Cupons de desconto + Cashback é no Cupomzeiros

Unhas Para Formatura: Tendências, Inspirações e Dicas!

Como não falar de unhas para formatura quando falamos desse grande dia! O grande dia chegou! E agora?

Essa data é muito importante, já que ela irá traçar o seu futuro, trazer responsabilidade e autonomia. A vida de estudante universitário fica para trás e a vida profissional se inicia.

Esse grande dia merece uma produção completa! Após escolher o vestido, maquiagem e penteado, nada melhor que definir a cor das unhas para formatura. Você quer se inspirar na cor do seu curso? A gente conta qual cor representa!

Qual é a cor de cada curso?

No ato da formatura, a cor de cada curso é específica. Então, a faixa que compõe a veste identifica a qual área do saber se refere. Isso, segundo o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

Áreas de conhecimento

Entenda como essas cores estão divididas, sendo por área de conhecimento. Nesse sentido, são tidas por ciências. São elas:

  • Vermelho – Sociais Aplicadas, Humanas, De línguas e Artes;
  • Verde – Da Saúde e Biológica;
  • Azul – Exatas, da Terra, Engenharia e Tecnologia.

Além disso, temos também o Amarelo, Branco e Lilás, que são para alguns cursos específicos.

Faixa de formatura amarela

A cor amarela traduz otimismo, descontração e alegria. Inspira a felicidade e prosperidade. Além disso, estimula atividades para raciocinar e pensar. Representa as seguintes graduações:

  • Música, Cinema e Farmácia;
  • Ciências Estatísticas e da Computação;
  • Física e Bioquímica.

São cursos específicos e de diversas áreas do saber. Portanto, o amarelo em sua essência está ligada a esse grupo de cursos.

Faixa de formatura azul

Já o azul é uma cor muito utilizada no mundo corporativo. Transmite segurança e tranquilidade. Representa os seguintes cursos:

  • Psicologia, Filosofia e Antropologia;
  • Ciências Biológicas e Econômicas;
  • Publicidade e Propaganda, Marketing; Jornalismo, Design Gráfico e Moda;
  • Arquitetura e Urbanismo;
  • Comércio Exterior, Relações Internacionais, Turismo e Telecomunicações;
  • Matemática, Química, Engenharia e Administração;
  • Agronomia, Geologia e História.

Essa cor abrange o grupo dos cursos de exatas. O azul inspira a confiança que essas graduações necessitam.

Faixa de formatura vermelha

O vermelho transmite um forte senso de iniciativa, urgência e tomada de decisões. Representando, assim, os seguintes cursos:

  • Ciências Contábeis e Políticas;
  • Direito;
  • Odontologia.

Essa cor está diretamente ligada à potência e ao luxo. São áreas muito disputadas no mercado.

Faixa de formatura verde

A cor verde, que simboliza natureza, esperança e bem-estar, está diretamente ligada à área da saúde. Representando os cursos de:

  • Fisioterapia, Enfermagem e Nutrição;
  • Medicina, Fonoaudiologia e Biomedicina;
  • Educação Física, Veterinária e Zootecnia.

O verde remete também ao frescor e equilíbrio. Sendo assim, muitas profissões ligadas à saúde e à biologia possuem essa cor.

Faixa de formatura branco

Pureza e paz estão ligadas a cor branco. Os cursos que são representados por essas cores são:

  • Desenho Industrial;
  • Artes Cênicas.

A cor branco remete à , pureza e sinceridade.

Faixa de formatura da cor lilás

A cor roxo já está ligada a questões espirituais e de terapia e representa os cursos de:

  • Pedagogia, Serviço Social, Ciências Sociais e Sociologia;
  • Geografia, Arqueologia, Arquivologia e Biblioteconomia;
  • Recursos Humanos, Letras e Teologia.

O roxo traduz ainda o nobre, sofisticado, o saber e a calma. Simbolizando com clareza os cursos que lidam, na sua maioria, com pessoas.

Composição básica do traje de formatura

Imagem Com Traje De Formatura Beca
Foto: formanda com beca
Fonte: Eternare Studio

Como se trata de uma ocasião especial, o traje da formatura é bem específico. Ele é usado somente nessa ocasião. Assim, a veste que compõe esse evento são:

  • Beca, Capelo e Jabor;
  • Capa e Faixa.

A faixa, que será utilizada, será de acordo com o curso de formação.

Produção para formatura

Os meses de dezembro e janeiro são marcados por muitas formaturas, que é um dos eventos mais esperados.

Esse tipo de evento é responsável por representar o fim de uma fase e o começo de uma nova etapa na vida.

Independente da formatura, seja o final do nono ano, o término do Ensino Médio e a conclusão do ensino superior, esses são momentos que merecem ser festejados.

Para que a festa se torne inesquecível, as formandas apostam muito na escolha do vestido mais bonito, no penteado bem elaborado e na maquiagem capaz de ressaltar os traços mais bonitos do rosto.

Outro fator que influencia muito na montagem do look é a das unhas para formatura.

Combinar vestido com a cor do esmalte para formatura

A cor do esmalte de unhas para formatura vai depender do vestido escolhido. A escolha mais fácil para não errar são as cores claras, de preferência tons nude, ou tons pastéis.

Se você optar por um look mais discreto, é possível dar uma melhorada na sua produção usando um esmalte vermelho, por exemplo.

Vamos ver algumas dicas para harmonizar a cor do esmalte com o traje de formatura a seguir.

O esmalte de cor metálica combina muito bem com vestidos de cores frias.

Vestidos de cores frias, como verde, azul e roxo, combinam bastante com esmaltes de cores metálicas, como o prata ou dourado.

O look que seguir esta linha ficará por dentro das tendências da moda e ainda por cima contará com um toque de elegância.

O pretinho nada básico fica ainda mais elegante no look quando combinado às unhas pintadas de prata.

Como o período de formaturas coincide com o verão, vale a pena apostar também em cores de esmaltes mais vibrantes e impactantes, como o coral e o pink.

Se o vestido é claro e romântico, as unhas para formatura devem seguir essa mesma linha. Por isso, é recomendado usar esmaltes clarinhos e delicados de tons pastel, até mesmo os candy colors.

Os vestidos de cores mais quentes, como laranja, vermelho e amarelo, combinam com esmaltes de tons escuros, como vinho e marrom.

Unhas para formatura decoradas

Imagem Com Unhas Decoradas Para A Formatura
Foto: unhas decoradas para a formatura
Fonte: @nailartstudio

Decorar as unhas para a formatura é um detalhe e que pode fazer toda a diferença no visual da formanda.

Existem muitas opções de cores e efeitos que inovam a aparência das mãos, porém, é necessário buscar as melhores combinações com os demais elementos do look. Sempre seguindo o seu estilo.

Além de definir uma cor de esmalte que combina com o vestido, a formanda também tem liberdade para escolher algum tipo de nail art e tornar o seu visual ainda mais marcante e sofisticado.

O acabamento será uma maneira de dinamizar o look para a festa e exaltar traços do seu estilo pessoal.

Várias técnicas podem ser colocadas em prática para embelezar as mãos, como, por exemplo, as unhas de veludo, caviar, degradê, meia-lua, inglesinha, francesinha e filha única.

Trabalhar com desenhos delicados na nail art também é uma forma interessante de personalizar as unhas para a formatura.

A decoração nas unhas é a tendência do momento, elas deixam as unhas lindas e servem para compor o visual. Para uma formatura você pode caprichar e apostar nas unhas degrade, strass ou glitter.

Também pode fazer uma decoração mais delicada, que combine com o vestido. Existem inúmeras decorações para compor o seu look que vão desde flores delicadas a desenhos que se destacam mais.

Se você não quer deixar o visual da mão muito destacado, pode optar pelo modelo “filha única”, faça a decoração somente em uma unha, as outras permanecem lisas, somente com o esmalte de sua preferência.

Muitas preferem não arriscar e ficar na tradicional francesinha, pois não permite que você erre ao combinar com o look e ainda por cima deixa aparência mais clean e delicada.

Para que isso aconteça, é importante que você cuide não apenas das suas unhas como também das mãos. Passe sempre um bom hidratante, para que ela permaneça ainda mais delicada e bonita.

Para suas unhas ficarem perfeitas você pode usar os esmaltes que quiser e melhor combinem com você.

Você deve sempre escolher a cor que mais combina com o seu estilo e o vestido da sua formatura. Você pode deixar suas unhas tão na moda quanto a sua maquiagem e o seu look.

Unhas decoradas, qual cor de esmalte para formatura usar?

Combinar a cor do esmalte da unha para formatura com o vestido é super simples, não é difícil e não requer muito esforço.

Se você é uma pessoa indecisa, isso tende a demorar um pouquinho. Mas, independentemente do tempo, é importante que você pense muito bem na cor do vestido e nos detalhes que quer trazer para o look, até porque essa é a sua noite.

Fazer unhas decoradas sozinha pode ser um pouco difícil, mas lembre-se sempre que a prática leva à perfeição e não custa tentar.

Caso você não esteja confiante, sempre pode procurar uma manicure para te ajudar a decidir qual o melhor estilo de unha.

Unhas para formatura decoradas

As unhas para formatura douradas combinam com diversas cores de vestido. Então, se optar por esse tipo de decoração, pode combiná-la com tons como rosa, vermelho, verde e até mesmo dourado.

Você poderá optar por destacar as cores da faixa do seu curso na sua unha decorada.

O toque de brilhos nas unhas e a decoração com pedras permitem que você chame bastante atenção para elas. Então, se você gosta de unhas mais discretas, essa não é uma opção.

Estar com as unhas lindas e bem feitas é importante em qualquer ocasião. A diferença é que algumas ocasiões específicas requerem uma produção especial e mais elaborada.

Não existe nenhum padrão estabelecido para um determinado evento, pois isso depende do estilo de cada mulher.

Com tantos modelos de roupas e unhas, se torna difícil escolher as unhas decoradas para formatura.

Em uma formatura, um dia tão especial, não devemos esquecer nenhum detalhe. Tudo tem que estar impecável, cabelos, unhasmaquiagem.

O visual tem que ter harmonia, o penteado tem que estar de acordo com a maquiagem escolhida, e dessa mesma forma as unhas têm que combinar com o modelito e acessórios.

Quando você está fazendo os preparativos para a festa de formatura você deve começar a escolher pelo vestido. Depois, também muito importante é como você vai deixar o cabelo e a maquiagem.

Escolha seus acessórios tentando combinar com as sandálias. E, por fim, chegou a hora de escolher a cor das unhas!

Unhas para formatura em tonalidade vinho

Imagem Com Unhas Vinho
Unhas para formatura em tonalidade vinho
Fonte: @Eu Vou de Esmalte - Pinterest

As unhas que são pintadas nessa tonalidade remetem à elegância, sedução e confiança.

A cor vinho é a receita certa para o sucesso, essa tonalidade combina com tudo e é charmosa na medida certa. Além de trazer confiança para quem a usa.

Essa tonalidade simboliza também a coragem em unhas para formatura!

Unhas para formatura em tonalidade preta

O preto é a cor coringa pra toda e qualquer ocasião e não seria diferente quando o assunto é formatura.

Essa cor lembra luxo, elegância e sofisticação. Além de demonstrar poder, sensualidade e discrição.

Se você sentiu familiaridade com a discrição, essa cor é a sua!

E qualquer que seja o modelo do vestido e cor, sua unha irá combinar perfeitamente.

Um detalhe ainda mais interessante dessa cor é que ela é definida como cor da elegância, seriedade e do comprometimento. Uma ótima pedida de unhas para formatura!

Unhas para formatura em tonalidade azulada

Imagem Com Unha Azul
Unhas para formatura em tonalidade azulada
Fonte: Pinterest

A cor azul é mais clean, mais simples e delicada, ela lembra elementos do dia a dia como água e céu, que são essenciais para a vida.

Tanto o azul marinho quanto o azul claro combinam perfeitamente com a ocasião.

É importante conferir se o vestido combina com essa tonalidade, já que é mais difícil de combinar.

Essa é uma cor que acalma, felicidade e lealdade. Que tal usar essa cor em suas unhas para formatura?

Unhas para formatura com efeito 3D

O efeito 3D dominou totalmente a unha da mulherada, já que elas são temáticas e podem expressar o momento e até sua personalidade.

No caso das unhas para formatura, a decoração 3D podem ter o seu chapéu de formatura ou até mesmo o símbolo da sua faculdade, ou qualquer outro símbolo que lhe agrade.

Aposte também em flores, laços ou pedrarias para compor o look da sua unha.

Unhas para formatura em tonalidades vermelhas

Imagem Com Unha Vermelha
Unhas para formatura em tonalidades vermelhas
Fonte: Pinterest

As que são pintadas em tonalidades vermelhas demonstram paixão, sedução e amor!

Por serem muito versáteis e bastante escolhidas, elas também são um coringa para as unhas de formatura.

Diferente da tonalidade vinho, as vermelhas são mais fortes, vibrantes e remetem a vivacidade.

A cor vermelho é o símbolo da paixão e combinará com diversas tonalidades, vestidos e maquiagens.

Unhas para formatura decoradas com efeito veludo

Uma tendência que ganhou bastante visibilidade em 2020, pode facilmente ser reutilizada em 2023 e ganhar um destaque diferenciado.

A unha com efeito veludo traz uma sofisticação ao look e pode ser utilizada em qualquer cor que você quiser. Assim, é uma ótima opção para inserir em suas unhas para formatura.

Veja esse passo a passo para criar uma unha flocada:

  • Passe uma camada de base;
  • Passe o esmalte de sua preferência (da cor do veludo) até que fique sem manchas;
  • Limpe os excessos com acetona e algodão;
  • Passe uma camada de extra brilho ou base e logo em seguida já jogue o pó de veludo por cima;
  • Pressione o veludo com os dedos até que eles fiquem bem colados na unha;
  • Retire o excesso do pó de veludo com um pincel macio e deixe o potinho embaixo para reaproveitar as sobras.
  • Após o uso pózinho de veludo, evite molhar as mãos por aproximadamente 1 hora. Essa esmaltação poderá durar até 5 dias.
Fonte:  Leila Ramos Unhas - Youtube

Para você que curte seguir a tendência de esmaltes, trouxemos alguns esmaltes que são tendências atuais

Fica bem mais fácil decidir a sua unha de formatura com tendências, não é mesmo? Então, que tal pintar as suas unhas para formatura conforme o que está em alta?

Verde

Além de aparecer bastante no street style a famosa cor verde Bottega, dominou os holofotes também no mundo das nail arts.

As variações de verde, desde as mais fechadas até as mais abertas e vibrantes, combinam bastante com temperatura baixas do inverno.

Azul

O azul também é uma grande febre para a estação fria, e você pode encontrar diversas tonalidades de azul no mercado. E por ele ser bastante atemporal, pode ser usado com quase todos os looks. É sempre bom ter uma cor tão versátil.

Rosa

O rosa é um esmalte charmoso que sempre vale a pena ter em sua coleção. A depender da tonalidade de rosa escolhida, ele pode transmitir desde um efeito mais calmante a um efeito impactante, como um rosa pink.

Laranja

O laranja ganhou espaço nas nail arts por ser bastante ousado e fashionista.

Ele promete crescer bastante nas escolhas desse ano, já que é uma cor que foge do óbvio e permite inúmeras possibilidades de combinação.

Marrom

O marrom é considerado o grande clássico do inverno e não poderia de jeito nenhum ficar de fora dessa seleção, né?

O marrom não chega a ser tão versátil e básico quanto o preto, mas ele é muito mais elegante e sofisticado.

Vermelho e vinho

É um dos esmaltes mais queridos que nunca saem de moda. É também uma aposta certeira para quem ama unhas glamourosas e práticas.

Tanto os tons de vermelho mais abertos, quanto os tons mais fechados tipo vinho, devem ser a tendência desse ano.

Amarelo

As versões em tons pastéis do amarelo estão ganhando palco e destaque nas unhas das celebridades.

O significado das cores nas unhas e a personalidade

Você já parou para pensar que a cor que você escolher nas suas unhas pode refletir a personalidade e o modo que você se identifica?

Alguns especialistas dizem que ao escolher a cor que iremos passar na unha, procuramos cores que reflitam em parte a personalidade do que somos.

Vamos ver?

  • Branco: é sinônimo de inocência e pureza. A cor costuma ser escolhida por quem está em busca de simplicidade e paz.
  • Nude: revela uma mulher decidida e sofisticada, que não se preocupa com a opinião alheia.
  • Azul: mostra tranquilidade, espiritualidade e amadurecimento, além de transmitir energias que relaxam.
  • Verde: indica bem-estarequilíbrio e saúde. Também representa esperança, harmonia e renovação.
  • Roxo: manifesta fantasia e sentimentalismo, além de introspecção e espiritualidade.
  • Rosa: representa amor e romance, também está diretamente ligado à feminilidade.
  • Vermelho: o tom quente e intenso revela mulheres sensuais e sedutoras, que gostam de viver grandes paixões. Estimula motivação, vitalidade, iniciativa, entusiasmo e coragem.
  • Laranja: uma atitude positiva e otimista em relação a vida é revelada por este tom, que também mostra alegria, prazer e confiança.
  • Amarelo: a cor estimula o pensamento, pois representa a luz. Bom para quem busca comunicação e satisfação pessoal.
  • Cinza: a cor reduz as emoções e revela medo, mas também transmite estabilidade e sucesso.
  • Marrom: os tons terrosos estão ligados à ideia de responsabilidade, comprometimento e seriedade.
  • Preto: indica mistério e impõe segurança e autoridade.

Dicas para economizar na formatura:

Estar com as unhas mais bonitas é muito importante para o momento da formatura

Para isso ocorrer de forma mais cômoda, seria muito bom se você pudesse economizar algum valor, não é? 

Os gastos com a formatura são bem altos, e encontrar formas de contornar as situações que mexem com o bolso seria excelente

Aqui separamos para você algumas lojas com cupons de descontos, para que você aproveite e consiga economizar ao máximo

Aqui você pode economizar com acessórios, joiassapatosprodutos de beleza e quem sabe até eletrônicos que você pode usar na formatura.

Nós ficaremos muito felizes em te ajudar, indicando lojas que trabalham com Cash back, para que você possa receber um valor de volta. Isso seria muito bom, não é?

Esperamos que dessa maneira você consiga economizar bem mais, aproveitando assim, os cupons, as promoções e o Cash back. 

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.