Tudo sobre beleza no Cupomzeiros.com

Nail Art: Passo a Passo e 20 Ideias Para Ficar na Moda!

Já se passou o tempo em que as mulheres precisavam se contentar em pintar as unhas com um esmalte básico apenas. 

Hoje em dia, as unhas representam um importante papel no nosso visual. E elas podem comunicar isso com uma variedade de desenhos, traços e cores. Não é à toa que a nail art se tornou tão popular ultimamente. 

No entanto, muitas mulheres ainda têm dúvidas em relação ao que realmente são as nail arts e ainda travam na hora de escolher um modelo ou fazer a aplicação nas próprias unhas

Se você também sofre com esse problema, pode ficar tranquila. Vamos te explicar tudo o que você precisa saber sobre nail art: o que é, os modelos mais famosos e como fazê-los passo a passo.

Além disso, vamos compartilhar uma série de ideias de nail art para você inspirar e criar unhas arrasadoras. Então leia até o final para não perder nenhum detalhe.

O que é nail art? 

A famosa nail art nada mais é do que uma forma de decorar as unhas de forma artística. De forma resumida, são os desenhos e padrões que são feitos nas unhas.

Essa arte pode ser sim algo bem elaborado. No entanto, ela também pode ser algo bem simples e descomplicado. O que conta aqui é o gosto pessoal. E acredite ou não, a história da nail art remonta desde 3.000 a 4.000 aC, no Egito. 

Ao longo dos anos, ela teve seus altos e baixos nas mãos das mulheres. No entanto, em 2020 a nail art voltou com tudo!

O que mais agrada nesta técnica é que ela pode ser adaptada para as mais variadas ocasiões e é uma ótima forma para mostrar nossa personalidade e estilo.

Imagem com nail art florida
Foto: arte florida
Fonte: TheFab20s – Pinterest

Posso fazer nail art sozinha?

Olhar as fotos de nail arts super elaboradas nas redes sociais nos faz pensar que esse é um trabalho apenas para profissionais. 

Mas saiba que a nail art pode ser feita por qualquer um, inclusive você!

É claro que você não precisa começar fazendo desenhos complicados. 

O mais certo é iniciar por uma nail art mais descomplicada e ir dificultando as produções conforme você vai pegando o jeito. Afinal, a prática leva à perfeição. 

Então deixe o medo de lado. É normal que sua primeira nail art não saia conforme o esperado, assim como qualquer outra coisa que nos propomos a fazer na vida. No entanto, não deixe isso te abalar e siga em frente.

Aprenda quais tipos de desenhos e padrões são mais fáceis para você reproduzir e se jogue de cabeça neles. 

Unha natural, alongamentos ou unhas postiças? 

Outra dúvida muito comum quando o assunto é nail art é saber quais unhas são as ideias para a prática; as naturais, as postiças ou os famosos alongamentos

Quer saber a verdade? Não importa! A nail art pode ser feita em todos os casos. O que muda aqui são alguns fatores como durabilidade e praticidade

No caso dos alongamentos de unhas, por exemplo, a aderência do esmalte é aumentada. Sendo assim, a sua nail art dura mais tempo. 

No geral, a manutenção precisa ser feita a cada 15 dias. Já em relação às unhas postiças, muitas já vêm com a nail art pronta. Dessa forma, seu único trabalho vai ser colar elas nas suas próprias unhas.

Agora, se você quer aprender a fazer suas nail arts por conta própria no conforto da sua casa, o indicado é começar pelas suas unhas naturais ou então comprar unhas postiças limpinhas

Isso porque os alongamentos precisam ser realizados com um profissional especializado caso você não queira correr nenhum risco desnecessário.

E não vale a pena fazer você mesma a nail art nesse caso, porque já terá que ir ao salão fazer a manutenção dos alongamentos duas vezes ao mês de qualquer forma.

Mas se você não quiser colocar a mão na massa e deixar outra pessoa fazer todo o trabalho por você, essa também pode ser uma ótima opção.

Materiais necessários

Para fazer a sua própria nail art é necessário ter alguns materiais em mãos. É claro que eles podem variar de acordo com o tipo de nail art que você escolher fazer. 

No entanto, existem alguns itens bem práticos que vale a pena sempre ter no seu estojo de manicure. Confira abaixo:

  • Palito de unha;
  • Adesivos;
  • Pedrinhas de unha;
  • Glitter;
  • Esmaltes variados;
  • Esponjinha de unhas;
  • Pincéis;
  • Algodão;
  • Fitilho;
  • Removedor de esmalte.

Com esse material em mãos você já consegue colocar em prática várias ideias de nail arts que vamos compartilhar hoje. A maioria deles é bem em conta, então você pode montar seu kit sem problema nenhum. 

No entanto, caso você ainda não tenha certeza se vai querer continuar fazendo suas próprias nail arts por um bom tempo, pode apenas adquirir os itens necessários para uma nail art específica que queira fazer. O ideal mesmo aqui seria apostar em um estilo de nail art que não exija muitos materiais, como uma francesinha ou um degradê. 

Mas de uma coisa temos certeza: depois de fazer sua primeira nail art, você não vai querer parar mais!

Formatos de unhas 

A verdade é que a nail art pode ser feita em todos os formatos de unhas e comprimentos. Inclusive, existem certos modelos que valorizam cada tipo.

No entanto, todas nós sabemos que existem alguns formatos que chamam muito mais a atenção e deixam as unhas mais atraentes com nail art do que outros. No geral, os formatos mais requisitados para criação de nail art são:

Unhas stiletto

As unhas stiletto viraram uma verdadeira febre atualmente. Elas já fizeram muita fama lá nos anos 70 e 80 e são inspiradas nos saltos agulhas. O seu formato imita garras e possui uma curvatura em V. Ou seja, exigem unhas bem longas para fazer a famosa ponta bem fina do stiletto. 

Apesar do seu formato ousado chamar atenção por si só, as donas das unhas stiletto costumam usar e abusar de nail arts super criativas.

Afinal, existe bastante espaço para deixar a criatividade fluir:

Imagem com nail art em formato stiletto
Foto: formato stiletto
Fonte: Marissa Smith – Pinterest

Unhas amendoadas

Se você gosta do formato stiletto e da praticidade que ele dá para a realização da nail art mas, no entanto, não acha ele muito fácil de se lidar no dia a dia, uma boa alternativa são as unhas amendoadas

Elas também são um formato bem alongado. Mas diferente do stiletto, suas pontas são mais arredondadas:

Imagem com nail art em formato amendoado
Foto: formato amendoado
Fonte: We Heart It – Pinterest

Unhas ballerina

As unhas no formato ballerina também vêm conquistando as mãos de muitas mulheres. 

As pontas são retas e o comprimento é levemente lixado no formato diagonal, conferindo às unhas um ar bem delicado.

Elas costumam ser combinadas com nail arts mais elegantes, como as famosas francesinhas:

Imagem com nail art em formato ballerina
Foto: formato ballerina
Fonte: Giovanna – Pinterest

Unhas quadradas

As unhas quadradas todas nós já conhecemos muito bem e temos certeza que você já deve ter adotado elas em algum momento na sua vida. 

Esse é um dos formatos mais famosos de todos e deixa as unhas com pontas nas laterais. Ele também aceita uma grande variedade de nails arts:

Imagem com nail art em formato quadrado
Foto: formato ballerina
Fonte: Elionay – Pinterest

Unhas redondas

Apesar deste ser um formato mais usado pelo time das unhas curtinhas, as unhas redondas também podem apostar na nail art. 

No geral, o estilo minimalista costuma fazer mais sucesso nesse caso:

Imagem com nail art em formato redondo
Foto: formato redondo
Fonte: Dicas de Mulher – Pinterest

Estilos de nail art famosos: passo a passo

Apesar de as nail arts serem uma técnica que envolve bastante criatividade, existem alguns modelos que fazem muito sucesso e já dominaram as mãos das mulheres. 

Pensando nisso, vamos compartilhar com você o passo a passo de duas nail arts que bombam há muito tempo: as francesinhas e o degradê.

Francesinha

A francesinha é, com toda certeza, a nail art mais clássica de todas. Ela é capaz de conferir mais elegância e delicadeza às nossas mãos. 

Essa opção é ótima para quem quer algo mais discreto e não tem muita prática com nail art, já que a francesinha é super fácil de fazer

Você só precisa de:

  • Esmalte cintilante;
  • Esmalte branco clarinho;
  • Esmalte branco cremoso.

Com as unhas já preparadas, você vai aplicar uma camada do esmalte cintilante e, por cima, uma camada do esmalte branco mais clarinho. 

Tenha cuidado para não fazer as camadas muito grossas e deixar as suas unhas com um aspecto estranho. 

Logo depois, pegue o esmalte branco cremoso e o aplique com cuidado ao longo da ponta das suas unhas. 

Existem muitas formas de fazer esse traço e você deve escolher a que fica mais simples para você e gera um resultado melhor

Para te ajudar com isso, veja esse vídeo da youtuber Leila Ramos, onde ela mostra 7 maneiras diferentes de fazer a francesinha:

Todas as formas parecem bem práticas, não é? 

Vá testando uma por uma até achar a que você se identifique mais.

Degradê

O degradê é outro estilo de nail art que nunca sai da mão das mulheres.

E não se engane: não tem nada de complicado na hora de fazer ele. Na verdade, essa é outra nail art que você pode colocar em prática aí na sua casa sem grandes dificuldades

Tudo o que você precisa é de:

  • 2 esmaltes cremosos de tonalidades diferentes;
  • 1 pedaço de esponja.

Para começar, passe uma camada generosa do esmalte que servirá como base em todas as suas unhas. Depois, aplique no pedaço de esponja uma camada do esmalte usado na base e uma camada do outro esmalte abaixo ou acima da anterior. Em seguida, carimbe suas unhas com essa mistura da esponjinha. 

Faça isso com batidinhas leves, de cima para baixo, para que a marcação entre os esmaltes não fique muito acentuada. O ideal é que não dê para ver a divisão entre os dois.

Aplique quantas camadas achar necessário desse degradê. Para isso, é preciso esperar 1 minutinho para a camada anterior secar e aplicar os esmaltes novamente na esponjinha

Não entendeu direito como funciona na prática? 

Então confira esse tutorial da youtuber Gersoni Ribeiro explicando o passo a passo:

Como fazer a nail art durar mais?

Depois de ter a nail art prontinha, a nossa maior vontade é que ela dure o máximo de tempo possível

Afinal, depois de ter o trabalho de fazer, vê-la desbotando e descascando pode ser bem doloroso. 

Por sorte, existem alguns cuidados que você pode tomar para que a sua nail art dure mais tempo nas suas unhas:

  • Usar esmaltes de boa qualidade e novos;
  • Limpar bem e polir as unhas antes de fazer a nail art;
  • Fortalecer bem suas unhas com bases fortalecedoras;
  • Não exagerar na quantidade de esmalte;
  • Aplicar uma camada de top coat quando finalizar a nail art e sempre que achar necessário.

Seguindo essas dicas, as chances são de que a sua nail art tenha uma vida útil bem mais longa e que as suas unhas fiquem cada vez mais bonitas e saudáveis.

Inspirações de nail art

Como você já viu, as nail arts podem repaginar totalmente as suas mãos. E saiba que as técnicas que compartilhamos passo a passo aqui são apenas uma gota no oceano.

Afinal, as possibilidades são infinitas

Para te ajudar a ter ideias incríveis e poder sempre inovar, trouxemos 20 modelos de nail art para você se inspirar e arrasar:

Francesinhas

Como você já viu, as francesinhas são bem simples de fazer. 

Mas saiba que além do modelo clássico que te mostramos passo a passo, existem muitos outros modelos mais criativos para apostar.

Você pode utilizar cores diferentes do famoso branco:

Imagem com nail art de francesinha vermelha
Foto: francesinha vermelha
Fonte: Maddie Carter – Pinterest

Ou fazer uma unha de cada cor:

Imagem com nail art de francesinha colorida
Foto: francesinha colorida
Fonte: Roberta Santos – Pinterest

Pode até mesmo investir no animal print:

Imagem com nail art de francesinha de animal print
Foto: francesinha de animal print
Fonte: Bree – Pinterest

Outra opção interessante são as chamadas “francesinhas invertidas”. O resultado fica lindo:

Imagem com nail art de francesinha invertida metálica
Foto: francesinha invertida metálica
Fonte: Bumble & Branch – Pinterest

Ousadas

Gosta de ter unhas diferentes de todo mundo e se destacar? Apostar em uma nail art ousada é a solução!

Deixe a sua criatividade fluir e componha sua nail art com cores, desenhos e elementos de que você goste. 

Olha estas opções coloridas que legais:

Imagem com nail art ousada, colorida e com xadrez preto
Foto: decoração ousada, colorida e com xadrez preto
Fonte: Weeb Diva Duda – Pinterest
Imagem com nail art ousada, colorida e com estampas variadas
Foto: decoração ousada, colorida e com estampas variadas
Fonte: Revista KENA – Pinterest
Imagem com nail art rosa com listras azuis
Foto: decoração rosa com listras azuis
Fonte: Shera – Pinterest

E os personagens famosos não fazem sucesso apenas nas telinhas, mas também nas unhas. 

A cada dia mais mulheres estão trazendo seus personagens e desenhos favoritos para suas mãos. E acredite, o resultado fica bem bonito.

Veja esse modelo aqui do Scooby Doo:

Imagem com nail art de Scooby Doo
Foto: decoração do Scooby Doo
Fonte: Heyit’sjeniley – Pinterest

E que tal essa opção super charmosa da Florzinha?

Imagem com nail art das Meninas Super Poderosas
Foto: decoração das Meninas Super Poderosas
Fonte: Jenna Presley – Pinterest

E olha esse modelo divertido dos Simpsons:

Imagem com nail art dos Simpsons
Foto: decoração dos Simpsons
Fonte: Hanna Lemak – Pinterest

No entanto, essas nail arts com personagens exigem um pouco mais de habilidade para serem feitas. 

Caso você não tenha experiência, pode optar por ir em um salão ou então comprar adesivos e colar nas suas unhas.

Fitilho

A nail art feita com fitilhos também é uma opção que costuma conquistar as mulheres. Esse é um material que você pode encontrar em qualquer lugar por um excelente preço. E a melhor parte é que ele pode ser usado em uma variedade de nail arts.

As cores mais famosas são o dourado e o prateado. E não é à toa. Olha que bonito fica o efeito com eles nas unhas:

Imagem com nail art com fitilho dourado
Foto: nail art com fitilho dourado
Fonte: Wattpad – Pinterest
Imagem com nail art com fitilho prata
Foto: decoração com fitilho prata
Fonte: B de Beleza – Pinterest

Mas além desses modelos mais famosos, fique sabendo que também existem os fitilhos coloridos:

Imagem com nail art com fitilho roxo
Foto: decoração com fitilho roxo
Fonte: Fashion Trends – Pinterest
Imagem com nail art com fitilho rosa com glitter
Foto: decoração com fitilho rosa com glitter
Fonte: Dicas de Mulher – Pinterest

Você pode usar os fitilhos tanto para serem a decoração principal das unhas, formando linhas e padrões geométricos, ou até mesmo como um complemento para uma nail art já pronta:

Imagem com nail art com metade de estampa de onça e metade francesinha
Foto: decoração com metade de estampa de onça e metade francesinha
Fonte: Brenchover – Pinterest

Prático, não é?

Minimalistas

Está procurando uma nail art discreta mas charmosa ao mesmo tempo? Então a nail art minimalista pode ser a melhor saída para você. 

Confira abaixo algumas opções bem delicadas:

Imagem com nail art minimalista colorida
Foto: decoração minimalista colorida
Fonte: Have Need Want
Imagem com nail art minimalista com flores brancas
Foto: decoração minimalista com flores brancas
Fonte: The Knot – Pinterest
Imagem com nail art minimalista com yin e yang
Foto: decoração minimalista com yin e yang
Fonte: Glamour – Pinterest

Agora, se você curte uma pegada mais romântica, saiba que os corações também ficam lindos nas unhas. 

Olha que lindos estes modelos:

Imagem com nail art minimalista rosa claro com detalhes brancos
Foto: decoração minimalista rosa claro com detalhes brancos
Fonte: Erika Marie – Pinterest
Imagem com nail art minimalista com pequenos corações
Foto: decoração minimalista com pequenos corações
Fonte: The Violet Journal – Pinterest

Por que apostar na nail art?

A pergunta aqui deveria ser outra: por que não apostar na nail art?

Você não tem nada a perder e tudo a ganhar.

As nail arts podem te ajudar a expressar seu verdadeiro estilo e servirem como um fator importante no seu visual. Ou seja, podem te auxiliar a comunicar a sua personalidade. Afinal, elas se adaptam aos mais diversos estilos, desde os mais ousados aos mais recatados

Também é uma ótima alternativa para sair da mesmice e apostar em algo mais criativo. 

Caso decida fazer a sua nail art por conta própria, tenha paciência. Lembre-se que se trata de um processo e que você vai pegando o jeito aos poucos. 

Além disso, siga as dicas que compartilhamos hoje e se inspire nos modelos que trouxemos para deixar as coisas mais fáceis para você. 

Até breve!

você pode gostar também
Comentários