciais, confira abaixo.

Baixa quantidade de açúcar

Exposto como um Brut Nature, uma das principais diferenças desse espumante é a baixa quantidade de açúcar. Logo, essa bebida possui um forte sabor de uvas da qual é feita além de ser bem seco, um tipo ideal para quem gosta de vinhos ácidos.

Colaboração Exclusiva

O legado do Louis Roederer Champagne Brut Nature é conhecido por sua inovação com a participação do estilista Starck. Assim, valorizar esse atributo é para quem gosta de uma boa história por trás da bebida, tornando-a mais agradável de se ter e consumir.

Acidez

Por ser cultivado no verão, suas uvas dão um ar refrescante no paladar. As notas de pêssego e frutas acompanham a acidez das uvas e a ausência de açúcar. Assim, essa característica predominante é algo único deste espumante.

Louis Roederer Champagne Brut Nature
Foto: O espumante conta com vários diferenciais.

Prós do Louis Roederer Champagne Brut Nature

Mesmo com todos os pontos positivos já exibidos, o Roederer Champagne Brut Nature tem alguns bem específicos de sua categoria. Confira mais para saber quais são eles.

Alguns dos seus atributos centrais são:

  1. Luxo;
  2. Sabor Único;
  3. Harmonização prática.

Luxo

Por terem um renome, este vinho vem junto de um alto luxo. À vista disso, esse valor se reflete em seu custo, mas também em seu significado. Para aqueles que gostam de colecionar ou de apreciar um ótimo espumante essa é a bebida certa.

Sabor Único

Não é comum encontrar brut natures no mercado até pois a maior parte dos consumidores gosta de espumantes mais doces. Contudo, esse possui um sabor sem igual que carrega modernidade e uma acidez para pessoas com paladares fora da curva.

Harmonização

Sua harmonização não precisa de grandes pratos pois sua acidez se comporta bem com queijos e saladas. Isto posto, planejar o cardápio não precisa de muitos arranjos para se adequar ao sabor do espumante.

Com essa praticidade, o champanhe pode ser consumido em jantares completos ou em conjunto com petiscos ou até em pequenas entradas em uma roda de conversa.

Contras do  Louis Roederer Champagne Brut Nature

Ainda que não pareça, essa bebida tem seus contras. Dito isso, é importante estar atento aos dois principais, o alto preço e a escassez.

Alto Preço

Os luxos carregados por esse espumante também estão nos preços. Assim, essa bebida é uma das mais caras do mercado com preço médio de R$ 900 a R$ 1,1 mil no Brasil. Dessa forma, isso é uma grande desvantagem para algumas pessoas.

Poucas unidades

Por ser um vinho cobiçado e sua produção longa, a maior parte das safras pode ter uma quantidade pequena de garrafas para tantos consumidores. Além disso, esse espumante só veio ao mercado nacional na segunda safra com unidades limitadas.

Sabendo disso, além de ter um alto valor, pode ser difícil encontrá-lo para última hora sendo necessário, portanto, comprá-lo com antecedência. Para tanto, se programar para garanti-lo em um evento pode ser a melhor escolha.

Pronto, essas são todas as características mais marcantes do Louis Roederer Champagne Brut Nature. Então, é sua vez de analisar cada detalhe e decidir se vale a pena experimentar de fato a bebida.

Perguntas Frequentes

Qual a marca do Louis Roederer Champagne Brut Nature?

Louis Roederer Champagne Brut Nature

A casa do Louis Roederer Champagne Brut Nature e a Maison Louis Roederer. Assim, ela é uma produtora de vinhos de destaque na França e no mundo.

Quais as uvas do Louis Roederer Champagne Brut Nature?

Louis Roederer Champagne Brut Nature

As uvas da Louis Roederer Champagne Brut Nature são, então, 55% de Pinot Noir, 25% de Pinot Meunier e 20% de Chardonnay. 

O que é um champanhe “Brut Nature”?

Louis Roederer Champagne Brut Nature

O espumante Brut Nature é caracterizado por ser bem seco pelas baixas concentrações de açúcar, sendo a média de 3 gramas por litro.

Clique para avaliar
[Total: 0 Nota: 0]
você pode gostar também
Comentários
>