Os livros de economia têm chamado cada vez mais atenção da sociedade em geral. Pois, eles são muito amplos, ajudam a entender os contextos sociais e nosso dinheiro. Além disso, servem como base para os pensamentos políticos.

Por certo, são itens para quem quer compreender mais sobre o passado, presente e futuro da sociedade. Por isso, é importante para o estudo do comportamento humano ao longo dos anos.

Desse modo, para te ajudar a pesquisar mais o assunto, selecionamos os 13 melhores livros de economia, que podem ser boas leituras. Assim, a partir da lista esperamos que seja possível ampliar seu conhecimento.

13 melhores livros de economia

  1. A Acumulação do Capital – Rosa Luxemburgo;
  2. A Riqueza das Nações – Adam Smith;
  3. Introdução à Economia – N. Gregory Mankiw;
  4. O Capital (Volume 1, 2, 3) – Karl Marx;
  5. 50 ideias de Economia que Você Precisa Conhecer – Edmund Conway;
  6. A teoria geral do emprego, do juro e da moeda – John Maynard Keynes;
  7. História do Pensamento Econômico – E. K. Hunt e Mark Lautzenheiser;
  8. Capitalismo e Liberdade – Milton Friedman;
  9. Economia: modo de usar. Um guia básico dos principais conceitos econômicos – Ha-Joon Chang;
  10. O Capital no século XXI – Thomas Piketty;
  11. O livro da Economia, da coleção: As grandes ideias de todos os tempos;
  12. Economia nua e crua – Charles Wheelan;
  13. Desestatização do dinheiro – F. A. Hayek.

Livros de economia:  A Acumulação do Capital

1A Acumulacao do Capital

A Acumulação do Capital de Rosa Luxemburgo é o primeiro dos livros de economia. Pois, ele oferece uma reflexão sobre o poder de acumular renda na sociedade. De fato, essa é uma questão levantada devido a visão política da autora. Assim sendo, a  sua tese defende que o poder do dinheiro só é possível a partir do imperialismo.

De fato, ela descreve e formula as condições históricas que fizeram o processo surgir. Portanto, propõe críticas a políticas violentas, militarizadas e que exploram os povos e a terra.

Onde comprar

Livros de economia: A Riqueza das Nações

2A Riqueza das Nacoes
Livros de economia: Os 13 Melhores para ler em 2021 15

Outro dos livros de economia, A Riqueza das Nações, aborda temas importantes. Sendo alguns deles: Acúmulo de riqueza; divisão do trabalho, sistemas.

É uma referência no assunto para todos os que o estudam. Pois, ele explica os princípios do conceito e as suas diversas aplicações.

A Riqueza das nações pode ser considerado a “Bíblia do capitalismo”

De fato, a obra é considerada uma das que fundaram a ciência, tendo sido escrita no século XVIII e é um clássico até hoje.

Onde comprar

Introdução à Economia

3Introducao a Economia
Livros de economia: Os 13 Melhores para ler em 2021 16

O texto se destaca entre os livros de economia por ser muito amplo. Porque, busca explicar os princípios do tema de acordo com especialistas. Assim, é um dos produtos mais completos sobre o assunto.

A obra é um dos preferidos entre os estudantes, por ser criativo e inovador. Além disso, tem linguagem fácil e usa vários recursos visuais. Dessa forma, é um dos mais completos para quem quer iniciar o estudo na área.

Seu autor, N. Gregory Mankiw, é professor de Harvard.

Onde comprar

Livros de economia:  O Capital (Volume 1, 2, 3)

4O Capital Volume 1 2 3
Livros de economia: Os 13 Melhores para ler em 2021 17

O Capital. Obra de Marx é resultado de 20 anos de estudos sobre o tema. Foi publicado em 1867 e conseguiu se manter relevante até hoje.

O objetivo do autor era propor uma discussão sobre como funciona o assunto no mundo. De fato, ele estudou a fundo as bases do capital e como ele é constituído.

Assim, buscou entender a relação entre a acumulação de renda e a exploração do trabalho com uma análise complexa, que faz o texto parecer menos didático.

É um dos mais indicados para quem quer se aprofundar no assunto. Uma vez que é uma das maiores críticas ao capitalismo que existe.

Onde comprar

50 ideias de Economia que Você Precisa Conhecer

550 ideias de Economia que Voce Precisa Conhecer
Livros de economia: Os 13 Melhores para ler em 2021 18

O jornalista Conway busca abordar os conceitos básicos de termos conhecidos da área. Mas, os explica de forma simples e breve para ser compreendido por todos. Por conta disso, é um dos livros de economia mais vendidos desde seu lançamento.

No texto as teorias clássicas e as definições são ditas de forma objetiva. Portanto, torna-se prático para quem tem pressa de aprender tudo de modo rápido e eficaz.

Além disso, é cheio de exemplos cotidianos.

Onde comprar

A teoria geral do emprego, do juro e da moeda

6A teoria geral do emprego do juro e da moeda
Livros de economia: Os 13 Melhores para ler em 2021 19

O exemplar A Teoria Geral, de Keynes, é o mais provocante de sua geração. Pois, ele propõe uma grande discussão sobre o ciclo comercial. Além de abordar temas sensíveis para a sociedade como desemprego e inflação.

Desde sua escrita, influencia todos os que se interessam pelos livros de economia. Seja de forma favorável ou contrária às ideias do autor. Afinal, ele explica de modo mundo atual os caminhos da ciência em nosso convívio.

Onde comprar

História do Pensamento Econômico: Uma perspectiva crítica

7Historia do Pensamento Economico Uma perspectiva critica
Livros de economia: Os 13 Melhores para ler em 2021 20

É um dos livros de economia mais completos que pode ser encontrado. Porque, a narrativa tem uma reflexão crítica de como os teóricos pensaram suas teses. Assim, ela analisa todos os conceitos apresentados em nossa sociedade até hoje.

O texto de Hunt e Lautzenheiser é muito usado em cursos de graduação e pós. Afinal, organiza os temas com o seu contexto histórico e social. Dessa forma, os autores mostram que ela se comporta como uma resposta aos acontecimentos.

A História do Pensamento Econômico é influenciada pela moral defendida pelos escritores. Então, não tende a ser parcial sobre o assunto.

Onde comprar

Capitalismo e Liberdade

8Capitalismo e Liberdade
Livros de economia: Os 13 Melhores para ler em 2021 21

Uma das maiores produções da América Latina de livros de economia. Mas, ele tem como ideia central que o Estado é responsável pelas liberdades. Sejam elas econômicas ou individuais.

O texto segue como um reflexo da vida na América Latina. Sendo que a lição principal é descrita pela visão de vida do autor. Além de teorias sobre o sistema, ele fala sobre a importância de lutar por suas ideias.

Onde comprar

Economia: modo de usar. Um guia básico dos principais conceitos econômicos

9Economia modo de usar. Um guia basico dos principais conceitos economicos
Livros de economia: Os 13 Melhores para ler em 2021 22

Uma escrita leve e inteligente que consegue expressar todo conhecimento histórico de Ha-Joon Chang. Já que, tem formato de manual e explica como o setor econômico funciona no mundo. Sendo um dos livros de economia mais interessantes da categoria.

O autor inseriu nele diversos pontos de vista sobre as teorias que existem. Assim, revelou quais são seus benefícios e defeitos. Portanto, deixou claro, o contexto em que eles foram pensados ou testados.

Onde comprar

O Capital no século XXI

10O Capital no seculo XXI
Livros de economia: Os 13 Melhores para ler em 2021 23

A obra é uma das que mais chocou o mercado ao ser lançada. Isso aconteceu porque tem um texto profundo sobre a acumulação de capital e a desigualdade. Mas, todos seus argumentos são focados nos dias atuais.

Entre todos os livros de economia, esse foi um dos que mais apareceu em manchetes. Já que gerou muitas discussões no mundo todo. Então, Thomas Piketty chegou a receber elogios de vários ganhadores do Prêmio Nobel.

Onde comprar

O livro da Economia, da coleção: As grandes ideias de todos os tempos

11O livro da Economia da colecao As grandes ideias de todos os tempos
Livros de economia: Os 13 Melhores para ler em 2021 24

Esse é um dos livros de economia que apresenta as bases do pensamento. Assim, ele serve para explicar diversas teorias no mundo todo. Já que, foi feita não por um indivíduo, mas por um grupo de:

  • Economistas;
  • Professores;
  • Jornalistas;
  • Analistas financeiros.

Onde comprar

Economia nua e crua

12Economia nua e crua
Livros de economia: Os 13 Melhores para ler em 2021 25

Esse é um dos livros de economia mais comuns sobre o tema nos tempos atuais. Pois, ele tem a ambição de traduzir os termos sobre economia e torná-los mais simples. Dessa forma, demonstram como o sistema está presente em todas as relações.

Além disso, o best-seller internacional é prático em seu objetivo visto que quer explicar para as pessoas como entender o convívio de seu país. Portanto, ele usa uma linguagem muito casual e divertida. É indicado para quem quer compreender a base do tema.

Onde comprar

Desestatização do dinheiro

13Desestatizacao do dinheiro
Livros de economia: Os 13 Melhores para ler em 2021 26

A obra nos leva a refletir sobre nossa relação com o capital. De fato, apresenta a questão de como seria um mundo no qual o governo não o controlasse. Na qual a opinião do escritor é a completa privatização do dinheiro.

Entre todos os livros de economia que existem esse tem uma crítica radical. Já que, foi escrito no final da carreira do autor. Por isso, ele tenta mostrar o quanto é inviável ter uma moeda do estado. Dessa forma, defende que o dinheiro seja livre no mercado.

Hayek chegou a ganhar um Prêmio Nobel pelo seu texto. Sendo assim aborda a questão de uma maneira diferente do que já tinha sido proposto. Assim, seu pensamento, a competição privada seria um modo justo de determinar qual a melhor moeda.

Onde comprar

Conheça os livros de economia

O sistema econômico é algo muito diverso que atinge várias áreas. Então, os livros de economia também são bem variados, abordando diferentes temas. Além disso, os pensamentos em cada um também podem ser contrários.

Eles servem para nos levar a refletir sobre questões como:

  • Por que trabalhamos?
  • Quais são as melhores estratégias de investimento?
  • Por que existe desigualdade social em nossas culturas?
  • Quais motivos fazem emergir crises econômicas?

Essas leituras permitem entender mais o cenário econômico. Dessa forma, ajuda a perceber se é ou não favorável para novos investimentos e quais rumos a seguir. De fato, quem estuda esse conceito consegue ter uma boa visão de mundo.

As principais características do livro de economia

A variedade que os livros de economia oferecem impede um padrão único em sua escrita. Assim, existem autores de todos os tipos, desde os textos mais acadêmicos até os didáticos. Por isso, torna-se capaz de conversar com a grande maioria do público.

Por retratar com frequência a sociedade, muitas vezes tem teor de filosofia ou sociologia. Mas, existem algumas características que compõem todos eles. Portanto, algumas delas são:

  • Retratar o capital, em um contexto social ou para empreender;
  • Contextualiza o assunto com o tempo. Por exemplo, passado, presente ou futuro;
  • Insere a análise do convívio social no tema.

Essa categoria sempre despertou muito interesse entre as pessoas estudiosas. Mas, desde 2017 houve um aumento de vendas, devido às crises econômicas mundiais. Assim, veja quais os autores mais conhecidos:

  • Karl Marx;
  • Rosa Luxemburgo;
  • Adam Smith;
  • John Maynard Keynes;
  • Joan Robinson.

Os livros de economia tem um rico debate sobre os pensamentos. Assim, são capazes de expor diferentes pontos de vista de seus escritores.

Faça bom proveito da leitura

Certamente, todos os produtos aqui podem te dar uma boa base para entender mais sobre o setor. Então, trata-se de um investimento que pode melhorar muito a sua relação com o dinheiro. Ainda mais por serem reflexões importantes de sua utilização em nosso convívio social.

Os livros de economia são, portanto, um item necessário em nossa vida. Pois, nos ensinam sobre como nossas comunidades se formaram e explicam como é nossa relação com o capital.

Confira mais 5 indicações de melhores livros de economia.

Clique para avaliar
[Total: 0 Nota: 0]