Cupons de desconto + Cashback é no Cupomzeiros

Azul: Conheça esse Jogo de Tabuleiro Moderno!

Introduzidos pelos mouros, os azulejos tornaram-se parte da arquitetura portuguesa quando o rei Manuel I ficou fascinado pela beleza deslumbrante das paredes recobertas em uma visita ao palácio de Alhambra, no sul da Espanha. Impressionado pelos interiores decorados da arquitetura moura, ordenou que seu próprio palácio em Portugal fosse coberto com os azulejos brancos e azuis.

Essa é a premissa do jogo Azul, que leva você a embelezar as paredes do Palácio Real de Évora, competindo com os outros jogadores para ser o melhor artista de azulejos! No jogo, os participantes devem escolher com cuidado a quantidade e estilo corretos de azulejos. A astúcia aqui está em planejar suas paredes para maximizar a beleza de seu trabalho e economizar recursos.

As paredes são o tabuleiro e as peças são os azulejos, que vem em diferentes cores e padrões. Os jogadores se revezam, comprando peças dos fornecedores para seu próprio tabuleiro. Os pontos são marcados com base em como se arranjaram os azulejos para decorar o palácio e pontos extras são dados para padrões específicos e conjuntos completos.

Lançado em 2018, Azul se tornou um dos jogos de tabuleiro mais populares do ano, vencendo inclusive o maior prêmio mundial para jogo do ano Spiel des Jahres. O jogo é indicado a partir dos 8 anos, e trabalha a sua capacidade de planejamento e ordenamento estético.

Características do jogo Azul

Imagem Com Caixa Jogo De Tabuleiro Azul
Foto: Caixa Do Jogo De Tabuleiro Azul

No jogo, os jogadores se revezam, comprando os tiles coloridos que são as peças dos fornecedores para seu próprio tabuleiro. Mais tarde na rodada, os jogadores marcam pontos com base em como eles colocaram seus azulejos para decorar o palácio. Pontos extras são pontuados para padrões específicos e conjuntos completos, e os recursos desperdiçados pontuam negativamente.

O objetivo do jogo é ter o maior número de pontos no fim da partida, que acaba após pelo menos um jogador ter completado uma fileira horizontal de 5 azulejos consecutivos. Azul é um jogo para 2 a 4 jogadores, recomendado a partir de 8 anos e com duração média de 45 minutos. No Brasil, é publicado pela marca de jogos Galapagos.

O jogo contribui para exercitar as habilidades como planejamento, organização e percepção visual e estética. Cada rodada conta com algumas fases fixas, que são revestimento da parede, pontuação e preparação para a próxima rodada. O tabuleiro dos jogadores possui duas faces, uma com com as combinações fixas de azulejos e outra em branco, para montar seus próprios padrões de combinação.

Com o tabuleiro em branco, é o próprio jogador que, respeitando as regras gerais para combinação, deve montar seu padrão exclusivo de mosaico e fazer toda a partida com base em um padrão criado por ele mesmo, o que acaba por virar uma versão mais difícil do jogo. O legal disso é que você pode ajustar a dificuldade do jogo, dependendo do jogador, para um jogo equilibrado em todas as idades.

Diferenciais no jogo

Azul é um jogo cujos componentes são de uma qualidade notável, assim como o design e a ilustração, e isso se deve aos grandes nomes por trás da criação dele. Michael Kiesling é o criador do jogo, um designer alemão com vários jogos premiados na carreira, aclamado tanto pela crítica especializada quanto pela comunidade de jogadores.

Philippe Guérin & Chris Quilliams são os responsáveis pelo design. A dupla canadense já trabalhou junta em jogos como Arboretum, Parade e Junk Art, que são jogos não tão conhecidos no Brasil, mas aclamados mundo afora. Além de bonitos, os azulejos do jogo são feitos de um material de altíssima qualidade. Os tabuleiros dos jogadores são de material resistente e têm uma impressão impecável

Já foram lançadas, no Brasil, duas versões mais recentes do jogo de tabuleiro Azul. São dois novos jogos, com tema, visual e componentes parecidos, mas com algumas mudanças nas regras. Foi lançada também uma expansão para o tabuleiro do Azul, chamada Mosaico de Cristal. Esta expansão traz um tabuleiro novo, em que cada face apresenta um novo padrão de mosaico.

Com a expansão e a possibilidade de jogar com o tabuleiro em branco, as possibilidades para montagem de padrões de azulejo, em Azul, tornam-se vastas, e isso faz dele um jogo diferenciado e quase infinito dentro do tema que propõe, permitindo a imaginação viajar com os diferentes padrões que recobriam o palácio milenar que inspirou toda a arquitetura Portuguesa desde então.

O jogo Azul vale a pena?

Com certeza, o jogo vale a pena, seja pela história super interessante baseada em dados da nossa História, que inspira os jogadores, principalmente as crianças, a se engajarem no jogo, seja pela própria liberdade que Azul oferece dentro das regras do jogo, permitindo ajustar a dificuldade conforme o jogador e criar padrões por conta própria.

Azul tem conseguido conquistar todos os tipos de jogadores ao redor do mundo: dos experts em board games até os novatos, de quem curte eurogames pesados e de quem curte jogos mais festivos. Funciona para crianças e como jogo para curtir com os amigos.

A interação não é constante, mas normalmente vem na forma de pequenos bloqueios para dificultar o jogo dos oponentes, é, afinal, um jogo competitivo no qual cada um deve preocupar-se em completar seu padrão de azulejos em vias de conseguir o maior número possível de pontos. Outra malandragem comum é escolher as próprias peças de forma a obrigar o adversário ficar com peças sobrando.

Com regras muito simples e visual impactante, Azul é um jogo bastante versátil, pois pode ser estratégico para quem quiser ser estratégico, ou também um passatempo para quem quiser uma jogatina mais leve. Esse equilíbrio em atender diferentes expectativas e se adaptar aos jogadores faz desse jogo o sucesso que é ao redor do mundo.

Prós

Imagem Com Parte De Trás Do Jogo De Tabuleiro Azul
Foto: Parte De Trás Do Jogo De Tabuleiro Azul

Um dos pontos positivos do jogo é o balanceamento. Azul é equilibrado por permitir igualar melhor as chances de vitória de todos os jogadores na mesa. Além disso, também é de uma dificuldade e duração moderados, com a possibilidade de aumentar a dificuldade e plasticidade de estratégias possíveis para completar os tiles no tabuleiro.

E com relação à "rejogabilidade", alguns fatores contribuem para que Azul não se torne rapidamente enjoativo, seja o fato de poder criar sempre novos padrões de tabuleiro, a curta duração de uma partida, que raramente ultrapassa os 30 minutos, e a beleza dos componentes do jogo. Mas é importante ressaltar que jogar com o tabuleiro avançado requer haver jogado bastante no tabuleiro básico. 

Para um jogo competitivo, Azul tem Interação na medida certa, com bloqueios leves que não precisam levantar tanto a animosidade entre jogadores. O fato de poder adequar a dificuldade conforme a habilidade dos jogadores envolvidos também contribui para um jogo justo e com menos frustrações desnecessárias, diferente para cada jogador conforme o ritmo e nível dele.

Ele ainda te dispõe com a possibilidade de adquirir o pacote de expansão, e permite optar por qualquer uma de suas três versões que até hoje foram lançadas. A opção Vitrais de Sintra tem como desafio criar vidraças para enfeitar janelas no Palácio de Sintra, com peças translúcidas e quadradas. E o Pavilhão de Verão com história paralela peças losangulares, onde os conjuntos formam flores.

Contras

A expansão agrega pouco ao jogo original segundo os relatos dos compradores do produto na internet. Mas, fora isso, não existem muitos pontos negativos a respeito do jogo Azul.

Conclusão

Azul é um jogo divertido e estratégico, com regras simples e visual encantador sobre peças de excelente qualidade. Serve para jogar com toda a família e agrada tanto os jogadores iniciantes quanto os jogadores experientes, com uma história envolvente que recorre a fatos verídicos que mexem com a imaginação.

Esperamos que você tenha gostado desse novo jogo que chegou ao mercado, e nos vemos na próxima, Cupomzeiros!

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.