Cupons de desconto + Cashback é no Cupomzeiros

Fogão Brastemp BF150 de 4 Bocas: Vale a Pena? #Review

Está procurando um fogão automático? Talvez o Brastemp BF150 seja sua melhor opção nesse aspecto.

Não só a marca é bem conhecida em território brasileiro, como também dificilmente são relatados quaisquer problemas ligados à instalação e uso em longo prazo.

Uma curiosidade é que os fogões da Brastemp são classificados em economia de energia tipo A. Isso significa que todos eles, sem exceção, gastam muito pouco de eletricidade. Só o suficiente para realmente dar ignição nas bocas ou esquentar o forno.

Como vocês já devem ter recebido, essa marca é conhecida por ser bem peculiar. Não só no que diz respeito à qualidade dos produtos, mas também no preço.

Geralmente, fogões mais caros possuem bem mais funções do que os concorrentes na categoria, o que significa dizer que, por um mesmo preço, é possível conseguir aqui produtos de qualidade superior.

Por isso, hoje o fogão BF150 da Brastemp de 4 bocas entra em debate. Esse modelo também é disponibilizado em 5 e 6 bocas, sendo o de 6 bocas considerado o melhor custo-benefício da categoria.

O de 4 bocas não é tão acessível quanto a versão de 6 em comparação, mas, disponibiliza vários serviços interessantes que valem a pena conferir.

Que tal mergulhar em mais um produto da Brastemp e, quem sabe, se admirar com uma nova oportunidade? Continue lendo!

Conhecendo o fogão Brastemp BF150

Imagem Com Fogão Brastemp Bf150 De 4 Bocas De Frente
Foto: Fogão Brastemp Bf150 De 4 Bocas De Frente

O modelo BF150 de 4 bocas da Brastemp é um fogão de piso normalmente disponibilizado na cor cinza, com detalhes como botões, queimadores e trempes em preto, para um destaque de design mais atrativo aos olhos.

Ele tem dimensões de 93cm de altura, 49,9cm de largura e 65,4cm de profundidade, pesa 28,5kg e está equipado com um forno de capacidade para até 61,5 litros.

Em questão de denominação, o modelo pode ser referido como BF150, BF150AR e, ainda, como um integrante da linha Ative!, da série Timer Grill. Mas, trata-se de um fogão de piso ainda muito recomendado afora.

Começando de cima, esse forno está equipado com uma tampa de vidro temperado que objetiva cobrir trempes e queimadores ao finalizar o uso do fogão.

O fogão possui 4 bocas ou queimadores, que são divididas em 1 dupla-chama, 1 rápido e 2 semirrápidos com acendimento automático direto pelo painel do BF150.

As trempes que acompanham essas bocas são robustas e espaçadas, mas ainda continuam sendo individuais, o que demanda um cuidado um pouco mais específico.

Descendo para o painel, de frente às bocas é possível ver 5 botões: um para cada boca e um para o forno, que pode ser regulado de 160º a 280ºC ou ativar a função grill. Cada um desses botões é removível para facilitar a higienização.

Um pouco mais abaixo, é possível ver o botão de ignição elétrica para acionar o forno do lado esquerdo e um painel digital do lado direito, no qual também é possível configurar um cronômetro (timer).

Descendo ao forno, é possível ver um puxador em aço escovado que não esquenta e contrasta bastante com o design.

A porta do forno é de vidro temperado e não é removível. Dentro dele, é possível observar a presença de luzes internas e duas grades deslizantes que podem ser removidas de acordo com a necessidade. Mas, que tal se atentar aos específicos?

Vantagens do BF150 da Brastemp

Relativamente compacto

Esse fogão não é tão grande, mas também não é tão pequeno. Pode ser instalado em diversos ambientes e, inclusive, com o planejamento certo, ser embutido.

Econômico e versátil

O modelo BF150 da Brastemp tem classificação de economia de energia do tipo A e pode ser ligado nas voltagens 110v, 127v e 220v, contanto que seja configurado antes de ir à tomada.

Timer sonoro

No painel desse fogão, é possível cronometrar o tempo de determinada receita e não perde-lo de vista. Ao final do tempo estipulado, um som estridente ecoará pela sua casa, não te deixando esquecer.

Grill elétrico

Este aparelho está equipado com a função Grill. Isso quer dizer que é possível dourar e grelhar certos alimentos direto do fogão, sem precisar move-los para um outro eletrodoméstico.

Luz interna no forno

Alguns concorrentes não ativam essa função, que se mostra muito útil no cozimento de certos tipos de preparos de alimentos.

Esse modelo está equipado com uma luz interna que, quando ligada, faz juz à porta de vidro com visão panorâmica do forno!

Sensor de corta gás

Uma vantagem interessante aqui é essa função que, sempre que identificar uma boca ligada sem acendimento, vai evitar que o gás se escape, trazendo muito mais segurança para quem manuseia.

Desvantagens do BF150 da Brastemp

Imagem Com Fogão Brastemp Bf150 De 4 Bocas De Lado
Foto: Fogão Brastemp Bf150 De 4 Bocas De Lado

Segurança Duvidosa?

Atualmente, o INMETRO discute a real necessidade de uma tampa de vidro temperado instalada sobre os fogões. Está para sair certame sobre o assunto mas, tudo indica que esse tipo de design pode ser abolido em breve, por questões de segurança.

Mesmo que a princípio ele tenha sido aprovado pelo INMETRO, essa revogação é um pouco preocupante. Por isso, aconselhamos esperar antes de bater o martelo na compra.

Os botões não têm aro protetor

Apesar de grande maioria dos fogões virem com a função de botões removíveis, um ponto interessante é a presença do aro protetor.

Isso porque o aro evita que a sujeira entre nos botões, o que não acontece nesse modelo por sua ausência, tornando a limpeza um pouco maçante.

Pode ser difícil ligar o fogão

Uma reclamação constante é justamente o botão de ignição desse fogão que pode dar problemas em longo prazo. O mais comum deles é demorar muito para ligar ou forno ou simplesmente liga-lo ora sim, ora não.

Review do BF150 da Brastemp

As pessoas também perguntam

Qual é a melhor marca de fogão?

A Brastemp lidera, com sua variedade de produtos e razoável relação de custo e benefício. Depois dela, vem as marcas em sequência: Electrolux, Mueller, Atlas e Dako.

O que é o grill do fogão?

Fogão Brastemp Bf150 De 4 Bocas: Vale A Pena? #Review

É uma função adicional do forno que faz com que todo o calor seja focado em um ponto específico. Geralmente os fogões disponibilizam escolher entre calor na parte superior ou inferior, mas, normalmente esse calor adicional é colocado apenas na parte superior. O motivo disso é literalmente u0022grelharu0022 ou dourar um alimento que já foi cozido (ou derreter o queijo de massas como lasanhas já prontas, por exemplo).

Qual o melhor fogão de mesa 4 bocas?

O modelo CFO4VAR da Consul lidera nesse aspecto. Depois dele, fogões de piso da Atlas (Agile Glass), Electrolux (52LSV), Venax (Da Vinci Vitreo) e, por último, Mueller (Piacere Vitro) são os melhores fogões de quatro bocas.

Vale a pena? Conclusões

Nesse caso, a dor de cabeça pode ser um pouco maior se levar em consideração todos os contras.

Vale a pena sim, para quem busca um fogão de funcionamento simples. Mas, pode não valer a pena em relação ao custo, que é muito alto para um timer embutido e um sensor de corta gás.

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.