Cupons de desconto + Cashback é no Cupomzeiros

Chapéu de Crochê: 5 Tipos, Como Usar, Como Fazer

Você gosta de chapéu de crochê mas não sabe como usar? Você está na página certa! Aqui você encontrará tudo o que precisa saber sobre esse acessório super fashion que pode mudar o visual do seu look para muito melhor,

Mas aqui você encontra sempre mais! Fique com a gente para você conhecer mais ada história do crochê no mundo e também a força do crochê no Brasil. Além disso, você terá dicas de looks, como fazer e links para tutoriais!

Se você é iniciante ou aspirante a profissão de crocheteira, continue lendo com a gente! Nós temos dicas incríveis para você. Vamos te ensinar os tipos de ponto de crochê existentes, a diferença entre cada um deles e lindas inspirações de chapéu de crochê e diversos outros looks com chapéu de crochê e mais!

Fique com a gente e mergulhe no incrível mundo do crochê!

Também vamos te ensinar os tipos de ponto de crochê existentes, a diferença entre cada um deles e lindas inspirações de chapéu de crochê e diversos outros looks com chapéu de crochê e muito mais! Fiquei com a gente e mergulhe no mundo do crochê!

Qual a origem do crochê?

Imagem Com Povos Antigos Praticando O Crochê
Foto: povos antigos praticando o crochê/Fonte: Escola de Artes Manuais

Como prometemos, vamos contar um pouquinho da história do crochê, através dos tempos para que você saiba como essa arte foi passada de geração em geração, e todas as transformações sofridas.

Há diversas teorias sobre a possível origem real da arte em crochê. A palavra crochê, é originária do francês “croké”, termo usado para descrever um instrumento similar a um gancho que era utilizado para suspender objetos.

Há teorias que afirmam que o crochê tem origem ainda no período pré-história. Contudo, a arte do crochê como conhecemos tem origem ainda no século XVI. Algumas teorias dão conta de que o crochê se originou na Arábia e chegou à Espanha.

O mais importante é que a bela arte do crochê chegou até nós e produz trabalhos incríveis. A cada dia que passa as técnicas são mais refinadas e ainda produzem todos os tipos de peças. Vestidos, saias, blusas, casacos, cachecóis e também chapéus.

Além disso, muitas peças para casa são produzidas, por meio da arte do crochê: centros de mesa, toalhas, tapetes, protetores, mantas protetoras para sofá e mais! E o melhor, todos disponíveis para compra.

Tipos de Crochê

O crochê, por definição é um “tipo de trabalho artesanal, feito à mão, com uma agulha própria, em formato similar a um gancho, que cria um trançado semelhante ao da malha ou da renda, muito usado em vestuário, roupa de cama e mesa, ornamentos, etc.”.

Existem alguns tipos de trançados de crochê que podem ser usados para criar chapéu de crochê com estilos diferentes, alguns com trançados mais abertos, outros com a trama mais fechada e bem rente, vamos falar de alguns deles.

Imagem Com Chapéu De Crochê Colorido
Foto: chapéu de crochê colorido/Fonte: Pinterest

Pontos de crochê

Existem quatro tipos específicos de pontos de crochê, que geram um resultado específico e são eles:

  • Crochê Grampo;
  • Crochê Peruano;
  • Crochê tunisiano;
  • Crochê Irlandês.

Crochê Grampo

O crochê grampo é um tipo de crochê produzido por meio de uma agulha de para tecer peças, com a ajuda de uma peça de metal ou madeira com o formato de u, chamado de Tear.

O fio é envolto nas hastes s, com a agulha de crochê comum, criam-se amarrações com pontos básicos de crochê. Esse tipo de crochê permite criar tiras de renda que são posteriormente unidas para formar um tecido bastante leve.

Também é bastante comum vestidos e outras peças produzidas em crochê no estilo grampo, serem usadas no verão. Esse tipo de trama cria chapéu de crochê com um estilo mais aberto e mais fresco.

Imagem Com Blusa Produzida Em Crochê Grampo
Foto: Blusa produzida em crochê grampo/ Fonte: Pinterest

É modelo de trama é ideal para usar durante o dia, principalmente em estações mais quentes, ou dias de sol forte. É mais refrescante e tem um conceito leve.

Em dias de sol aposte em looks coloridos, ou ainda, aposte em looks de cor neutra e use o seu chapéu de crochê colorido como ponto iluminado ou mais chamativo de sua produção. Aposte em cores como amarelo, laranja, pink, azul petróleo, verde e mais!

Crochê Peruano

O crochê peruano tradicional também denominado broomstick é produzido a partir do uso de agulhas de crochê comum e uma agulha ou cilindro – tradicionalmente um cilindro exatamente como um cabo de vassouras.

A trama consiste em fazer correntes que então são passadas através do cilindro criando laços são unidos formando o tecido. Além disso, você também pode trabalhar com os kits de régua, que são mais modernos para criar seu modelo em crochê peruano.

Para fazer o crochê peruano você ainda conta com um kit de réguas que possuem espessuras diferentes, para conferir efeitos diferentes no produto. Todas as réguas possuem 24cm de comprimento, mas possuem 4 tipos de espessuras diferentes:

  • 3 cm;
  • 5 cm;
  • 7 cm;
  • 9 cm
Imagem Com Kit De Réguas Para Crochê Peruano
Foto: Kit de réguas para crochê peruano/ Fonte: Pinterest

As réguas têm a função primordial de otimizar as laçadas, facilitando o trabalho e a confecção dos produtos. Usar chapéu de crochê com trançado peruano pode ser uma boa escolha, se você quer um trabalho moderno.

O crochê peruano, normalmente faz pontos grandes, em formatos de argolas, graças às agulhas grandes de madeira. Esse trançado é usado, principalmente, para blusas, bolsas e gorros em geral.

Crochê Tunisiano

crochê tunisiano ou  crochê afegão é produzido a partir do uso de agulhas, que são parecidas com agulhas comuns de crochê. Os cabos das agulhas são compridos, de maneira a acomodar vários pontos para então serem trabalhados.

Imagem Com Kit Para Produzir Crochê Tunisiano
Foto: Kit para produzir crochê tunisiano/ Fonte Pinterest

Por esta razão, o crochê afegão é considerado uma mistura de crochê com o tricô. Esse padrão de crochê sempre é iniciado da direita para a esquerda e geralmente os padrões começam criando uma carreira de correntes, como no crochê, portanto os pontos básicos tunisianos recolhem cada corrente na agulha.

 O crochê tunisiano combina padrões e movimentos tanto do crochê quanto do tricô para criar pontos texturizados. Este padrão de ponto, resulta em um tecido mais denso e macios, bastante similar ao tricô.

A evolução do crochê

Contudo, embora o crochê seja uma arte extremamente valorizada atualmente, roupas chapéu de crochê, cachecóis entre outros, nem sempre essa arte foi valorizada, como no passado.

Por gerações, o crochê foi uma atividade não apreciada. Por muito tempo foi exercida pela população mais pobre, como uma forma de complementar a renda. Embora o trabalho fosse extremamente caro e luxuoso, os pagamentos eram mínimos.

O trabalho executado por principalmente pessoas humildes era desvalorizado tanto socialmente quanto financeiramente, até que a própria rainha Vitória, no Sec XIX, incorporou o crochê na realeza.

Foi uma forma de crochê popular durante a Era Vitoriana, mas que acabou sendo esquecida no século XX

Crochê Irlandês

Imagem Com Toalha Bordada Em Crochê Irlandês
Foto: toalha bordada em crochê irlandês/Fonte: Pinterest

A rainha Vitoria foi presenteada com uma peça de crochê. A rainha se apaixonou tanto pelo crochê que aprendeu e passou a praticar. A partir, quando a própria rainha aprendeu a técnica e passou a criar, o crochê se tornou muito valorizado.

A realeza e a burguesia introduziram o crochê em suas vestimentas, trazendo muito mais valor ao trabalho. Se tornou tão valorizado que se transformou em “moeda de troca” entre as senhoras da realeza.

O crochê irlandês tem principalmente detalhes de flores. A técnica de criação é bem rebuscada e os fios são fortemente entrelaçados. Os motivos são bem trabalhados, mas geralmente as peças não são totalmente fechadas.

E a espessura é de acordo com a escolha da peça. As diferenças entre espessuras de agulhas definem o tipo de ponto que você fará par o seu motivo. Veja o vídeo abaixo a assista uma aula de crochê para iniciantes e aprenda como fazer:

Modelos de chapéu de crochê e inspirações

O chapéu de crochê é uma tendência de modo que veio para ficar. Se engana quem pensa que o chapéu de crochê é fora de moda ou só pode ser usado na praia. Há diversos estilos de chapéu de crochê que podem ser usados no dia a dia.

São diversos modelos disponíveis e várias ideias de looks que você pode se inspirar e criar para usar. Você vai se apaixonar! Nós vamos te ajudar a criar looks, combinar cores e modelos para você usar o seu estilo de chapéu de crochê favorito.

Além disso você poderá usar o seu chapéu de crochê com vestidos, bermudas, conjuntos – sim, os conjuntos voltaram com tudo, os modelos estão muito modernos, e muito mais. Vejamos algumas dicas.

Os conjuntos de crochê voltaram com tudo! Eles estão modernos, repaginados e estão confeccionados em vários tecidos e diversas modelagens. Podem ser usados tanto para o dia quanto para a noite e sim, seu chapéu de crochê pode ser o complemento perfeito

Tecidos leves, finos, com paetê, coloridos, para ao dia, para a noite, conjuntos voltaram para ocupar um lugar especial em seu guarda-roupa

O chapéu é um acessório de moda, e um chapéu de crochê pode ser o que você precisa para dar um toque especial a um look básico do dia a dia, como jeans e camisetas básicas.

Imagem Com Look Básico Para O Dia A Dia, Com Chapéu De Crochê
Foto: look básico para o dia a dia, com chapéu de crochê/Fonte: Pinterest

Vejamos alguns modelos de chapéu de crochê abaixo:

  • Estilo bucket;
  • Com aba estruturada;
  • Estilo turbante;
  • Temático;
  • decorado;

Chapéu de crochê estilo bucket hat

O chapéu de crochê estilo bucket é um dos favoritos porque é um acessório de beleza supermoderno, simples e criativo. Além disso, não é necessário fazer produções muito aprimoradas para usar. Além disso, você pode encomendar chapéus de crochê personalizado.

Até as famosas se renderam ao estilo bucket hat!

Com a chegada do verão, você pode apostar em looks coloridos com chapéu de crochê em tons neutros ou mais claros, como branco e bege. Além disso, você pode apostar em looks escuros com chapéu de crochê colorido.

 Você pode usar looks monocromáticos com chapéu claro. Um vestido escuro com salto e chapéu de crochê pode ser um look lindo para algum compromisso a tarde ou a noite.

O bucket hat é de fato um dos favoritos para looks casuais. Tanto entre mulheres quanto entre os homens, o modelo faz sucesso principalmente pelo estilo jovial. Quem acredita que para homens não é possível usar bucket hat de crochê, está enganado!

Confira o vídeo veja o passo a passo para fazer lindos chapeus de crochê, estilo bucket hat:

Imagem Com Bucket Hat Em Tons Vermelhos
Foto: bucket hat em tons vermelhos/Fonte: Pinterest

E para as meninas o estilo buket hat se torna uma verdadeira festa. O uso mais comum é com os looks de praia. Uma das participantes do Big Brother Brasil, Jade Picon, estreou um conjunto que fez a cabeça das meninas.

Jade apareceu na piscina com um conjunto de biquini de crochê, em tom lavanda, enquanto usava um chapéu de crochê, estilo bucket hat, com a mesma estampa. O estilo foi um sucesso e se você quer aprender como fazer. Veja:

Contudo, lembre-se que chapéu de crochê claro requer uma atenção especial, quanto a limpeza e higiene. Lembre-se de cuidar dos seus chapéus de crochê conforme o processo de lavagem adequado.

 Chapéu de crochê com aba estruturada

O estilo aba estruturada possui abas longas, médias ou curtas, e está disponível em diversos modelos. Com aba estruturada são usados principalmente por mulheres. Os modelos coloridos são os favoritos no verão.

Imagem Com Chapéu De Crochê Aba Longa E Estruturada
Foto: chapéu de crochê aba longa e estruturada/ Fonte: Pinterest

Os chapéus de crochê com aba estruturada são mais elegantes e conferem um estilo mais charmoso. Tanto para homens quanto para mulheres, ele pode ser usado com looks mais despojados quanto looks mais elegantes para o dia a dia ou trabalho.

O chapéu de crochê com aba longa, também é bem interessante para a praia. Principalmente pelos fatores de proteção, além de te deixar linda e. trazer um toque todo especial al seu look.

Sim, um chapéu de crochê com aba longa estruturada, pode te ajudar a proteger o rosto da incidência de raios solares diretamente sobre o seu rosto. Mas lembre-se: o chapéu de crochê aba longa, não dispensa o uso de protetor solar.  

Chapéu de crochê estilo turbante

Esse é o favorito das mulheres que gostam de ter um estilo marcante. Além de muito chique e refinado, o chapéu de crochê estilo turbante confere elegância e estilo a qualquer produção.

O chapéu de crochê estilo turbante, remete à uma moda retrô, dos anos de 1940. Apenas as mulheres mais modernas e elegantes adotavam o estilo com turbante, que já foi a mais alta moda e elegância.

Imagem Com Chapéu De Crochê Com Detalhe Em Pedras
Foto: chapéu de crochê com detalhe em pedras/Fonte: Pinterest

Se você está procurando algum acessório diferente para complementar o look e ficar cheia de estilo, então a toca de crochê estilo turbante pode ser a solução para você. E há diversas ocasiões em que você pode usá-la.

Principalmente nas estações mais frias ao estilo turbante pode acrescentar um toque especial aos looks de inverno. Além disso, você poderá usar para o trabalho, happy hour, ou até mesmo para uma balada.

Para Homens

E para os rapazes, existe ainda outra opção em chapéu de crochê super estiloso e confere um ar supermoderno, que são as boinas de crochê. Sim, as boinas são bonitas, estilosas e combinam muito com um look casual e despojado.

Principalmente se você estiver no período de outono inverno, use à vontade! Dê preferência as cores sólidas, como: azul escuro, verde, cinza, marrom ou preto. As cores sólidas são elegantes e se destacam na produção.

Chapéu de crochê temático

Imagem Com Chapéu De Crochê Com Tema De Animais
Fonto: chapéu de crochê com tema de animais / Fonte: Pinterest

Eles não poderiam faltar: os looks divertidos e festivos. Se você que um look mais despojado, ou está indo à um evento coletivo como exposições, shows e deseja criar um look diferente, os chapéus temáticos são para você!

Há diversos modelos e desenhos para chapéu de crochê que você pode usar. Com flores, temáticas de super-heróis, animais, frutas e muito mais. Os chapéus com temática de animais e frutas, são os mais procurados, para quem busca um look divertido.

Chapéu de crochê temático pode ser uma ótima ideia para compor o look das crianças! Principalmente se estas estiverem na praia, um chapéu de crochê com temática de bichos ou frutas, combinação com a roupa de banho, pode se tornar um look muito divertido!

Além disso tanto as meninas quanto os meninos ficarão protegidos da incidência dos raios solares diretamente no rosto. Ou mesmo no frio, para evitar correntes de ar, que podem trazer doenças. sem contar que ajudam a fazer lindas e coloridas fotos, criando lembranças lindas!

Imagem Com Chapéu De Crochê Temático Para Crianças
Foto: chapéu de crochê temático para crianças/Fonte: Pinterest

Chapéu de crochê decorado

Chapéu de crochê decorado é uma festa para os olhos! O chapéu de crochê em si mesmo já é bonito e confere um chame todo especial a produção. Mas um chapéu de crochê colorido e decorado, fará as atenções se voltarem para a sua produção.

Além disso, você pode usar em diversas cores e combinações. Seu chapéu pode ter o desenho de rosas, flores, também pode ser enfeitado com lindas fitas de cetim coloridas, que podem ser usadas tanto no mesmo tom do seu chapéu de crochê, quanto coloridas!

Imagem Com Chapéu De Crochê Com Fita De Cetim
Foto: chapéu de crochê com fita de cetim/Fonte: Pinterest

As fitas tanto podem ser amarradas ao seu chapéu de crochê, após finalizar a criação, como um detalhe final, ou ainda inserir a fita, durante a confecção do seu chapéu, envolvendo-o no entrelaçado.

Além disso você também pode confeccionar o seu chapéu em uma cor sólida como o preto, por exemplo, e bordar flores coloridas sobre ele. O resultado é fabuloso e você pode usar tanto com roupas coloridas quanto looks totalmente brancos ou pretos.

São inúmeras as possibilidades para você criar estilos púnicos com seu chapéu de crochê e mostrar com um look lindo e cheio de estilo e originalidade! Festas, praia, looks básicos para o dia a dia, looks de inverno e muito mais!

Você também tem a opção de decorar o seu chapéu de crochê com lenços! Os lenços são muito elegantes e deixam qualquer produção mais chique e refinada. São ideais para festas em piscinas ou praias.

Os lenços tanto podem ser coloridos quanto de uma só cor. Aposte em chapéu de crochê com lenço de cor sólida, se você é adepta de um estilo mais monocromático. Embora mais discreto, seu look será elegante.

Imagem Com Chapéu De Crochê Com Lenço
Foto: chapéu de crochê com lenço/Fonte: Pinterest

Você gostou de nossas dicas sobre como usar chapéu de crochê? E sobre a incrível história do crochê, através do tempo? Sim! Aqui em nossa página você sempre encontrará dicas, inspirações e muito conteúdo!

Além disso, nós criamos um verdadeiro guia de beleza para você se inspirar! Aqui você poderá encontrar todas dicas e inspirações que você precisa! Tudo sobre unhas, cabelo, dicas de looks, moda praia, maquiagem e muito mais!

Aqui nós te ajudamos a montar o guarda-roupa dos seus sonhos, com muito estilo, beleza e originalidade. Além disso, não deixe de acompanhar nossa página para mais dicas sobre cuidado!

Aqui você saberá mais sobre cuidados pessoais, como manter a saúde das unhas, pele e cabelos, penteados da moda, dicas de como fazer e tutoriais.  Fique com a gente e aproveite tudo o que o nosso guia de beleza tem para oferecer!

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Tudo bem! Mais detalhes

Entre e aproveite o Cashback nas suas compras

Sua senha deve ter no mínimo
  • 8 caracteres
  • 1 maiúscula (A-Z)
  • 1 número
  • 1 caractere especial (!@#$%&*)
Seguestões de Compras

R$0,00

Saldo disponível

R$0,00

Saldo pendente