O guarda roupa é um móvel essencial para todas as pessoas que prezam por organização. Pois, com ele é possível manter suas roupas, acessórios e sapatos limpos e bem guardados.

Existem diversos tipos de modelos e marcas disponíveis no mercado. Logo, se você deseja comprar um precisa conferir esse artigo e entender quais critérios usar. Para tanto, separamos algumas dicas e observações que irão te ajudar a escolher seu produto.

Analisamos os estilos, materiais e design a fim de esclarecer quais são os melhores. Além disso, detalhamos quais os principais benefícios que o objeto pode propiciar para a estética do ambiente.

O que é um guarda roupa?

Em geral, o guarda roupa é uma mobília usada para manter a ordem nos cômodos. Assim, ele pode ter vários tamanhos, e deve ser escolhido conforme sua necessidade. Dessa forma, é um espaço de armazenamento necessário para todas as casas.

Diferente de cômodas e outros móveis com função similar, ele tem muitos compartimentos. Portanto, os modelos podem variar em suas configurações de divisórias e criar espaços únicos.

Ao longo dos anos, os materiais e as inovações foram surgindo e se aprimorando. Por isso, é importante analisar qual o tamanho e o estilo ideal para sua necessidade diária. Afinal, o objeto deve caber no espaço físico que você possui e ser eficiente.

Existem no mercado moldes planejados e os prontos para instalação. Porém, daremos ênfase ao segundo tipo, já que é o mais acessível e prático para os consumidores. Logo, iremos analisar as marcas e materiais existentes para lhe auxiliar com sua decisão.

O guarda roupa é um móvel necessário para organizar os quartos e manter a estética do ambiente. Por isso, seu design e material são conceitos válidos que devem ser considerados na hora da decisão.

Com tudo isso em mente, é o momento de conhecer um pouco mais as alternativas que temos. Então, acompanhe no artigo todas informações disponíveis sobre as mobílias e quais critérios usar para escolhê-las.

Os benefícios de um guarda roupa

Uma mobília coerente com seu cotidiano é necessária para facilitar sua vida. Isso porque, o guarda roupa ajuda a organizar sua vida e ainda cria uma estética limpa. Por isso, mesmo que existam outras opções, ele sempre deve ser cogitado.

Suas diversas repartições podem ser úteis para trazer mais conforto e segurança ao longo do dia. Assim, o móvel se torna uma parte importante de nossa vida e precisa ser escolhido com calma.

Alguns dos benefícios que ele consegue agregar a vida de quem o possui são:

  • Praticidade;
  • Organização;
  • Multifuncionalidade;
  • Melhora a estética do ambiente.

Critérios para escolher um guarda roupa

Existem alguns pontos importantes que devem ser considerados na hora de adquirir seu produto. Por isso, é preciso conhecê-los e entender quais deles são realmente relevantes para o seu cotidiano. Assim, alguns deles são:

  • Modelos;
  • Divisão interna;
  • Material do guarda roupa;
  • Tipo de porta;
  • Presença de espelho ou não;
  • Custo-benefício.

A mobília ideal para você deve ter as características acima de acordo com suas necessidades. Portanto, confira um pouco sobre cada uma delas e entenda o que é primordial para você.

Quais são os modelos de guarda roupa existentes

Existem três modelos básicos que qualquer pessoa consegue encontrar nas lojas, que são: casal, solteiro e infantil.

O primeiro é o maior e pode ser simétrico, para que ambos lados possuam os mesmos benefícios. Já o segundo, tende a ser médio e tem uma organização variada. Por fim, o terceiro é o menor e considera o tamanho das peças em sua distribuição.

Além do tamanho, o guarda roupa é diferenciado conforme as divisões internas e número de portas. Assim, eles mudam bastante entre si e definem as principais características a se procurar. Por isso, é muito importante conhecê-los e saber diferenciar cada modelo.

Guarda roupa de casal

Costuma ter no mínimo 1,80 metros, mas pode ocupar a parede inteira do cômodo. Ainda conta com um espaço interno amplo, planejado para suprir a necessidade de duas pessoas. Enquanto suas repartições, geralmente, são geminadas, com o mesmo número de:

  • Prateleiras;
  • Cabideiros;
  • Maleiros.

Os mais indicados pelos vendedores são os que possuem cerca de 2,30 metros. Já que facilitam a organização para todos que o utilizarem, sem amontoar vestimentas. Porém, é preciso sempre considerar o tamanho que seu quarto comporta.

Solteiro

Diferente do anterior, o guarda roupa de solteiro oferece muitas combinações em relação a sua estrutura. Portanto, é preciso priorizar o que importa mais em suas necessidades para arrumação.

Infantil

Bebês costumam ter uma grande quantidade de roupas e objetos. Por isso, é preciso escolher um modelo com capacidade de manter tudo organizado.

A importância da divisão interna no guarda roupa

Como já deve ter notado, a divisão interna faz diferença na hora da escolha. Isso porque, um guarda roupa com as configurações certas, pode poupar espaço e ser bastante eficiente. Assim, esse aspecto irá determinar como a organização poderá se dar.

Para entender o estilo mais conveniente para você é preciso considerar suas necessidades. A partir dela, é possível entender como deve ser a distribuição dos componentes. Já que cada um deles tem uma função específica.

Gaveteiros

Uma parte importante da mobília é onde ficam concentradas boa parte de nossas peças. Isso porque, cumprem a função de manter as roupas dobradas e arrumadas. Mas, mesmo sendo essenciais, não precisam de muito espaço, otimizando seu móvel.

Maleiros

Geralmente localizados na parte superior do guarda roupa, eles são usados para guardar malas ou edredons. Logo, ficam em cima por não precisarem ter acesso diário. Além disso, tendem a ter uma boa profundidade para comportar bem os objetos.

Prateleiras

Elas têm funções diversas na organização, podendo ordenar diferentes objetos, indo além do vestuário. Assim, elas precisam estar bem distribuídas para que tenham distância suficiente para se tornar eficientes.

Cabideiros

Outra parte crucial nas divisórias, é o local reservado para pendurar roupas em cabides. Portanto, é indispensável para quem usa muitas vestes sociais ou casuais, sejam elas:

  • Camisas;
  • Ternos;
  • Vestidos;
  • Jaquetas;
  • Casacos.

Cada componente é ideal para diferentes tipos de organização no guarda roupa. Por isso, somente suas necessidades poderão definir quais repartições serão mais adequadas. Assim, será possível ter um móvel eficiente para seu cotidiano.

Material do guarda roupa

Hoje em dia a mobília costuma ser composta por dois tipos de materiais: MDF e MDP. Sendo que, eles possuem mais semelhanças do que diferenças em sua composição. Porém, os pontos contrários, podem fazer grandes distinções na sua estrutura e design.

Para entender melhor o que isso significa esses compostos, elaboramos um resumo. Nele pretendemos apontar como eles podem interferir em seu guarda roupa. Para que assim, você possa definir seu critério de escolha.

MDF

O MDF é um compensado de madeiras que formam uma estrutura homogênea. Assim, ele garante mais resistência e maleabilidade em seu uso. O que significa que pode ser montado e desmontado sem causar danos ao móvel

É ideal para quem tem uma vida movimentada que pode requerer mudanças constantes. Pois, poderá ser movimentado, sem perder suas características. Claro que, seu vigor pode variar de acordo com a marca escolhida e o esforço exigido.

MDP

O MDP possui estrutura em formato de sanduíche, fazendo com que seja mais leve e barata. Por isso, é ideal para quem procura adquirir um guarda roupa por um preço mais baixo.

Seu grande revés é que não oferece tanta resistência a impactos e atritos. Logo, caso não receba o tratamento adequado pode começar a esfarelar. Além disso, também não é aconselhável que seja desmontado.

Porta de correr ou de abrir?

O tipo que escolher fará diferença no tamanho e no uso da sua mobília. Isso porque, cada uma necessita de uma estrutura distinta para funcionar. Assim, é preciso entender quais são as suas necessidades e qual espaço pode ser usado.

Um guarda roupa com porta de correr necessita de um corpo maior. Já que, ele precisará ter um mecanismo com ferragens e roldanas para que elas deslizem. Portanto, os modelos possuem uma área útil em relação à profundidade.

Em contrapartida, a forma de abertura dele facilita a circulação do ambiente. Por isso, o cômodo fica organizado e pode ser usado por mais de uma pessoa. Porém, devido a seu funcionamento, podem custar mais que o outro tipo.

Os que utilizam a porta de abrir são mais baratos, apesar de não ter um design tão limpo. Mas, eles ocupam menos espaço físico em sua estrutura total do que seu concorrente. Além de ser um objeto clássico, que pode ter estéticas mais variadas.

Ter ou não espelho?

Espelho em um guarda roupa faz muita diferença, pois facilita bastante na hora de se arrumar. Já que você adiciona uma funcionalidade maior ao seu móvel e torna seu dia mais prático.

Outra vantagem é proporcionar a ilusão de que o espaço do quarto é maior. Logo, cria uma visão ampla e deixa o ambiente mais interessante para quem vive nele. Por isso, quando houver a opção por ter o objeto, ela deve ser considerada.

Com essas dicas é possível entender qual a melhor mobília para a sua casa. Mas, lembre-se de sempre avaliar suas prioridades para que o produto consiga atender a todas.

3 modelos de guarda roupa para você conhecer

Depois de conferir todos os critérios mais importantes a serem analisados, vamos conhecer alguns modelos.

Guarda Roupa da Demóbile 6 Portas Flash – Branco

Modelo Guarda Roupa da Demóbile 6 Portas Flash – Branco
Foto Reprodução: shoptime.com.br

O Demóbile Flash é um móvel de casal compacto, capaz de se encaixar em espaços menores. Ele possui seis portas e duas gavetas para auxiliar na organização. Porém, com apenas uma prateleira é ideal para quem tem vestidos longos. Suas dimensões são:

  • Altura: 181 cm;
  • Largura: 149 cm;
  • Profundidade: 47 cm;
  • Peso: 66,4 kg.

É um guarda roupa feito de MDP, com portas de abrir, disponível na cor branca. Além disso, tem um dos menores preços encontrados no mercado, por volta de R $440,00.

Prós:

  • Compacto;
  • Possui 6 portas.

Contras:

  • Material que não deve ser desmontado;
  • Poucas divisórias internas.

Guarda Roupa da Santos Andirá Havana Star Clean 4.2

Modelo Guarda Roupa da Santos Andirá Havana Star Clean 4.2
Foto Reprodução: shoptime.com.br

O modelo Santos Andirá Havana Star Clean é perfeito para quem precisa se organizar sem muito espaço. Isso porque, ele possui apenas quatro portas e duas gavetas. Sendo um dos menores no mercado na categoria “solteiro”. Por fim, tem valor médio de R$ 470,00.

Prós:

  • Compacto;
  • Possui 4 portas e 2 gavetas.

Contras:

  • Feito em MDP;
  • Conta apenas com uma prateleira interna.

É um guarda roupa com poucas divisórias mas com um preço acessível e belíssimo acabamento.

Guarda Roupa da Carioca Móveis com Espelho Bahia 3 Portas Branco

Modelo Guarda Roupa da Carioca Móveis com Espelho Bahia 3 Portas Branco
Foto Reprodução: americanas.com.br

O Carioca Móveis Bahia é uma mobília de portas deslizantes com espelho na porta. Logo, é o mais robusto entre os apresentados, tendo três portas e quatro gavetas. De modo geral, seu preço médio é R$ 700,00.

Prós:

  • Possui bastante divisórias;
  • Tem 3 portas e 4 gavetas.

Contras:

  • Feito em MDP;
  • Espaçoso.

É o guarda roupa com preço mais acessível entre os seus similares.

Como escolher o melhor guarda roupa

Apresentamos a você algumas das opções disponíveis no mercado entre as diferentes categorias. Logo, todos esses produtos têm a capacidade de organizar e facilitar o cotidiano de seus usuários.

Para entender qual se encaixa melhor em sua vida é preciso compreender quais critérios seguir. Por isso, cada um é ideal para necessidades específicas que os consumidores apresentam

  • Demóbile Flash: tem o melhor preço e é compacto;
  • Santos Andirá Havana Star Clean: possui um ótimo custo-benefício e ocupa pouco espaço;
  • Carioca Móveis Bahia: melhor espaço interno e conta com espelho.

O guarda roupa certo para você irá depender unicamente do que cabe em sua vida. Afinal, de nada adianta adquirir um modelo luxuoso e gigante que não sirva para o espaço disponível.

Pensando assim, quem deseja uma mobília barata e compacta, para uma pessoa só, deve optar pelo Santos Andirá. Já que ele se destaca de maneira muito eficiente nesses requisitos.

Os consumidores que buscam as mesmas características, mas para um casal devem se atentar para o Demóbile. Pois, esse é um guarda roupa pequeno, mas que comporta mais coisas que o anterior.

Para quem preza por mais divisórias e pode gastar um pouco mais, o Carioca é a opção. Porém, ele ocupará mais espaço em seu quarto, o que precisa ser considerado.

Os elementos são extremamente necessários para a organização de nossos quartos e como vimos, tem diversos benefícios. Logo, os modelos são muitos e apenas com os critérios certos você faz uma boa escolha.

Clique para avaliar
[Total: 0 Nota: 0]