Cupons de desconto + Cashback é no Cupomzeiros

Guia Completo de Raposa, MA: Turismo, Hospedagem e +

Raposa é uma cidade pequena do Maranhão que, nos últimos anos, ganhou bastante notoriedade nos roteiros turísticos da região, especialmente devido a suas belezas naturais e sua hospitalidade.

Sendo uma cidade bastante pacata, Raposa não possui um enorme complexo turístico ou mesmo um gigantesco ramo hoteleiro, mas oferece opções incríveis de acomodação e diversão.

Pensando na sua viagem a cidade, preparamos um guia completo com tudo o que você precisa saber antes de embarcar para Raposa, para que você consiga montar um roteiro turístico correto e equilibrado.

Vamos conferir?

Um pouco da história de Raposa

Raposa é uma cidade contemporânea, fundada em 1940 por dois imigrantes, Antônio do Pocal e José Baiaco que viram na região uma oportunidade de crescimento.

Na época, a cidade era movida majoritariamente pela pesca e produção de rendas, sendo que suas atividades artesanais são o foco da região há mais de 5 décadas.

Historicamente, a região foi habitada por potiguaras durante muito tempo, logo, a cultura indígena é muito presente nos costumes e hábitos de Raposa.

Situada a 30 km da capital do estado, São Luís, Raposa surpreende por ser a maior colônia de pesca do Maranhão, o que a torna uma típica cidade litorânea, similar às vilas de pescadores de todo o Nordeste.

Vale destacar que Raposa pertence a uma área enorme conhecida como Ilha de São Luís, que também inclui São Luís, Paço do Lumiar e São José de Ribamar. 

Dessa forma, os municípios normalmente se conectam, com diversas opções de translado entre eles, além de manterem os mesmos costumes há décadas. 

Além da pesca, Raposa também é muito conhecida por seu artesanato, repleto de rendas, bordados e pinturas, que ressaltam o melhor da tradição artística maranhense. 

Como é de se esperar, a culinária local também possui bastante influência da pesca, com diversos pratos com frutos do mar, normalmente pescados da própria área.

Outro ponto interessante é que Raposa possui diversas regiões desertas, ideal para quem deseja uma viagem tranquila, ou até mesmo realizar algumas atividades como luaus e camping. 

Ideal para os amantes do ecoturismo, Raposa é uma cidade fantástica, que impressiona por manter suas tradições e costumes, além de possuir diversos atrativos incríveis para os turistas que se aventuram em suas terras.

Conheça os Melhores Pontos Turísticos de Raposa

Como mencionado, o maior atrativo de Raposa são suas belezas naturais, já que a cidade não possui um centro urbano muito agitado.

Dessa forma, saiba que ao chegar na cidade você encontra opções bastante simples, mas que são eficazes se você quer relaxar e descansar nesse paraíso maranhense.

Sendo assim, confira os pontos turísticos mais famosos de Raposa!

Praia da Raposa

Imagem Com Praia Da Raposa
www.guiadoturismobrasil.com

A Praia da Raposa é facilmente a mais conhecida da região, não só por levar o mesmo nome da cidade, mas também devido ao cenário paradisíaco e único que oferece aos visitantes. 

Por lá, acor esverdeada do mar combina bastante com a área verde que fica no entorno da praia, que garante uma paisagem inesquecível para quem a deslumbra. 

Além das belezas naturais, a praia também conta com uma boa estrutura para turistas, incluindo diversos restaurantes, bares, lojas e comércios para você aproveitar a região.

Por outro lado, vale destacar que, dependendo da época do ano, a Praia da Raposa fica praticamente deserta, sendo uma excelente opção para quem quer curtir a região com pouca movimentação. 

Para você aproveitar melhor, diversas agências de turismo e pousadas da região fornecem bate e volta para a Praia da Raposa, justamente para que você não se preocupe em ter como acessá-la. 

Sendo o destino ideal para quem busca muita calmaria, a Praia da Raposa é facilmente a mais bonita da região, além de ser uma das mais pacatas de todo o Maranhão.

Praia do Mangue Seco

Para quem busca uma praia bem estruturada em Raposa, nada melhor do que conhecer a Praia do Mangue Seco. 

A princípio, devemos dizer que ela não leva esse nome à toa, pois além do belíssimo mar verde que possui, ela também nos leva a uma trilha com um enorme manguezal. 

A praia possui uma enorme faixa de areia, sendo provavelmente a mais extensa de Raposa. Assim como a Praia de Raposa, ela também fica bastante vazia em alguns dias, dando aquele ar de praia deserta. 

As ondas da praia são fracas, permitindo o fácil acesso a idosos e crianças.

Um ponto curioso da Praia do Mangue Seco é que, devido a questões de preservação, todos os imóveis construídos nela são de madeiras, sem contar que é proibido o trânsito de veículos na praia.

Embora seja deserta em alguns dias, a Praia do Mangue Seco possui uma excelente infraestrutura para turistas, com diversos bares, restaurantes e até mesmo pousadas. 

Vale citar que a comunidade local viu uma oportunidade cultural na praia e, por isso, criou a Biblioteca do Caranguejo para incentivar a leitura na região.

Além disso, a praia também conta com uma trilha para mangues e uma área verde intocada em Raposa. Vale a pena conhecer!

Portanto, se você quer conhecer toda a essência da cidade, saiba que visitar a Praia do Mangue Seco é essencial para isso!

Praia do Carimã

Imagem Com Praia Do Carimã
www.tripadvisor.com.br

A Praia do Carimã é um verdadeiro paraíso tropical no Maranhão, que não impressiona somente por suasbelas águas azuis, mas também devido às dunas que a cercam.

Inclusive, se de um lado temos as dunas das Fronhas Maranhenses, do outro lado temos uma enorme faixa de área compondo a Praia do Carimã.

Para começar, vale destacar que a praia tem acesso pelas dunas durante a maré cheia, pois fica inviável passear por sua orla nesse tempo. Caso contrário, você poderá desfrutar do acesso pela orla tranquilamente. 

No caso da maré cheia, é necessário fazer o translado para a praia através de um barco, que partem do Cais de Raposa ou do Porto de Braga

Sendo uma praia com ondas calmas, ela é bastante indicada para quem viaja com crianças, embora seja mais recomendada quando a maré está baixa.

Devido a alta atividade pesqueira na região, a Praia do Carimã fica repleta de pescadores, permitindo que você conheça melhor como funciona a pesca na cidade.

Por outro lado, vale citar que a praia não possui estrutura turística, ou seja, nada de bares, restaurantes ou pousadas por lá. Dessa forma, leve tudo o que for consumir e não jogue lixo no chão. 

Ideal para quem deseja visitar um paraíso intocado, a Praia do Carimã é parada obrigatória para qualquer turista em Raposa, e você não vai se arrepender da visita!

Haras 4 Irmãos

O Haras 4 Irmãos é um incrível parque ecológico que, devido a suas belezas, se tornou um dos pontos turísticos mais visitados de Raposa.

Além de admirar as belezas naturais do lugar, você ainda pode realizar diversas atividades como andar a cavalo, pesca, pedalinhos, além de vislumbrar uma incrível fazendinha.

Outro ponto interessante é que o Haras 4 Irmãos também possui seu próprio restaurante, para que você possa comer do melhor da gastronomia maranhense em grande estilo na sua visita.

Sendo um lugar bastante tranquilo e muito verde, vale a pena visitar o Haras 4 Irmãos durante a sua viagem, especialmente se você deseja um passeio mais familiar e tranquilo.

Porto do Braga

Imagem Com Porto Do Braga
www.googlemaps.com

O Porto do Braga é um dos lugares mais tradicionais de Raposa, sendo uma boa opção para quem deseja conhecer mais do clima da cidade.

Por lá, você pode conhecer o principal porto da cidade, além de ter acesso a diversas lojinhas de artesanato e também algumas fábricas. 

Estando cercado por uma enorme área verde, o Porto do Braga proporciona uma visão incrível da área pesqueira de Raposa, além de contar com uma boa infraestrutura para receber turistas.

Também é possível andar de barco no porto, no entanto, vale ressaltar que isso depende da época do ano e da disponibilidade da embarcação.

Ideal para você conhecer mais da maior tradição de Raposa, a pesca, o Porto do Braga é um lugar que você não deve deixar de conhecer na sua viagem. 

Casa d'Arte Centro de Cultura

Para quem busca um pouco de cultura, nada melhor do que conhecer a Casa d'Arte Centro de Cultura na passagem pela Raposa.

Sendo um centro cultural, ele promove diversos shows, espetáculos, apresentações e outras manifestações para expressar o melhor da cultura maranhense e nordestina.

Além disso, também é possível apreciar diversas obras de arte locais, além do melhor do artesanato de Raposa. 

Por não contar com uma programação fixa, é necessário contactar a Casa d'Arte Centro de Cultura antes da sua passagem, ou então conferir o que está previsto no seu site oficial. 

Sendo facilmente o melhor lugar para apreciar cultura na sua viagem, a Casa d'Arte Centro de Cultura é um espaço acolhedor e bastante cultural, e merece a sua visita na cidade. 

Dunas de Carimã

Imagem Com Dunas De Carimã
www.tripadvisor.com.br

Além das belíssimas praias, Raposa também possui diversas dunas incríveis, tradicionalmente conhecidas como Fronhas Maranhenses, que é facilmente um belo lugar para conhecer na passagem pela cidade. 

Situadas próximas à praia da Raposa, as dunas são incríveis, com uma paisagem completamente exuberante, além de um clima pacato e muito acolhedor. 

Para acessar as dunas, é necessário contatar alguma agência de turismo local, ou então barcos do Porto do Braga que oferecem o passeio.

Vale salientar que os barcos que vão até as Dunas de Carimã possuem uma ótima estrutura, fornecendo até mesmo refeições para os turistas!

Sendo o melhor ponto turístico para aproveitar o pôr-do-sol na cidade, as Dunas de Carimã vão te impressionar pela beleza e tranquilidade que oferecem. 

Centrinho de Raposa

Raposa não possui um enorme centro comercial como São Luís, por exemplo. Mas isso não quer dizer que você não possa conhecer o interior da cidade!

Por lá, o tradicional centrinho é onde o fervo acontece, pois ele conta com diversos bares, restaurantes, sorveterias, lanchonetes, lojas, entre outros. 

Além de ser uma boa opção para comer e beber, vale destacar que também há diversos centros e lojas de artesanato, sendo o melhor lugar para você comprar uma lembrancinha de Raposa. 

Sendo assim, quando você voltar dos seus passeios nas praias da região, saiba que o centrinho é o melhor lugar para aproveitar a noite calma e pacata da cidade. 

Quando visitar Raposa?

Embora o Maranhão seja um estado quente o ano inteiro, existe um período ideal para visitar Raposa, assim como outros destinos próximos aos Lençóis Maranhenses.

Isso porque, para evitar chuvas e outras condições climáticas desfavoráveis, é ideal viajar para Raposa entre agosto e dezembro. Isso porque o clima está mais seco, e não possui chances de grandes chuvas. 

Vale destacar que, devido a questões geográficas, a época de chuvas na cidade ocorre de janeiro até meados de maio. Sendo assim, mesmo sendo uma época de verão, não é recomendado viajar para a cidade nesse tempo.

Por outro lado, vale destacar que a partir de julho as chuvas na região começam a diminuir, abrindo espaço para a melhor temporada em Raposa.

Nessa mesma época, o sol está firme e o tempo está seco, permitindo que os Lençóis Maranhenses fiquem tomados por muitos turistas. Inclusive, as lagoas ficam mais cheias nessa época, favorecendo o turismo local.

Dessa forma, se você quer curtir Raposa em grande estilo, saiba que viajar entre agosto e setembro tornará a sua viagem inesquecível.

Aliás, aproveite essa época do ano e também dê uma passada nos Lençóis Maranhenses, pois você não vai se arrepender!

Quantos dias ficar em Raposa?

Raposa não é uma cidade repleta de atrações turísticas, logo, se você quer apenas conhecer os seus maiores atrativos, um roteiro turístico de4 dias é o suficiente para conhecer o melhor da cidade.

Isso porque você terá tempo de sobra para conhecer as praias, dunas e manguezais da região.

Por outro lado, se você quer emendar a sua viagem a Raposa com uma estadia em São Luís ou outra cidade próxima, é recomendado aumentar o seu roteiro para 7 dias. 

Isso porque você poderá aproveitar as cidades tranquilamente nesse período, pois além de estarem muito próximas umas das outras, você ainda irá economizar na sua viagem. 

Contudo, caso não tenha muita disponibilidade, saiba que um roteiro turístico de 2 dias em Raposa já permite que você conheça alguns pontos turísticos incríveis como a Praia do Mangue Seco e a Praia de Carimã.

Como chegar em Raposa?

Raposa está a 28 km da capital do Maranhão, São Luís, numa viagem que dura 40 minutos para ser concluída.

Sendo uma cidade pequena, Raposa não possui aeroporto ou terminal rodoviário, portanto, a melhor maneira de chegar até Raposa é por São Luís.

Para isso, você deve comprar passagens aéreas para o Aeroporto Internacional de São Luís e, de lá, partir para Raposa.

Vale destacar que sendo uma cidade próxima, é possível ir até Raposa de táxi ou por aplicativos de carros, pois o valor é bastante acessível.

No entanto, se você preferir alugar um carro, esse serviço pode ser feito no próprio aeroporto.

Neste caso, você deve pegar a MA-203 em direção a Raposa, e seguir a sinalização até a entrada da cidade. Vale destacar que todo o trajeto é pavimentado e seguro. 

Caso não possa ir de carro, você também pode ir de transporte público, para isso, basta pegar um ônibus no Terminal Rodoviário de São Luís em direção a Raposa.

O bilhete custa em torno de R$35,00 e o percurso leva cerca de 50 minutos.

Onde comer em Raposa?

Sendo uma cidade pesqueira, Raposa possui diversos pratos incríveis com frutos-do-mar para experimentar.

Por isso, para que você saiba onde comer na sua viagem, confira os melhores restaurantes de Raposa:

  • Restaurante Natureza
  • Restaurante Porto Raposa
  • O Capote
  • Restaurante Sabores do Mar
  • Restaurante Tia Tereza
  • Aventura Rural Restaurante
  • Restaurante Pôr Do Sol

Os Melhores Hotéis de Raposa

Raposa é uma cidade bastante pequena e, por isso, não possui um setor hoteleiro muito grande.

No entanto, existem alguns hotéis e pousadas incríveis por Raposa e São Luís, confira as melhores:

Blue Tree Towers São Luís

Imagem Com Blue Tree Towers São Luís
www.tripadvisor.com.br
  • Média da Diária: R$481 - R$1.010
  • Endereço: Av. Avicenia, 1 - Calhau
  • Telefone: (98) 2106-0505

San Fernando Hotel

  • Média da Diária: R$140 - R$200
  • Endereço: Av. Litorânea, 750 - Praia do Calhau
  • Telefone: (98) 3878-6000

PraiaBella Hotel

Imagem Com Praiabella Hotel
www.tripadvisor.com.br
  • Média da Diária: R$257 - R$365
  • Endereço: Av. Litoranea, 46 - Calhau
  • Telefone: (98) 4009-2777

Hotel Ilha Costeira

  • Média da Diária: R$156 - R$192
  • Endereço: Rua Curuzu, N 08, Qd 12, Jardim Eldorado
  • Telefone: (98) 3226-7682

Litorânea Praia Hotel

Imagem Com Litorânea Praia Hotel
www.tripadvisor.com.br
  • Média da Diária: R$261 - R$291
  • Endereço: Av. Litoranea, 10 - Praia do Calhau
  • Telefone: (98) 3213-3200

Calhau Praia Hotel

  • Média da Diária: R$269 - R$299
  • Endereço: Av. Litorânea, 1 - Calhau
  • Telefone: (98) 3311-1133

Premier Hotel

Imagem Com Premier Hotel
www.tripadvisor.com.br
  • Média da Diária: R$189 - R$219
  • Endereço: Av. dos Holandeses, 3 - Ponta D'areia
  • Telefone: (98) 3216-6666

Brisamar Hotel & SPA São Luís 

  • Média da Diária: R$333 - R$412
  • Endereço: Brisamar Hotel e SPA - Av. São Marcos, 12
  • Telefone: (98) 3212-1212

Vitoria's Hotel

Imagem Com Vitoria's Hotel
vitoriashotel.business.site
  • Média da Diária: R$110 - R$179
  • Endereço: Av. Principal, 1346
  • Telefone: (98) 98750-8340

Pousada Vila Do Mar

  • Média da Diária: R$174 - R$190
  • Endereço: Avenida Campos Júnior, Quadra P, Nª 9 - Araçagi
  • Telefone: (98) 3248-7744

Hotel Pilão

Imagem Com Hotel Pilão
www.tripadvisor.com.br
  • Média da Diária: R$119 - R$149
  • Endereço: R. Vespasiano Ramos, 12A - Quadra 09 - Filipinho
  • Telefone: (98) 98878-0303

Pousada da Praia

  • Média da Diária: R$150 - R$220
  • Endereço: R. dos Magistrados, 10 - Olho D'água
  • Telefone: (98) 3248-2047

Pousada Litorânea

Imagem Com Pousada Litorânea
www.booking.com
  • Média da Diária: R$170 - R$210
  • Endereço: Av. Litorânea, 1983 - Calhau
  • Telefone: (98) 3011-8583

Fazendinha Parque Raposa

  • Média da Diária: R$279 - R$490
  • Endereço: R. da Prata, 100 - Inhaúma
  • Telefone: (98) 98899-2140

Pousada dos Leões

Imagem Com Pousada Dos Leões
www.tripadvisor.com.br
  • Média da Diária: R$128 - R$170
  • Endereço: R. Sete de Setembro, 453 - Centro
  • Telefone: (98) 98154-0501

Vida Noturna em Raposa

Sendo uma cidade bastante pequena, Raposa não possui muitas opções noturnas para aproveitar.

Na verdade, a cidade está mais voltada para atividades diurnas, como os passeios pelas praias e dunas da região.

Contudo, os bares da cidade podem garantir alguma diversão para os turistas menos exigentes. Por isso, confira alguns dos melhores bares em Raposa:

  • Restaurante Flutuante Luísa
  • Bar do Geraldão
  • Beache Bar Raposa
  • Drink's House Rei Arthur
  • Beach Point
  • Bar das Torcidas
  • Bar do Léo
  • Canoa Beach
  • Bar do Israel
  • Bar Girls

Por que visitar Raposa?

Mesmo sendo uma cidade pouco movimentada, Raposa é uma boa opção turística para turistas menos exigentes, especialmente aqueles que amam ecoturismo.

Sendo uma típica cidade do interior do Maranhão, ela não tem muita infraestrutura turística, mas conta com belezas naturais únicas e bastante calmaria para oferecer.

Além disso, vale citar que Raposa está a poucos quilômetros de São Luís, logo, ao visitar a capital, dar uma passadinha pela cidade trará muito mais diversão e tranquilidade para a sua viagem. 

Outro ponto positivo é que as praias e dunas de Raposa são bastante desertas, ou seja, super indicado para turistas que amam lugares pouco ou nada movimentados. 

Sendo uma cidade incrível devido a sua história, Raposa não ganhou notoriedade turística à toa, pois é um excelente destino para quem quer relaxar e fugir da cidade grande. 

Dicas para Viajantes

Está pensando em viajar para Raposa, mas não quer gastar muito na sua viagem? Bem, temos ótimas notícias para você! Isso porque a Cupomzeiros tem algumas dicas para você poupar ao máximo na sua viagem!

Para começar, confira alguns Melhores Sites para Comprar Passagens Aéreas Baratas, pois eles te ajudarão a encontrar voos baratos para São Luís em qualquer época do ano! 

Além disso, temos algumas dicas de Como Conseguir Descontos em Hotéis, para que você possa conhecer o melhor de Raposa sempre economizando em hospedagem.

Com essas dicas, tudo o que você precisará é contratar um seguro de viagem, preparar suas malas e conhecer uma das cidades incríveis do interior do Maranhão!

Considerações Finais

Raposa é uma cidade extremamente pacata, sendo um tranquilo reduto natural no interior do Maranhão. Mas, para muitos, é justamente isso que a torna tão especial!

Seja por suas praias ou dunas, Raposa possui um charme único, sendo o destino perfeito para quem ama calmaria e tranquilidade. Por isso, se você quer fugir da cidade grande, já sabe qual deve ser seu próximo destino!

Por fim, esse foi o nosso guia completo de Raposa, esperamos que você tenha gostado das dicas e recomendações incríveis que trouxemos sobre a cidade!

Até o próximo destino, Cupomzeiros!

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.