Cupons de desconto + Cashback é no Cupomzeiros

Uberlândia: O Que Fazer, Onde Comer, Hospedagens e Mais Dicas!

Localizada no estado de Minas Gerais, Uberlândia é uma das maiores cidades do interior do Brasil, oferecendo uma vasta gama de atividades culturais, turísticas e empresariais. Com uma população de mais de 700 mil habitantes, a cidade é vibrante e acolhedora.

Neste guia, vamos explorar os principais pontos turísticos, eventos culturais, restaurantes, os melhores hotéis de Uberlândia e outras atrações que tornam Uberlândia uma cidade única e especial. Aproveite este conteúdo para incrementar o seu planejamento de viagem!

O que fazer em Uberlândia

Abaixo, apresentaremos as principais atividades para quem quer aproveitar ao máximo o que a cidade tem a oferecer. Nesta primeira etapa, você vai conhecer sugestões imperdíveis para apreciar a sua estadia em Uberlândia. Confira!

Teatros e Museus

Imagem: Museu Municipal De Uberlândia
Museu Municipal de Uberlândia Imagem: tripadvisor.com

Se você está em uma viagem a dois, sozinho ou em família em busca de cultura e arte, não pode deixar de conhecer os teatros e museus de Uberlândia. Esses espaços oferecem uma viagem no tempo e na história, além de serem um verdadeiro deleite para os olhos.

O Museu Municipal de Uberlândia é um dos locais mais procurados pelos turistas que desejam conhecer a história da cidade. Com um acervo rico e variado, o museu conta com exposições permanentes que apresentam a cultura e a tradição do povo uberlandense. 

Outro local imperdível para os amantes da cultura é o Teatro Municipal de Uberlândia. Inaugurado em 1973, o teatro é um marco da cultura na cidade e já recebeu grandes nomes da música, do teatro e da dança. 

Com uma estrutura moderna e confortável, o teatro possui capacidade para 1.188 pessoas e oferece uma programação variada ao longo do ano. Você pode conferir a programação do teatro e adquirir ingressos no site oficial.

Já o Museu Universitário de Arte (MUnA) é um verdadeiro paraíso para os apreciadores de arte. Localizado na Universidade Federal de Uberlândia, o MUnA conta com um acervo de mais de 600 obras de arte, entre pinturas, esculturas, gravuras e desenhos. 

Por fim, o Teatro Rondon Pacheco é um dos mais importantes espaços culturais de Uberlândia. Localizado no coração da cidade, o teatro é palco para grandes apresentações de música, teatro e dança. 

Shoppings

Um dos shoppings mais famosos de Uberlândia é o Center Shopping, localizado no coração da cidade. Com mais de 300 lojas, o Center Shopping tem opções para todos os gostos e bolsos, onde você encontra diversas opções de restaurantes, cinemas, teatro e muito mais. 

Outro shopping que merece destaque é o Uberlândia Shopping, que fica na zona sul da cidade. Com mais de 200 lojas, o Uberlândia Shopping oferece opções de compras para todos os gostos, contando com ampla praça de alimentação e salas de cinema também.

Para os amantes de tecnologia, o Center Shopping e o Uberlândia Shopping contam com lojas de eletrônicos, games e informática. Já para quem busca marcas de luxo e alta costura, o Center Shopping oferece opções como Gucci, Louis Vuitton e Prada.

Não importa qual shopping você escolher visitar, em Uberlândia você sempre vai encontrar opções de compras, lazer e gastronomia. 

Praças e Parques

Imagem: Praça Tubal Vilela
Praça Tubal Vilela Imagem: tripadvisor.com

Uma das praças mais famosas de Uberlândia é a Praça Tubal Vilela, localizada no centro da cidade. Com uma bela fonte luminosa, a Praça Tubal Vilela é um ponto de encontro para a população local e oferece feiras de artesanato, shows ao vivo e apresentações culturais.

Outro local que vale a pena visitar é o Parque do Sabiá, considerado um dos maiores parques urbanos da América Latina. Com uma área de mais de 200 hectares, o parque oferece diversas opções de lazer, como trilhas para caminhada e pista de bicicleta.

Para quem gosta de tranquilidade e contato com a natureza, o Parque Municipal Victorio Siquierolli é uma excelente opção. Com mais de 60 mil metros quadrados, o parque conta com uma grande variedade de árvores e plantas, além de um lago e trilhas para caminhada.

E se você quiser conhecer um pouco mais da história de Uberlândia, não deixe de visitar a Praça Clarimundo Carneiro. Ela abriga a Igreja Nossa Senhora do Rosário, construída no século XVIII, que coleciona histórias.

Clubes 

Uberlândia é uma cidade conhecida por suas opções de entretenimento, e os clubes são uma parte fundamental dessa experiência. 

O Clube Caça e Pesca, por exemplo, oferece uma ampla gama de atividades para seus membros e visitantes, como piscinas, campos de futebol e quadras de tênis. Além disso, o clube também possui um restaurante e um ótimo bar em Uberlândia para os visitantes desfrutarem.

Outro clube muito popular em Uberlândia é o Praia Clube, que é um dos maiores clubes da cidade e possui uma ampla gama de instalações, como piscinas e campos de futebol. O clube também possui um parque aquático e uma praia artificial.

O terceiro clube da lista é o Clube Sírio, que oferece uma ampla gama de atividades para seus membros e visitantes, como piscinas, quadras de tênis e academia. Além disso, o clube também possui estabelecimentos para alimentação.

Por último, mas não menos importante, está o Uirapuru Country Club, que é um clube que oferece uma ampla gama de atividades para seus membros e visitantes. 

Cachoeiras

Imagem: Cachoeira Sucupira
Cachoeira Sucupira Imagem: tripadvisor.com

Embora Uberlândia seja conhecida por sua paisagem urbana vibrante, a cidade também oferece uma série de opções para quem busca uma experiência natural. A cidade é cercada por belas cachoeiras que proporcionam um refúgio tranquilo para os turistas. Veja!

  • Cachoeira da Pedra: localizada a cerca de 30 km do centro da cidade, a Cachoeira da Pedra é uma das mais populares da região. Com uma queda d'água de cerca de 15 metros, a cachoeira é cercada por uma vegetação exuberante.
  • Cachoeira do Sucupira: localizada a cerca de 20 km do centro da cidade, a Cachoeira do Sucupira é uma das mais impressionantes da região. Com uma queda d'água de mais de 50 metros, a cachoeira é cercada por rochas e vegetação densa.
  • Cachoeira do Indaiá: localizada a cerca de 40 km do centro da cidade, a Cachoeira do Indaiá é um verdadeiro tesouro escondido.

Eventos e Festivais

A cidade de Uberlândia possui uma ampla gama de eventos e festivais ao longo do ano, desde eventos esportivos até celebrações culturais e religiosas. Confira os principais:

Uberlândia Cultural

O Uberlândia Cultural é um festival anual que celebra a cultura da cidade. O evento acontece em vários locais da cidade e inclui apresentações de teatro, dança, música, cinema e artes visuais.

Fenamilho

A Fenamilho é a maior festa agropecuária de Uberlândia e é realizada anualmente no mês de maio. O evento celebra a cultura rural e inclui exposições de animais, shows de música sertaneja, rodeios, parque de diversões e gastronomia típica da região.

Feira Nacional de Franquias

A Feira Nacional de Franquias é realizada anualmente no Center Convention em Uberlândia. O evento reúne empresas nacionais e internacionais que buscam por franqueados.

Corrida Internacional de Uberlândia

A Corrida Internacional de Uberlândia é um evento anual que atrai corredores de todo o Brasil e do exterior. A corrida inclui uma prova de 10 km e uma meia maratona de 21 km. O evento também oferece corridas infantis e para pessoas com deficiência.

Carnaval de Uberlândia

O Carnaval de Uberlândia é uma das principais festas populares da cidade. A celebração inclui desfiles de escolas de samba, blocos de rua, shows musicais e festas em clubes e bares da cidade.

Festival de Inverno de Uberlândia

O Festival de Inverno de Uberlândia é um evento anual que celebra a cultura e as artes. O festival inclui apresentações de teatro, dança, música e cinema. Além disso, o evento conta com oficinas e palestras gratuitas para os visitantes.

Festa de Nossa Senhora Aparecida

A Festa de Nossa Senhora Aparecida é uma celebração religiosa que ocorre em outubro. A festa inclui missas, procissões e shows musicais em homenagem à padroeira do Brasil.

Então, se você estiver planejando uma viagem para Uberlândia, é sempre bom verificar a programação de eventos para aproveitar ao máximo a sua estadia na cidade. 

Onde Almoçar em Uberlândia

Com uma culinária rica e diversificada, Uberlândia - MG oferece diversas opções de restaurantes para quem quer desfrutar de um bom almoço na cidade. Seja você um fã da culinária mineira ou um entusiasta de sabores internacionais, você tem a variedade.

Descubra onde encontrar os melhores sabores da cidade, abaixo:

  • Churrascaria Pampa Grill - conhecida por suas carnes suculentas e variadas, a Pampa Grill é um dos melhores restaurantes de Uberlândia, além de ser um dos mais tradicionais da cidade também.
  • Peixe na Telha: especializado em peixes e frutos-do-mar, este restaurante é muito popular entre os moradores locais e visitantes.
  • Casa Garcia: famoso por sua culinária típica mexicana, a Casa Garcia é uma ótima opção para quem quer experimentar sabores diferentes em Uberlândia.
  • Est! Est! Est!: este restaurante é conhecido por suas massas deliciosas e opções vegetarianas, oferecendo uma variedade de pratos italianos.
  • Empório Peixe Vivo: com uma decoração elegante e moderna, este restaurante é famoso por seus pratos sofisticados de frutos-do-mar e um ambiente agradável.
  • Restaurante Sushimasa: oferecendo uma ampla variedade de sushis, sashimis e outros pratos da culinária japonesa, o Sushimasa é uma das melhores opções para quem gosta de comida oriental em Uberlândia.

Onde Jantar em Uberlândia

Imagem: Xico Carne
Xico Carne Imagem: tripadvisor.com

Uberlândia oferece diversas opções de restaurantes para quem deseja jantar na cidade. Para te ajudar a encontrar os lugares para comer na cidade, aqui estão algumas sugestões de melhores restaurantes para jantar em Uberlândia:

  • Ancho Premium Beef: oferece carnes de qualidade e ambiente sofisticado, é uma ótima opção para um jantar especial.
  • Capim Limão: é um restaurante com ambiente aconchegante, pratos sofisticados e uma boa carta de vinhos.
  • Enzzo Gourmet: oferece um menu contemporâneo com ingredientes frescos e sazonais, é uma excelente opção para quem busca uma experiência gastronômica única.
  • Pecorino: é um restaurante italiano com um cardápio variado de massas, pizzas e vinhos.
  • Sallvattore: oferece uma mistura de cozinha italiana e brasileira em um ambiente sofisticado, ideal para jantares românticos.
  • Xico da Carne: especializado em carnes, oferece um ambiente descontraído e informal.
  • Villa Chopp: oferece uma mistura de cozinha brasileira e internacional, com um buffet variado e ambiente acolhedor.

Onde Ficar em Uberlândia

Se você está planejando uma viagem para Uberlândia e ainda não sabe onde se hospedar, não se preocupe! A cidade possui diversas opções de hospedagem para atender a todos os tipos de viajantes, desde hotéis econômicos até estabelecimentos luxuosos. Veja!

Melhores hospedagens luxuosas em Uberlândia:

  • Gran Executive Hotel: Localizado no bairro Tibery, oferece quartos elegantes e sofisticados, piscina ao ar livre, academia e um restaurante requintado.
  • Carlton Plaza Hotel: Situado no centro de Uberlândia, o hotel possui uma decoração moderna, quartos espaçosos, piscina ao ar livre, sauna, academia e um restaurante refinado.
  • San Diego Suites Uberlândia: Com uma arquitetura imponente e localizado no bairro Copacabana, o hotel oferece quartos amplos e confortáveis, piscina ao ar livre, sauna, academia, restaurante e bar.
  • Comfort Uberlândia: Possui um ambiente acolhedor e moderno, quartos espaçosos e confortáveis, piscina ao ar livre, academia, restaurante e bar.
  • Mercure Uberlândia Plaza Shopping: Localizado dentro de um shopping center, o hotel oferece quartos bem equipados, piscina ao ar livre, sauna, academia, restaurante e bar.

Melhores hospedagens econômicas em Uberlândia:

  • Uberlândia Hostel: Localizado no bairro Martins, oferece quartos compartilhados e privativos, cozinha compartilhada, sala de TV, Wi-Fi gratuito e café da manhã simples.
  • Comfort Uberlândia Airport: Situado próximo ao aeroporto, o hotel oferece quartos confortáveis e bem equipados, piscina ao ar livre, academia, restaurante e bar.
  • Soneca Plaza Hotel: Possui uma localização central, quartos simples e confortáveis, Wi-Fi gratuito e café da manhã incluso na diária.
  • Pousada Segredo: Situada em um bairro tranquilo, é uma das melhores pousadas de Uberlândia. Oferece quartos confortáveis e bem equipados, Wi-Fi gratuito e café da manhã incluso na diária.
  • Hotel Apollo: Com uma localização central, o hotel oferece quartos simples e confortáveis, Wi-Fi gratuito e café da manhã incluso na diária.

Quanto Tempo Ficar Em Uberlândia

O tempo ideal para ficar em Uberlândia depende dos seus interesses e do objetivo da sua viagem. Se você está visitando a cidade a trabalho, provavelmente ficará por um período mais curto, talvez alguns dias apenas. 

Porém, se você está planejando uma viagem de lazer, o ideal é dedicar pelo menos três dias para explorar as principais atrações da cidade e região.

Durante esse tempo, você poderá conhecer os principais pontos turísticos de Uberlândia, como o Parque do Sabiá, o Mercado Municipal, o Museu Municipal, a Casa da Cultura, além de poder desfrutar da gastronomia local e de fazer compras nos shoppings centers.

Além disso, Uberlândia também é uma ótima base para explorar outras cidades da região, como Araguari, Monte Alegre de Minas e Tupaciguara, que oferecem diversas atrações turísticas, como cachoeiras, parques ecológicos e sítios arqueológicos.

Como Chegar Em Uberlândia - MG

Existem diversas formas de chegar a Uberlândia, veja!

  • Avião: Uberlândia possui um aeroporto internacional, o Aeroporto de Uberlândia, que recebe voos diretos de diversas cidades do Brasil, como São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte e outras.
  • Ônibus: Uberlândia é atendida por diversas empresas de ônibus que fazem viagens regulares de diversas cidades do Brasil, como São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Goiânia, entre outras.
  • Carro: Uberlândia é acessível por meio das principais rodovias do país, como a BR-050, BR-365 e BR-455. Se você está em cidades próximas, como Belo Horizonte ou Goiânia, é possível chegar a Uberlândia de carro em algumas horas.
  • Trem: não há linhas de trem que atendam Uberlândia diretamente, mas é possível chegar à cidade de trem por meio de estações próximas, como a Estação de Araguari.
  • Transporte por app: Uberlândia possui diversas empresas de transporte por aplicativo, como Uber, 99, entre outras, que podem ser uma opção conveniente para chegar à cidade a partir de cidades próximas.

Qual é a melhor época para passar temporada em Uberlândia

Uberlândia é uma cidade que possui clima tropical, com temperaturas elevadas e chuvas bem distribuídas ao longo do ano. No entanto, há períodos do ano em que a cidade pode ser mais agradável para visitar, dependendo de onde pretende conhecer.

A melhor época para passar uma temporada em Uberlândia é durante o outono e inverno, que ocorrem entre os meses de abril e setembro. Nessa época do ano, as temperaturas são mais amenas, entre 10°C e 30°C.  

Já durante o verão, que ocorre entre os meses de outubro e março, as temperaturas podem ultrapassar facilmente os 35°C e há uma maior incidência de chuvas. É melhor para você que gosta de calor e atividades de lazer na água.

No entanto, a escolha dependerá das suas preferências pessoais e das atividades que você pretende realizar durante a sua passagem pela cidade.

Perguntas Frequentes

Se você está pensando em uma viagem para a cidade de Uberlândia e está com dúvidas, não se preocupe. Aqui, você encontra as respostas para perguntas comuns dos visitantes desta cidade de Minas Gerais. Veja!

Quem nasce em Uberlândia é o quê?

Quem nasce em Uberlândia é geralmente chamado de "uberlandense".

Quantos bairros existem na cidade de Uberlândia - MG?

Conforme a Prefeitura de Uberlândia, a cidade possui atualmente 93 bairros oficiais, cada um com suas particularidades e características únicas. No entanto, é importante lembrar que esse número pode sofrer alterações com o passar do tempo.

Quais famosos são de Uberlândia?

  • A cantora Paula Fernandes, que nasceu em Sete Lagoas, mas cresceu em Uberlândia e iniciou sua carreira musical na cidade.
  • O jogador de vôlei Lucão, que é medalhista olímpico e nasceu em Uberlândia.
  • O ex-jogador de futebol César Sampaio, que já jogou pela Seleção Brasileira e é natural de Uberlândia.
  • O humorista e youtuber Whindersson Nunes, que nasceu em Bom Jesus, no Piauí, mas cresceu em Palmeira do Piauí, e morou em Uberlândia para estudar. 

Qual é o bairro mais chique de Uberlândia?

Dentre os bairros mais nobres de Uberlândia, temos:

  • Jardim Karaíba: bairro novo e em expansão, que conta com condomínios de alto padrão e várias opções de comércio e serviços.
  • Granja Marileusa: bairro planejado e com alto padrão de construção, que oferece uma ampla estrutura de lazer e segurança para seus moradores.
  • Morada da Colina: bairro residencial com muitas casas de luxo e condomínios fechados, além de uma ampla variedade de comércio e serviços.
  • Jardim Patrícia: bairro residencial com muitas casas de alto padrão, que oferece uma ampla variedade de opções de comércio e serviços.
  • Loteamento Granja Santo Antônio: bairro nobre e bastante arborizado, que conta com muitas opções de lazer e áreas verdes preservadas.

O que fazer ao redor de Uberlândia?

Ao redor de Uberlândia, existem diversas opções de passeios e atividades turísticas. Confira!

  • Parque Nacional da Serra da Canastra: a cerca de 150 km de Uberlândia, o parque é famoso por suas cachoeiras, trilhas e paisagens de tirar o fôlego.
  • Delta do Rio São Francisco: a cerca de 300 km de Uberlândia, o delta é um dos pontos turísticos mais famosos de Minas Gerais, conhecido por suas águas cristalinas, dunas e paisagens exuberantes.
  • Cidades Históricas de Minas Gerais: a região próxima à Uberlândia conta com diversas cidades históricas, como Araxá, Patrocínio e Monte Carmelo, que oferecem muitas opções de turismo cultural e histórico.
  • Grutas e Cavernas: na região de Uberlândia, é possível visitar diversas grutas e cavernas, como a Gruta do Janelão, a Gruta do Anjo e a Gruta dos Palhares.
  • Cachoeira da Usina Velha: a cerca de 30 km de Uberlândia, é uma opção de passeio para quem gosta de natureza e aventura.

Qual o litoral mais próximo de Uberlândia?

Uberlândia é uma cidade localizada na região central de Minas Gerais, distante cerca de 800 km do litoral mais próximo, que é o litoral do estado de São Paulo.

Algumas das cidades litorâneas mais próximas de Uberlândia são Ubatuba, Caraguatatuba, São Sebastião e Santos. O acesso ao litoral pode ser feito por meio de viagens de carro, ônibus ou avião. 

Quais são os pratos típicos da cozinha mineira?

Dentre os principais pratos típicos da cozinha mineira, os mais tradicionais são: feijão-tropeiro, frango ao molho, tutu de feijão, pão de queijo, leitão à pururuca, doce de leite, queijo minas e muito mais. 

Agora você já sabe tudo sobre a cidade de Uberlândia. Chegou a hora de finalizar o seu roteiro de viagem!

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.