Tudo sobre beleza no Cupomzeiros.com

Estilo Baddie: O Que É e Como Usar a Tendência!

O estilo baddie agrega características que, a um primeiro olhar, podem ser contraditórias, afinal, ao mesmo tempo em que ele traz feminilidade e sensualidade, traz também conforto.

É um estilo nascido na moda das ruas e está cada vez mais em alta. Confira a seguir todas as informações sobre o estilo baddie!

O que é o estilo baddie?

Existem algumas características do estilo baddie que fazem com que determinadas combinações se encaixem automaticamente no estilo.

Em primeiro lugar, o abuso de gloss, de laces coloridas, e acessórios mais chamativos. É um estilo que combina a feminilidade, sensualidade e conforto em produções originais.

Imagem com estilo baddie
pinterest.br

Baddie é uma palavra derivada de “bad” ou, em português, “mau”. É usada no tratamento informal, além de ter a conotação mais simbólica do que literal.

O estilo baddie tem muito mais relação com rebeldia do que com o comportamento pretensamente maldoso. Estar no estilo baddie, portanto, é ser mais rebelde do que maldoso.

Assim, baddie é um estilo que se impõe e que ocupa espaços e tem um grande apelo entre pessoas mais jovens.

Usualmente, este é um estilo adotado por mulheres e teve sua origem na moda negra, mais especificamente no streetwear feminino dos anos 90.

Nesta época, o hip hop começava a tomar as paradas do sucesso trazendo uma modificação na moda.

O hip hop foi fundamental para estipular as mudanças no estilo tanto masculino quanto feminino. Jaquetas bomber, bonés, roupas mais largas, mas que deixavam a mostra partes estratégicas do corpo tomaram as ruas no que foi uma das maiores influências da música e da moda.

Onde surgiu o estilo baddie?

O estilo baddie ganhou força nos Estados Unidos nos anos 90, e ganhou força com grupos como as Destiny’s Child, sendo difícil estipular ao certo quando o estilo nasceu. 

É possível localizar o nascimento do estilo baddie na cultura negra dos Estados Unidos dos anos 1990, dentro do âmbito maior do Hip Hop, no entanto, este tem suas origens nos anos 1970 nos guetos de Nova York.

Imagem com estilo baddie das Destiny's Child
Destiny’s Child

Muito mais do que um estilo de moda, o Hip Hop foi e é, sobretudo, uma cultura muito particular que influencia comportamento, moda, música, modo de falar e de estar no mundo.

É também uma forma de pensar o mundo e construí-lo de acordo com as experiências tanto boas quanto más.

O Hip Hop sempre foi uma faceta importante de uma cultura de resistência, ou seja, sendo parte integrante da cultura negra, este movimento se tornou uma forma de compreender uma realidade preconceituosa e excludente.

Nesse sentido, a cultura do Hip Hop ajudou a formular uma compreensão maior e melhor do mundo.

O estilo baddie, portanto, é uma nova forma de nomear um estilo que já existe há décadas. Roupas largas, logomarcas em evidência, ostentação, acessórios dourados e chamativos são bem conhecidos do público dos anos 90.

Assim, as redes sociais e a juventude atual apenas renomearam e adicionaram outros elementos há um estilo prévio.

Quais são as influências do estilo baddie

Como foi dito anteriormente, o Hip Hop é um movimento cultural que influenciou diversos elementos tanto da música, quanto da moda, do comportamento, entre outros.

A relação da música com a moda é indissociável, afinal, a música determina valores e impõe uma série de comportamentos que a moda agrega.

Assim como o rock n’roll dos anos 50, com suas origens no blues e na cultura negra, fez com que os jovens da época fossem influenciados por artistas como Elvis Presley, B. B. King, Little Richard; os anos 60 e 70 tiveram suas influências no movimento hippie que também foi berço de bandas e artistas que até hoje são ícones de estilo.

Os anos 1980 proporcionaram o nascimento do grunge, um estilo que buscava se distanciar do rock das décadas anteriores.

Foi um estilo musical que influenciou profundamente a moda com suas camisas xadrez, calças jeans destruídas e uma forma mais realista e desencantada de ver e compreender o mundo.

Nos anos 1990, o Hip Hop se mostrou com força total e transformou em ícones da moda os rappers, os dj’s, os B-Boys e as B-Girls.

Nesse momento, nascia também a cultura do grafite profundamente interligado aos movimentos sociais e culturais da época. A música e a moda Hip Hop se tornou uma grande influência entre os jovens e acabou influenciando também o estilo baddie.

Imagem com estilo baddie com calça larga e cropped
pinterest.br

Tendências ligadas ao Hip Hop

Como a maioria dos movimentos culturais que envolvem não apenas a moda, mas a música e formas de pensar e de agir, o Hip Hop influenciou e foi influenciado por diversos movimentos culturais.

Confira a seguir alguns dos mais importantes e como cada um contribuiu para sua caracterização.

Streetwear

O estilo streetwear feminino é um dos estilos que são aparentados com o estilo Hip Hop.

Ainda que este termo seja um tanto quanto vago e amplo demais, o streetwear pode ser definido em linhas gerais como o estilo que se usa nas ruas.

Neste sentido, existem diversas combinações e formas de se vestir e de se portar e que podem ser incluídas no estilo streetwear.

O conceito pode ser analisado historicamente como tendo surgido na década de 1950 na Inglaterra, com todas as mudanças sociais proporcionadas pelo fim da II Guerra Mundial, assim como por uma juventude que buscava se diferenciar o máximo possível da geração anterior.

Além disso, o rock n’ roll norte-americano chegava e impactava com força a cena inglesa.

Assim, a música e a moda se tornavam indissociáveis, assim como nas décadas seguintes o Hip Hop também se tornaria um movimento cultural muito amplo que viria a modificar a forma de pensar, de agir, de se vestir e de ouvir música.

É interessante pensar que esses movimentos de grande influência tanto na música quanto na moda, nascem de um sentimento de revolta contra o status quo e uma busca pelo próprio lugar no mundo.

As modificações na moda sempre se deram em contextos mais amplos de modificação política e social. Desta forma, é possível analisar cada época por meio de suas respectivas influências.

O que é usado e o que é deixado de lado de uma década para outra, servem para estilar as características do que aquele determinado grupo considerava relevante em determinado período de tempo.

Estilo Surfwear

Estampas, muitas cores vivas, roupas mais confortáveis são características do estilo Surfwear. O estilo nascido das praias teve sua origem na década de 1960, tendo sido grandemente influenciado por bandas como os Beach Boys.

Fez parte da contracultura desta década que tomava para si as pautas sociais e defendia, principalmente, uma vida mais próxima à natureza.

As roupas mais largas, bermudas, estampas e cores mais vivas fazem com que o estilo seja aparentado com o Hip Hop e houve muita influência de ambas as partes, incluindo o interesse por marcas como a Adidas e os tênis Vans.

Ao contrário do movimento Hip Hop, os adereços não são de ouro ou prata e sim a proposta é utilizar peças artesanais e feitas com produtos como miçangas, contas, conchas, entre outros.

No Brasil o estilo surfwear demorou um pouco para fazer sucesso, mas em meados da década de 1980, o surfe entrou no radar dos mais moderninhos e acabou se tornando uma moda e um interesse compartilhado.

Além do mais, a série de televisão “Armação Ilimitada” começou a chamar a atenção ao abordar o mundo do surfe.

Marcas como DC Shoes, Quiksilver, Mormaii, Oakley, Billabong, entre outras são especializadas na moda surfe e permanecem como opções válidas tanto para quem pratica o esporte, quanto para aqueles que apenas gostam do estilo.

Em todo caso, existem diversas similaridades entre as roupas dos surfistas e dos adeptos do Hip Hop.

Quais são as características do estilo baddie?

As características do estilo baddie são bem demarcadas.

Trata-se de uma junção de elementos que fazem com que o visual seja facilmente identificável, além disso, é possível adicionar peças de roupas ou acessórios que possam personalizar melhor cada produção.

Feminilidade

O conceito de feminilidade é muito complexo e difícil de caracterizar, afinal, trata de englobar uma série de comportamentos e características que a sociedade impõe sobre as mulheres e que podem ser muito prejudiciais.

Não raro, a feminilidade é compreendida como algo ligado à sensualidade, à exaltação de determinados aspectos da mulher, em detrimento de outros.

Imagem com estilo baddie com vestido e tênis
emilisabeth

O estilo baddie transita por estas questões complexas, mas abraça uma ideia de feminilidade muito voltada para os aspectos mais sensuais.

As roupas mais básicas, porém evidenciando sempre algumas partes específicas do corpo, como a barriga, além da maquiagem mais carregada são alguns dos pontos de interesse do estilo.

No entanto, é importante deixar bem claro que essa feminilidade mais sensual só é prejudicial quando a intenção dela é agradar exclusivamente ao público masculino.

A escolha pessoal de um indivíduo dos elementos que compõem seu visual deve ser um direito de cada um. Assim, o estilo baddie também se mostra como uma escolha consciente das mulheres por uma feminilidade mais sensual e agressiva.

Imagem com estilo baddie com calça jeans folgada e top
Bella Hadid

Assim, tops e camisetas mais curtas são escolhas muito comuns para compor esse estilo.

Bermudas curtas, pele em evidência, maquiagem mais forte, principalmente nos olhos e lábios são características que demarcam o estilo baddie.

Sensualidade

Como dito anteriormente, a sensualidade é uma característica integrante deste estilo. Roupas que deixam em evidência o corpo feminino são comuns e ainda que feminilidade não tenha, necessariamente, relação com a sensualidade, esta é uma forma de caracterizar o estilo baddie.

Imagem com estilo baddie sensual
pinterest.br

No entanto, existem algumas particularidades interessantes na demonstração da sensualidade no estilo baddie, uma vez que ele alia a ela o conforto das peças.

O que se costuma ver no mainstream são peças sensuais, porém desconfortáveis ou muito reveladoras. Aqui é diferente.

Em certo sentido, as mulheres parecem se apropriar da sensualidade e retrabalhá-la de forma que atendam aos seus desejos e interesses. É uma sensualidade que não está a serviço de terceiros e que serve apenas aos interesses de cada mulher.

Conforto

O estilo baddie também tem uma faceta que presa pelo conforto, ou seja, peças mais largas, calças de moletom, calças legging, bermudas são integrantes do guarda-roupa de quem gosta de estar vestida nesse estilo.

Os tops e camisetas mais curtas ou croppeds também promovem mais mobilidade.

Imagem com estilo baddie em moletom
wooitsmelody

As calças jeans costumam ter uma modelagem mais reta e mais larga, assim as mommy jeans são escolhas acertadas para compor um look no estilo baddie.

Outro tipo de roupa que sai de seu espaço costumeiro para entrar na rotina e adquirir novos significados são as roupas de academia. Leggings, bermudas justas e tops são ótimas opções.

A criatividade é essencial para compor o estilo baddie, afinal, ele é formado, sobretudo, pela atitude e não apenas por peças ou acessórios.

É importante que cada indivíduo dê uma carga de significados nova aos modelos e peças disponíveis no guarda-roupa. Além disso, a criatividade também interfere na escolha e composição de cores.

Criatividade

A criatividade é essencial não apenas para a composição do estilo baddie, mas também para a moda em geral.

Os estilos são formas de externar uma percepção de si, algo próprio de cada pessoa e que funciona como parte essencial da identidade. Todos os estilos possuem espaços nos quais cada indivíduo pode se movimentar e exercer sua criatividade.

Imagem com estilo baddie usado pela cantora Iza
IZA

No estilo baddie, a criatividade é muito importante para estabelecer conexões diferenciadas com roupas e acessórios e fazê-las se conectarem ao criar um visual diferente.

É um exercício interessante para quem está na busca para encontrar o próprio estilo e saber quais são as roupas mais interessantes para a própria personalidade.

É possível facilitar esse processo de busca e intensificação da criatividade com a ajuda das redes sociais, principalmente páginas e guias de estilo que podem mostrar diversas composições com roupas diferentes e acessórios diversos que podem compor um visual interessante e próprio.

Performance

A performance é outro elemento essencial do estilo baddie, afinal, é a forma como a pessoa se coloca no mundo, como ela utiliza o estilo e coloca sua personalidade em evidência.

É uma questão de performance, mas não no sentido de imitar algo ou então fazer um espetáculo sobre si mesma. É mais como uma apropriação do que se é.

Imagem com estilo baddie com calça jeans mom, tênis e top preto
pinterest.br

Para explicar melhor, a performance é uma forma de comportamento que inclui utilizar a roupa, os acessórios, a forma de pensar e existir no mundo e se apropriar de tudo isso, de forma a ser uma pessoa completa.

É importante não confundir performance com espetacularização de si.

É mais como um empoderamento da própria imagem, utilizando os elementos do estilo para ser cada vez mais fiel a si mesmo.

O estilo baddie é uma mistura de sensualidade e feminilidade, atrevimento e delicadeza, uma mistura interessante, original e complexa.

Como estar no estilo baddie?

Conhecido também como “afropaty“, o estilo baddie é caracterizado por algumas peças. Confira a seguir quais peças você deve escolher para estar na moda!

Imagem com estilo baddie afropaty
pinterest.br

Roupas justas

As roupas que deixam o corpo mais delineado e que definem as curvas são peças que toda baddie girl precisa ter no armário.

Vestidos, saias, croppeds e outras peças justas são essenciais para compor o estilo das baddie girls. É importante evidenciar esse apego pelas peças mais justas para que o estilo baddie não seja confundido com o streetwear.

Imagem com estilo baddie com vestido justo
pinterest.br

Ainda que ambos os conceitos sejam versáteis e possam apresentar características similares, o estilo baddie puxa mais para a sensualidade do que para o conforto.

Assim, enquanto as peças do estilo streetwear são mais largas e soltas, o estilo baddie preza pela sensualidade.

Imagem com estilo baddie com cropped justo
pinterest.br

Roupas de moletom

Essa peça parece entrar em choque com a ideia de roupas mais sensuais, não é mesmo? No entanto, o moletom aqui não é utilizado como no estilo streetwear, e sim para compor um visual mais sensual.

Um exemplo: calças de moletom junto com croppeds curtos e justos. Ou então, bermudas de moletom também com blusinhas mais justas e com recortes diferenciados.

Imagem com estilo baddie com blusa de moletom e shorts
pinterest.br

Agasalhos de moletom

Agasalhos também podem ser utilizados no estilo baddie para compor modelos. Usar um agasalho sobre um cropped e com uma bermuda mais justa é uma ótima opção para estar confortável, feminina e no estilo.

Muitos acessórios

Aqui não tem nada de minimalista. A ideia é usar muitos acessórios ao mesmo tempo. Desde as laces coloridas, a brincos grandes de argola, correntes, pulseiras diversas e muito brilho.

Piercings e brincos também são bem-vindos na hora de escolher os acessórios corretos para cada produção. Sobreposição de acessórios é muito comum.

Não é preciso ficar pensando se mais de uma corrente fica ruim, no estilo baddie é possível usar várias ao mesmo tempo.

Unhas longas

As unhas são parte essencial do estilo baddie. Quanto mais longas e diferentes, melhor. Aposte em nail art, ou seja, em arte para as unhas como padronagens de desenhos, ou então strass e outras aplicações que possam realçar as unhas longas.

Lugares para usar o estilo baddie

O estilo baddie é muito versátil e pode ser adaptado para diversas ocasiões. No entanto, este é um estilo, sobretudo utilizado nas ruas.

É uma vertente da moda streetwear, assim como o é do Hip Hop. Estar neste estilo é adotar determinada forma de compreender o mundo e ocupar espaços. Confira a seguir algumas dicas de lugares para ir:

Dia a dia

A rotina do dia a dia é uma forma de aplicar o estilo baddie, afinal, este é o estilo das ruas. Existem diversas opções para todos os tipos de pessoas, tendo a opção de uma pegada mais sensual ou então algo mais discreto.

Imagem com estilo baddie para o dia a dia
pinterest.br

Festas e encontros informais

Festas e encontros informais são também momentos em que o estilo baddie pode ser usado sem preocupação.

É possível ir a festas de aniversário ou a encontros com amigos, além de ir a shows e espetáculos mais informais que permitam um estilo de roupa que nada tem de formal.

Imagem com estilo baddie para encontros informais
pinterest.br

Bares e shows

O estilo baddie também é perfeito para encontrar os amigos no bar ou então freqüentar shows, principalmente aqueles de Hip Hop ou mesmo de músicas mais voltadas para o público do surfe.

Imagem com estilo baddie para ir a um bar
pinterest.br

Considerações finais

O estilo baddie é uma ótima opção para mulheres fortes e que desejam demarcar a sua personalidade.

É um estilo que tem suas origens no movimento mais amplo do Hip Hop, sendo uma forma de expressar a própria identidade, além de permitir que outros elementos interessantes sejam adicionados no look.

É uma boa opção para quem deseja estar na moda com estilo, feminilidade, sensualidade e conforto.

você pode gostar também
Comentários