Cupons de desconto + Cashback é no Cupomzeiros

Monitor BENQ ZOWIE XL2430: Vale a Pena? É Bom Mesmo?

BenQ ZOWIE lançou a série XL de monitores gamer com os melhores recursos para garantir precisão e sincronia de resposta, especialmente para competidores de eSports para PC.

Zowie XL2430 é perfeito para aqueles que não podem investir no modelo XL2546, porém não querem abrir mão de um produto para alta performance.

Seu painel é de tipo TN e vem com resolução Full HD numa tela de 24 polegadas. Dentre os recursos presentes monitor está o Black eQualizer, que aumenta a visibilidade em cenas escuras sem a superexposição das partes claras, Color Vibrance com 20 níveis que permitem obter preferências de cor específicas para cada tipo de jogo.

Além disso, seu design com suporte de altura ajustável é prático e pode ser operado com apenas um dedo, para que você ajuste a altura do monitor para o ângulo de sua preferência. Além de contar com a Tecnologia Flicker-Free, que ajuda a reduzir a tensão no olho para você aguentar as partidas mais longas sem desconforto.

Esse monitor com design maneiríssimo da Benq é perfeito para você que é um jogador que gosta de imersão, profundidade e nitidez de imagem.

Características do produto

Imagem Com Benq Zowie Xl2430 De Frente
Foto: Benq Zowie Xl2430 De Frente

Para quem busca o mais alto nível de performance nos jogos é indispensável que o monitor tenha pelo menos 144Hz de taxa de atualização.

O Zowie XL2430 da Benq foi lançado já a alguns anos pensando nisso. Se você curte acompanhar campeonatos de games, com certeza já viu um modelo bem parecido com este sendo usado por alguma equipe ou jogadores profissionais.

O Zowie XL2430 tem 144hz de taxa de atualização, 1ms de tempo de resposta e diversas funcionalidades que complementam a experiência de jogo. 

Design e acabamento

Em termos de design, esse monitor apresenta um visual bem simples, mas característico da marca, com cobertura em preto fosco num material de bastante durabilidade.

As bordas da tela são finas, mas não inexistentes, e ele vem com detalhes em vermelho que também servem para indicar determinados botões e utilidades, como as marcações de regulagem da altura e da base. 

Seu suporte é de metal e possui uma pequena alça que facilita na hora de carregar o aparelho par algum lugar. A parte de baixo do suporte conta com um buraco para organizar a passagem dos fios.

Esse monitor pode ser regulado em até 14 níveis de altura e diferentes ângulos para cima ou para baixo. Na lateral da tela tem um botão vermelho que, ao ser apertado, se propulsiona para frente e vira um suporte para Headset.

Botão switch

O XL2430 da Benq vem com um pequeno botão switch com "scroll" em sua base, que serve para navegar pelas configurações do monitor de maneira prática e ao alcance dos dedos, como um controle remoto.

Além disso, esse recurso vem com memória interna que permite armazenar perfis de game criados pelo próprio usuário e fazer a troca destes com apenas um toque.

Um fator muito interessante aqui é que você poderá levar as suas pré-configurações de jogo com você e apenas sincronizá-las com qualquer outro monitor da marca que suporte essa funcionalidade.

Tela 

O XL2430 possui uma tela de 24 polegadas, com resolução Full HD e painel TN. Ele possui várias configurações para que você possa adaptar a imagem, como configuração de cores, taxa de brilho e contraste.

A qualidade de imagem Full HD costuma ser suficiente para a maioria dos games, mas também não é a maior resolução disponível no mercado.

Um recurso importante que este modelo traz e que deve ser citado é a redução de raios azuis, que são os principais responsáveis pela fadiga ocular. O filtro da benQ permite que você fique mais tempo na frente da tela sem sentir incômodos ou dores de cabeça.

Desempenho em jogos

O XL2430 foi fabricado visando a alta performance em jogos e consegue atingir isso com sua taxa de atualização de 144Hz, que entrega imagens mais fluídas, e isso não só se reflete nos jogos, mas também dá pra sentir a diferença em tarefas comuns no próprio Windows. 

Outro ponto que torna esse modelo uma máquina potente para jogos é o seu tempo de resposta de apenas de 1 ms.

Mesmo assim, ele traz um ponto negativo, que é a falta de qualquer tipo de tecnologia de sincronização entre monitor e placa de vídeo, como a G-Sync ou FreeSync. Essas tecnologias fazem com que o aparelho trabalhe em conjunto com a placa de vídeo para deixar os frames totalmente sincronizados com a dinâmica do jogo e evitar variações e travamentos.

O Zowie XL2430 também traz o recurso black eQualizer que aumenta a visibilidade e detalhes em cenas escuras, sem super expor as áreas claras. 

Perfis personalizáveis

Outro dos destaques dessa máquina é a quantidade de configurações que podem ser feitas e salvas em perfis personalizados. Ele vem com o Game Mode Loader, que te permite carregar pré-sets feitos por jogadores profissionais, permitindo que você jogue com a mesma configuração de alguns campeões ao redor do mundo. 

O monitor da BenQ vale a pena?

Mesmo lançado há três anos, o modelo Zowie XL2430 da Benq ainda consegue competir com muitos monitores lançados mais recentemente. Sua tela de 24 polegadas pode ser considerada ideal para a maioria dos games e a qualidade dos materiais com as quais o monitor é feito é ótima.

As limitações do painel TN não costumam ser de grande importância para o público alvo desse monitor, que no caso são os jogadores de jogos competitivos.

Como dito anteriormente, a taxa de atualização é também ideal para gamers e a de resposta está na categoria das mais rápidas do mercado. A única funcionalidade que ficou faltando no modelo foi alguma tecnologia para sincronização com a placa de vídeo.

Prós

Imagem Com Parte De Trás Do Benq Zowie Xl2430
Foto: Parte De Trás Do Benq Zowie Xl2430

Um fator interessante é que a BenQ com a linha Zowie não prioriza só a performance do jogador, mas também a saude do mesmo durante as partidas.

E é por isso que o XL2430 vem com o teclado CELERITAS II que não possui pés de ajuste de altura, para que mesmo após longas horas de jogatina o jogador não sofra com a posição dobrada da mão, que pode vir a ocasionar uma lesão.

Para a parte da saúde ocular, a ZOWIE inclui algumas tecnologias como Low Blue Light que promete reduzir em até 90% a emissão da luz azul que irrita os olhos; Flicker Free que regula a constância com que as ondas de luz chegam na tela, evitando assim o efeito "flicker" dos intervalos inconsistentes de ondas, que a longo prazo causam dores de cabeça, visão turva e dupla e fadiga.

Contras

Não pudemos encontrar pontos negativos nesse monitor, que entrega o que promete por um preço justo. O único que ficou faltando foi qualquer tipo de tecnologia de sincronização entre monitor e placa de vídeo, como a G-Sync ou FreeSync.

As pessoas também perguntam

O BenQ XL2430 é bom ?

u003cbru003eOu003cstrongu003e BenQ ZOWIE XL2430u003c/strongu003e é um monitor adequado para a maioria dos games. É um monitor de jogo de alta performance, com um u003cstrongu003etempo de resposta rápidou003c/strongu003e.

O modelo xl2430 tem alto-falantes?

u003cbru003eNão, esse modelo não tem sistema de som embutido.

Telas TN são melhores que telas IPS?u003cbru003e

Os monitores u003ca href=u0022https://pt.wikipedia.org/wiki/IPS_In-Plane_Switchingu0022 data-type=u0022URLu0022 data-id=u0022https://pt.wikipedia.org/wiki/IPS_In-Plane_Switchingu0022u003eIPSu003c/au003eu003cstrongu003e, u003c/strongu003eou u0022In-Plane Switchingu0022, são quase o oposto dos painéis TN. Eles oferecem ângulos de visão muito mais amplos do que os primeiros, bem como mais contraste na imagem. A unica desvantagem é que eles acabam sendo mais caros.

Conclusão

O Zowie XL2430 da BenQ é um monitor de nível profissional que conta com todos os recursos necessários para alta perfomance em partidas competitivas.

Esperamos que você tenha gostado e nos vemos numa próxima, Cupomzeiros!

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.