Cupons de desconto + Cashback é no Cupomzeiros

Como Usar Colete jeans: Dicas Para Arrasar No Visual

Um item que nasceu na classe trabalhadora e avançou para as passarelas, tornando-se uma peça versátil e estilosa, o colete jeans é uma peça que você gostará de ter em seu guarda-roupas para montar visuais despojados e maravilhosos. E daremos muitas dicas de como usá-lo com estilo!

O colete é uma peça de roupa tanto feminina quanto masculina, cobrindo as costas, tórax e abdômen e sem mangas. Além do jeans, esse item pode ser encontrado em diversos outros tipos de tecidos.

Imagem Com Colete Jeans
Imagem Pinterest @ryouko240

Inicialmente criado como um item de proteção e segurança do trabalho, não tardou até que olhos atentos notaram que poderia se tornar um item charmoso e muito valioso para criar vários estilos, servindo também como uma “terceira pele” para proteger ao corpo nos dias mais frios.

Contaremos mais sobre a história do colete ao fim do artigo, entretanto caso esteja curiosa, o nome da peça vem do francês “collet” e há registros de seu uso pelos combatentes, guerreiros, romanos que o usavam como uma forma de proteger o corpo nas guerras.

Sabe-se que durante o período Barroco, no século XVII, eles eram usados como peças de vestuário masculino dos nobres da corte. Assim, os coletes passaram também a ser uma peça do vestiário feminino durante o período da Belle Époque no século XIX.

A Belle Époque é uma expressão francesa que significa Bela Época”, e foi um período que se iniciou por volta de 1871 e durou até a eclosão da Segunda Guerra Mundial, em 1914.

Foi uma época marcada por profundas transformações culturais que se traduziram em novos modos de pensar e viver.

O colete jeans com todo o seu charme e despojamento, se tornou uma febre na moda na década de 1980 e seu sucesso tem perdurado até os dias de hoje, em especial por sua praticidade e versatilidade na hora de compor um look.

Imagem Com Colete Jeans E Blusa
Exemplo de Look com colete jeans anos 80 - Imagem Pinterest @slowmoonshop

O colete jeans é uma peça que combina com tudo e um item poderoso para deixar a produção ainda mais elaborada e repleta de personalidade.

Há coletes jeans de diversos tipos, modelos e lavagens, que vão desde as mais claras até a mais escuras, e podemos encontrar até mesmo peças coloridas e bastante descontraídas.

E sem nos esquecermos do clássico destroyed, peça jeans reconhecida por seus cerzidos e rasgos, bastante desgastada.

Confira algumas dicas de como usar o colete jeans e acertar no look a seguir:

Colete jeans boyfriend

Para quem não sabe a moda “boyfriend” é caracterizada por roupas larguinhas, sempre pensando no conforto. Algumas pessoas acreditam que elas não favorecem muito o corpo, dando um ar muito despojado, e os mais críticos ainda podem alegar se tratar de simples desleixo.

Entretanto, existe uma tendência crescente em usar modelagens maxi, com caimento belíssimo e com muito estilo. E essa tendência é chamada de “Boyfriend”, como se referisse que estivéssemos usando a roupa que tiramos do guarda-roupa do namorado.

E convenhamos que muitas vezes nossos looks acabam saindo do guarda-roupa do boy, não é mesmo?

Por isso que os coletes jeans nessa modelagem são mais larguinhos em prol de deixar o visual mais descolado e descontraído.

Podem ser interessantes quando usados com cigarrete ou calça skinner, por serem mais coladas ao corpo fazem um contraponto ao colete jeans mais largo.

A peça ficará normalmente na altura da cintura e nos dias mais frios podem ser combinadas com camisas e blusas de manga comprida.

Ao optar por um scarpin ou outros sapatos de salto alto, a produção fica mais elaborada e charmosa. Quando a escolha se tratar de tênis e botas, o look ficará muito mais confortável e despojado.

Imagem Com Colete Jeans E Calça Preta
Imagem Pinterst @waufen

Maxi colete jeans

Como o próprio nome sugere, o maxi colete jeans costuma ser mais comprido, ficando na altura do quadril. A peça combina bem com saias, vestidos, shorts e calças.

Como é uma peça bastante chamativa, pode ser mais adequado combiná-la com roupas mais neutras que não sobressaiam ao colete.

O modelo alongado costuma trazer maior sofisticação às produções casuais.

Colete jeans médio

O colete de tamanho médio e acinturado é o modelo mais tradicional de peça. E assim como o colete jeans maxi, fica muito bem com calça comprida, short, saia e vestido, entretanto como é um item mais ajustado ele te dá muito mais liberdade para brincar com estampas e cores na sua produção.

A peça é perfeita para as pessoas que têm a silhueta mais reta, pois que ajuda na marcação da cintura, dando forma ao corpo.

Colete jeans curto

O tamanho pode variar desde a altura do umbigo e ir encolhendo até o comprimento dos boleros, por exemplo. O colete jeans curto é uma peça super versátil que se adapta às diversas combinações.

É uma opção ótima e bastante agradável para usar nos dias mais quentes e deixar a produção mais descontraída, ou até mesmo com um tom romântico.

Entretanto, deve-se prestar muita atenção ao usar essa peça, pois ela pode passar a impressão de diminuição do tronco, o que pode não deixar o visual muito bonito e atraente em caso de errar em outras peças do look.

É interessante, para não se cometer erros ao montar um look com o colete jeans curto, usá-lo aberto. Fica ainda mais elegante quando a blusa por baixo da peça é mais comprida do que a peça, ou mesmo sobre um vestido curto.

Imagem Com Colete Jeans Curto
Imagem Pinterest @yinunezs

E agora que já conhecemos alguns dos modelos de colete jeans, é bom nos lembrar de que essa peça é um clássico da moda!

Entra ano e sai ano e continuamos a usar os coletes para compor os looks como uma terceira peça que além de ajudar com alguns truques para equilibrar o peso do visual, também deixa a produção charmosa e elegante.

Vale a pena investir em um colete jeans?

Se você gostar de versatilidade e de ter uma peça no guarda-roupas para incrementar e mudar seus looks no cotidiano, o colete jeans é um excelente investimento. É uma peça fashion que agrega muito estilo ao look e funciona muito bem para milhares de ocasiões.

Se você curte jeans, pode apostar sem medo nessa tendência da moda, pois dá para usá-lo desde para ir ao trabalho até na balada com ele.

Existe um colete jeans ideal para cada tipo de corpo?

A verdadeira regra para seguir é se sentir bem e linda, todo mundo pode usar o que quiser. É possível encontrar modelos de colete jeans dos mais variados estilos, lavagens e tamanhos como já citamos acima, o que te vestirá melhor é aquele que te deixar mais confortável e charmosa.

Hoje em dia o estilo maxi é o que tem estado em evidência, pois tem um comprimento maior e cobre a silhueta.

Esse modelo vai bem com qualquer peça do vestuário, a única dica, independente da sua estatura física, é cuidar para que na hora de usá-lo com saia ou shorts se atentar para que o comprimento dessas peças seja maior do que o colete.

Imagem Com Colete Jeans E Vestido Preto
Imagem Pinterest @stealthelook

Inspirações de looks com colete jeans

Como já dissemos, o colete jeans é uma peça básica que combina com praticamente tudo. Democrático e versátil, ele possibilita criar composições para os eventos mais diversos.

E, por isso, nós vamos mostrar alguns looks lindos em que o colete jeans foi o protagonista, para te inspirar a montar seu próprio look e arrasar seja onde for.

Looks com colete jeans – All Black

Embora muitas de nós adoramos a composição All Black, é possível tirar dela sua fama de “básica” ao aderirmos um colete jeans, se sua intenção for essa. A peça ajuda muito a tirar um pouco a seriedade das composições com roupas escuras, especialmente as pretas.

Assim, caso quiser dar um ar mais despojado e quebrar a sobriedade do look, pode investir sem medo no colete jeans para essa função. 

Look com colete jeans e calça de couro

A calça de couro é um charme! E uma opção super interessante é misturar peças de estilos diferentes na hora de montar seu look. Nessa proposta, a ideia é combinar na parte superior o colete jeans com uma blusa branca básica e na parte de baixo usar a calça de couro que dá muito estilo e poder ao visual!

Se quiser um pouco mais de sofisticação para o look, também poderá apostar num sapato nude.

Imagem Com Colete Jeans E Calça De Couro
Imagem Pinterest @siqueiradebora

Colete jeans com camisa

Combinar a calça jeans com camisa pode deixar o seu look muito mais despojado e descolado. E poderá deixar o visual totalmente diferente ao optar por usar o colete jeans.

O colete cria uma sobreposição muito interessante, e oferece uma proposta bem mais casual e descontraída, mas sem perder a elegância.

Colete jeans em look básico

Outra proposta que pode ser simpática e muito prática é aderir ao colete jeans numa composição básica. Como, por exemplo, usá-lo com uma calça preta e blusinha branca para ficar ainda mais incrível e agradável.

O colete jeans é capaz de mudar completamente a composição e faz sua proposta transitar do básico para o descolado, tornando-o perfeito para o dia a dia.

Imagem Com Colete Jeans E Look Básico
Imagem Pinterest @da7240

Colete jeans com blusa listrada

É muito comum combinar camisetas listradas com colete jeans, justamente porque é uma combinação bonita, elegante e descomplicada. As estampas mais discretas e minimalistas criam propostas maravilhosas com o colete jeans, pois confere ao look tanto equilíbrio quanto casualidade.

Colete jeans com calça jeans destroyed

Para aquelas que gostam do estilo mais urbano, a calça jeans estilo destroyed é uma boa pedida para montar o look. Mas, o que é o estilo destroyed mesmo? Geralmente é o estilo de jeans que apresenta alguns cerzidos e rasgadinhos que deixam a pele um pouco à mostra.

Muito usado no estilo rocker, e em especial nos estilos punk e rock, foi inserido nos visuais mais casuais e sofisticados, adequando-se a qualquer estilo. E pode apostar que uma calça jeans destroyed fica incrível ao ser combinada com colete jeans.

Imagem Com Colete Jeans E Calça Destroyed
Imagem Pinterest @michu__guerra

E dá para usar o colete jeans numa proposta mais sofisticada?

Hoje em dia, o jeans já é bastante aceito em composições mais elegantes. A dica aqui para criar uma composição mais sofisticada e elegante é apostar em saltos altos e peças mais refinadas. Com certeza será capaz de criar um look fantástico.

Colete jeans com moletom

O colete jeans pode criar uma combinação perfeita com o moletom. Criando propostas realmente lindas dentro do urban style. Devemos nos lembrar de que o estilo urbano sempre requer as características de elegância, praticidade, conforto e presença.

O estilo urbano significa, acima de tudo, um estilo atemporal e muito, muito autêntico. E por isso essa combinação de colete jeans e moletom é tão fascinante.

Para se inspirar nesse look, basta combinar um moletom fechado ou aberto com um colete jeans com tamanho proporcional, ou um pouquinho maior que o moletom. A proposta fica maravilhosa!

Imagem Com Colete Jeans E Moletom
Imagem Pinterest @waufen

Colete jeans com saia

O colete jeans também deixa os looks casuais com minissaias muito interessantes e vistoso. O colete tira um pouco do ar de menininha que a saia traz e por isso a composição se torna estilosa e descontraída.

Pode ser uma opção nessa proposta combinar o colete jeans com peças diferentes de moletom e sapatilha. Isso deixará o visual bem mais moderno e equilibrado.

Colete jeans com saia plissada

Se existe algo muito feminino e fascinante essa peça é sem dúvida a saia plissada, e não por menos que é uma peça coringa, pois ela pode estar presente em looks bem mais sociais quando combinadas com sapatos de salto alto.

Além de que pode ser usada com muito charme com tênis e coturnos nas propostas mais casuais. Ao incorporar a saia plissada a uma proposta com camiseta básica fica maravilhosa quando o colete jeans também é inserido no visual.

Imagem Com Colete Jeans Com Saia Plissada
Imagem Pinterest @virtuosascomestilo

Colete jeans com shorts cintura alta

E no verão? Será que é possível criar um look com colete jeans que seja agradável? É possível que em dias muito quentes não seja assim tão confortável, mas é possível apostar no look para usar durante a noite que são mais frescas ou nos dias mais chuvosos.

A peça ficar super bonita quando combinada com shorts de cintura alta, em especial quando a peça tem cores vibrantes e marcantes ou mesmo um shorts jeans. O colete jeans dá estilo a esse visual, por isso pode apostar nele!

Colete jeans com vestido branco

O mini vestido é uma peça versátil e ótima para usar no dia a dia! Então, complementar o vestidinho com o colete jeans é uma ótima forma de mostrar como esse look pode ser muito versátil!

Nesse caso, como o vestido é branco, o colete traz ainda mais impacto. Além disso, também abre espaço para incorporar mais acessórios na proposta!

Imagem Com Colete Jeans E Vestido Branco
Imagem Pinterest @sumayajeans

Colete jeans oversized ou maxi

Erram aqueles que pensam que o colete jeans precisa sempre ser curtinho ou bem ajustado ao corpo, como já dissemos sobre o maxi colete, ele está bem em alta e esse modelo de colete jeans fica maravilhoso em muitas combinações, deixando o look bem mais descolado. Além de ser prático e super confortável.

Colete jeans com calça branca

Os looks com colete jeans também ficam perfeitos em propostas em que a peça é combinada com as calças brancas. O colete jeans se harmoniza muito bem e divide a atenção com a calça branca, equilibrando bastante o visual.

Imagem Com Colete Jeans E Calça Branca
Imagem Pinterest @renatapereiradasilva546

Colete jeans com calça colorida

Que o colete jeans combina com tudo, nós já sabemos, e assim como fica maravilhoso com as calças pretas, brancas e até mesmo com o próprio jeans, ele também deixa o look incrível ao ser combinado com as calças coloridas.

Pode apostar em propostas que combinem calças de diversas cores, blusinha branca e o colete para finalizar. Fica lindo!

Você sabe como surgiu o colete?

O colete foi produzido com todos os materiais imaginados, de nylon ou alfaiataria; moletom ou de crochê; para um uso casual ou como peça de proteção para os trabalhadores, o colete é utilizado nas mais diversas formas por homens e mulheres ao redor do globo.

Ultimamente sua utilidade varia, pois pode ser usado como um complemento para dar aquele toque especial no estilo, como para esquentar nos dias mais frios.

É tão comum que todos nós num momento ou outro vimos pessoas o usando, desde alguém andando distraído na rua até em desfiles de grife nas passarelas. Mas vamos voltar um pouco no tempo e entender sobre a sua história.

Imagem Com Colete Jeans E Vestido Preto
Imagem Pinterest @stealthelook

Uma imposição de um Rei.

Por mais incrível que possa parecer, o colete foi fruto de um combate entre França e Inglaterra no século XVII.

O Rei da Inglaterra, Escócia e Irlanda, Charles II, muito incomodado com a extravagância na maneira de vestir que os franceses trouxeram para os nobres de sua corte, elaborou alguns planos para mudar esse cenário na corte inglesa.

E o colete foi desenvolvido exatamente para cumprir com esse propósito, e tomou para si o status de ser a única peça de roupa com data de criação oficial, o dia 7 de outubro de 1666. Dá até para cumprimentarmos nossos amigos com um “feliz dia do colete” depois disso, não é mesmo?

Nesta data, Rei Charles II decretou como lei o uso obrigatório do colete na indumentária real. Na época, ainda eram confeccionados em tecidos brilhantes com bordados.

Com o passar do tempo, cumprindo a lei de que nada é permanente, a estética do colete também foi mudando, e se tornando cada vez mais sóbria e discreta.

Nos séculos XVIII e XIX, somente os homens usavam essa peça, com um ajuste nas costas para dar volume tanto para os braços quanto para os ombros.

O colete veio e voltou durante esse tempo e só deixou mesmo de ser usado na década de 1940, quando foi substituído pelas jaquetas, contudo voltou com tudo com o movimento hippie. E houve seu maior estouro no mundo da moda durante a década de 1980.

Os motoqueiros também tiveram uma grande parcela na fama dos coletes, pois os coletes conferiam muito estilo e personalidade para os motociclistas, e se tornou um símbolo muito importante entre eles, para sua história e cultura.

Muitas pessoas não se importam tanto com a moda e suas tendências, usam o que gostam e isso basta, e os coletes podem ser vistos não somente no mundo da moda como já mencionamos anteriormente.

É uma peça presenta na vida de muitos trabalhadores, em especial como uniforme, pois além de confortável, a roupa padroniza as equipes e permite que os funcionários se mantenham tanto seguros quanto aquecidos em suas tarefas.

Imagem Com Colete Jeans E Salto Alto
Imagem Pinterest @cintia_harumii

Agora o que não falta são motivos para usar o colete jeans, não é mesmo? Deixe-nos saber qual o seu visual favorito com ele!

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.