Tudo sobre beleza no Cupomzeiros.com

Vestido de Formatura: 13 Ideias e Dicas [Com Foto]

O vestido de formatura costuma ser uma parte importante dos preparativos para a cerimônia, afinal, seja você convidada ou estrela da festa, essa é a hora de caprichar, não é mesmo?

E tudo o que a gente quer numa hora dessas, é a famosa combinação “bom, bonito e barato”, para esbanjar beleza, sem abrir mão de economia e conforto.

Eles variam muito em tecido, modelo ou corte, cor, tipo de decote ou comprimento, mas para facilitar a sua busca pelo vestido ideal, vamos focar nesse último?

Quanto ao comprimento, um vestido de formatura pode ser curto, midi, longuete e longo, e não vão te faltar ideias para cada um deles: se prepara!

Midi, longuete, curto ou longo: com que vestido de formatura eu vou?

Com a altura abaixo do joelho, deixa qualquer mulher à vontade e sem medo de pisar no vestido, pronta para aproveitar a festa, sem ficar apreensiva.

O vestido midi é uma peça super versátil e adaptável, sendo uma opção tanto para compromissos casuais (indo bem com tênis e até numa composição com camisetas), e também em ocasiões de maior seriedade, como são as formaturas.

Você encontra essas peças com caimento mais solto e fluido, com trabalho em renda ou bordado, e é isso o que dará destaque ao seu vestido de formatura: o charme em brilhos, fendas, desenho do decote, pontos de luz ou transparência.

Cores e desenho de silhueta também são elementos importantes, mas isso tem a ver com as curvas do seu corpo – e o que nele você deseja destacar – e com o fato de haver ou não padrões pré-determinados para a cerimônia em que você irá comparecer.

Uma coisa é fato: cabelo para formatura, unha para formatura e maquiagem não são nada sem um belo figurino para arrematar a produção!

Mas então, o modelo “midi” tem um comprimento único?

A resposta para essa pergunta é NÃO! Se o vestido de formatura de sua preferência for uma dessas gracinhas, eles podem ficar tanto abaixo do joelho, mas também na medida das canelas, e sabe quem é determinante na hora da definição, sem medo de errar? A sua altura!

Isso mesmo… Se você é baixa, vestidos muito longos não costumam favorecer, já que tendem a achatar a silhueta e diminuir visualmente ainda mais a altura!

As roupas não vestem, simplesmente, mas são pensadas também para comunicar, além de realçar, suavizar ou disfarçar determinadas características, e toda essa “orquestra visual” em harmonia chama-se caimento.

Por isso é sempre bom se conhecer bastante para saber o modelo ideal para você, suas medidas e curvas Que tal um lindo midi na cor verde?

Vestido midi na cor verde
Vestido Midi Verde em cetim
Fonte: Pinterest
Imagem com vestido de formatura midi vinho com brilhos
Foto: vestido de formatura midi vinho com brilhos
Fonte: prontaprafesta.com
Imagem com vestido de formatura midi rosé
Foto: vestido de formatura midi rosé
Fonte: prontaprafesta.com

O Longuete

Outra opção para seu vestido de formatura é o tipo longuete, também com comprimento intermediário, entre modelos curtos e longos, o que o faz um dos tipos de vestido mais requisitados para compromissos mais formais, como é o caso das formaturas e dos casamentos.

Encontrado liso ou nas mais variadas estampas, é mais um coringa do vestuário. Além de dar um toque de charme – e por que não dizer sensualidade a mulher -, pode ser usado com cinto, tênis e mesmo bota.

Mas, calma! Para colações de grau ou casamentos, é mais comum e mais frequentemente recomendado, combiná-lo com o uso de sandálias abertas e com salto. Mas, por quê?

Tudo tem uma explicação e o fato é que uma das características dessas peças, sejam elas saias, sejam vestidos, é o encurtamento da silhueta e, nesses casos, portanto, quanto mais fechado for o seu sapato, menores parecerão suas pernas, o que dará ideia de menor estatura.

Enquanto o midi geralmente está um pouco acima da canela, o longuete fica pouco abaixo do joelho: essa é a diferença entre os dois modelos mencionados até aqui. Se o medo é parecer mais velha dentro de algum desses vestidos, é hora de trabalhar a composição do look, apostando em algum acessório.

Caso seu vestido de formatura nesse modelo seja estampado e sua intenção seja parecer mais magra, busque por estampas pequenininhas, ao invés das grandes, tomando cuidado com opções muito justas e desconfortáveis, ou muito largas, com excesso de pano!

Para mulheres mais baixas, ao contrário, um modelo justo é indicado...

Em formatura, o cetim é certeiro. Se liga nos nossos exemplos!

Imagem com Vestido longuete vermelho em cetim
Vestido longuete vermelho em cetim
Fonte: secretocloset.com.br
Imagem com vestido de formatura longuete verde
Foto: vestido de formatura longuete verde
Fonte: blog.arthurcaliman.com.br
Imagem com vestido de formatura longuete branco
Foto: vestido de formatura longuete branco
Fonte: casandosemgrana.com.br

O vestido curto

Ao contrário do que muita gente pode supor, os vestidos curtos também podem ser consideradas saídas elegantes, quando se trata de vestido de formatura. Mais indicado para festas diurnas, nada impede que um modelo caprichado possa ser usado também numa cerimônia à noite.

Em regiões ou ambientes onde normalmente predominam altas temperaturas, o vestido de formatura curto também mostra o seu valor. Caso a cerimônia tenha um clima descontraído e o traje indicado aos convidados seja “esporte” ou “esporte fino”, ele também está liberado!

Isso também vale para o caso de traje “social” ou “passeio completo”. Geralmente as formaturas acontecem entre dezembro e abril, ou seja, entre o verão e o outono, o que não combina com vestidos muito pesados, e faz os curtos dominarem a cena e os salões.

O que vale é a harmonia com a ocasião e a liberdade para curtir o evento. O vermelho acrescenta ao look um ar todo especial de atitude e sedução, e temos mais um exemplo infalível desses por aqui, para você se inspirar!

Olha que primor!

Ah! Se você vai por uma beca por cima da peça, modelos curtos e justos são ideais, em oposição às opções mais armadas… Fica a dica.

Imagem com Vestido curto vermelho
Vestido curto vermelho – Fonte: pajaris.com
Imagem com vestido de formatura curto nude com detalhes florais
Foto: vestido de formatura curto nude com detalhes florais
Fonte: prontaprafesta.com
Imagem com vestido de formatura curto off white
Foto: vestido de formatura curto off white
Fonte: thassianaves.com

O vestido longo

Se você se vê num vestido de formatura longo, realizando seu sonho ou parando o trânsito da festa, também temos dicas e inspirações para compartilhar com você. Essa é a opção mais procurada e, disparada, fica sempre no topo da lista dos preferidos da mulherada.

É bom lembrar que dependendo do vestido, se você optar pela compra e não pelo aluguel do modelo, com as opções de menor comprimento, você tem mais chances de tirá-lo mais vezes do armário, para além de glamurosas festas – que não acontecem todo dia.

É um clássico, infalível! Além de render olhares admirados, no momento do baile. Ele também cai bem em eventos como os coquetéis de formatura e para programações noturnas, quando se pode trabalhar o vestido com brilhos, texturas, decotes, fendas e diferentes ornamentos, para fazê-lo uma verdadeira joia!

Todos esses elementos ajudam a fazer do vestido mais ou menos ousado e provocante ou romântico e delicado, e você é quem diz o que combina mais com a sua personalidade e domina a sua preferência!

A nossa sugestão é essa aqui:

Imagem com Vestido longo azul
Vestido longo azul – Fonte: Pinterest
Imagem com vestido de formatura longo verde água com detalhes brilhosos
Foto: vestido de formatura longo verde água com detalhes brilhosos
Fonte: @elimontebello
Imagem com vestido de formatura longo lilás
Foto: vestido de formatura longo lilás
Fonte: madrinhasdecasamento.com.br

Mais alguns pontos importantes na hora de eleger o seu vestido:

Os tipos de formatura

  • De ensino médio – Normalmente, esta é uma festa predominantemente de adolescentes, e essa é uma pontuação que se faz importante, já que a faixa etária de formandos e/ou convidados exercerá influência importante nas predileções pelo vestido de formatura.

Essa galera costuma optar por modelos mais curtos e leves – os chamados “vestidos mini”, sem tanta formalidade e pompa;

  • Formatura universitária – Formandas mais velhas, tendem a escolher modelos mais longos ou na altura dos joelhos, como o seu vestido de formatura.

Peças mais formais ou com mais detalhes e imponência fazem a cabeça desse tipo de público, que vai em busca do seu figurino para perfil de rede social e álbum de recordação.

As cores do vestido

  • Vermelho – Mais comumente associada ao vestido de formatura de bacharelas de Direito, esteja ela num tom mais aberto, ou num tom mais fechado (como o vinho), essa cor é vibrante e chama atenção por onde passa, transmitindo emoção, paixão e poder;
  • Azul – Predominante nos cursos de ciências humanas, um vestido de formatura nessa cor (turquesa, marinho, anil, royal ou qualquer de suas variantes), passa a ideia de serenidade, ordem e tranquilidade;
  • Verde – Cor característica dos cursos de saúde, o vestido de formatura na cor verde, comunica às pessoas a mensagem de saúde, frescor, equilíbrio e harmonia. Temos modelos nessas três cores aqui, repararam?

As diferentes silhuetas – diversidade corporal

  • Ampulheta – ombros e quadril praticamente da mesma largura e com a cintura um pouco mais fina, esse tipo de corpo é o mais comum entre os modelos de vestido de formatura. Pessoas com o corpo ampulheta caem bem em vestidos com um decote “V” ou que marquem a cintura;
  • Triângulo – esse biotipo tem como traços os ombros e cintura menores que o quadril. Nesse caso, o ideal é usar um vestido que valorize a parte de cima do corpo, como uma peça frente única ou tomara que caia;
  • Triângulo invertido – ombros e costas mais largas que a cintura e o quadril são as especificações desse biotipo. Se a intenção da formanda for a de deixar o visual mais proporcional, a dica é apostar em vestidos cujas saias possuem maior volume, como as que possuem tule, e também as mais trabalhadas, com rendas e pedrarias, por exemplo;
  • Retangular – com poucas curvas, o corpo retangular possui os ombros, quadril e cintura com as mesmas medidas. Vestidos transpassados são boas escolhas;
  • Oval – nesse biotipo, a cintura é maior que o quadril e os ombros. Portanto, o ideal é escolher vestidos que destaquem a parte superior do corpo. Decotes em “V” ou em “U” e drapeados são ideais para mulheres com esse tipo de corpo.

Os seus cabelos

E os seus cabelos? O que fazer nos fios para emoldurar lindamente o seu rosto e formar o par perfeito com seu vestido de formatura?

Muito também tem que ser levado em conta aqui: horário do evento, se está programado para um espaço aberto ou fechado (por conta do nível do vento), formato do rosto, além é claro, do tipo de vestido.

Se o seu vestido de formatura for…

  • Com decote frontal – por conta de ter essa região com a pele à mostra e livre de tecido. o cabelo ideal é o solto. Mas, atenção! O formato do decote (do tipo quadrado, canoa ou coração, por exemplo), também faz variar o tipo de penteado mais adequado;
  • Com decote nas costas – Aqui, um cabelo todo preso ou trabalhado na lateral cai bem para deixar evidentes a beleza e a ousadia desse tipo decote;
  • Com gola alta – O uso de tiaras e presilhas dá todo um charme especial e compõem bem com peças como essa;
  • Sem alças – Aqui, indica-se o estilo semi-preso e jogado sobre os ombros. O próprio cabelo já acrescenta elementos sobre o vestido, então vale a dica: cuidado com o excesso de informação visual numa mesma região do corpo, para não tornar a sua imagem muito carregada, e deixar todo o conjunto na medida certa.

Tranças, coques, rabos de cavalo, ou mesmo para as moças de cabelo curto, o que não faltam são ideias de penteados rápidos, práticos e super elegantes, que você mesma pode reproduzir sozinha.

Não se esqueça

Prove sempre o seu vestido de formatura, antes de levar. Teste o movimento, o balanço, o conforto ao andar ou no momento de vestir ou tirar a peça de roupa. Seja pela internet, seja na vitrine, nas curvas de um manequim, o vestido dos sonhos pode nos enganar, e não nos deixar bem diante do espelho!

Nada de fazer esforços para caber num modelo que não seja o ideal para você. A moda é para todas e você encontrará a melhor opção, que realce o melhor da mulher que você é, sem que para isso precise sofrer ou passar aperto.

O modelo azul que trouxemos aqui (última das nossas inspirações), por exemplo, é considerado “plus size”. Ideal para mulheres com maior circunferência maior, que usem etiqueta tamanho “G” ou “GG” e que não tem nada de básico, mas, ao contrário, tem transparência, decote – que comporta devidamente o volume dos seios – e a cintura marcada.

Não existe um corpo padrão e se você é mulher “plus size” não precisa escolher qualquer vestido de formatura para sua festa, simplesmente porque correspondeu às suas medidas. Se vestir bem e estar feliz com a própria imagem vai muito além disso, ainda que esse seja um critério importante.

Antes de ir embora: A cor do meu vestido de formatura e o tom da minha pele – como acertar?

Os tons de base da nossa pele são apenas dois: quentes e frios e isso é constante, independentemente do quanto nos expomos ao Sol e da variação provocada pelo bronzeado. Eles podem ser rosados ou mais amarelados, chegando a pele morena e a pele negra.

No caso da pele rosada, vale a apostada roupa em tom pastel: as cores ideais são o rosa, violeta, todos os tons de azul, cinza, bege, turquesa e o branco. Coral, turquesa e o vermelho funcionam bem para cabelos loiros.

Mulheres de pele amarelada, no entanto, devem evitar os tons de amarelo e passear por vestidos em azul, violeta e verde. Esse tom de pele é característico de mulheres orientais. Boa dica é usar variações de verde, laranja, dourado ou mostarda ou se preferir, apostar em branco, bege, marrom, azul ou rosa.

Achar o vestido de formatura na cor ideal para a pele morena é mais fácil, uma vez que existem mais opções. Roxo, azul, verde (incluindo o musgo), laranja ou amarelo, além de vermelho, cinza, preto e tons pastéis vestem bem as moças com esse tipo de pele.

Para a pele negra, cores fortes como o azul-cobalto, o amarelo e o vermelho ficam super elegantes, mas nada impede o uso de tons claros também, se essa é a preferência da modelo.

O resumo da ópera fica assim: cores mais vivas e fortes sobre pele mais escura e cores sóbrias e tons mais neutros vestindo peles mais amareladas.

Mas e o preto? Ele pega mesmo bem para um vestido de formatura?

Imagem com vestido de formatura preto
Foto: vestido de formatura preto
Fonte: blogcheers.com

O vestido preto combina com qualquer tom de acessório: dourado, prata e até mesmo o rosado. É aquela “peça coringa”, básica, que dificilmente te leva ao erro na hora de se vestir. Considerado um tom impessoal, transmite poder, apesar de ser neutra. Também está associada a mistério, força, confiança e até curiosidade!

Nada impede que essa seja a cor do seu vestido de formatura, se você se sente bem com ela. É uma das cores que não faltam em qualquer guarda-roupa, podendo ir da simplicidade até a sofisticação, dependendo do que acompanhar.

O preto consiste na cor mais escura de todo o espectro das cores e embora seja associada a circunstâncias, cerimoniais e personalidades sérias e/ou tristes, também combina muito com a alegria de uma festa!

Vestir preto me fará parecer mais magra?

As cores escuras têm menos luminosidade e mais profundidade, parecem mais distantes do olhar e portanto menores. É tudo efeito da iluminação, uma vez que cores escuras absorvem a luz e causam um efeito de distorção visual.

“Cores claras, como o branco, também podem nos ‘emagrecer’ visualmente, ou, digamos, afinar o corpo. Tudo depende do contexto geral. Cortes fluidos, em tecidos com movimento, ou mesmo tecidos opacos em peças com modelagem vertical tendem a aplicar tal mágica”, esclarece a designer de moda Amanda Medeiros.

O que mais importa é: Admire-se em frente ao espelho e sinta-se linda dentro do seu vestido de formatura!

Pronta para a festa?

Como vimos, há muito ao que prestar atenção antes de decidir enfim qual o seu vestido de formatura ideal. Existem lojas especializadas na venda ou no aluguel dessas peças, e além do preço, como pontuamos, cabe a você estar atenta a usabilidade da roupa depois da ocasião para a qual ela servirá.

Quais as chances de que seja usada outra vez? Se a resposta apontar para razoáveis ou grandes chances, vale a pena pensar na compra. Se for baixa a probabilidade de novas ocasiões para uso, é aconselhável a opção do aluguel.

O atelier de uma boa costureira também é uma opção, tanto para a compra de um modelo de mostruário, a encomenda de uma peça personalizada ou mesmo a intervenção em pequenos ajustes de um modelo já comprado (mesmo em outro lugar). Bainhas, feixes, mangas, botões ou sobras de tecido, aplicações, etc.

Moral da história…

Pequenos ajustes são perfeitamente naturais, já que não é tão simples encontrar aquele vestido de formatura que “caia como uma luva”. Mas, atenção: essas alterações sempre partem de um modelo já adequado para quem fará uso dele.

O que fará muito pouco sentido é investir num vestido que demandará investimento adicional relevante, se tiver de ser transformado para ficar com você e fazê-la levá-lo para a casa.

Um vestido de formatura bonito é o que leva uma mulher feliz dentro dele!

você pode gostar também
Comentários