Para você, que gosta de sempre estar se atualizando nos estudos e quer saber se a Udemy é confiável para fazer seus cursos, esse texto vai te ajudar.

A Udemy é uma plataforma que te oferece diversos cursos onlines de várias áreas, com preços acessíveis e alguns até de forma gratuita. Inclusive, os cursos pagos te fornecem certificados de conclusão e acesso vitalício.

Porém, como são cursos totalmente online, e qualquer instrutor pode criar seu curso e colocar no site, muitas pessoas ficam na duvida se esses cursos são bons e se o site Udemy é confiável.

Então, se você quer saber mais sobre esse marketplace de cursos online, e descobrir se a Udemy é confiável, leia este artigo até o final!

Confira os melhores cupons de desconto da Udemy

Trajetória da Udemy

Imagem com jovem sentada apoiando um notebook no colo e logo da Udemy

Tudo começou com seu fundador, Eren Bali, que cresceu em uma pequena Vila turca e frequentava uma escola mista rural. Ele contava com possibilidades educacionais limitadas, até sua família obter um computador.

Eren tinha o sonho de competir internacionalmente em xadrez e matemática, e usou a internet para acessar sites de aprendizado e se conectar com pessoas do mundo inteiro.

Após conseguir auxílio das comunidades online em seus estudos, ele conquistou a medalha de prata na Olimpíada Internacional de Matemática.

Como a sua experiência de estudo online mudou sua vida, Eren se juntou aos cofundadores Gagan Oktay e Caglar Biyani para tornar a educação mais acessível através do Udemy.

O site foi criado em 2010, nos Estados Unidos, e é líder global para ensino e aprendizado online, conta com 65 mil instrutores,183 mil cursos, 44 milhões de alunos, 594 milhões de inscrições em cursos, que se encontram em 75 idiomas diferentes, e possui 8.6 mil clientes empresariais.

A plataforma possibilita que vários instrutores criem e publiquem seus cursos, em troca de uma porcentagem do valor total de cada venda do curso, que é 100% online.

Aqui no Brasil, esses cursos são considerados livres, e algumas faculdades aceitam como atividades complementares, além de não exigirem aprovação do MEC para serem executados.

O Udemy oferece muitos tipos de cursos, que são excelentes e possuem um alto reconhecimento no mercado. Com isso, ajuda muitas pessoas a ampliar seus conhecimentos de forma prática e rápida e conseguir se destacar no mercado de trabalho. Mas será que a Udemy é confiável?

Como Funciona o site Udemy?

Para comprar cursos no site Udemy, você vai precisar fazer um cadastro para criar sua conta. Esse cadastro é simples e rápido de fazer, você vai precisar informar seu nome, um e-mail válido e cadastrar sua senha.

Depois de criar sua conta, é só navegar pela plataforma e escolher entre os 183 mil cursos disponíveis, que abrangem os mais variados assuntos. Para realizar sua busca por um curso, você pode usar a barra de pesquisa ou clicar na aba “Categorias”.

Os cursos se dividem em, praticamente, 12 categorias. Veja quais são elas:

  • Desenvolvimento;
  • Negócios;
  • TI e Software;
  • Produtividade no Escritório;
  • Desenvolvimento Pessoal;
  • Design;
  • Marketing;
  • Estilo de Vida;
  • Fotografia e Vídeo;
  • Saúde e Fitness;
  • Música;
  • Ensino e Estudo Acadêmico.

Após encontrar seu curso de interesse, é só clicar sobre ele para obter todas as informações como o preço, os módulos das aulas, o tempo de duração, além das avaliações de outros alunos sobre o curso.

Para você iniciar um curso, é necessário fazer a inscrição, no caso de cursos gratuitos, ou efetuar a compra, quando o curso for pago. Se quiser escolher mais cursos, tem a aba “Adicionar ao Carrinho”, assim você pode comprar vários ao mesmo tempo.

Após escolher seu curso, se ele for gratuito, o acesso é imediato, após você se inscrever. No caso de cursos pagos, você terá acesso a partir da confirmação do seu pagamento.

No Udemy você pode tanto comprar cursos, quanto criar e vender. Na própria plataforma você encontra cursos que ensinam o processo completo para criar e vender seu curso.

Mesmo com tudo tão atrativo, será que o Udemy é confiável? já vamos descobrir!

Udemy é Confiável?

O site possui 44 milhões de alunos e cerca de 594 milhões de inscrições em seus cursos, com aulas em 70 idiomas diferentes. Além de contar com grandes empresas como clientes, que usam seus cursos para treinamentos de funcionários por meio do serviço “Udemy for Business”. Empresas como o Booking, Pinterest e Survey Money já usaram esse serviço.

O Udemy também tem uma política de usos que incentiva seus usuários a não negociarem cursos fora da plataforma, ou evitar spam, e oferece um canal ativo para envio de dúvidas e denúncias.

Possui o certificado SSL ativo, que vai garantir a proteção das suas informações pessoais e financeiras. Por isso, o Udemy é confiável e seguro.

A plataforma oferece 30 dias de garantia dos seus cursos, caso você não goste, pode pedir reembolso. Além de oferecer cursos gratuitos também, que ajuda na sua credibilidade.

Apesar de o reconhecimento do MEC não ser aplicado, por serem cursos livres, você pode conferir, no site, as avaliações de ex-alunos. Essas avaliações vão te ajudar muito na hora de verificar se os cursos são realmente bons.

Além de tudo isso, o Udemy conta com uma ótima avaliação no site Reclame Aqui, possuindo uma taxa de 99.9% das reclamações, contra ele, respondidas. Dentre essas reclamações, 87.4% foram resolvidas, o que mostra que a empresa zela pela satisfação de seus usuários.

Por fim, após realizar a análise de todos esses dados, dá para assegurar que o Udemy é confiável sim!

O site de cursos online Udemy é confiável?

No vídeo a seguir, você pode conferir o relato de um usuário do site Udemy. Ele confirma que existem muitos cursos bons na plataforma e que vale muito a pena fazer cursos por lá, além de deixar claro que as empresas valorizam o aprendizado com os cursos desse site. Por fim, fica claro que o Udemy é confiável sim!

Nota do site Udemy no Reclame Aqui

Imagem com nota da Udemy no Reclame Aqui

Bom, como você já descobriu que o Udemy é confiável e seguro, vamos te mostrar como anda a reputação do site na plataforma Reclame Aqui.

Podemos começar a falar sobre seu ótimo desempenho no atendimento aos consumidores, das 717 reclamações efetuadas nos últimos 6 meses, 99.9% delas foram respondidas. Dentre as respondidas, 87.4% foram solucionadas.

Dos clientes que reclamaram, 83.7% responderam que voltariam a comprar no site e deram a nota média de 7.87 para o Udemy.

E para finalizar, o site se encontra com ótima reputação e com a nota 8.7/10 no Reclame Aqui, entre o período de 01/05/2021 a 31/10/2021.

Como Procurar Cursos na Udemy?

Você pode procurar cursos de forma rápida e prática usando a aba “Categorias”, ou digitando palavras chaves na barra de busca.

O ideal é você usar também filtros de pesquisas, pois vão te ajudar a restringir sua busca. Esses filtros ficam no lado esquerdo da página. Veja alguns deles:

  • Nível;
  • Idioma;
  • Recursos;
  • Avaliações;
  • Duração;
  • Mais Recente;
  • Legendas, entre outros.

O site Udemy é confiável e procura te proporcionar a melhor praticidade possível para você conseguir localizar seu curso ideal.

Quais São os Cursos Mais Procurados?

Um estudo apresentado em abril desse ano pelo site Udemy, com o título “Edição 2020 do estudo Top 10 Skills”, mostrou os cursos mais procurados na sua plataforma. São eles:

  • Microsoft Power BI;
  • Edição de vídeo;
  • Pintura digital/Digital painting;
  • Express framework;
  • Testagem de software;
  • Inteligência artificial;
  • Programação de sistemas;
  • Hibernat;
  • Adobe Lightroom;
  • Design gráfico.

Além desses cursos, a pesquisa identificou, também, alguns dos tópicos mais procurados pelos usuários. Acompanhe quais são eles:

  • Chatbot;
  • Microsoft Azure;
  • Linux;
  • Opem CV (biblioteca de código-aberto de inteligência artificial para identificação e análise de imagens e vídeos);
  • Redes Neurais;
  • Ethereum, entre outros.

O site Udemy é confiável, e oferece muitas opções de cursos para quem procura se desenvolver profissionalmente. Inclusive, cursos que são tendências na atualidade, e que vão te ajudar a não ficar para trás no conhecimento.

A Experiência de Curso Gratuito

Na plataforma, você também pode encontrar cursos gratuitos, porém eles te proporcionam uma experiência simplificada de aprendizado.

Os cursos gratuitos no site Udemy não oferecem um certificado de conclusão, nem recursos adicionais como perguntas, respostas e mensagens diretas ao instrutor.

Se você prefere uma experiência mais aprofundada de estudos, melhor optar pelos cursos pagos que te ofertam o suporte pedagógico.

Acesso Vitalício

O site Udemy é confiável, e concede uma licença de acesso vitalício aos alunos quando eles se inscrevem em um curso ou outro conteúdo, após terem sido pagas as suas taxas. Porém deixa muito claro que são para fins pessoais, e que você não pode compartilhá-los.

O usuário também pode perder a licença de acesso e uso do conteúdo a qualquer momento. Isso pode ocorrer se assim o site decidir ou for obrigado a desativar o acesso ao conteúdo por razões legais ou de política. Por exemplo: reclamação de direitos autorais do curso, ou se for constatado que o curso viola as Diretrizes de Confiança e Segurança da plataforma.

A licença de acesso vitalício não se aplica a inscrições feitas por Planos de Assinatura, ou recursos e serviços complementares ligados a um curso ou outro conteúdo em que você se inscreveu.

O instrutor pode deixar, a qualquer momento, de fornecer assistência pedagógica ou serviços de perguntas e respostas referentes aos conteúdos do curso. Lembrando que, o acesso vitalício é para o conteúdo do curso e não para o serviço do instrutor.

Métodos de Pagamento

As formas de pagamento do site Udemy podem variar dependendo do seu dispositivo, ou da localização e do país em que sua conta foi registrada. As opções de pagamento podem incluir:

  • Apple App Store: para o IOS.
  • Google Play: para Android.
  • Boleto Bancário: para alunos no Brasil.
  • Pagamento em Dinheiro e Transferência Bancária: para alunos de diversos países da América Latina e alguns países da Europa e Ásia.
  • Cartão de Débito ou Crédito Internacionais: Visa, Mastercard, American Express, JCB e Discover.
  • PayPal: aceito na maioria dos países.
  • Créditos Udemy: você pode adicionar créditos na sua conta Udemy para comprar cursos.

Reembolsos e Créditos de Reembolso

Se você comprar um curso e o conteúdo do mesmo não for o que você esperava, você pode solicitar, em até 30 dias da compra, um crédito de reembolso ou reembolso em sua conta por parte da Udemy.

Lembrando que se ultrapassar o prazo de 30 dias, o reembolso será negado, assim como se você já tiver consumido uma parte significativa do curso o qual solicitou o reembolso.

Porém, se, por motivos jurídicos ou de política, o seu curso for desativado, você terá direito ao reembolso, mesmo após o limite de 30 dias.

O reembolso no método de pagamento original, ou como crédito, no site, é aplicado de acordo com a capacidade dos parceiros de processamento de pagamentos da plataforma na qual o curso foi comprado.

Caso o reembolso seja disponibilizado em sua conta do site, ele será aplicado automaticamente na sua próxima compra de algum curso.

Planos de Assinatura

A plataforma Udemy é confiável e oferece Planos de Assinatura. Com a assinatura de um Plano, você recebe uma licença limitada para acessar e visualizar o conteúdo do curso incluído nesse Plano de Assinatura por meio dos Serviços.

A assinatura que você compra, ou renova, que vai determinar o escopo, os recursos e o preço do acesso ao Plano de Assinatura. E você não pode transferi-la, atribuí-la ou compartilhá-la com ninguém.

Testes Gratuitos e Renovações

Sua assinatura pode começar como um teste gratuito, sendo que a duração do tempo será especificada no momento da sua inscrição. Para fazer esse teste gratuito, o site analisa quem é qualificado, seguindo critérios próprios.

Se você não cancelar sua assinatura antes do fim do período de teste gratuito, a mesma será renovada automaticamente. E no seu próximo ciclo de faturamento, será efetuada a cobrança das taxas de assinatura.

Como Fazer o Download do Seu Certificado de Conclusão

Quando você concluir todos os itens da grade curricular do seu curso, o troféu acima do reprodutor do curso mudará de cor, e aparecerá uma notificação indicando que o seu certificado de conclusão está pronto.

Para você fazer o download do seu certificado de conclusão siga as seguintes etapas:

  • Clique no troféu para visualizar o seu certificado;
  • Após conferir seu certificado, clique em “Download” no canto inferior direito da página;
  • Você escolhe se vai salvar como arquivo .pdf ou .jpg, para poder compartilhar sua conquista depois.

Os seus certificados podem ser compartilhados diretamente da Udemy para o Facebook, Twitter e Linkedin.

Alguns cursos pagos e gratuitos não oferecem certificado de conclusão. E a Udemy é confiável, porém não é uma instituição credenciada, sendo assim, seus certificados de conclusão servem apenas para demostrar suas conquistas.

Como Alterar o Idioma no Seu Certificado de Conclusão

No site Udemy, seu certificado de conclusão é gerado no mesmo idioma que está configurado na sua conta. Porém, se por algum motivo você precisa alterar o idioma do seu certificado, siga as etapas a seguir:

  • Acesse o site Udemy.com em um navegador de Web ou de dispositivo móvel;
  • Após acessar sua conta, vá até seu certificado e clique em “Atualizar seu Certificado”;
  • Selecione o idioma desejado;
  • Clique em “Salvar Alterações”e pronto: seu Certificado vai ser gerado no idioma que você selecionou.

Udemy Vantanges e Desvantagens

Como você já descobriu, a Udemy é confiável, porém, como toda grande empresa, possui vantagens e desvantagens para o uso de seus serviços.

Vantagens dos cursos da Udemy:

• Fornecem preços mais acessíveis;
• Possuem uma grande variedade de Cursos em Português;
• Os usuários aprendem no seu próprio ritmo;
• Podem ser usados em vários dispositivos, permitindo que os usuários estudem nos horários e lugares que quiserem;
• Os cursos podem ser visualizados antes de comprados (basta clicar em “Iniciar a visualização gratuita”);
• A Udemy é confiável e oferece acesso vitalício aos cursos comprados, ou seja, mesmo após você concluí-los, poderá acessá-los quantas vezes quiser.

Desvantagens dos cursos da Udemy:

• Os cursos online da Udemy não são um substituto para uma educação universitária;
• Os instrutores não precisam ser qualificados ou especialistas para criar um curso;
• O modo de ensino do instrutor pode não funcionar para você.

As Pessoas Também Perguntam

Como saber se o curso da Udemy tem certificado?

Quando você entra na descrição do curso, você encontra essa informação na aba em que está inscrito “Este curso inclui”. Você verá um ícone de troféu com o nome “certificado de conclusão” na frente dele.

O que as empresas acham da Udemy?

Desde de que você realmente aprenda e prove isso, não encontrará problemas. Pois as empresas querem pessoas capacitadas e o empregador faz testes antes de contratar.

Como colocar curso da Udemy no currículo?

Você pode criar um campo “Cursos Livres” no seu currículo, pois assim vai mostrar ao recrutador que você está sempre se atualizando sobre determinados assuntos. E isso é uma coisa que chama muita atenção de quem vai te contratar.

Considerações Finais

Após analisar todos os dados fornecidos no texto, ficou muito claro que o site Udemy é confiável, e que ele oferece muitas oportunidades de aprendizado para pessoas que não podem investir altos valores em cursos.

Muitas pessoas ficam com receio de fazer os cursos onlines da Udemy por ela não ser credenciada no MEC. Porém, os cursos livres que o site oferece podem ajudar muito no seu desenvolvimento profissional.

As empresas buscam, acima de tudo, pessoas capacitadas, e algumas até realizam treinamentos de seus funcionários no site Udemy, como foi mostrado no texto acima.

Portanto, a Udemy é confiável sim e você pode fazer seus cursos sem medo, pois o importante é sempre se atualizar e se capacitar.

Nós, da Cupomzeiros, esperamos que você tenha esclarecido todas as suas dúvidas sobre o site Udemy e seus serviços. E se você gostou do que leu, deixe sua opinião aqui nos comentários. Afinal, ela é muito importante para nós!

Clique aqui para acessar os melhores cupons de desconto da Udemy

Até logo!

Clique para avaliar
[Total: 0 Nota: 0]