O Melhor guia informativo sobre compras na internet.

O Site Descomplica é Confiável? Vale a Pena Mesmo? Descubra nessa Análise Completa!

Você quer se matricular em um curso online e não sabe se o site do Descomplica é confiável? Confira, neste artigo, tudo sobre esta plataforma de educação!

O Descomplica é a primeira grande empresa de educação digital do Brasil. Ela é uma plataforma, com diversos cursos e formações, que facilita o acesso à educação para milhares de pessoas, além de despertar a vontade de estudar e aprender.

Mas, então, levantamos o questionamento: comprar no site do Descomplica é confiável? Antes de realizar qualquer compra na internet, é recomendado pesquisar o site e analisá-lo para ver se realmente ele é seguro e confiável, bem como conhecer a empresa com quem vai se relacionar. Logo, é isso que faremos agora! Vamos conferir?

Antes de prosseguir, certifique-se que está no site oficial da Descomplica. Ter certeza que está navegando no site correto é o primeiro passo para não cair em golpes na internet.

Acesse o site oficial: https://descomplica.com/br/

O que o site do Descomplica vende?

Imagem com página inicial do site Descomplica
Foto: página inicial do Descomplica

O site do Descomplica vende diversos cursos, seja preparatório para o Enem, para vestibulares, Encceja, como também para concursos públicos e reforço escolar.

Na plataforma também há opções de exercícios para treinar e simulados para você ficar craque para provas em geral. Há ainda cursos livres, de redação, materiais e aulas gratuitas.

O interessante é que a plataforma também fornece graduação, como uma faculdade, tendo diversas áreas de conhecimento, como Engenharia, Gestão, Tecnologia, bem como cursos de pós-graduação em diversas áreas.

Ainda no site dá para obter soluções corporativas, para escolas, para professores, um blog com dicas e também uma lojinha com produtos da empresa.

Ademais, é possível ser um professor parceiro do site, além de possuir um simulador Sisu, que ajuda bastante quem está nesta fase de ingressar na faculdade.

Além da plataforma do site, você poderá acessar as aulas através do aplicativo. Logo, te possibilitando assistir de qualquer lugar, facilitando e simplificando ainda mais a forma de aprender.

Entendendo um pouco do que o site vende, vamos conhecer, agora, um pouco da sua história.

Conhecendo o Descomplica

O Descomplica começou em 2011 como uma startup de educação online, que ajudava estudantes de todo o Brasil a passar no Enem e principais vestibulares do país. Desde 2016, a empresa começou a sua ampliação, atendendo outras fases da vida do aluno. Hoje, o site é focado em cinco categorias: Escolas, Vestibulares, Universidades, Concursos e Pós-graduação.

Com o uso da plataforma, ficou fácil estudar. Tudo lá é muito intuitivo, ao mesmo tempo que há estímulos para os alunos estudarem.

Como uma EdTech, são usados a tecnologia sob forma de produto, aplicativo e ferramentas para melhorar a aprendizagem. E eles tem como principal objetivo levar educação de qualidade e acessível para todos os cantos do Brasil, criando uma grande rede de educação e conectando o maior número de pessoas possível.

Interessante, não é mesmo? Mas será que o site do Descomplica é confiável? Vamos analisar seu desempenho na plataforma que analisa os sites de compra e venda, o Reclame Aqui.

O site do Descomplica no Reclame Aqui

Imagem com nota do Descomplica no Reclame Aqui
Foto: Descomplica é confiável de acordo com o Reclame Aqui

O site do Descomplica está há 10 anos no Reclame Aqui. No último período de seis meses, que abrange a data de 01/07/2021 a 31/12/2021, a reputação da empresa foi considerada boa, com nota 7.4. Ela recebeu 327 reclamações e respondeu todas delas.

Nos últimos doze meses, que estão relacionados ao ano todo de 2021, sua nota era maior, de 8.0, recebendo a reputação ainda melhor, de ótimo. A empresa recebeu 1.061 reclamações e respondeu todas nesse período.

Já no ano de 2020, sua reputação também foi considerada ótima, com nota mais alta, de 8.1. E conseguiu responder todas as 4.601 das 4.601 reclamações.

No quadro geral, que abarca a data 01/02/2019 até 31/01/2022, a nota da empresa foi 8.0, com a reputação ótimo. Foram 7.829 reclamações e 7.820 delas foram respondidas.

Dentro da média de desempenho disponibilizada pelo Reclame Aqui, todas as reclamações foram respondidas, o que é excelente. Uma porcentagem de 53% dos consumidores afirmaram que voltariam a fazer negócio com a empresa. E o índice de solução foi de 73%. Por fim, a nota média dos consumidores ficou em 6.68.

O tempo médio de resposta da empresa é de 10 horas, o que é considerado um tempo aceitável. Os principais problemas da marca no Reclame Aqui são:

  • Não conseguir cancelar;
  • Estorno do valor pago;
  • Área do aluno.

Observamos, então, que todas as reclamações foram respondidas no site Reclame Aqui. E a marca recebe a reputação ótimo na média geral. Além disso, parte dos clientes que compraram pelo site voltariam a fazer negócios novamente e o índice de resolução dos problemas é considerado ok.

O Descomplica é confiável?

Já conhecemos a empresa, sua história e o que ela vende. Ademais, analisamos sua reputação e desempenho no Reclame Aqui. Será que realmente podemos afirmar que o site do Descomplica é confiável? Nós, do Cupomzeiros, acreditamos que sim, o site é seguro e confiável de comprar.

O site possui o cadeado ao lado do seu endereço URL, significando que a conexão é segura, passando confiabilidade e comprovante que o site é criptografado (certificado SSL).

O Descomplica já foi citada em diversas mídias, dando mais credibilidade para empresa. Folha de São Paulo, Forbes, IDB e Fast Company são alguns exemplos que falaram sobre essa plataforma de educação.

Além disso, a empresa adota políticas de privacidade entre ela e os clientes, seguindo as diretrizes que ordena a legislação atual. E também possui vários canais de comunicação com o cliente, como as redes sociais (Facebook, Instagram, Twitter, Youtube), e-mail e acesso pelo site, através da Central de Ajuda.

Logo, por tudo o que foi exposto até aqui, podemos concluir que o site do Descomplica é confiável e seguro, assim como seu aplicativo.

Como cadastrar no site e começar a aprender?

Imagem com pessoas estudando e logo do Descomplica
Foto: alunos estudando com o Descomplica

Para se registrar no site, primeiramente, você vai escolher o curso que quer realizar, seja graduação, pós, treinamento para Enem ou pré-vestibular, ou algum curso livre. No site haverá todas as informações e detalhes de cada curso, e também o valor da assinatura que você vai pagar para assistir o curso desejado.

Escolhido o curso, você irá criar a sua conta, inserindo seus dados pessoais, como e-mail, telefone e uma senha.

Ao entrar na sua conta, no canto esquerdo da tela, você verá um menu organizado para facilitar o seu ciclo de estudos. Ele está dividido em: Estudar, Treinar e Ferramentas.

Na aba Ao vivo, você tem acesso ao planejamento de aulas da sua turma. As aulas ao vivo acontecem igual a um cursinho presencial, com data e hora marcada para você começar a assistir. O planejamento começa na semana 1 e todas as aulas que já rolaram ficam gravadas na sua plataforma. 

Todas as aulas contam com um chat e uma aba de perguntas. Assim, você pode interagir com os seus colegas de turma e também aproveitar para tirar dúvidas em relação ao conteúdo. 

Já na aba Plano de Estudos, você pode gerar um planejamento de estudos personalizado, caso não tenha disponibilidade para assistir as aulas ao vivo nos horários determinados. 

Após a plataforma personalizar o seu cronograma de acordo com suas necessidades (através dos dados que você forneceu), você terá um resumo da quantidade geral de aulas e exercícios que deverão ser estudados por semana, como também previsão de término de todo o planejamento, para que você possa acompanhar esse progresso.

Todas as aulas ficarão organizadas em uma agenda semanal com sugestões de exercícios em cada uma delas, te ajudando a fixar todo o conteúdo estudado.

Na aba Biblioteca, você encontrará uma coleção de aulas gravadas para pesquisar temas e tirar todas as suas dúvidas. Para facilitar, os conteúdos são organizados por disciplina.

Para treinar e fazer exercícios, existem as abas de Redação e de Simulados. A quantidade de redações que você pode enviar vai depender da quantidade de créditos do seu plano. Já os simulados ficam disponíveis para serem feitos a qualquer momento, desde que você já não tenha feito todos eles. E também você encontra listas de exercícios dentro de cada aula ao vivo.

Por fim, na aba de Ferramentas, você pode utilizar o simulador Sisu com o seu gabarito do Enem. Mas a nota final é apenas uma aproximação. 

Vale ressaltar que, para assistir as aulas, são exigidas algumas condições técnicas, como:

  • Conexão de Internet: Conexão de banda larga de 3Mbps dedicada* ou superior.
  • Configurações de software: Sistema operacional: Windows 7, Mac OS X 10.7, Ubuntu 10 ou posterior; versão mais recente do Google Chrome, Firefox, MS Edge ou Safari.
  • Configurações mínimas para o computador: Memória RAM 2GB ou superior; memória gráfica 128 MB (placa de vídeo) ou superior; monitor 1366 x 768 pixels.

Quais são as formas de pagamento?

Os métodos de pagamentos oferecidos pelo site são através de cartão de débito ou de crédito, pelas bandeiras mais usais, como Mastercard e Visa, entre outras, além dos bancos tradicionais. O pagamento por boleto bancário também é aceito.

Para todos os planos, a assinatura é feita pelo período integral do plano (seja ele mensal, trimestral, semestral, anual ou por múltiplos anos), ainda que o pagamento seja parcelado. E vale lembrar que o início do prazo da assinatura independe do efetivo acesso da plataforma por você, pois todo o conteúdo estará disponível desde o momento em que você virar um membro.

Durante seu cadastro, as informações do seu cartão de crédito ou de sua conta bancária podem ser necessárias. Então, como membro, você concordará que sejam cobrados no seu cartão de crédito, ou debitados na sua conta bancária, os preços relativos aos planos e todas as taxas e impostos sobre vendas e quaisquer outras despesas aplicáveis ao uso dos serviços. Consulte a instituição financeira da sua forma de pagamento para obter mais detalhes.

Na hipótese de contratação do plano anual com lançamento mensal das parcelas no cartão de crédito (plano anual com recorrência mensal), você deve se comprometer a manter disponibilidade de limite no cartão de crédito até o final do pagamento do plano contratado ou, em caso de vencimento ou cartão ou indisponibilidade de limite, indicar os dados de um novo cartão de crédito.

Como funciona em caso de cancelamento?

Em caso de desistência da contratação do curso, em até 7 dias após a compra ou renovação do plano de serviços, você poderá solicitar o cancelamento. Neste caso, o reembolso será realizado pelo site do Descomplica através de estorno no cartão de crédito no qual a compra foi efetuada, em até 30 dias após a solicitação.

O efetivo recebimento do reembolso como crédito no seu cartão dependerá das políticas da sua administradora de cartão de crédito. No caso de pagamentos via boleto bancário, o reembolso será realizado através de depósito em conta corrente do cliente dentro do prazo de 30 dias após a solicitação, com indicação dos dados bancários da conta a ser efetuado o depósito.

No entanto, é importante lembrar que os planos de serviços mensais serão renovados automaticamente, ou seja, caso você opte por contratar um plano de serviços mensal, o valor corresponde ao plano de serviços será debitado mensalmente em seu cartão de crédito.

A renovação automática do plano de serviços mensal poderá ser interrompida a qualquer tempo pelo cliente. Já os demais planos – trimestrais, semestrais, anuais, dentre outros – poderão ser renovados automática e sucessivamente para o plano correspondente, caso o cliente opte pela opção de renovação automática através do site.

Então, para cancelar o plano contratado ou a renovação automática, o cliente deve fazer uma solicitação através de  Central de Atendimento no site (Assunto: Cancelamento de Plano). O e-mail informado no formulário deverá ser o e-mail de cadastro como membro na plataforma. O pedido de cancelamento só será efetivado após finalizado esse processo.

Em regra, nenhuma mensalidade, taxa ou despesa será reembolsável nos casos de cancelamento.

Ademais, o site se reserva no direito de rescindir o plano de serviços e/ou o acesso aos serviços por ocasião de violação dos Termos de Uso. Nesse caso, você será reembolsado dos valores da mensalidade pertinentes ao plano de serviços escolhido, considerando a proporção entre o tempo contratado e o tempo efetivamente utilizado.

Como funcionam as promoções do site?

A plataforma sempre oferece descontos, promoções e ofertas. E existem três maneiras de conseguir aproveitar essas promoções e conseguir cupons:

  1. Você pode conseguir economizar acessando o site sempre para conferir as ofertas;
  2. Utilizar os cupons Descomplica que temos aqui no Cupomzeiros.com;
  3. Se cadastrar em nosso Programa de Cashback e ganhar uma parte do dinheiro de volta.

Conclusão final: a Descomplica é confiável mesmo?

Atualmente, o mundo dos cursos online, que envolvem empresas como Udemy, Hotmart, Prime Cursos e o próprio Descomplica, tem crescido muito. Por isso, é preciso estar atento à reputação dessas empresas!

Agora que conhecemos a empresa e toda sua história, analisamos sua reputação no Reclame Aqui e todos os atributos que o site possui, como certificados, políticas de privacidades, várias formas de contato, referências, boa conceituação no MEC (Ministério da Educação), entre outras razões, pode-se concluir que o site do Descomplica é confiável e seguro.

Além disso, o site também possui aplicativo, parceria com operadoras, lojinha de produtos, oportunidade para professores parceiros, monitoria, material de apoio, exercícios, simulador Sisu, curso de redação em 10 semanas. Bem como cursos, faculdade de graduação, pós-graduação, cursinhos pré-vestibular, reforço escolar, cursos livres, etc. E ainda tem soluções para escolas e professores, soluções corporativas, e promove campanhas de impacto social. Massa, né?!

Além dos benefícios apresentados, há as vantagens adicionais, como os cupons de desconto, por exemplo. Tudo isso somado comprova o quanto o Descomplica é confiável e vale a pena comprar nele.

As pessoas também perguntam

Qual a nota da faculdade Descomplica no MEC?

A nota do MEC (Ministério da Educação) é de fundamental importância ao ingressar em uma faculdade. Afinal, ela garante que você conclua o curso e tenha um diploma certificado em uma instituição séria, de qualidade e confiança. A plataforma Descomplica oferece diversos cursos, dentre os de graduação. Esses cursos da Faculdade Descomplica tem nota de CI-EaD de 5, ou seja, o Conceito Institucional, que avalia a instituição de uma maneira geral, de ensino à distância, tem a nota 5, que é o IGC — Índice Geral de Cursos (reúne em um único indicador a qualidade geral de todos os cursos oferecidos). Logo, mesmo sendo cursos à distância, eles apresentam excelência e qualidade, sendo considerada uma boa faculdade do país. Esse é o índice geral, mas você pode visualizar o índice de cada curso específico acessando o site do MEC, onde está registrada a Faculdade Descomplica.

Como entrar em contato com o Descomplica?

Para entrar em contato com o Descomplica, você pode acessar o chat da sua própria plataforma, após realizar o login, ou também enviar sua mensagem através da Central de Ajuda do site. Outra forma é através do e-mail: [email protected] Ou ainda através das redes sociais (Facebook, Instagram, Twitter e Youtube). O atendimento no chat e no e-mail é feito de segunda à sábado de 8h às 22h. Já o atendimento via rede social é realizado de segunda à sexta, de 10h às 19h, e o prazo de resposta é de 24 horas. Então, se o assunto for urgente pode chamar por lá.
Clique para avaliar
[Total: 4 Nota: 5]
você pode gostar também
Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.