O primeiro produto de maquiagem que conhecemos, desde o início do contato com o mundo da beleza, é a sombra. Entretanto, poucas pessoas conhecem um produtinho que veio para revolucionar o modo como maquiamos os olhos: a sombra líquida.

Isso mesmo, a indústria cosmética conseguiu deixar o produto mais conhecido das makes ainda mais fácil de aplicar e mais lindo de se ver! Por isso, nós viemos trazer um artigo especialmente sobre ele, para que você, leitora, saiba como usá-lo da melhor forma possível. Vamos lá?

Mas então, o que é a sombra líquida?

A sombra líquida é a evolução da tradicional sombra que encontramos nas paletas: ela vem com uma textura totalmente diferente, líquida, além do formato das embalagens, que são pequenos potes com aplicadores semelhantes aos que encontramos nos glosses labiais.

Ela veio com tudo para revolucionar a nossa forma de lidar com a make: além de sua função como pigmento para os olhos, ela pode ser utilizada em outras partes do rosto, para funcionar como batom ou iluminador, por exemplo, acredita?

Vantagens da sombra líquida: por que comprar?

Ok, não há dúvidas de que a sombra líquida realmente é linda e bem diferentona. Mas será que existem vantagens em usar este produto, em relação à sombra tradicional?

A resposta é definitivamente sim, e nós apresentamos 5 motivos para isso. Veja:

1- Diferentes efeitos

A sombra líquida é muito conhecida pelo brilho que tem e que deixa os olhos super chamativos, mas a verdade que existem muitas formas que a sombra pode ser utilizada: esfumada, mais cremosa, com efeito matte e, é claro, com aquele brilho clássico.

Sendo assim, a versatilidade é a marca da sombra líquida.

2- Alta pigmentação

A segunda característica desse produto que faz dele um dos mais queridos pelas blogueiras e por maquiadoras e maquiadores profissionais é a sua alta pigmentação. Diferentemente de sua versão tradicional, em pó compacto, ela precisa de apenas uma aplicação para ter um efeito super glow.

Logo, fazer a sua maquiagem com ar profissional fica bem mais fácil!

3- Longa duração

É muito chato quando você está em uma festa, já no final, e acha que está arrasando com aquela make que chegou. Você se olha no espelho e toma um susto: onde está a minha make arrasadora? É, meninas… Eu sei que é frustrante. Mas com a sombra líquida é muito difícil ter esse problema.

Isso porque ela tem uma adesão muito fácil à nossa pele, devido à sua textura líquida e, portanto, dura muito mais tempo do que as sombras tradicionais.

4- Aplicação super fácil

Com o aplicador no mesmo formato dos glosses labiais, é super fácil aplicar a sua sombra líquida, independentemente do design escolhido. Em segundos, é possível fazer a make do jeito que você quiser!

Além disso, a secagem é super rápida, o que evita o problema de borrar a make nos momentos mais cruciais, como passar rímel e delineador.

5- Não é só sombra

Você pode usar a sombra líquida de várias formas: como batom, iluminador, blush, contorno e delineador! Olha que maravilha: 6 produtos em 1 só!

Portanto, dá para fazer quase toda a maquiagem apenas com a sombra líquida!

Como usar a sombra líquida e arrasar na make

Como já dissemos, existem várias formas de utilizá-la, da make mais discreta até a mais chamativa. Vamos te mostrar, agora, algumas dessas maneiras que são uma mão na roda para sua produção!

Usando o brilho da sombra para aumentar o seu

O carro chefe da sombra líquida é, sem dúvidas, o seu brilho. Então, se o seu objetivo é ter um make super glow, não economize nela! É sua hora de brilhar! Veja uma sugestão de como usar esse produtinho para se destacar:

  1. Primeiro, use uma sombra líquida preta nos cantos exterior e interior de suas pálpebras, deixando um espaço no meio;
  2. Em segundo lugar, esfume os dois cantinhos e utilize uma tonalidade mais clara para isso;
  3. Utilize uma sombra dourada e aplique no meio;
  4. Utilize novamente o preto sobre a linha lacrimal e, novamente, esfume;
  5. Depois, faça um delineado tradicional e voilà! Sua maquiagem estará pronta!

Essa é apenas uma ideia de como você pode arrasar com o brilho!

2- Maquiagem matte com sombra líquida

Se você prefere uma make mais básica, menos brilhosa e mais discreta, o efeito matte talvez seja uma boa opção! Com a sombra mais opaca, é possível que sua maquiagem seja elegante e muito linda, além de discreta.

Assim, para te ajudar a fazer uma produção desse tipo, nós separamos um vídeo tutorial que pode servir como inspiração!

Neste vídeo, a Laura mostra como fazer os olhos bem matte e discretos com sombras marrom e preta. Além disso, quase toda a maquiagem dela é feita com a sombra líquida, acreditam?

3- Delineado colorido com sombra

Isso mesmo! É super possível fazer o nosso querido delineado com a sombra líquida. E o melhor: é super fácil! Você pode construir o delineado com o próprio aplicador ou com um pincel bem fininho, no qual você coloca um pouquinho do produto antes de iniciar.

No vídeo da Tetê, ela te ensina a fazer o delineado com sombra líquida azul e ainda mostra o passo a passo de um olho completo com outra de cor rosa. Veja:

Dica bônus: sombra líquida caseira

Você sabia que dá para fazer sua sombra líquida em casa? É  muito simples! Você só vai precisar de:

  • Glitter da cor de sua preferência;
  • Cola não tóxica ou cola de glitter;
  • Vaselina;
  • Soro fisiológico ou demaquilante em spray;
  • Por último, um pote para armazenar;

Basta misturar os ingredientes e aproveitar!

No vídeo da Diuly Ottobeli, ela explica direitinho o passo a passo de como fazer esse produtinho caseiro: