A TV analógica está gradualmente se tornando uma coisa do passado e, em vez disso, vem o formato de TV digital moderno.

Para muitas pessoas, as TVs não suportam essa tecnologia de transmissão, mas elas têm uma saída para essa situação: ou adquirir um modelo mais moderno (porém, será bem caro), ou comprar um conversor digital que receberá um sinal, em seguida irá recodificá-lo e exibirá no dispositivo existente.

Por si só, os receptores de televisão já estão no mercado há algum tempo, mas recentemente eles se tornaram extremamente populares, em grande parte devido à transição da transmissão analógica para a digital.

conversor digital

As vantagens deste último são inegáveis ​​de muitas maneiras:

  • Maior qualidade de imagem;
  • Som nítido;
  • Série de outros recursos.

Porém, nem todas as pessoas imaginam o que é um conversor, em que elementos ele consiste e a que pontos você deve prestar atenção ao comprá-lo.

É para eles que escrevemos este resumo dos melhores conversores digitais de 2021.

Antes de começarmos a considerar modelos específicos, vamos primeiro entender as principais características de desempenho de tais equipamentos.

O que é conversor digital

O conversor digital é projetado para converter um sinal digital em analógico e é usado para melhorar a qualidade do som. Ao escolher um conversor, você deve prestar atenção a vários critérios importantes. Isso inclui o número e tipo de saídas digitais e analógicas, taxa de amostragem, profundidade de bits, custo e etc.

conversor digital

Todos os conversores modernos suportam sinais com resolução de 44,1 kHz/16 bits. A definição da taxa de amostragem e da profundidade de bits depende do formato dos arquivos de áudio que você planeja reproduzir.

Recursos adicionais de dispositivos que afetam a qualidade do som de saída e usabilidade incluem ajuste do sinal de saída, suporte para transmissão de dados sem fio, controle remoto, capacidade de conectar fones de ouvido, etc.

O que faz o conversor digital?

É mesmo necessário mudar de televisão para voltar a ver televisão? Para verificar a compatibilidade da sua TV, consulte o manual de instruções e certifique-se de que o DVB T2 está presente. Quase todas as televisões e Smart TVs fabricadas desde 2017 estão equipadas com este dispositivo.

conversor digital 1

Continuando a leitura, você descobrirá qual conversor digital terrestre é compatível com a sua televisão, em comparação com todos os dispositivos e recursos.

O decodificador DVB T2 é uma extensão do padrão DVB T e é essencial para continuar a assistir televisão de forma otimizada: em 2022 todas as emissoras farão a transmissão usando esta nova tecnologia.

Mas para que serve exatamente esse decodificador de segunda geração? Em primeiro lugar, para melhorar a conexão 5G reservada para smart TVs e dispositivos móveis como smartphones e tablets.

A nova tecnologia permitirá maior poder de conexão e contorno de obstáculos arquitetônicos, como edifícios de concreto armado, que muitas vezes limitam sua qualidade.

Em segundo lugar, a tecnologia DVB T2 tem como objetivo melhorar a visualização da TV e a qualidade 4K HD, com cores mais nítidas e bem definidas.

Melhores conversores digitais

Existem muitos modelos no mercado, portanto, você deve abordar a compra da forma mais responsável possível.

Em primeiro lugar, preste atenção aos tipos e ao número de conectores. Se o acessório que você gosta não tiver um soquete correspondente, é melhor comprar imediatamente um adaptador especial.

conversor digital

Quase todos os modelos transmitem um sinal nos formatos HD ou Full HD, existe outro padrão de definição – SDTV, mas há muito que foi reconhecido como obsoleto e hoje praticamente não é encontrado em lugar nenhum.

O conversor digital é um dispositivo popular, portanto, muitas empresas estão envolvidas em sua produção. Dentre elas, recomendamos que você escolha as marcas mais populares, que tenham boa reputação e forneçam apenas equipamentos de alta qualidade para o mercado nacional.

DTV-5000 Aquário

Esta jovem empresa brasileira é especializada em soluções de comunicação. A maioria de seus modelos é de boa qualidade, desempenho confiável e longa vida útil. Além disso, o equipamento DTV-5000 Aquário é relativamente barato e qualquer pessoa pode comprá-lo.

DTV-5000 Aquário

O DTV-5000 Aquário é é capaz de mostrar os canais gratuitos digital. Além disso, é fácil de instalar e montar. Esse conversor se destaca pelo tamanho reduzido, o que o torna um produto muito versátil, fácil de manusear e encaixar no móvel.

Com um design muito linear, o DTV-5000 Aquário é extremamente simples de usar.

Ao conectar o soquete HDMI para alta definição e o cabo da antena, tudo já está conectado e pronto para uso.

O DTV-5000 Aquário é um conversor de baixo custo, mas, apesar disso, possui uma porta USB a partir da qual é possível reproduzir arquivos multimídia no formato Mpeg4 ou Jpg.

Este receptor DTV-5000 Aquário é perfeito se você quer gastar pouco e receber canais digitais de forma otimizada.

Através deste produto você também tem a possibilidade de realizar uma busca automática ou manual de canais.

CD636 Intelbras

A empresa é conhecida por sua mais ampla gama de equipamentos. Ela também contém muitos modelos de conversores digital para analógico. Todos eles são de excelente qualidade.

CD636 Intelbras

O conversor digital CD636 Intelbras é um decodificador equipado com o padrão DVB T2. Tem um design muito elegante através da sua cor preta.

O conversor digital CD636 Intelbras é ideal se você deseja se manter em uma faixa de preço econômica e precisa da funcionalidade de reprodução de multimídia.

Os pontos a favor deste conversor é sua configuração muito fácil e a capacidade de gravar programação. A configuração do conversor digital CD636 Intelbras é muito simples: você só precisa conectar o cabo de alimentação, o cabo HDMI, o cabo da antena e está pronto para uso.

Recomendamos a compra deste conversor se você não quer gastar muito, mas quer poder se conectar via USB para reproduzir arquivos Jpeg ou Mp4.

 RE207 Multilaser

Se você deseja comprar um conversor digital eficiente e acessível, o RE207 Multilaser é para você.

 RE207 Multilaser

Representa um dos melhores conversores digitais do mercado, com uma excelente relação qualidade/preço superior a todos os receptores do mercado. Permite-lhe ver televisão digital no sistema analógico que já possui e garante-lhe uma visualização Full HD de todos os canais digitais.

Você pode ouvir arquivos de áudio MP3 ou WMA e assistir a vídeos. Além disso, você terá a possibilidade de utilizar a função PVR (Personal Video Recorder), que permite agendar a gravação automática de um programa de televisão. Assim, você nunca mais perderá filmes ou jogos de esportes.

A configuração é bastante simples devido à interface inteligentemente compreensível do  RE207 Multilaser. O menu de configurações é elementar, há uma função de teletexto.

Aquário DTV 8100

Se você está procurando o melhor conversor digital HD de 2021, nós podemos apresentá-lo ao Aquário DTV 8100.

Aquário DTV 8100

O Aquário DTV 8100 permite assistir programas de televisão com altíssima qualidade de áudio e vídeo, também graças à entrada HDMI.

Além disso, você pode gravar seus programas e filmes favoritos. Com o simples toque de um botão, é possível programar gravações com extrema facilidade.

Caso seja necessário, o conversor pode se transformar em um reprodutor de mídia para reproduzir músicas, fotos e vídeos diretamente na TV de sua casa. Além disso, você desfrutará do máximo conforto e tranquilidade ao acessar a lista de canais de forma lógica e automática.

O controle remoto tem formato ergonômico. A localização dos botões é muito conveniente, assim, uma pessoa com mãos grandes pode usá-lo bem.

A interface do software é muito simples, por isso qualquer pessoa será capaz de descobrir como conectar e configurar este equipamento, mesmo que nunca tenha encontrado antes.

Prós:

  • Conector HDMI;
  • Porta USB;
  • exibição de informações;
  • suporte para vários padrões de transmissão;
  • boa sensibilidade;
  • cabo de conexão e um controle remoto.

MCD-888

Se o que você está procurando é um conversor digital eficiente, porém econômico e de baixo custo que atenda a todas as suas necessidades, este conversor é, sem dúvida, para você. Representa a melhor opção econômica do mercado e, ao mesmo tempo, uma das mais completas.

MCD-888

O conversor garante uma qualidade de imagem perfeita em todos os canais digitais. É equipado com uma porta USB e uma entrada HDMI. Graças a este último, você pode conectar vários dispositivos de armazenamento externos para reproduzir arquivos multimídia de todos os tipos diretamente na sua TV.

Além disso, o conversor também pode funcionar como um gravador, gravando seus filmes e programas de TV favoritos para que você não perca nenhuma cena.

O controle remoto tem dimensões decentes e ergonomia bem pensada. O processador não fica muito quente durante a operação. O menu do modelo é bastante típico para dispositivos que operam em uma plataforma semelhante.

Prós:

  • design extremamente simples;
  • há um conector USB;
  • suporte para padrões DVB-C, DVB-T2;
  • Conector HDMI;
  • cabo de conexão incluído;
  • recepção estável de todos os canais;
  • trabalhar com armazenamentos de arquivos portáteis.

Desvantagens:

  • nenhuma foi encontrado

Critérios de seleção: o que é importante e o que não é

A seleção de um dispositivo específico também será influenciada por suas dimensões e design.

Vale lembrar que um conversor de TV digital também pode se transformar em um extenso reprodutor multimídia, cuja funcionalidade vai muito além do que os dispositivos padrão desta categoria podem oferecer.

digital converter

Marca

A primeira coisa com que os compradores começam ao escolher o conversor digital certo para sua TV é a marca.

Claro, uma marca popular não garante qualidade. No entanto, a reputação da empresa não é a última coisa. Portanto, sabendo o nome do fabricante, você pode estimar aproximadamente o que esperar.

  • BBK é o maior fabricante de eletrônicos de consumo na China. Produz uma gama completa de equipamentos de televisão: de antenas portáteis a receptores e TVs digitais. Os produtos são baratos, mas bastante confiáveis.
  • Cadena é uma marca chinesa mais conhecida pela produção de equipamentos de TV a cabo, mas a empresa também fabrica conversor digital.

Outras empresas também estão envolvidas na produção de conversores digitais, mas deve-se observar: os produtos das marcas listadas foram certificados.

Velocidade e estabilidade

A decodificação de um sinal digital requer tempo e recursos de hardware. Aqueles que usaram um computador para entretenimento vão se lembrar facilmente de como o mesmo jogo diferencia o desempenho em máquinas diferentes.

digital converter

Por se tratar de processamento de informação digital, o mesmo problema é enfrentado pelos proprietários de conversor digital: alguns convertem o sinal de forma fácil e rápida, outros congelam por segundos inteiros e fazem com que aguardem o processamento da informação.

Ao escolher um conversor, preste atenção àqueles que criam o mínimo de problemas. Como regra, em dispositivos de alta qualidade dentro dos limites, a  mudança para outro canal leva de 1,5 a 2 segundos e a imagem e o som permanecem estáveis.

Simplicidade da interface

Outro problema é a facilidade de controle e configuração. Tudo depende da interface fornecida pelo fabricante. Claro, é conveniente quando você pode configurar manualmente todos os parâmetros de transmissão e recepção.

Funções adicionais de conversor de TV digital

Existem modelos disponíveis no mercado que permitem gravar programas, manusear arquivos multimídia, bem como instalar aplicativos e acessar a Internet. Isso o torna um dispositivo multifuncional.

O sintonizador DVB-T também pode suportar as plataformas de streaming mais populares, como Netflix, HBO GO ou Amazon. A escolha de um modelo específico depende também dos recursos que podem ser gastos na compra dos equipamentos.

Outras funções adicionais que podem ser encontradas em decodificadores DVB-T:

  • EPG,
  • PVR,
  • teletexto,
  • Mudança de horário,
  • LCN,
  • Legendas,
  • Conectividade sem fio Wi-Fi,
  • cronômetro.

Parâmetros técnicos importantes

digital converter

  • HDMI: é uma interface particular que permite a passagem de dados de áudio e vídeo não compactados, a evolução do soquete SCART analógico tradicional. A versão digital HDMI permite desempenho superior e é reservada ao consumidor que possui telas HD de alta resolução e sistema de áudio de alta tecnologia.
  • Entradas USB: (incluindo opções USB 2.0) que permitem a transmissão de programas salvos em unidades de armazenamento.
  • Soquete Ethernet: Não vamos esquecer o soquete Ethernet ou LAN que é essencial e permite conectar o decodificador ao modem para usar a conexão à Internet.
  • S/P – DIF: é a abreviatura de Sony, Philips Digital Interface Format e permite transportar sinais de áudio e vídeo entre diferentes dispositivos.
  • Slot para smartcard: é o slot para inserir o cartão de assinatura, no caso de canais pagos como Sky, Fox e muitos outros.

Conector HDMI

Usado para conectar o conversor à própria TV. Claro, os conversores também têm outras portas. Mas o HDMI é considerado o melhor.

Afinal, essa interface é capaz de transmitir uma imagem Full HD completa. Além disso, usando HDMI, o som é transferido do conversor para a TV.

Essa porta única simplifica muito a conexão do conversor à TV. Portanto, sua presença é altamente desejável. Agora, até mesmo os dispositivos básicos são equipados com essa porta.

Portas USB

Necessário em receptores para instalação de drives flash. Eles gravam programas de TV.

Além disso, quase todos os conversores possuem um reprodutor multimídia integrado. Portanto, eles podem reproduzir conteúdo de drives USB externos. Agora é impossível imaginar um conversor sem tal conector.

Opção de gravação

Esta função permite gravar o programa de TV desejado e depois visualizá-lo. É confortável. Especialmente se simplesmente não houver tempo suficiente para assistir ao vivo. No entanto, essa gravação requer armazenamento embutido ou suporte para drives flash externos. Caso contrário, simplesmente não haverá lugar para gravar.

Funções de Smart TV

Encontrado apenas em dispositivos de última geração. Esses conversores são bons para as TVs que não têm essa opção. O resultado final é que o receptor possui uma plataforma Android (ou algo semelhante) com um conjunto de aplicativos para visualização de conexões de vídeo e outras coisas.

A Smart TV permite que você configure, por exemplo, uma transmissão de IPTV gratuita. Nesse caso, você pode economizar dinheiro e obter um número muito maior de canais.

Qual é a diferença entre conversores de diferentes categorias de preços

Existe uma seleção bastante grande de conversores digitais no mercado. Todos eles podem ser divididos em grupos por categoria de preço. A funcionalidade e recursos adicionais dependem do preço. Quanto mais caro for o dispositivo, mais funções ele terá.

conversor digital

Algumas características afetam o custo de um conversor:

  1. Conectividade com a Internet
  2. Número de conectores
  3. O país em que o dispositivo foi fabricado. Os modelos mais baratos são fabricados na China.
  4. Capacidade de controlar o conversor com botões na tela
  5. A capacidade de gravar seu programa ou série de TV favorita para assistir a qualquer hora conveniente

Todos os dispositivos que o mercado nos oferece podem ser divididos em quatro categorias.

Linha de orçamento

A peculiaridade das opções de orçamento é a funcionalidade limitada. Eles podem ser usados ​​exclusivamente para assistir TV.

Esses modelos fazem um bom trabalho nas tarefas principais, mas carecem de quaisquer funções adicionais.

Opções econômicas

A classe econômica é um pouco mais alta. Esses conversores têm a capacidade de expandir o número de canais. Outro recurso interessante é que os receptores dessa classe têm a capacidade de gravar vários documentos em um meio externo.

Categoria de preço médio

Sua principal vantagem em relação aos modelos mais baratos é a transmissão de som e vídeo de alta qualidade. Além disso, eles têm todas as funções adicionais listadas acima. Uma boa opção para quem quer adquirir um aparelho de qualidade e ao mesmo tempo gastar pouco dinheiro.

Classe Premium

Estes são os dispositivos mais avançados do mercado. Os conversores desta classe têm um sistema operacional poderoso. Sua principal vantagem é uma ampla gama de recursos adicionais.

Esses modelos são equipados com um navegador de Internet. Isso permite que você visualize qualquer página da TV, ouça música e assista a vídeos da rede mundial por meio dos aplicativos como Youtube.

Atenção! Se você tem certeza de que precisa apenas de um decodificador para assistir a programas de TV, pode se concentrar com segurança na opção econômica.

Qual é o melhor conversor para você?

conversor digital

Uma imagem de alta qualidade na tela da televisão já se tornou a norma. Em qualquer lugar, você pode instalar uma antena parabólica, comprar um conversor barato e assistir a algumas dezenas de canais digitais gratuitos, no pior dos casos.

Na melhor das hipóteses, todos os avanços da tecnologia moderna ajudarão a diversificar seu tempo de lazer. Basta identificar corretamente suas prioridades e escolher o conversor apropriado que transforma uma TV comum em um poderoso centro multimídia.

Na hora de escolher os conversores digitais a serem incluídos em nossa classificação dos melhores produtos, nós, em primeiro lugar, confiamos nas informações dos usuários.

No entanto, a relação de preço e qualidade dos produtos, bem como as avaliações dos usuários, foram levados em consideração.

Tentamos compilar uma visão geral de modelos de custo não muito alto, para que a maioria dos leitores possa pagar pelos produtos.

Assim, ao decidir qual conversor de TV é melhor comprar, concentre-se nas funcionalidades de que você precisa. No caso mais simples, pode ser um sintonizador DVB-T2, que muitos receptores de TV simplesmente não suportam.

Os conversores para recepção digital via cabo (DVB-C) ajudarão as TVs realmente antigas a ganhar fôlego.

Outra forma de aumentar o número de programas à sua disposição é conectar sua TV antiga à Internet, ou seja, IPTV, YouTube e streams. A grande maioria dos conversores de TV oferece essa oportunidade, mas de forma truncada.

A propósito, quase qualquer um dos conversores de TV é muito mais flexível do que a Smart TV mais legal.

Clique para avaliar
[Total: 0 Nota: 0]