O Melhor guia informativo sobre compras na internet.

É Assim Que Acaba, de Colleen Hoover [Resenha]

É Assim Que Acaba da Colleen Hoover é um livro direcionado ao público New Adult (Jovens Adultos) e trata de temas relevantes ao momento atual como violência doméstica, relacionamentos problemáticos, entre outros.

Confira a seguir tudo sobre este livro, os temas abordados e outras informações importantes!

Sobre o que é o livro É Assim Que Acaba

Imagem com É Assim Que Acaba de frente
Foto: É Assim Que Acaba de frente

Lily é uma jovem que acaba de se mudar de uma pequena cidade no Maine para Boston.

Ela vive um momento delicado em sua vida, uma vez que seu pai acaba de falecer e o acontecimento suscitou uma série de questões não resolvidas em seu passado.

Em Boston ela conhece Ryle, um neurocirurgião que também convive com seus próprios problemas. Os dois se sentem atraídos um pelo outro e começam a se relacionar, porém este não é um relacionamento saudável e Lily vai precisar confrontar seu passado os traumas que lá existem.

  • Título original em inglês: It Ends With Us
  • Título traduzido para Pt/Br: É Assim Que Acaba
  • Autora: Colleen Hoover
  • Tradutora: Priscila Catão
  • Editora: Galera Record
  • Data de Publicação: 2018
  • Número de Páginas: 368

Temas abordados em É Assim Que Acaba

O tema principal abordado em É Assim que Acaba da Colleen Hoover é o abuso físico e psicológico em um relacionamento.

Lily, a personagem principal, vem de uma família em que o pai era uma figura abusiva com a mãe e, em algum momento, ela reproduz esse passado com um dos personagens masculinos principais.

Outro tema é a relação entre pais e filhos, tanto a relação da personagem com a mãe quanto com o pai.

O romance se inicia com a personagem pensando sua relação complicada com a figura paterna que acaba de falecer, e de sua impossibilidade de fazer um discurso no funeral.

Portanto, o livro lida com traumas profundos da infância da personagem. Neste sentido, é importante que o leitor esteja ciente desses temas para que não esteja suscetível a desconfortos ou a gatilhos de trauma.

Este é um livro que busca pensar essas questões complicadas por meio de uma narrativa simples e acessível, tratando de alguns temas comuns também aos livros de suspense.

Personagens

Imagem com É Assim Que Acaba de lado
Foto: É Assim Que Acaba de lado

Em certa medida, É Assim Que Acaba traz um tropo comum aos livros Young Adult (Jovens Adultos) e New Adult que é o triângulo amoroso.

Desta forma, a personagem principal, Lily Blume se envolve com dois personagens masculinos, Ryle e Atlas, cada relação se desenvolvendo com seus respectivos conflitos.

Inspirações

Segundo uma nota disponibilizada pela própria autora, É Assim Que Acaba possui um viés autobiográfico.

A vida de sua mãe em um casamento problemático com um homem abusivo fez com que a autora abordasse esse tema em seu romance.

Público alvo

O público-alvo de É Assim Que Acaba da Colleen Hoover é o New Adult, ou Novos Adultos. Esta nomenclatura surgiu em 2009 em meio a algumas polêmicas.

Até hoje ainda há o questionamento se estas divisões servem apenas ao marketing ou se realmente fazem alguma diferença na hora da análise de temas e estilo de escrita.

Colleen Hoover é uma autora que ocupa muito bem esse espaço, uma vez que sua escrita é simples, fácil e consegue engajar o leitor que busca uma experiência de leitura mais ágil.

Os livros New Adult abordam temas conhecidos de pessoas entre 18 e 30 anos, sendo que os personagens destas histórias costumam ter esta idade.

A experiência do primeiro emprego, casamento, carreira e dificuldades nestas áreas são temas recorrentes.

O público-alvo destes livros também costuma dar valor às problemáticas abordadas como violências de gênero, problemas financeiros, entre outros.

Recepção de público e crítica

O livro possui boas notas em sites como Goodreads e Skoob. No primeiro, a nota do livro está em 4.43 em uma avaliação que leva em consideração mais de 1 milhão de leitores.

No segundo, a nota é de 4.7 com 76.839 avaliações até o momento desta resenha.

A boa recepção por parte dos leitores se deve, sobretudo, à fluidez da leitura e também aos temas atuais abordados no livro. O público alvo se mostra engajado com essas questões atuais e as trata como relevantes no âmbito da literatura.

3 Motivos para ler É Assim Que Acaba

Imagem com É Assim Que Acaba deitado
Foto: É Assim Que Acaba deitado

Linguagem acessível

Este não é um livro que demanda muita reflexão e aprofundamento. O tema abordado é complicado, porém o estilo da escrita é simples e aposta na fluidez.

A leitura é rápida e fácil e a narrativa é em primeira pessoa, portanto, o ponto de vista dos acontecimentos pertence à Lily.

A narrativa contém clichês comuns aos temas abordados, mas pode ser uma leitura agradável.

Aborda temas sensíveis

Os temas abordados em É Assim Que Acaba são sensíveis e estão em evidência nos dias atuais.

Temas como violência doméstica e de gênero, busca por uma carreira de sucesso em grandes cidades cosmopolitas, busca pelo amor na vida adulta, as dificuldades de lidar com o passado são alguns desses temas que aparecem, não apenas neste romance, mas também nos outros da autora.

Conflitos reconhecíveis pelo grande público

Para além dos temas pesados abordados no romance, alguns conflitos podem gerar reconhecimento no público New Adult. A busca por um emprego satisfatório e rentável, a sobrevivência na cidade grande, a separação do lar da infância, entre outros, são alguns desses temas que pode interessar ao público.

Quem é Colleen Hoover

Colleen Hoover, nascida Margaret Colleen Fennell em 11 de dezembro de 1979, é uma autora norte-americana. Seu primeiro romance a ser publicado foi Métrica, o primeiro volume da série Slammed em janeiro de 2012.

Desde então, Colleen Hoover vem publicando uma série de romances que alcançam grande popularidade entre o público-alvo.

Em 2015 e 2016 venceu o Goodreads Choice Awards com Confesse (2015) e É Assim Que Acaba (2016), respectivamente.

A autora possui mais de 24 publicações, entre romances e contos e continua em atividade. Seus temas recorrentes são o romance romântico entre triângulos amorosos; violência doméstica e outros temas caros ao público New Adult.

Perguntas Frequentes

Quantos capítulos têm É Assim que Acaba?

São 35 capítulos narrados por um único ponto de vista que é o de Lily, a personagem principal. A narrativa é na primeira pessoa e a linguagem utilizada é mais coloquial e aproxima a personagem do leitor.

O livro É Assim Que Acaba é um volume único ou tem continuação?

Colleen Hoover já confirmou uma continuação de É Assim Que Acaba. O livro está previsto para chegar ao mercado na segunda metade de 2022. O título em inglês é It Starts With Us, uma combinação de título com o primeiro volume que, em inglês, se chama It Ends With Us.

Considerações Finais

O bom aproveitamento de um livro pelo leitor depende em grande parte de suas próprias concepções acerca do que constitui um bom livro.

Seja uma leitura por diversão, por estudo e pesquisa, para aprofundamento em assuntos diversos ou para compreender melhor o mundo, cada leitor cria seu caminho e segue por ele tomando para si o que mais lhe interessa.

Neste sentido, É Assim Que Acaba de Colleen Hoover traz uma história que toca em temas que estão em evidência nos dias atuais, como abuso físico e emocional em relacionamentos, questões de gênero e o papel da mulher em um mundo constantemente em mudança e que, infelizmente, ainda é muito desigual.

Este livro irá agradar a leitores que tenham interesse nesses temas, que buscam por uma leitura rápida e fluida e que oferece personagens que lutam contra seus próprios medos e inseguranças. Pode ser um bom livro para leitores iniciantes que se enquadrem na idade do público-alvo, ou seja, pessoas entre 18 e 30 anos ou o público New Adult.

Clique para avaliar
[Total: 0 Nota: 0]
você pode gostar também
Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.