Cupons de desconto + Cashback é no Cupomzeiros

Maquiagem Esfumada: Tutorial, Dicas e Ideias! Veja!

Hoje em dia as maquiagens mais trabalhadas e até as mais simples pedem um esfumado nos olhos para dar mais leveza ao olhar e o trabalho da make ficar mais bonito e fluido.

No entanto, existem algumas dúvidas sobre como fazer um esfumado nos olhos de uma forma que fique bonita, sem cometer os erros principais que fazem com que o resultado dê errado.

Imagem Com Maquiagem Esfumada
Pinterest - Guita Moda| Dicas De Estilo| Beleza e Street style

Para aprender, então, como fazer uma maquiagem esfumada bonita nos olhos de forma com que você fique muito satisfeita com o resultado e que todos elogiem, continue a leitura.

Ah! Você sabia que usando nossos cupons de desconto na hora de finalizar suas compras você garante o melhor preço possível? Veja abaixo:

Além disso, não deixe de aproveitar o cashback ativo das lojas abaixo:

Agora continue a leitura e confira a seguir todas as informações sobre a maquiagem esfumada!

Como eram as maquiagens antigamente?

Vamos recordar as maquiagens há uns tempos atrás, mais ou menos uns 10 anos, por assim dizer. Você se lembra como eram os trabalhos feitos com as sombras?

Você se lembra de como era feita a maquiagem na época? Quais eram os tons usados e as técnicas utilizadas? Se sim, você sabe que houve uma gigantesca evolução nesse tempo conforme as técnicas de maquiagem foram evoluindo.

Não, a maquiagem não era assim. Veja a imagem acima e imagine nos olhos dois tons, sendo um branco bem prateado ao início e um preto ao final.

Dentro da maquiagem antigamente não havia muita transição e nem esfumado trabalhado. Os olhos costumavam ser caracterizados por uma cor de sombra mais clara ao início e uma cor mais escura ao final.

Assim, não existia muito isso de ficar fazendo movimentos de forma com que o esfumado ficasse mais suave e que uma cor tivesse transição para outra também de forma suave, sem parecer uma divisão bem marcada.

A divisão da maquiagem era marcada, não era muito trabalhada e geralmente ficava numa mesmice. Quando digo isso, digo das maquiagens realizadas por nós, meras mortais, e não pelas maquiadoras especializadas na área.

Portanto, quando se ia numa festa ou evento há uns 9 ou 10 anos atrás, as maquiagens eram bem características e muitas pessoas faziam dessa forma, até porque não havia muita informação de como se fazer um esfumado bonito e trabalhado.

No entanto, isso mudou: hoje em dia possuímos muito mais conteúdos informativos para realizar uma make bonita em casa, conseguindo você mesma reproduzir com os produtos que possui.

Diante disso, algumas dúvidas ainda se fazem presentes, e nesse conteúdo, irei explicar como fazer para que sua maquiagem esfumada fique linda e deslumbrante e para que você não cometa os erros mais comuns que fazem com que o resultado não fique conforme o esperado.

Com essa leitura e mediante práticas, sua expectativa ficará igual a realidade, pode acreditar. Dessa forma, você não irá mais se frustar e ter medo de fazer uma maquiagem esfumada.

Quais itens utilizar para fazer a maquiagem esfumada?

Para fazer a sua maquiagem esfumada é necessário que você organize alguns itens essenciais de maquiagem para que o resultado fique legal e bonito, afinal, com as "ferramentas" certas, o trabalho fica muito mais simples de ser realizado.

Imagem Com Itens De Maquiagem
Pinterest - Ju Naufel

Dito isso, seguindo as dicas a seguir, se você tiver esses itens de maquiagem na sua coleção e com o treino e prática você vai conseguir um resultado lindo no seu esfumado.

Veja a seguir, portanto, os principais itens necessários para realizar sua maquiagem esfumada e arrasar nos eventos especiais!

Maquiagem esfumada: tenha bons pincéis de esfumar.

Esse é o item primordial para se realizar um bom esfumado. É preciso que você tenha pincéis de qualidade para fazer o seu esfumado bem feito. Portanto, veja quais são necessários que você tenha para fazer seu olho esfumado.

O pincel para esfumar fofinho é necessário para que você consiga que o esfumado fique bem levinho e com o resultado bem esfumado.

Veja na imagem acima os pincéis de esfumar, inclusive, o cabo do pincel de esfumar mais fofinho "gordinho", com mais cerdas, é até maior.

Isso acontece para que sua mão fique bem leve na hora da aplicação, ou seja, quanto mais a mão estiver na ponta do pincel, mais leve ela ficará na hora de aplicar.

Então é importante que você tenha esse maior e mais gordinho, e também um mediano para esfumar uma sombra que precisa de esfumado porém que deve estar mais intensa que aquela esfumada com o pincel gordinho anteriormente.

Por fim, tenha um pincel ainda mais preciso de esfumar para mais detalhes e mais precisão quando for necessário. Então, o legal é que você tenha esses três pincéis para fazer o esfumado e, além disso, um pincel aplicador de sombra, para conseguir depositá-la.

Maquiagem esfumada: base de sombras.

Outro item interessante e muito legal de ter é uma base de sombras. Esse item servirá para deixar a cor da sua pálpebra uniforme para que venham as sombras por cima.

É como se você precisasse de uma tela em branco para conseguir fazer uma pintura uniforme para que não haja interferência no quadro.

Além disso, essa base de sombras que ficará aplicada na pálpebra, também serve para que a sua sombra dure por mais tempo e não transfira com facilidade.

Pode ser que você não queira investir nesse item em específico, mas com certeza você deve ter um corretivo na sua coleção de maquiagens e ele serve como um bom substituto para essa base de sombras.

Maquiagem esfumada: sombras de esfumar de boa qualidade.

O próximo item extremamente importante para que você faça uma linda maquiagem esfumada, é possuir uma paleta de sombras com sombras de boa qualidade.

Como saber se a sombra é de boa qualidade? Inicialmente confira a maciez da sombra.

É importante ressaltar que a sombra deve ser macia para que facilite o trabalho de esfumar. No entanto, é preciso tomar bastante cuidado com o seguinte aspecto: o esfarelamento da sombra.

Imagem Com Paleta De Sombras Neutras
Pinterest - Hannah | Luxuryblush

Se a sua sombra for muito esfarelenta, ou seja, daquele tipo de sombra que literalmente se esfarela, parecendo uma areia, isso vai dificuldar demais o seu trabalho, e vai manchar o seu olho tanto em cima, quanto nas olheiras ao cair sombra.

Então veja esse fator e se atente muito bem a ele para que você não sofra com sua sombra na hora de fazer seu esfumado.

Outra coisa importante a se levar em consideração, é que as sombras devem possuir uma boa pigmentação. Assim sendo, não é preciso que sejam aplicadas muitas camadas de sombra que podem manchar os olhos.

Além de que, existem sombras que, por falta de pigmentação, nem ao menos constroem camadas.

Visto isso, esses são aspectos muito importantes para se levar em consideração na hora de se fazer a sua maquiagem esfumada.

Lápis kajal e delineador: outra dica importante

O lápis kajal, caracterizado por ser aquele lápis bem macio e de fácil esfumado é um item bem interessante de se ter na sua coleção de maquiagem. Isso porque ele servirá de fundo para a sua sombra.

Dessa forma, ao fazer um esfumado preto, por exemplo, o lápis kajal preto será um ótimo aliado na hora de esfumar e de trazer mais pigmentação ao seu olho preto, sem correr o risco de fazer com que a sombra fique falhada e com aspecto acinzentado ao invés de preta.

Ainda pode ser utilizado também na linha d'água dos olhos e rente aos cílios no esfumado, o que o faz ter mais de uma única função.

Outro item legal e necessário é o delineador. Afinal, não existe olho esfumado sem ele! Com ele você consegue fazer um lindo puxadinho com delineado de gatinho ou simples para trazer acabamento ao delineado e proporcionar, inclusive, mais dramaticidade ao olhar.

Outros itens importantes

Enfim, esses são os principais itens necessários para os olhos, incluindo cílios postiços e máscara de cílios. Mas há também itens para fazer a pele que são importantes, como:

  • Hidratante: O hidratante prepara a pele para a maquiagem, proporcionando hidratação, melhorando a textura, ajudando na fixação, protegendo a pele e oferecendo conforto.
  • Base: A base uniformiza a pele, disfarça imperfeições, cria uma tela em branco para a maquiagem e ajuda na fixação dos demais produtos.
  • Corretivo: O corretivo disfarça olheiras, manchas e imperfeições, proporcionando uma aparência mais uniforme e luminosa à pele.
  • Pó: O pó ajuda a fixar a maquiagem, controla a oleosidade da pele e proporciona um acabamento matte.
  • Blush: O blush dá cor e destaque às bochechas, proporcionando um aspecto saudável e realçando a estrutura facial.
  • Iluminador: O iluminador destaca os pontos altos do rosto, proporcionando um brilho luminoso e realçando a aparência da pele.

Quais os principais erros a se cometer no momento de fazer seu esfumado?

É muito importante que para fazer a sua maquiagem esfumada, você conheça os principais erros cometidos nesse processo para que você evite de cometê-los.

Imagem De Erro
Pinterest - Gabrielle - @bagi_libanio

Quando você já se previne quanto aos erros que podem acontecer, isso já faz com que você garanta um resultado positivo ao evitar os desvios que poderiam acontecer no percurso.

Se você seguir as dicas do que não fazer, com certeza conseguirá fazer um belo esfumado para te deixar com muito orgulho.

Erro número um: pesar a mão

Um dos principais erros na hora de fazer seu esfumado nos olhos é pesar a mão no momento de aplicação da sombra.

Ou seja, na hora de passar as sombras para realizar o esfumado, o erro é deixar a mão muito firme ao invés de leve para deixar com que a aplicação fique mais suave sem estar tão marcada.

Portanto, na hora de fazer a aplicação das sombras para esfumar, a mão deve ficar bem mais para o final do pincel, pois assim a mão fica mais leve e, consequentemente, a aplicação do esfumado.

Erro número dois: usar sombra de qualidade ruim

Outro erro que interfere muito no resultado da sua maquiagem esfumada, é utilizar uma sombra com uma qualidade ruim.

Como comentado acima, deve-se escolher uma sombra que possua boa qualidade com aspectos como boa durabilidade, maciez para facilitar o trabalho, ser uma sombra que não esfarele com facilidade para estragar o seu esfumado e que tenha uma boa pigmentação para que a cor não fique falhada.

Assim sendo, ao escolher uma sombra boa, o risco de o resultado não ficar legal é muito menor. Diante disso, basta seguir todas as dicas que dará certo!

Erro número três: não saber fazer os movimentos de esfumado

É primordial que você saiba também como fazer os movimentos de esfumado para conseguir esfumar os olhos de maneira com que o esfumado fique lindo!

A dica para fazer os movimentos corretos de esfumado são os seguintes movimentos: movimentos de vai e vem, ou seja, de zigue-zague ou em movimentos circulares.

Dessa forma, para esfumar bem é só fazer esses tipos de movimentos e (não se esqueça da dica anterior), de manter a mão leve ao realizar esses movimentos de esfumado.

Erro número quatro: utilizar cores que "brigam" muito entre si

Por fim, uma dica interessante para realizar a escolha de cores do seu esfumado para que o olho fique mais harmônico e bem composto em sua combinação.

Muitas vezes, quando cores muito diferentes entre si são colocadas juntas, o resultado não fica considerado tão compatível de acordo com as cores.

Essa é uma dica que você não necessariamente precisa seguir, porque vai muito de gosto e você pode gostar de utilizar cores consideradas incompatíveis.

Porém, se você procura um resultado que fique harmônico em relação as cores, é interessante que você veja como fazer isso da melhor forma.

Então, para escolher as cores da maquiagem é muito pertinente utilizar o círculo cromático na hora de fazer a escolha das cores da make.

Esse círculo trata-se das combinações de cores possíveis entre si na questão de harmonia e desarmonia. Assim, você pode descobrir sobre cores que se complementam, cores que são análogas entre si, que funcionam entre si e que não funcionam entre si conforme o ciclo.

Veja o exemplo nessa imagem:

Portanto, ao ver a imagem você consegue ver sobre cores monocromáticas, análogas, complementares e a tríade.

Diante disso, para fazer um olho esfumado mais harmônico saiba que quanto mais longes as cores das sombras iguais as do círculo, mais difícil fica com que uma sombra se mescle na outra, ou seja, que uma sombra "suma" na outra.

Agora que você já entendeu alguns erros que são cometidos e como evitá-los, veja finalmente alguns esfumados lindos e como fazer cada um deles.

Tipos de esfumado: escolha e aprenda a fazer aquele que mais combina com você.

Conheça na leitura os principais tipos de esfumados para conseguir reproduzir aqueles que mais combinam com você.

Esfumado marrom para a noite

O esfumado marrom é um clássico e muito fácil de reproduzir. O interessante é que ele possui suas versões para a noite e para o dia. Veja como fazer a da noite:

Imagem Com Esfumado Marrom Para A Noite
Pinterest - Duda Oliveira

Para fazer esse olho esfumado, inicialmente deixe a pele higienizada e preparada. Após esse primeiro passo, aplique nas pálpebras dos olhos sua base de sombras ou corretivo. Coloque uma pequena quantidade para que os olhos não fiquem muito carregados de corretivo.

Em seguida, inicie os trabalhos com as sombras. Pegue um tom de marrom mais claro e com o pincel de esfumar mais gordinho, esfume com essa sombra acima do côncavo, próximo a sobrancelha.

Lembre de manter a mão bem leve. Em seguida, pegue um tom médio de marrom e um pincel mediano de esfumar, um pouco mais preciso que o anterior.

Esfume novamente com a mão leve com essa sombra o côncavo. Depois, volte com o pincel mais gordinho e esfume as bordas dessa sombra para dar transição.

O próximo passo é pegar um marrom ainda mais escuro e aplicar em toda a pálpebra, esfumando com o pincel mais preciso e voltando com o pincel gordinho para deixar as bordas mais leves.

Por fim, passe um lápis macio rente aos cílios e com um pincel ainda mais preciso junto de uma sombra preta, esfume bem esse lápis sem invadir muito da sombra marrom

Faça o mesmo trabalho de esfumar com um pincel bem preciso nos cílios de baixo com as sombras marrons.

Agora, finalize sua pele com a aplicação de base, corretivo, pó, blush, iluminador e fixador de maquiagem, lápis preto ou branco na linha d'água dos olhos e por fim, o batom de sua preferência. Com isso tudo, faça essa produção e arrase.

Esfumado marrom para o dia a dia

Este tipo de esfumado é muito mais fácil e mais prático e super funciona para eventos no dia a dia ou até para trabalhar se você precisa trabalhar maquiada ou gosta de ir mais arrumada.

O legal é que é super fácil e rápido de fazer. Veja só:

Para fazer essa maquiagem esfumada é muito simples. Basta escolher somente um tom de marrom seja médio ou até mais claro, dependendo do seu gosto, e com um pincel bem gordinho esfumar essa sombra com a mão mais leve.

No canto dos olhos, é aplicado um ponto de luz com uma sombra mais clara cintilante. A mesma sombra marrom deve ser esfumada abaixo do cílios inferiores com um pincel mais preciso.

Depois de fazer isso, aplique bastante máscara de cílios. Logo depois, prepare sua pele de forma mais leve para o dia a dia com base, corretivo, pó, blush, contorno, iluminador etc.

Para finalizar, coloque um gloss para ficar com um aspecto mais iluminado e de dia a dia.

Olho esfumado preto: o mais temido.

Imagem Com Esfumado Preto Com Glitter
Pinterest - Dicas de Mulher

O olho preto esfumado, mais conhecido como smokey eye, é aquele tipo de olho que chama bastante atenção e é uma opção para ir num evento e arrasar. Ao optar por esse tipo de esfumado, sua maquiagem não passará despercebida.

Para fazer essa maquiagem, você precisará seguir o passo a passo para não errar e conseguir com que o olho fique lindo, bem esfumado e nada manchado.

Inicie o seu olho preto com uma sombra marrom para dar profundidade no olhar marcando o côncavo com um pincel de sombras gordinho.

Pegue um lápis kajal preto e pinte toda sua pálpebra com ele. Agora, com o auxílio de uma sombra preta, pegue outro pincel de esfumar e esfume todo esse lápis, principalmente nas bordas. O segredo é fazer um bom esfumado e voltar com mais sombra se necessário.

Depois de esfumar bem essa sombra preta com o lápis, faça o mesmo trabalho de esfumar o lápis com sombra preta rente aos cílios de baixo. Se na pálpebra você sentir muito marcada, volte com um pincel bem fofinho de esfumar limpo e esfume as bordas.

Para finalizar, faça sua pele bem feita, aplique um delineado bem bonito para dar acabamento e um cílios postiços de arrasar! Passe o seu batom de preferência também e arrase no olhão preto.

Esfumado colorido: super alegre

Neste vídeo abaixo é ensinado outro tipo de esfumado colorido que fica muito lindo e alegre! Confira:

Considerações finais

Viu só como é grande a importância do esfumado nos olhos para criar uma maquiagem mais bonita e fluida? É incrível como ao longo do tempo, as técnicas de maquiagem evoluem e permitem que hoje tenhamos acesso a mais informações e tutoriais para realizar um esfumado adequado.

Vimos também como é importante ter os itens corretos para fazer uma maquiagem esfumada de qualidade, como pincéis de esfumar, base de sombras e sombras de boa qualidade. Também falamos sobre o papel do lápis kajal e do delineador na criação de um olhar mais impactante.

Lembre-se: É crucial evitar aplicar muita pressão ao esfumar, utilizar sombras de baixa qualidade, não dominar os movimentos corretos de esfumado e combinar cores que não se harmonizam bem.

Mas fique tranquila, pois com paciência e dedicação, é possível alcançar um resultado incrível, lindo e deslumbrante.

A prática é fundamental, então não tenha medo de experimentar e descobrir o que funciona melhor para você. Aproveite essa jornada de aprimorar suas habilidades de maquiagem e desfrute dos resultados incríveis que você pode alcançar!

Siga-nos!

Gostou das nossas dicas? Quer saber mais dicas sobre cuidados com unhas grandes, cuidados com a saúde, pele, cabelos e moda? Então acompanhe nosso Guia de Beleza, pois temos muito mais dicas para te ajudar a se cuidar, todos os dias!

Por fim, confira os nossos cupons de desconto e aproveitar o cashback disponível nas nossas lojas parceiras para obter os melhores preços em suas compras. E não esqueça de comentar se você curtiu nossas ideias e inspirações de maquiagem esfumada!

Até breve, Cupomzeiras!

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.