Nos últimos anos, comprar pela internet tornou-se cada vez mais comum, mostrando-se uma solução prática para quem não quer ou não pode sair de casa para adquirir determinado produto ou serviço. Esse “boom” do e-commerce fez com que as pessoas passassem a ter menos receio de realizar transações comerciais online, de modo que comprar via internet hoje se tornou algo corriqueiro, parte do nosso dia a dia.

Ainda assim, é normal termos certa preocupação com sites que não conhecemos. Afinal, tudo pode acontecer, não é mesmo? Desde uma compra malsucedida até o roubo de dados, essas são as maiores apreensões de quem se depara com um site novo.

Neste post, portanto, vamos fazer uma análise do site Alibaba, muito popular e que tem despertado a curiosidade de muitos consumidores que ainda não arriscaram comprar nele. Será que o Alibaba é confiável? Isso você vai descobrir ao longo da leitura deste texto, por isso, continue ligado!

Leia também: Aliexpress é confiável? É seguro comprar no site?

Sobre o Alibaba

Imagem com página inicial do Alibaba
Foto: página inicial do site Alibaba

Fundado em 1999 por Jack Ma, o Alibaba tem sede em Hangzhou, na China, e consiste em um grupo de empresas voltadas para o e-commerce.

Tudo começou com 18 pessoas que se reuniram no apartamento do executivo Jack Ma para discutir os rumos de um negócio nascente que se mostrava promissor: a internet. Mais especificamente, as vendas pela internet. O resultado inicial desse empreendimento foram dois sites, o “Alibaba.com” (em inglês) e o “1688.com” (voltado para a China). Não demorou para que a empresa obtivesse seu primeiro financiamento no valor de 25 milhões de dólares por parte de um grupo de investidores.

O nome emblemático da marca é bastante familiar aos nossos ouvidos e pode trazer a muitos de nós memórias de infância sobre a famosa história “Alibabá e os 40 ladrões”. Segundo o fundador da empresa, Jack Ma, ele teve a ideia desse nome durante uma viagem aos Estados Unidos e decidiu utilizá-lo porque queria associar a nova marca ao personagem de histórias infantis Alibabá, conhecido por ser esperto e, ao mesmo, tempo de bom coração.

O próprio nome de Jack Ma é uma criação: dado por um amigo estrangeiro que não conseguia pronunciar seu verdadeiro nome (Ma Yun) foi dessa maneira que o empresário passou a ser chamado a partir de então.

A história de Jack Ma é marcada por uma sequência de tentativas, fracassos e novas tentativas, o propósito de fazer de sua marca um nome bem sucedido sempre em vista como uma esperança inabalável. Fugindo de uma política extremamente restritiva e na época pouco propensa a aceitar a internet como uma possibilidade para o futuro, Jack Ma impulsionou o Grupo Alibaba até conseguir torná-lo essa grande potência que conhecemos hoje.

O Grupo Alibaba

Imagem com logos do Grupo Alibaba
Foto: grupo Alibaba

Do Grupo Alibaba fazem parte os seguintes sites: Aliexpress, Tmall, Taobao, Alibaba Cloud, Ant Financial e Alimama, todos com um papel fundamental e complementar em relação ao grupo, além, é claro, do próprio Alibaba. Mas como este último você já conheceu, vamos agora falar um pouquinho dos demais:

Aliexpress

Você já deve ter ouvido falar nele! O Aliexpress foi fundado em 2010 no formato B2B, que significa “business-to-business” (empresa para empresa) e, como o próprio nome sugere, trata de transações comerciais realizadas entre empresas. Com o tempo, porém, o Aliexpress se expandiu para o varejo, abarcando também C2C, ou “consumer-to-consumer” (consumidor para consumidor), computação em nuvem e serviços de pagamento.

Tmall

O Tmall funciona como uma espécie de shopping online direcionado apenas aos consumidores chineses, tendo em vista que a experiência de compra chinesa tem suas próprias especificidades, por se tratar de um público diferente. Ele surgiu a partir do Taobao, o próximo da nossa lista, mas, diferentemente desse último, o Tmall é um mercado varejista de luxo no qual nem todo vendedor é aceito, pois precisa passar por uma espécie de análise para operar na plataforma.

Taobao

Fundado no ano de 2003, o Taobao é um site de e-commerce com sede em HangZhou. Classificado como o oitavo site mais visitado, na China ele se constitui como uma espécie de “mercado” similar aos gigantes ocidentais Ebay ou Mercado Livre. No Taobao, qualquer pessoa pode anunciar seus produtos, vendendo-os a preço fixo ou por leilão.

Alibaba Cloud

A Computação em Nuvem, ou “cloud computing” se popularizou nos últimos anos, atraindo cada vez mais clientes. Trata-se de um sistema de armazenamento de dados que permite o acesso a arquivos e programas de maneira remota, através da internet a qualquer momento e em qualquer lugar do mundo. O Alibaba Cloud não é diferente. É uma marca gigante que incorpora banco de dados, armazenamento, segurança e muitas outras esferas referentes à computação em nuvem e seus derivados.

Ant Financial

Avaliada em 150 bilhões de dólares, a Ant Financial é uma empresa de fintech destinada a realizar pagamentos. Fintech é um termo que se tornou bastante comum nos últimos anos e significa financial technology, ou seja, soluções digitais para demandas financeiras.

A Ant Financial tem como objetivo garantir um serviço de pagamento confiável entre compradores e vendedores, e é responsável por ter revolucionado o comércio chinês, tornando-o líder mundial em serviços digitais.

Alimama

A Alimama é uma ferramenta utilizada no marketing digital necessário em todos os setores do grupo Alibaba. É através dela que ocorre a monetização e que são feitos os anúncios dentro e/ou fora das plataformas, de modo a prover um gerenciamento que englobe todas as necessidades do grupo que estejam relacionadas ao marketing digital.

Alibaba é confiável?

Sabendo que o Alibaba é um gigante no comércio de compras online, talvez você se pergunte se ele é mesmo tudo isso ou se a fama promete mais do que de fato entrega. Talvez você já conheça o Aliexpress, “irmão” do Alibaba, e queira saber se este último é tão bom quanto o primeiro.

Ter dúvidas se um site é seguro ou não é algo comum e até benéfico, já que te previne de cair em ciladas, de ser enganado ou de ter que resolver um problemão no futuro. É importante entender que a internet tem muita coisa boa e segura, mas que existem também os riscos inerentes a qualquer tipo de transação.

Se não houver esse cuidado com a pesquisa prévia sobre o serviço ou site que pensa em utilizar, tudo pode acontecer: você pode pedir um produto e ele nunca chegar, ou não corresponder ao que foi prometido no anúncio, ou ainda ter os dados pessoais roubados se o site não garantir uma criptografia eficaz das suas informações.

Nesse sentido, o que evita ter não ter uma dor de cabeça por causa de uma compra malfeita é pesquisar o histórico e a reputação do site antes de comprar, bem como as opiniões dos outros clientes.

Mas será que o Alibaba é confiável?

Nós, do Cupomzeiros, fizemos uma busca completa para verificar o que os consumidores pensam dessa marca, se suas impressões a respeito dela são positivas ou negativas, e como foram suas experiências de compra prévias na plataforma.

Encontramos alguns vídeos de clientes que elogiam o Alibaba, o que aponta para ele ser, de fato, uma opção confiável. O que pudemos apurar é que saber comprar da maneira correta e tomando todos os cuidados necessários é o que diferencia uma boa de uma má experiência com o site.

Porém, não vamos ficar por aqui. Vamos destrinchar um pouco mais esse tópico a fim de descobrir se de fato é seguro comprar no Alibaba. Para isso, apresentamos a seguir um vídeo com uma análise por parte de um consumidor, que afirma que o Alibaba é confiável:

Reputação do Alibaba

Como já mencionamos, é muito importante fazer uma pesquisa prévia sobre qualquer site no qual você vai comprar. Porém, ao mesmo tempo é fundamental compreender que nenhum produto, serviço ou marca é capaz de agradar a todos os públicos sem exceção.

Existe um conceito chamado experiência de usuário que diz que muitos fatores contribuem para que um indivíduo tenha uma boa impressão de determinada marca. Parte desses fatores tem a ver com o atendimento e com o suporte da própria empresa em questão. Entretanto, há também uma parte dessa experiência que é afetada por duas principais razões: 1) o fator subjetivo, ou seja, o ponto de vista do cliente e suas expectativas em relação à marca, e 2) imprevistos e situações que estão fora do controle da marca.

Isso significa que, ao se deparar com uma opinião ruim sobre um site, você deve levar em consideração o todo, e não aquela situação específica. Dito isso, vamos agora falar sobre como o Alibaba tem se saído no Reclame Aqui.

O Alibaba é confiável de acordo com o Reclame Aqui?

Ao entrarmos no Reclame Aqui, ficamos surpresos ao perceber que o Alibaba não tem uma nota. Ele está definido no site como “Não recomendado”, algo que a princípio choca, principalmente por existirem tantas opiniões positivas sobre ele no YouTube, por exemplo.

Na aba “Geral” constam 231 reclamações não respondidas, ou seja, não houve qualquer suporte às questões levantadas pelo usuário. Em 2020 houve 86 reclamações, em 2021 foram 96. Nenhuma delas foi respondida ou solucionada.

A maioria das reclamações diz respeito a atraso e a complicações na hora de receber o produto. Sabemos que comprar de uma empresa nacional, por exemplo, e comprar de uma importada são experiências muito diferentes. Quando os produtos são brasileiros ou mesmo estrangeiros, porém com estoque no Brasil, recebemos a mercadoria em um prazo razoável. Entretanto, quando se trata de uma importação, principalmente da China, é esperado que a mercadoria demore devido à distância e aos trâmites aduaneiros.

Como funciona o site Alibaba

Já mencionamos que a conhecida empresa Aliexpress faz parte do Grupo Alibaba. Mas qual a diferença entre essas duas plataformas?

O Aliexpress se destina a compras por parte de pessoa física, ou seja, indivíduos que querem adquirir produtos para seu próprio consumo e em pequena quantidade. Já o Alibaba vende mais para pessoa jurídica, isto é, vendedores e empresas pequenas ou grandes que querem aumentar seu estoque para revenda e procuram produtos em atacado a fim de manter seu negócio.

O site Alibaba tem uma versão traduzida para o português. Quando você entra no site, se depara com um menu horizontal na área superior da página no qual constam as opções: “Categorias”, “Pronto para enviar”, “Equipamento de proteção pessoal”, “Central do cliente”, “Venda no Alibaba” e “Ajuda”. Na mesma linha, mais à frente, você encontra a opção de mudar o idioma do site para navegação, bem como o tipo de moeda em que quer que apareçam os preços dos produtos. Se quiser ver os preços em reais, pesquise BRL e clique na opção.

No site do Alibaba, você encontra produtos das mais variadas categorias, isso em grande quantidade para comprar por atacado e poder manter o estoque da sua loja ou empreendimento. São tantas categorias que citá-las aqui tornaria sua leitura exaustiva, por isso vamos citar apenas algumas: aparelhos eletrônicos, vestuário, casa e jardim, equipamentos e suprimentos elétricos etc.

Como comprar no Alibaba

Comprar no Alibaba não é difícil, mas como provavelmente é sua primeira vez no site, vamos detalhar passo a passo o processo de compra.

A parte de escolher o produto é fácil, não é mesmo? Mesmo assim, gostaríamos de dar algumas dicas valiosas que podem te ajudar muito a fazer uma compra mais segura.

Vamos supor que você queira comprar um celular novo no Alibaba. Você vai digitar o nome do produto no campo de busca e clicar na lupa ou apertar a tecla enter, certo? A dica que temos para te ajudar é: na coluna lateral com os filtros de busca, na seção “tipos de fornecedores”, marque as opções “transação garantida” e “verified supplier” (fornecedor verificado).

O que significa a opção “transação garantida”?

Quando você marca essa opção, caso ocorra algum imprevisto e você não receba o produto, o Alibaba se responsabiliza pelo que quer que tenha dado de errado em sua compra. Caso chegue um produto com algum defeito ou que não seja o que você pediu, o site te concederá um “partial refund” (reembolso parcial).

Agora, depende do site analisar o seu caso e decidir se é possível te ressarcir e/ou solucionar seu problema. Em todo caso, é importante que você marque essa opção para obter uma espécie de proteção por parte do site.

O que significa a opção “verified supplier”?

Quando um fornecedor é verificado, isso significa que sua empresa passou por um exame de auditoria, ou seja, tudo o que ele promete entregar, todos os produtos e serviços a que se propõe fazer, foram supervisionados e certificados. Isso te previne de cair em uma propaganda enganosa.

E a compra?

Imagem com produtos vendidos pelo Alibaba e logo da empresa
Foto: produtos vendidos no Alibaba

Voltemos ao que interessa: o processo de compra. Talvez você esteja achando que isso tudo é algo complicado e que vai demandar muito seu tempo, mas não se preocupe! Estamos aqui explicando de maneira extremamente detalhada com o intuito de te auxiliar a adquirir os produtos que deseja sem se comprometer ou se arrepender mais tarde! É claro que cada opção aqui apresentada é apenas uma dica e você no fim das contas vai escolher aquilo que melhor te atende.

Outra opção que você pode marcar ainda nessa página dos produtos é “pronto para enviar”, mas isso só se você tiver urgência em receber o(s) item(s).

Para quem revende o que compra da China, ás vezes é interessante marcar a caixinha “amostras pagas”, o que é autoexplicativo: esse filtro vai exibir amostras de produtos que você quer, mas não se sente seguro o suficiente para comprar em grande quantidade de uma vez só. Vale lembrar que, é claro, você vai ter que pagar por essas amostras e o valor do frete será maior do que o preço delas.

Por fim, após marcar todos esses filtros, os produtos que aparecerão na busca final provavelmente serão aqueles que melhor vão atender às suas necessidades. Após escolher o que você precisa, selecione as especificações (cor, modelo etc), adicione ao carrinho e finalize a compra.

Conclusão: afinal, o Alibaba é confiável?

Depois de todas essas informações, você ainda pode estar se perguntando se vale a pena gastar seu dinheiro no site Alibaba. Por isso, fazendo um apanhado geral de tudo o que foi dito no texto, em breve daremos nosso veredito.

Recapitulando: O Alibaba é um grupo de e-commerce fundado pelo empresário Jack Ma no ano de 1999 e que conquistou a China e vários países do mundo, se tornando uma potência no mercado.

As opiniões do público sobre o site Alibaba divergem, alguns o aclamando como uma ótima possibilidade de se importar produtos para o Brasil e outros insatisfeitos com o serviço. Em todo caso, você precisa ter em mente que muitos decidem comprar no Alibaba sem saber que esta se trata de uma plataforma mais apropriada para pessoa jurídica, portanto, aqueles que têm algum empreendimento e desejam revender os produtos que adquirirem lá. Por isso, se você quer fazer compras pontuais e em menor quantidade para o próprio consumo, recomendamos o “irmão” do Alibaba, o Aliexpress.

Mas agora você quer saber o nosso veredito: o Alibaba é confiável? E a resposta é sim, o Alibaba é confiável! Nele, você pode importar produtos da China com relativa facilidade e segurança, basta tomar todos os cuidados necessários e aplicar as dicas que foram dadas ao longo deste texto.

Esperamos ter ajudado a te proporcionar a melhor experiência de compra possível no Alibaba e a sanar todas as suas dúvidas. Você concorda com a nossa análise? Queremos saber quais são suas impressões sobre o site. Se você gostou deste post, deixe um comentário expondo sua opinião! E não se esqueça de compartilhar este link nas suas redes sociais para ajudar mais pessoas a adquirirem produtos pela internet de maneira fácil e segura!