O Melhor guia informativo sobre compras na internet.

As Coisas Que Você Só Vê Quando Desacelera, de Haemin Sunim – REVIEW

No nosso dia a dia agitado, são raros os momentos em que podemos nos dar ao luxo de pararmos e nos desligarmos um pouco dos afazeres diários.

É sobre desacelerar que Haemin Sunim fala em seu livro “As Coisas Que Você Só Vê Quando Desacelera”, livro que vamos apresentar neste post.

As Coisas Que Você Só Vê Quando Desacelera, de Haemin Sunim

Imagem com mão segurando o livro As Coisas Que Você Só Vê Quando Desacelera
Foto: mão segurando o livro As Coisas Que Você Só Vê Quando Desacelera

As Coisas Que Você Só Vê Quando Desacelera é um livro de autoajuda publicado em 2017 pela editora Sextante, do mestre zen-budista Haenim Sunim.

Ele é ideal para quem está buscando a evolução e o desenvolvimento pessoal em um mundo agitado e que demanda muito de nós.

Características:

  • Autor: Haenim Sunim
  • Editora: Sextante
  • Data de publicação: 2 de outubro de 2017
  • Gênero: autoajuda e desenvolvimento pessoal
  • 256 páginas

Sinopse

Nos dias atuais, nos vemos sempre com a mente ocupada com as lidas e afazeres diários e parece que nunca reservamos um momento para a calma.

É sobre essa temática que “As Coisas Que Você Só Vê Quando Desacelera” trata, fazendo uma reflexão sobre como podemos melhorar vários aspectos da nossa vida através da prática da atenção plena.

Utilizando-se da meditação e cultivando a calma por meio de várias práticas, Haenim Sunim acredita ser possível ver o mundo sob outra ótica, já que aquilo que vemos tem a ver com nossos pensamentos.

Se temos pensamentos ruins, vemos o mundo de forma negativa, mas se temos pensamentos bons, o mundo se apresenta melhor diante de nós.

Resenha

Imagem com As Coisas Que Você Só Vê Quando Desacelera deitado
Foto: As Coisas Que Você Só Vê Quando Desacelera deitado

Ansiedade e a necessidade de desacelerar

Costumamos dizer que o “mal do século” é a ansiedade.

Nos últimos anos, essa palavra tem se tornado cada vez mais comum, uma patologia dos tempos modernos que é diretamente relacionada com a forma como vivemos a vida e enxergamos o mundo.

Na correria do dia a dia, sem dedicar nenhum momento especial para contemplação e meditação, sem cultivarmos a paz interior, muitas vezes nos tornamos vítimas de males como esse.

É claro, vale lembrar que a ansiedade não se resume a uma vida agitada, ela pode ter causas químicas ou muito mais profundas e complexas que isso.

Mas, de modo geral, não podemos negar que quanto mais nos vemos imersos em afazeres e autocobrança, o nível de ansiedade vai aumentando.

Cultivando a paz interior e o perdão

É nesse cenário que um livro como “As Coisas Que Você Só Vê Quando Desacelera” se mostra tão valioso.

Para Haemin Sunim, é fundamental cultivarmos a paz interior para termos uma vida plena, mais saudável e feliz. E para isso, é necessário desacelerar, ou seja, reservar algum momento para a reflexão, a respiração da meditação que dá espaço para a calma se instalar em nossa mente e corpo.

Ele também fala sobre como o perdão é uma das chaves para alcançar a calma, já que a mágoa e o ressentimento dão margem para uma sensação de peso que nos impede de progredir.

Para termos leveza, precisamos nos libertar dessas amarras que os sentimentos como raiva e culpa criam.

O autor apresenta situações vividas por ele para exemplificar e reforçar seus argumentos.

A escrita é simples e fácil de ser compreendida, que é uma das propostas do livro: ser lido e entendido pelo máximo possível de pessoas.

Estrutura e Design

Imagem com As Coisas Que Você Só Vê Quando Desacelera em pé
Foto: As Coisas Que Você Só Vê Quando Desacelera em pé

“As Coisas Que Você Só Vê Quando Desacelera” é um livro muito bonito em sua aparente simplicidade.

Ele parece comum a um primeiro olhar, a começar pela capa azul com o desenho de uma árvore, mas ao abrirmos nos deparamos com desenhos coloridos e bonitos ao longo de todo o volume.

Cada capítulo conta com um texto, algumas mensagens e desenhos de cores vivas, sendo esses últimos definidos pelo autor como ‘intervalos de calma’ que servem para nos ajudar a desacelerar e a relaxar.

A diagramação posiciona os textos de forma a ficarem mais fáceis e fluidos de serem lidos, o que aumenta a velocidade da leitura.

Prós e Contras de “As Coisas Que Você Só Vê Quando Desacelera”

Prós

  • Estrutura e diagramação que facilita a leitura
  • Leitura simples, de fácil compreensão para a maioria das pessoas
  • Ensinamentos valiosos e que auxiliam a amenizar males como a ansiedade

Contras

  • Alguns assuntos poderiam ter sido melhor aprofundados

O Autor

Quem é Haemin Sunim?

Haemin Sunim nasceu em 1973 na Coreia do Sul e é um escritor e professor de zen budismo muito conhecido em seu país.

Porém, sua fama ultrapassou sua terra natal, chegando ao mundo todo, onde seus livros já venderam milhões de cópias. Além de “As Coisas Que Você Só Vê Quando Desacelera”, também é autor de “Amor Pelas Coisas Imperfeitas: Como aceitar a si mesmo num mundo em busca de perfeição”.

Ambas as suas obras buscam, além incentivar a meditação e a prática contemplativa, ensinar às pessoas formas de melhorarem suas vidas.

“As Coisas Que Você Só Vê Quando Desacelera” é bom?

Afinal, “As Coisas Que Você Só Vê Quando Desacelera” Vale a Pena?

Dá para entender por que “As Coisas Que Você Só Vê Quando Desacelera” está na lista dos livros mais vendidos da atualidade.

Enquanto sociedade, estamos cada vez mais frenéticos e agitados, o que abre margem para muita ansiedade. Desacelerar é importante para nossa própria saúde mental, por isso o livro de Haemin Sunim é tão importante.

Com ele, você vai aprender, de forma leve e simples, a mudar sua perspectiva para eliminar os padrões mentais negativos que estão atrasando sua vida.

Recomendamos a leitura a todos aqueles que estejam buscando evoluir a cada dia e querendo viver de forma mais saudável e plena, mas não sabem exatamente por onde ou como começar.

As pessoas também perguntam

O que fala no livro As Coisas Que Você Só Vê Quando Desacelera?

O livro de Haemin Sunim tem como subtítulo, em sua capa, “Como manter a calma em um mundo frenético”, e essa frase traduz bem a ideia do livro. O autor fala sobre como atualmente, na nossa vida agitada, muitas vezes não cedemos espaço para a calma se instalar em nosso interior e isso traz prejuízos em diversas áreas. Com proposições simples e frases curtas, ele passa ensinamentos para aprendermos a desacelerar, com isso melhorarmos nosso mundo interior e, em consequência disso, também o mundo exterior.

Como desacelerar, segundo Haemin Sunim?

De acordo com o livro de Sunim, nós enxergamos o mundo exterior de acordo com nossos pensamentos e o nosso mundo interior (ou seja, nossa mente). Se estamos agitados e frenéticos, o mundo assim nos parecerá. Por isso, para desacelerar e passar a ver as coisas com mais calma e tranquilidade, é necessário mudarmos nossos pensamentos. E como fazer isso?
Ele aponta uma série de proposições e ensinamentos que você vai entender melhor quando ler o livro, mas o principal deles é a meditação e como ela pode nos ajudar a manter a calma e calar os pensamentos agitados.

O que fala Haemin Sunim sobre o perdão?

Alguns sentimentos negativos, como a raiva, o ressentimento e a mágoa, são como um peso que carregamos desnecessariamente por nossa vida. Eles nos atrasam e nos mantém em um padrão mental negativo, o que impede nosso progresso. O perdão é fundamental para que consigamos nos livrar das antigas mágoas e saiamos desse padrão nocivo de pensamentos ruins. É ele quem traz leveza e nos liberta.

Considerações Finais

Neste post, falamos sobre o que fala o livro “As Coisas Que Você Só Vê Quando Desacelera”, do monge zen-budista sul-coreano Haemin Sunim.

Ele ensina, com frases curtas e sábias, a aplicar certos ensinamentos em sua vida para desacelerar e passar a viver melhor.

Gostou do post? Não deixe de comentar o que você achou aí embaixo na seção de comentários!

Clique para avaliar
[Total: 1 Nota: 5]
você pode gostar também
Comentários
>