Tudo sobre beleza no Cupomzeiros.com

Goddess Braids: Dicas e Ideias da Trança do Momento

Você já ouviu falar nas tranças goddess braids? Elas estão super na moda, e são uma ótima ideia para você que está pensando em adotar o visual dos cabelos trançados.

Goddess braids, nome em inglês, significa “tranças de deusa”, um nome sugestivo para te deixar maravilhosa!

As goddess braids estão bombando nas redes sociais, e lá elas são conhecidas como “tranças das gringas”.

As tranças goddess braids são semelhantes às box braids, que, na verdade, são a base das goddess. A diferença que ela tem das box são as extensões de cabelo encaracolado, cacheado ou frisado ao longo do comprimento ou apenas nas pontas, para dar um toque a mais.

As box braids, que têm praticamente o mesmo processo, foram, introduzidas no Brasil nos anos 90 como trança “canecalon“. Outra modelo de trança que já estava sendo muito usado era a trança nagô. Com o tempo e inovações no visual, surgiram as goddess, com o toque especial dos cachos no final das tranças.

O formato utilizado para trançar é o clássico, como nas box braids, ela também pode ser feita no estilo nagô ou trança raiz, marcando bem a trança na raiz do cabelo.

As goddess podem ser feitas em cabelos longos ou curtos, e também nos cabelos em transição.

Você pode usá-las soltas, e também fazer diversos penteados para agregar ao estilo, como coques, rabos de cavalo, puxados na lateral, entre outros.

Pode ficar tranquila que as tranças goddess braids combinam com todas as cores e tons de cabelo: loiros, castanhos, pretos, vermelho ou em cores fantasia.

Elas podem ser moldadas fininhas ou mais grossas, dependendo do estilo que você quer criar. Mas o principal é que você vai marcar presença com esse penteado de tranças!

Imagem com goddess braids loiras
Imagem: Flowervvase – Pinterest.

Preparando os cabelos para as goddess braids

Antes de tudo, você tem que estar com os cabelos preparados e fortes para receber as tranças goddess braids.

Preparar o cabelo, além de garantir um resultado perfeito, ajuda a mantê-lo forte durante o tempo que ficar exposto às tranças, para que quando você as retire, ele esteja completamente saudável.

O primeiro passo que deve ser seguido é fazer um cronograma capilar. Aliás, em qualquer situação, você deve preparar o cronograma para aplicá-lo nos cabelos para manter os fios hidratados, fortes, cheios de brilho e livres de quebra e frizz.

O cronograma capilar deve conter as etapas de hidratação, nutrição e reconstrução:

  • Hidratação – Necessária para repor a umidade dos fios, previne o ressecamento e melhora a saúde do fio. Ela repõe os nutrientes perdidos com poluição, clima e química. No caso das goddess braids, mantê-las no cabelo por certo tempo pode deixar os fios ressecados. Então antes de fazer suas goddess, hidrate muito bem seus cabelos.
  • Nutrição – a nutrição é responsável pela umectação, devolvendo a oleosidade dos fios, diminuindo consideravelmente o frizz, e no caso dos cabelos cacheados, é essencial para manter os cachos definidos.
  • Reconstrução – a reconstrução sela as cutículas do fio. Ela repõe as proteínas e a queratina perdida.

Fazendo todo o cronograma capilar, seus cabelos estarão mais preparados para o visual das goddess.

Outra dica para fazer antes de aderir ao visual das tranças é fazer uma lavagem com shampoo antirresíduos, para livrar seu cabelo de todas as impurezas presentes.

Não esqueça que para a aplicação das goddess braids, o cabelo deve estar completamente seco, evitando que a raiz continue úmida, causando fungos e bactérias no couro cabeludo.

Seguindo esses passos antes de criar o visual com tranças goddess, você pode ficar tranquila, que seu cabelo estará protegido e mais forte para o procedimento.

Durante o tempo que estiver com as goddess, também cuide das madeixas, para que quando desfizer as tranças, você tenha certeza que os fios estão saudáveis.

Após a retirada também será necessário alguns cuidados, que te ensinaremos no decorrer do artigo.

Fazendo as tranças goddes braids

Sem dúvida, deixar o trabalho de fazer as goddess na mão de um profissional especializado é muito mais garantido para um resultado perfeito.

Mas isso não quer dizer que você não pode arriscar e fazer as goddess braids em casa. Há diversos tutoriais para seguir na internet.

O único problema é que o passo a passo é um pouco cansativo, que tal pedir para uma amiga ou irmã, ajudar no processo?

Você vai precisar de:

  • Escova de cabelo
  • Elásticos de cabelo
  • Presilhas
  • Fibra sintética ou orgânica

Temos um passo a passo para você seguir e fazer você mesma suas goddess braids:

  1. Comece desembaraçando o cabelo o máximo possível com a escova, delicadamente.
  2. Depois vá prendendo todo o cabelo e deixando apenas uma mecha solta na nuca.
  3. Pegue a fibra de cabelo que você escolheu e coloque-a sobre a mecha do seu cabelo, dê uma volta, enrolando-as.
  4. Trance os fios numa trança simples.
  5. Siga trançando a fibra até conseguir o comprimento desejado e prenda a ponta de cada trança com um elástico.
  6. Repita o processo em todas as mechas do cabelo.

A primeira parte está pronta! E agora o diferencial deste estilo de trança:

  1. Na finalização, você desmancha as pontas das tranças para deixar o encaracolado.
  2. E para finalizar, acrescente mais mechas da fibra sintética ou orgânica. Você pode modelar um cachinho que pode ser feito com babyliss, afinal, quase sempre a fibra vem lisa, ou se você tiver as fibras em mechas prontas onduladas.
  3. Se necessário, utilize uma agulha de crochê para facilitar o acréscimo da mecha cacheada.
  4. A extensão deve ser passada por dentro da trança, com ajuda da agulha de crochê. Puxe com cuidado e com delicadeza para não emaranhar os fios.

É isso aí, garota! Suas goddess braids estão prontas para você arrasar!

Veja um tutorial no vídeo a seguir, e aprenda de vez a fazer suas tranças goddess braids:

Nesse vídeo, você pode ver mais um tutorial de como fazer goddess braids no “estilo gringa”:

Mas existem várias dúvidas em relação as goddess braids, como, por exemplo, cuidados, tempo de duração, valor e muito mais. Para você tirar essas dúvidas da cabeça e colocar as tranças nela, separamos algumas dicas.

Siga lendo o artigo e fique por dentro do mundo das goddess braids!

Tempo de duração das goddess braids

O tempo de duração das goddess é de 2 a 3 meses, já que elas são um tipo de trança de longa duração. Mas você deve tomar os devidos cuidados para que elas durem esse tempo.

Cuidar delas é essencial, não basta fazer o procedimento e achar que seu cabelo vai ficar perfeito e elas irão durar eternamente. A manutenção deve ser feita já a partir da sexta semana.

Quanto custam as goddess braids?

Se você pretende colocar as goddess em um cabelereiro (o que é mais indicado), o preço depende do comprimento do cabelo, do material que você escolherá para fazer as tranças, e também de quanto o profissional irá cobrar pelo trabalho realizado, afinal, cada um oferece um preço diferente, não é mesmo?

Mas, em média, podemos dizer que as goddess braids com todo material incluído devem custar em torno de R$ 300,00 reais.

Mas se você mesma quiser aplicar as tranças no cabelo, vai depender do valor da fibra sintética ou orgânica.

Podemos encontrar a fibra de cabelo sintética ou orgânica facilmente na internet, nas mais variadas cores, estilos e, com isso, também diversos valores. Faça uma pesquisa e encontre o que se encaixa melhor com seu estilo, cabelo e orçamento.

Cuidados essenciais com as goddess braids

Os cuidados com as goddess são essenciais para que elas estejam sempre perfeitas e durem por mais tempo.

Lavando as tranças

Para lavar o couro cabeludo, sempre esfregue delicadamente, o melhor é que este procedimento seja feito apenas uma vez por semana.

Já na lavagem das tranças, o melhor é evitar o shampoo em contato direto. O melhor mesmo é aplicar shampoo diluído em água com um borrifador.

Mas não esqueça que cada material escolhido tem seu modo de lavagem, por isso sempre siga as instruções de lavagem de acordo com o tipo de material das suas goddess.

Na hora de dormir

Uma dica importante que pode ajudar a manter suas tranças bonitas por mais tempo é, na hora de dormir, usar uma touca ou lenço de cetim enrolado nos cabelos. Isso ajudará as tranças, mantendo o formato durante a noite.

Hidratar é necessário?

Manter o cabelo hidratado é essencial em todas as situações, e não é o contrário em um penteado com tranças. Mas as tranças não podem ser hidratadas da forma convencional, enchendo os cabelos de creme!

Para hidratá-las, o ideal usar um borrifador. Coloque água filtrada e um pouco de creme no borrifador, e borrife a mistura, principalmente próximo a raiz, mas não encharque o cabelo, evitando assim o cheiro indesejado nas tranças.

No vídeo, algumas dicas de como deixar os cachos definidos com as tranças goddess braids, assista:

Goddess braids estragam o cabelo?

A pergunta que não quer calar é: E aí, as goddess estragam o cabelo?

É claro que é possível estragar seu cabelo fazendo qualquer tipo de penteado com tranças, afinal, qualquer tipo de penteado pode estragar os fios, se não forem tomados os cuidados necessários.

Tratando bem as tranças e tomando todo o cuidado necessário e indicado, isso dificilmente irá acontecer. Por isso, sempre tome o máximo de cuidado, para que depois de desfazê-las, seus cabelos continuem lindos.

Veja no vídeo mais dicas para as tranças:

O que evitar

Evite produtos que não sejam naturais

Os produtos naturais para tratar os seu cabelos com tranças goddess são os preferidos. Dê preferência para óleos naturais e nutritivos como o óleo de coco, ou o óleo de rícino.

Os óleos naturais não entopem os poros, não deixando, assim, o cabelo sobrecarregado.

Evite penteados apertados

Cuidado com os penteados mais apertados, não use diariamente, deixe seu cabelo solto na maioria dos dias.

Os coques são um bom exemplo de penteado apertado. Eu sei, ele é super prático para o dia dia, mas como o cabelo trançado já está sendo pressionado, o coque vai fazer mais pressão ainda.

Imagem com goddess braids em coque
Imagem: Dicas de Mulher – Pinterest.

Evite fazer as tranças muito apertadas

Quando fizer as tranças, lembre-se que não é necessário que elas sejam super apertadas (repuxando até os olhos!).

Fazendo tranças muito apertadas, você só vai prejudicar seu cabelo e ficar com a cabeças doendo, prejudicando também o couro cabeludo e, com isso, aumentando a queda de cabelo.

Mais dicas

Quando algumas desmancharem, refaça!

Se achar necessário, caso algumas tranças comecem desmanchar com o tempo, você pode refazê-las cuidadosamente, o crescimento também pode interferir na modelagem, sendo necessário refazer.

Não é necessário esperar para fazer todas juntas novamente.

Não fique com o penteado de tranças por muito tempo

Não deixe por mais tempo que o recomendado, em no máximo 3 meses você deve retirá-las. Nesse tempo, elas já estarão perdendo a forma.

Se quiser usar novamente, dê um tempo ao seu cabelo para ele se recuperar, não faça imediatamente um novo penteado com tranças.

Neste intervalo, dedique bastante atenção ao fios, hidratando, nutrindo e reconstruindo.

Recapitulando…

  1. Evite fazer tranças super apertadas.
  2. Hidrate a raiz do seu cabelo.
  3. Lave as tranças da maneira correta
  4. Use produtos naturais.
  5. Proteja suas tranças enquanto dorme.
  6. Evite fazer muitos penteados apertados.
  7. Quando desmanchar, refaça aos poucos.
  8. E não fique com o penteado por tempo demais.
Imagem com goddess braids em várias cores
Imagem: Danielle Johnson – Pinterest.

Cuidados com o cabelo após a retirada das goddess braids

É muito importante o cuidado do cabelo pós tranças. Mesmo com todo o cuidado durante o tempo que o penteado durou, os fios precisam ser revitalizados.

Veja alguns procedimentos pós tranças

Desembarace os fios com os dedos, logo depois que você retirar as tranças goddess braids. Não se assuste com os cabelos que caírem, como eles estavam presos, os cabelos que quebraram durante todo tempo que você ficou com as tranças estavam presos ali e vão cair.

Lave com shampoo hidratante, fazendo assim a limpeza e a hidratação dos fios ao mesmo tempo. A nutrição é essencial, procure shampoos com óleos nutritivos. Depois penteie com creme para pentear.

O couro cabeludo fica sensível com o uso das tranças, utilize produtos que contenham substâncias calmantes, como camomila, aloe vera e outros. Não utilize shampoo antirresíduos logo após a retirada das tranças.

Também é necessário nutrir o cabelo, para ele repor os lipídios. Utilize cremes de tratamento profundo.

Uma boa dica é procurar o cabelereiro e aparar as pontas que podem estar danificadas.

Depois de todas essas dicas maravilhosas, o que falta para você decidir de vez entrar no visual, são algumas inspirações.

Então, se inspire nos modelos e estilos que separamos para você!

Goddess braids tradicionais

Tranças goddess em comprimento longo com pontas cacheadas deixam o resultado super inspirador!

Imagem com goddess braids longas
Imagem: Pinterest.

Goddess em cores fantasia

As goddess nas cores fantasia estão super em alta, e vão deixar seu visual divertido e cheio de atitude!

Roxo

O cabelo roxo é febre na cabeça das mulheres, que tal usar a cor e o penteado juntos?

Imagem com goddess braids roxas
Imagem: Coils & Glory – Pinterest.

Um roxo em tons degradê, finalizando as goddess com o tom mais claro, deixa o visual intenso.

Imagem com goddess braids roxas degradê
Imagem: Ebonee Robinson – Pinterest.

Ou então mesclar com goddess no tom do seu cabelo, algumas em tons de azul e roxo, com destaque nas pontas coloridas, criando um visual multicolor.

Imagem com goddess braids com tons de azul e roxo
Imagem: Chandra Carrasquillo – Pinterest.

Cinza

E usar o tom de cinza ou branco misturado as tranças e cachos.

Imagem com goddess braids cinzas
Imagem: The Trend Spotter – Pinterest.

Goddess em tom vermelho

Os diversos tons de vermelho não saem de moda, crie um visual marcante com goddess no tom.

Imagem com goddess braids vermelhas
Imagem: Eerya Beauty Hair – Pinterest.

Goddess em tom castanho

E no castanho? Uma ótima dica para dar um up no visual é partir para um castanho acobreado.

Imagem com goddess braids em castanho
Imagem – Pinterest.

Goddess em tom preto

No cabelo com tom preto, as goddess dão um brilho único. O visual da foto mostra que as tranças podem ser feitas em qualquer comprimento.

Imagem com goddess braids em tom preto
Imagem: Dorsanee – Pinterest.

Goddess em tom loiro

Para iluminar com o loiro, acrescente aspecto de luzes nas pontas dos cachos de suas goddess.

Imagem com goddess braids em tom loiro
Imagem: Pinterest.

Em dois tons de loiro, é perfeito deixar as pontas em um tom platinado.

Imagem com goddess braids em tons loiros e platinados
Imagem: Fashionisers – Pinterest.

Fugindo do tradicional

E, se você quiser modificar o visual das goddess, finalize as tranças tradicionais com mechas apenas onduladas ao invés de encaracoladas.

Imagem com goddess braids com mechas onduladas
Imagem – Pinterest.

Inspirações de penteados com tranças goddess

Um penteado com coque super alto e o restante das goddess soltas, cria um visual despojado, perfeito para o dia a dia.

Imagem com goddess braids com coque alto
Imagem: Telma Barroz – Pinterest.

Ou um penteado solto mais elaborado com as goddes puxadas para trás.

Imagem com goddess braids meio presas
Imagem: Coils & Glory – Pinterest.

Apenas jogando as tranças para o lado, você já cria um penteado especial que pode ser usado em diversas ocasiões.

Imagem com goddess braids de lado
Imagem: Mo’looks – Pinterest.

Levantar as madeixas com tranças e prender em cima, deixando as tranças caírem para as laterais; isso transforma as goddess em um penteado elegante.

Imagem com goddess braids meio presas
Imagem: Hair Adviser – Pinterest.

Um rabo de cavalo com as goddess finalizadas com ondas. É o penteado preso preferido.

Imagem com goddess braids com rabo de cavalo
Imagem: Gee B. Bee – pinterest.

Pontas com algumas luzes para dar um toque especial ao penteado puxado para trás.

Imagem com goddess braids com luzes
Imagem: Coil & Glory – Pinterest.

Aproveite e assista o vídeo abaixo para conferir mais ideias de penteados que podem ser feito com as goddess braids:

Fibra sintética ou orgânica

As fibras estão disponíveis em diversos tamanhos, cores e estilos. Você vai encontrar muitas com os fios lisos, mas também há opções em mechas já onduladas e cacheadas, ou até com as tranças prontas, para quem não tem tanta prática no trançado ou quer um processo mais rápido.

Imagem com goddess braids com fibra sintética
Imagem: Vietnamese Hair Factory – Pinterest.

As goddess braids são simplesmente maravilhosas! Com elas, você vai se sentir super na moda e confiante.

As tranças transformam o visual, você pode usar das mais diversas formas. As goddess são versáteis, charmosas e combinam com qualquer tom de cabelo e pele, de pessoas de todas as idades.

Além do visual despojado que elas criam, atrelada a penteados, elas podem criar looks para diversas situações, desde as mais descontraídas até as mais elegantes.

Se você gostou das inspirações, está na hora de colocar as tranças goddess nas suas madeixas! Cuide bem delas e terá um ótimo resultado, não só quando estiver com elas, mas também após a retirada.

Vamos lá! Aposte nas goddess braids e até a próxima!

você pode gostar também
Comentários