Livros de música: da teoria a arte – guia de compras

Os livros de música podem ser grandes professores. Por certo, muita gente aprendeu a tocar instrumentos por meio deles. Ou seja, entendeu sobre as escalas e notas musicais com a leitura de algumas páginas.
Existem muitos tipos de livros nesta temática. Logo, há os que ensinam as partes taurus até os da história de gêneros musicais. Então, de qualquer forma, todos eles são enriquecedores e podem aumentar o seu conhecimento.
Para quem quer conhecer mais sobre o mundo musical, separamos uma lista de livros. Desse modo, o objetivo é ajudar você a descobrir mais sobre esse universo. Em vista disso, acompanhe a leitura e aproveite as dicas.
Conheça os livros de música
Existem muitos tipos de livros de música. Nesse sentido, alguns falam de biografias de grandes figuras musicais. Por outro lado, falam histórias de gêneros sonoros. Por fim, existem aqueles que são guias para aprender sobre alguns instrumentos.
O que há em comum em todos é a ideia de que música é algo importante. Já que fez parte de protestos, revoluções, momentos históricos e dias especiais na vida das pessoas.
A leitura em geral é fonte de diversão e um meio de aprender. Segundo uma pesquisa da Universidade de Toronto, leitores são mais criativos. Logo, o hábito de ler traz benefícios para os indivíduos.
É comum ouvir dizer que a música é um combustível para a alma. E os livros são uma poderosa arma individual para o conhecimento. Portanto, juntando os dois temos uma boa atividade para a mente.
As principais características dos livros de música
Muitas pessoas querem ler livros de música não para tocar um instrumento. Mas, para conhecer melhor essa arte que está presente no dia a dia. Se você é desse time, aqui está uma dica: não é preciso saber sobre esse assunto para ler livros dele.
Existem livros para iniciantes também que são de fácil leitura. Aliás, esse ambiente atende desde quem não sabe nada a profissionais nos sons.
As obras retratando música não são as preferidas dos brasileiros. Pois, Harry Potter já ocupa essa posição. Porém, ler de música também é uma das escolhas das pessoas do Brasil.
Os livros de música nacionais
A história da musicalidade no Brasil é muito rica. Por causa disso, muitos autores nacionais fizeram livros sobre a história de gêneros como:
- Bossa nova;
- Samba;
- Pagode.
Não é à toa que o primeiro livro mais procurado sobre música na Amazon é de Djavan. Tendo em vista que esse livro é uma lista de músicas do cantor. Além disso, em segundo lugar está “ As 101 melhores canções do século XX ”.
Confira a lista dos 10 melhores livros de música
Nas culturas do mundo todo a música sempre foi uma válvula de escape. Por isso, escutá-las é uma ótima terapia para as pessoas. Por fim, juntar isso com um bom livro é melhor ainda.
Livros de música podem mudar sua visão sobre essa arte. Isto é, saber sobre as notas musicais pode transformar o jeito que você escuta música. Ou entender a história de um gênero pode te mostrar o real significado das canções.
Em épocas de opressão, por exemplo, as pessoas cantavam sobre isso. Nesse cenário, o livro “Cale-se: a MPB e a ditadura militar” se encaixa bem. E essa era uma forma de protestar contra as injustiças que aconteciam no país.
Abaixo citaremos os 10 melhores livros de música para te ajudar a escolher qual ler. Desse modo, daremos uma ficha técnica de cada um deles.
Veja avaliações do produto:
O livro clássico da música
Este é dos livros de música que explicam sobre as principais peças clássicas e seus impactos. Então,desde o seu início, com o canto medieval, até o minimalismo moderno. Ainda, descreve mais de noventa obras e como os autores dizem que as criaram.
Faz parte da seleção de livros da editora Globo. Sendo assim, são 15 que falam sobre “as grandes ideias de todos os tempos”. Enfim, nele encontramos algumas curiosidades. Por exemplo, como Beethoven conseguia compor mesmo depois que ficou surdo.
- Editora: Globo;
- Data de lançamento: 2019;
- Número de páginas: 352;
- Formato: 17×21 cm.
Veja avaliações do produto:
Guia teórico e prático para o ensino do ditado
O Guia teórico e prático para ensino do ditado é um dos livros de música de ensino escrito. Logo, Arthur Pozzoli, o autor, escreveu nesse livro a teoria musical. Ainda, é uma literatura musical para aprender, que pode ser usada por professores desse ramo.
Por último, ao comprar um desses você estará investindo na educação musical. Além disso, esse não é um livro para iniciantes.
Pode ser usado por pessoas que desejam seguir na carreira da música. Por certo, desenvolve a inteligência e ajuda o aluno a pensar melhor sobre musicalidade. Sem dúvida estudantes podem se interessar nele, como:
- Futuros cantores;
- Pessoas que desejam tocar algum instrumento.
- Editora Ricordi
- Primeira edição em 1983;
- Dimensões de 26,4 x 20 x 0,3 cm;
- 54 páginas.
Veja avaliações do produto:
1965: O Ano Mais Revolucionário da Música
Um dos livros de música mais emocionantes sobre o ano que mudou a história. Sendo assim, fala sobre doze meses que não podiam ser esquecidos em 1965. Então, nesse ano foram criados sons inéditos que mereciam destaques históricos.
O historiador e músico Andrew Grant Jackson narra esses acontecimentos. Com isso, mostra as loucuras que aconteciam na época para criar músicas. Bem como a grande criatividade de bandas e cantores famosos que surgiam naquele tempo como os Beatles.
Uma curiosidade sobre a obra é que foi criada em um tempo de mudança. Nesse cenário, os tempos da brilhantina estavam chegando ao final. E em seu lugar surgiam novas batidas, tudo isso nos Estados Unidos.
- Primeira edição em 29 de fevereiro de 2016;
- Número de páginas: 416;
- Dimensões: 22,6 x 15,4 x 2 cm;
- Editora Leya.
Veja avaliações do produto:
Cale-se: a MPB e a Ditadura Militar
Cale-se: a MPB e a Ditadura Militar é dos livros de música escritos sobre o período. Também, foi escrito pela cantora, jornalista e escritora Manu Pinheiro. Então, ela faz um estudo desse momento brasileiro de criação de músicas no Brasil.
A ideia é trazer a importância da música como um meio de levar informações. Já que a época era de grande repressão, os músicos tinham essa função. Aliás, mesmo com essa realidade foi um momento de grande criatividade.
No livro a autora fala como as canções estavam em alta na sociedade. Assim, funcionavam como um escape.
- Editora Livros Ilimitados;
- Primeira edição em 30 de junho de 2011;
- 88 páginas;
- Dimensões de 21 x 13,6 x 0,6.
Veja avaliações do produto:
Paul Stanley – Uma vida sem máscaras
Esse é um dos livros de música com biografia de um cantor. Sendo assim, é uma obra escrita pelo ex-integrante da banda americana Kiss. Por isso, ele fala sobre a sua trajetória no grupo e algumas polêmicas que aconteceram.
Starchild era o nome do personagem de palco do autor desta obra. De fato, destaca-se no livro que ele nasceu com uma doença que o tornava surdo de um lado. Assim também fala como ele não deixou que isso fosse um problema para crescer na música.
Vale a pena conhecer mais sobre uma das maiores bandas de rock do mundo.
- Editora Belas-letras;
- A primeira edição foi em 1 de fevereiro de 2015;
- Possui 474 páginas;
- Dimensões de 23 x 16 x 4 cm
Veja avaliações do produto:
Como ouvir e entender música
Este está entre os livros de música sobre teoria dessa arte escrito por Aaron Copland. Ainda que seja mais profissional, qualquer pessoa pode ler e compreender essa obra. Pois, ela foi criada com esse objetivo de fazer as pessoas entenderem mais sobre.
Segundo o autor, essa literatura musical é para pessoas leigas e estudantes. Então, ele mostra seleções de músicas clássicas para serem apreciadas. Enfim, ele explica como funcionam alguns elementos da música como melodia e ritmo.
A partir da leitura dele, as pessoas podem começar a ter uma audição inteligente. Assim, deixando de apenas ouvir música, mas entender também.
- Editora É realizações;
- Primeira edição: 21 de agosto de 2017;
- Número de páginas: 216
- Dimensões: 28,4 x 18 x 1,6 cm.
Veja avaliações do produto:
Uma breve história da música
Uma breve história da música está entre uma seleção de livros de música didáticos. Nesse sentido, a obra faz um resumo dos momentos da história musical. Bem como coleciona elogios de professores do ramo, como um livro para estudar sobre o assunto.
Nesse volume são descritos os caminhos trilhados pela música desde o século IX. Desse modo, foi quando surgiram as primeiras músicas escritas. Então, mostram os locais de origem das canções e os principais criadores de músicas na época.
Por fim, essa leitura pode ser feita tanto por iniciantes quanto por entendidos da área.
- Editora Zahar;
- Primeira edição em 1 de junho de 1986;
- Possui 80 páginas;
- Dimensões de 27,8 x 20,6 x 0,8 cm
Veja avaliações do produto:
Como a música ficou grátis
Entre os livros de música citados aqui, esse é o mais polêmico. Porque o fato da música ter se tornado grátis foi bom para alguns e ruim para outros. Pois, para as pessoas foi ótimo, mas para os compositores não foi tanto assim.
Foi escrito pelo jornalista Stephen Witt e fala muito sobre a pirataria da música. Além disso, como essa indústria cresceu e se firmou secretamente desde os cds até a internet. Assim também fala como esse ramo se transformou nos últimos 20 anos.
Com os personagens que criou, o autor forma um história que empolga qualquer leitor. Bem como, revela um assunto nunca antes revelado de genialidade. Ainda, não é só uma história sobre a música grátis, mas a história da internet.
- Editora Intrínseca
- Primeira edição em 18 de julho de 2015;
- 272 páginas
- Dimensões de 22,8 x 15,6 x 1,8.
Veja avaliações do produto:
Infográficos: música
Este é um dos livros de música que trata este ramo com muita leveza. Pois, mostra curiosidades sobre o mercado musical através de gráficos e ilustrações. De fato, trata de algumas coisas que são comuns a todos os gêneros de músicas.
Coisas do mundo da música que não são mostradas com frequência aparecem neste livro. Por exemplo, qual porcentagem do lucro dos CDs vai para a gravadora. Somado a isso, diz qual dos Beatles foi mais bem sucedido depois que o grupo se separou.
- Editora Publifolha;
- 1ª edição em 1 de janeiro de 2016;
- Com 160 páginas;
- Dimensões de 20,6 x 16,2 x 2 cm.
Veja avaliações do produto:
O ouvido pensante
Este é um dos livros de música que qualquer pessoa pode ler e entender. Então, o escritor Murray Schafer tinha o intuito de democratizar a música com essa obra. Dessa maneira, ele se preocupa com observações comuns sobre o ramo musical.
O autor mostra, com isso, de quantas maneiras um papel pode fazer sons. Assim também, como trazer sons para a história de modo a torná-la reconhecível. Então, esses e outros questionamentos são respondidos por Schafer.
Com um compilado de experiências, o escritor mostra a presença da música no mundo e passa por cidades como o Canadá.
- Editora Unesp;
- Primeira edição em 29 de março de 2012;
- 408 páginas;
- Dimensões de 20,8 x 13,8 x 2,6.
Leia e aprenda com livros de música
Por certo, conhecer o básico sobre música é muito enriquecedor. Já que essa é uma arte que nos rodeia. Assim, faz parte de muitos momentos na vida das pessoas.
Desse modo, os livros de música citados aqui neste artigo podem trazer muito conhecimento. Por isso, indivíduos que não conhecem muito sobre esse ramo podem entender melhor. Certamente, quem já sabe sobre a área consegue mais sabedoria ainda.
De fato, ler é muito importante para a formação das pessoas. Uma vez que tanto o intelecto quanto o físico podem ter benefícios com essa prática. Além disso, é essencial ter técnicas de leitura para entender livros sobre o ramo musical.
Considerações Finais
Se você está interessado em aprender música ou se tornar o melhor músico possível, então você precisa de um bom livro. Existem muitos livros sobre música, desde livros básicos para principiantes até livros para profissionais experientes. Explorar os tipos diferentes de livros de música e escolher o que é certo para o seu nível pode ser uma tarefa assustadora. Portanto, este guia de compras é projetado especificamente para ajudá-lo a navegar pelas opções e encontrar o material certo para atender às suas necessidades.
Existem muitos tipos diferentes de livros de música disponíveis, desde livros para iniciantes a livros para músicos profissionais. Por exemplo, existem de teoria, que são grandes para aprender os fundamentos da música, como notação, escalas, arpejos e acordes. Para aqueles que estão prontos para avançar, há livros avançados sobre técnica, improvisação, teoria avançada, história da música e muito mais. Além disso, existem livros sobre tópicos específicos, como ouvir, tocar em um estilo específico, tocar de ouvido e compor. Os livros de música também podem ser sobre instrumentos específicos, como piano, guitarra, baixo, teclado e flauta.
Além dos de música, há também livros de partituras de música clássica, folhas de música, folhetos de música e livros com ritmos. Estes são excelentes para aprender a tocar instrumentos específicos e para aprimorar suas habilidades de músico. Além disso, você também pode encontrar livros sobre o estilo de vida de um músico, como lidar com o estresse, saúde vocal, conselhos para o show de sucesso, entrevistas com os músicos de renome e outros tópicos importantes.
Ao procurar por livros de música, é importante lembrar que diferentes músicos têm diferentes níveis de habilidade e interesse. Certifique-se de que compre livros de música que se encaixam no seu nível de habilidade e ajudem a alcançar os seus objetivos finais.
Além disso, tente ler e ouvir comentários de outros músicos para ter certeza de que o material que você está lendo é realmente útil e informativo. Se você estiver tendo dificuldade em encontrar os melhores livros para as suas necessidades, tente buscar conselhos de amigos musicais, professores e outros músicos. Isso ajudará você a encontrar os melhores livros de música para avançar em sua jornada musical.