Tudo sobre beleza no Cupomzeiros.com

Maquiagem Para Formatura – Veja Dicas e Combinações!

Como não pensar na tão sonhada formatura sem imaginar qual o tipo de maquiagem para formatura ideal, não é mesmo? Depois de muitos anos de dedicação e esforço, o grande dia chegou, a tão sonhada formatura!

Além do look ideal e do penteado para formatura, o grande momento requer uma maquiagem para formatura toda especial, que combine com o look e que também seja o destaque!

Formar-se é um momento único e significativo na vida de qualquer um, seja no ensino médio, no ensino fundamental ou mesmo no ensino superior. A cerimônia simboliza a conquista de ser aprovada no curso escolhido.

Para esse marco importante na vida dos estudantes, tem toda uma preparação que envolve tanto o dia da colocação de grau como o momento de sessão de fotos que abrange toda a turma e termina com a festa pós-formatura.

Vamos dividir em tópicos os diferentes tipos de maquiagem para formatura que podem ser feitos em cada tipo de evento acima listado.

Se a sua formatura é de dia, nós também teremos dicas de maquiagem para formatura de dia, então fique com a gente e confira nossas dicas!

Não se esqueça que você pode combinar a sua maquiagem para formatura, com um vestido de formatura e também unhas para formatura.

Fonte: Youtube – @Bruna Malheiros

Maquiagem para formatura à noite

O mais comum de acontecer é que as formaturas, sejam elas de Ensino Fundamental, Médio ou Superior, sejam feitas à noite, assim como a colação de grau.

Para os eventos noturnos, é ainda mais fácil escolher as técnicas e cores que podem ser utilizadas. Vamos dar uma olhada em algumas opções:

Maquiagem com olho esfumado: para um olhar bem marcante e expressivo, você pode apostar em uma make com efeito sombreado e marcado na área dos olhos.

Para isso, prepare a pele, de acordo com esse passo a passo. Em seguida, passe uma sombra nude por toda a extensão da pálpebra móvel. Na sequência, use um tom mais escuro para marcar o contorno do côncavo.

Depois disso, reforce o esfumado com uma sombra de tonalidade ainda mais profunda, como preto. Finalize a maquiagem da região dos olhos com um delineado marcante e, por fim, generosas camadas de rímel.

Imagem com maquiagem para formatura com olho esfumado, glitter e cílios postiços
Fonte: Pinterest – @Dayana Silva Studio

Maquiagem clara para formatura: você também pode investir em uma make mais leve e arrasar no dia da sua formatura. Assim, faça todos os procedimentos de maquiagem usando tonalidades mais próximas ao seu tom pele possível.

Para a região dos olhos e bocas, opte por cores que causem menor contraste com o tom do seu rosto. E, por fim, evite delineados e marcações muito fortes.

Imagem com maquiagem para formatura clara, com cílios postiços e boca nude
Fonte: Pinterest – @rosana aparecida roque

Maquiagem com boca marcada: se você é daquelas que não quer uma make mais carregada nos olhos e também não pensa em uma pintura mais simples, usar um batom mais forte pode ser a solução.

Cores como o vermelho, vinho, marrom e até colorações mais ousadas como violeta e café podem ser opções bem interessantes para quem quer marcar a região dos lábios para a formatura.

Imagem com maquiagem para formatura com olhos cut crease com glitter, cílios postiços e batom vermelho
Fonte: Pinteres – @Natali Santos

Maquiagem para formatura de dia

Algumas cerimônias de colação de grau são realizadas de dia e fica muito difícil saber o tipo de maquiagem ideal a ser utilizada, já que a incidência de raios de sol faz com que as maquiagens fiquem mais opacas e acabem craquelando.

Por isso, não aposte muito no brilho ou mesmo em técnicas que marquem demais uma região específica do rosto, como um olho preto esfumado, por exemplo.

Imagem com maquiagem para formatura para o dia, com tons claros e boca nude
Fonte: Pinterest – @Madrinhas de Casamento

A maquiagem para formatura de dia precisa de uma preparação um pouco melhor da pele, já que a claridade fará com que qualquer defeito na pintura seja visível.

Por isso, tenha bastante cuidado com a aplicação da base, do corretivo e do pó.

Outro ponto que deve ser levado em consideração é a marcação dos contornos e iluminação do rosto.

Como a base e o corretivo uniformizam a cor da pele, são essas técnicas de contraste que devolverão naturalidade à face.

Além disso, eles também podem ser usados para destacar ou disfarçar algum ponto do rosto. Assim, atente-se a essas possibilidades para uma perfeita maquiagem para formatura.

Por fim, dê preferência a cores leves, que não sejam escuras ou cintilantes para sombra, blush e batom. Durante o dia, grandes pontos de luz, cor ou contraste no rosto podem ficar fora de ambientação para a formatura.

Maquiagem para formatura – Fotos

Já entendemos o estilo de maquiagem para formatura a serem usados nos eventos tantos de noite quanto de dia, então vamos passar para a maquiagem para formatura na hora das fotos, de convites e até para a festa final de formatura.

Convite

O convite é um momento importante para os formandos, pois ele se reunirá com a turma para poder fotografar os últimos momentos juntos e o grande intuito desse evento é que as fotos sejam estampadas como convites para formatura.

Nesse dia, você provavelmente estará de beca, então o destaque irá todinho para a sua maquiagem para formatura, já que a beca esconderá todo o seu look. É importante focar bem na make para poder guardar essa recordação para sempre.

Festa

A festa de formatura normalmente ocorre após a cerimônia de colação de grau e também ocorrem à noite. Assim, você poderá usar as nossas dicas de maquiagem para formatura à noite para se preparar para o grande dia.

Mas, caso os festejos aconteçam em outro dia, você pode aproveitar pra usar os mais variados tipos de make! Se a ocasião for muito tradicional e formal na data da formatura, talvez seja necessário optar por uma maquiagem para formatura mais discreta.

No entanto, para a festa que acontece em outro momento, você pode apostar em makes mais ousadas. Especialmente se a festa for à noite, você pode buscar inspirações impactantes, com bastante cor, brilho e glamour!

Mas, mesmo nestes casos, procure seguir a recomendação de equilibrar os pesos.

Como combinar maquiagem para formatura com cor do vestido?

Uma grande dúvida que sempre ocorre é como combinar a sua maquiagem para formatura com a cor do vestido correto. Então também trouxemos algumas dicas para te ajudar.

Alguns cursos dão direcionamentos sobre qual cor de vestido usar, mesmo no caso de já colocar a beca sobre ele.

Em outros, no entanto, essa coloração fica liberada. Mas, seja por força de obrigação ou por livre opção, as principais escolhas em cor para esses vestidos são: preto, azul e vermelho.

Imagem com vestido para formatura vinho com glitter
Fonte: Pinterest – @Madrinhas de Casamento

Ainda hoje, algumas pessoas preferem usar a mesma tonalidade da roupa na cor da maquiagem.

Se você prefere este tipo de combinado, está tudo bem!

Porém, algumas modas recentes não têm aderido muito a esta ideia monocromática e, ao contrário, buscam nuances que possam conversar entre si.

Por exemplo, se a roupa for de cor fria, como o azul, a maquiagem para formatura tende a ter tonalidades quentes, a fim de contrabalancear as cores e gerar harmonia.

O oposto também acontece: o vestido sendo de coloração quente, as cores da maquiagem para formatura são frias.

Vamos ver como isso funciona, na prática?

Maquiagem para vestido azul

O azul é uma cor primária considerada de tom frio. Ele é muito usado em vestidos de formaturas de cursos como Administração, Psicologia e Jornalismo.

Para equilibrar a tonalidade, você pode usar sombras, blushes e batons em cores quentes como vermelho, rosa e cobre. Além disso, o dourado vai aquecer o seu visual. Use essas cores para se destacar.

Maquiagem para vestido vermelho

Direito, Odontologia e Relações Internacionais são graduações que têm o vermelho como cor-símbolo. Para quem for apostar no tom rubro e quente para usar no vestido, a dica é investir em cores com tonalidades frias.

Dessa forma, maquiagens com fundos cinza, branco, azul e violeta, por exemplo, podem trazer harmonia para o visual. O prata pode ser usado para compor o look de uma forma diferente e em destaque.

Maquiagem para vestido preto

Já se você for usar o vestido preto, poderá optar por quase todas as tonalidades de maquiagem, já que o preto é bem versátil e vai com tudo.

Além disso, ele tende a pesar qualquer outra cor com a qual ele esteja em contato. Assim, maquiagens muito claras tendem a gerar um grande contraste no rosto de quem usa um vestido preto.

No entanto, usar tons muito escuros na make também acaba acentuando o “peso” do vestido preto.

A dica é: tente equilibrar a sua maquiagem para formatura com o seu tom de pele e aposte no realce de aspectos naturais, iluminando com cuidado e usando cores estratégicas.

Como fazer maquiagem para formatura simples?

Caso mesmo com todas as dicas acima você ainda não se sinta confortável e queria uma maquiagem para formatura simples, dê uma olhada nas dicas que trouxemos.

Pois é, para quem quer uma maquiagem simples, sem grandes elaborações na hora de fazer, em relação a uma aparência mais fresca mesmo, seguem algumas dicas:

  • Prepare a sua pele de forma adequada. Opte por produtos que façam a cobertura, mas sem carregar muito o visual e não pese nem na base e nem no corretivo.
  • Não deixe as sobrancelhas de lado, cuide para que o design esteja alinhado. Assim, ele dará um aspecto mais bonito para seu rosto.
  • Lembre-se, também, de usar o pó iluminador em lugares estratégicos, como nariz e bochechas.
  • Para os olhos, você pode fazer um sombreado bem simples com dois ou três tons de sombra. Ou, caso prefira, usar somente o delineador para marcar a região.
  • Para a boca, um batom nude ou com pouco contraste da sua cor de pele pode ser o suficiente para sua maquiagem simples de formatura.

Tendências de vestidos para festa em 2022

Quando recebemos um convite para festas como formatura, casamento, festa de aniversário, dentre outras ocasiões formais, sempre pensamos no que vestir. Assim, buscamos algumas inspirações na internet para entender qual fica melhor.

Trouxemos para você uma lista de todos os vestidos que serão tendência para 2022, desde os curtos aos longos. Além de ter uma infinidade de modelos, com renda, de tecido mais leve, estampados, lisos e entre outras características, os vestidos são super versáteis. 

E claro que se você já escolheu a sua maquiagem para formatura, aproveite e escolha o seu vestido ideal na nossa lista.

Este ano, as principais tendências de vestidos de festa são as cores vibrantes como o pink e o verde, os tecidos brilhosos, os babados, mangas bufantes e cortes assimétricos.

Sendo assim, vale super a pena apostar em modelos que tenham algumas dessas características.

A formatura é um momento muito aguardado por toda a família e principalmente pela formanda, que se dedicou de várias formas para obter o diploma.

A comemoração muitas das vezes é acordada pela turma, por isso você precisa se preparar para este dia mega especial em sua vida.

Se programe com antecedência e pense no vestido, na sua maquiagem para formatura e no seu penteado para arrasar neste dia.

Portanto, trouxemos aqui alguns modelos de vestido para te inspirar em 2022 a ficar linda neste dia inesquecível. Veja alguns modelos que trouxemos para você!

Vestido de Festa Vermelho

A cor vermelha tem o significado de paixão, então ele normalmente é usado em ocasiões especiais. Ele é muito escolhido para festas de final de ano, mas nada impede que você siga seus instintos e use um vestido vermelho arrebatador em uma festa de casamento, por exemplo.

Imagem com vestido para formatura vermelho
Fonte: Pinterest – @Madrinhas de Casamento

Vestido para Festa Azul Royal

O vestido azul royal é especialmente utilizado a noite, ele normalmente é escolhido para um evento como uma madrinha de casamento ou algo mais formal. O azul traz paz, tranquilidade e deixa qualquer mulher segura de si.

Imagem com vestido para formatura azul royal
Fonte: Pinterest – @Madrinhas de Casamento

Vestido de Festa Verde Esmeralda

O vestido cor verde esmeralda está em alta para 2022. Ele é uma cor bastante exótica e vai muito bem com pessoas de pele mais escura.

Ele pode ser usado em uma ocasião mais formal, ou mesmo em uma festa. O verde traz esperança, então é uma cor muito boa.

Imagem com vestido para formatura verde esmeralda
Fonte: Pinterest – @Madrinhas de Casamento

Vestido para Festa Marsala

A cor marsala tem se tornado queridinha entre os fashionistas, é uma cor que está super na moda e arrasa em qualquer tipo de ambiente. Um detalhe deve chamar a atenção, cuide do seu tom de pele, para que a cor fique harmoniosa.

Imagem com vestido para formatura marsala
Fonte: Pinterest – @Madrinhas de Casamento

Vestido de Festa Preto

O preto nunca sai de moda! O vestido preto vai bem como todos os tipos de corpo e todos os tipos de mulheres, o plissê é uma das grandes apostas dos estilistas para vestidos de festas 2022.

Imagem com vestido para formatura curto preto com glitter
Fonte: Pinterest – @GUITA MODAS

Vestido para Festa Amarelo

Para usar o vestido de festa amarelo é preciso ter personalidade, já que ele não vai muito bem com todos os tipos de pele, a dica é evitar usar acessórios muito grandes ou coloridos.

Imagem com vestido para formatura amarelo
Fonte: Pinterest – @Madrinhas de Casamento

Vestido de Festa Branco

O vestido de festa branco é uma excelente pedida, desde que não seja usado no casamento pelas convidadas, mas para qualquer outro tipo de festa, todos os estilos de vestidos brancos combinam!

Imagem com vestido para formatura curto branco
Fonte: Pinterest – @GUITA MODAS

Vestido para Festa Dourado

O vestido para festa dourado representa riqueza, elegância e muita sofisticação. É perfeito para festas durante o dia, pode ser uma ocasião mais formal ou informal. Essa cor cai muito bem em mulheres morenas.

Imagem com vestido para formatura longo dourado
Fonte: Pinterest – @Livia Carneiro

Vestido de Festa Prateado

Essa cor de vestido pode ser usada em qualquer ocasião, mas vai depender bastante dos acessórios que você vai usar para completar o seu look.

Você pode usar um scarpin, ou um salto agulha e, se for uma festa informal, dá até para as novinhas arriscarem um tênis.

Imagem com vestido para formatura longo prateado
Fonte: Pinterest – @Pronta pra Festa

Vestido para Festa Tubinho

O vestido para festa no estilo tubinho é igual ao preto, ele nunca sai de moda e é perfeito para mulheres que se sentem bem com esse estilo. Não importa o formato do seu corpo, se você se sente bem, use e abuse desse estilo!

Imagem com vestido para formatura preto tubinho com detalhes dourados
Fonte: Pinterest – @Pronta pra Festa

Vestido de Festa Justo

Esse estilo de vestido acentua todas as curvas do corpo de uma mulher, então ele vai desenhar as silhuetas e deixá-las ainda mais aparente, então prove antes de decidir se esse é o seu vestido!

Imagem com vestido de festa longo justo vinho
Fonte: Pinterest – @Pronta pra Festa

Vestidos para Festa com Brilho

Ganhando espaço na moda desde sempre, o vestido com brilho é usado em quase todas as ocasiões, mesmo se for de dia, já que ele fica perfeito quando usado em uma festinha informal ou mesmo em um happy hour.

Imagem com vestido para formatura com brilho
Fonte: Pinterest – @Pronta pra Festa

Vestido de Festa Longo

Esse estilo de vestido normalmente é usado para eventos noturnos. Os seus variados modelos combinam com uma infinidade de tipos de eventos, então você poderá escolher conforme o seu estilo e gosto!

Imagem com vestido para festa azul claro longo
Fonte: Pinterest – @Pronta pra Festa

Vestido para Festa Curto

Aquele vestido curtinho básico também nunca sai de moda, porém, é preciso ter cuidado na hora de usá-lo em eventos formais como festas corporativas , já que pode não ser de bom tom a depender do tamanho do vestido escolhido.

Imagem com vestido para formatura preto curto
Fonte: Pinterest – @Mile

Vestido de Festa Nude

Os tons pastéis e os vestidos de festa nude, têm conquistado cada vez mais espaço no guarda-roupa das influencers.

Como é uma cor mais discreta é preciso prestar atenção na hora de usar o vestido para que ele combine com o tom da sua pele, sem deixar apática.

Imagem com vestido para formatura nude longo
Fonte: Pinterest – @Madrinhas de Casamento

Conclusão

Hoje trouxemos para você um texto especial sobre maquiagem para formatura. Explicamos como fazer o tipo de maquiagem para formatura tanto a noite quanto de dia e ainda uma lista com as tendências de vestido de festa para 2022.

Assim, você não precisará se preocupar na hora de compor o seu look inteiro de formatura, todas as informações necessárias estão no nosso texto.

Gostou do nosso conteúdo de maquiagem para formatura? Escreva nos comentários a sua opinião!

você pode gostar também
Comentários