Cupons de desconto + Cashback é no Cupomzeiros

Santos - SP: Pontos Turísticos, Onde Ficar, Onde Comer e Mais!

Bem-vindo ao nosso guia completo sobre a cidade de Santos, localizada no litoral do estado de São Paulo, Brasil. 

Conhecida como a "Pérola do Atlântico", Santos é uma cidade encantadora que oferece uma combinação perfeita de belas praias, rica história, cultura vibrante e uma atmosfera descontraída.

Neste guia, vamos levá-lo a uma jornada fascinante por Santos, revelando as melhores atrações, pontos históricos e uma variedade de experiências culturais e gastronômicas imperdíveis.

Se você é um visitante de primeira viagem ou um morador local, este guia tem o objetivo de fornecer todas as informações necessárias para aproveitar ao máximo sua estadia em Santos. Vamos lá!

O que fazer em Santos – SP?

Se você vai conhecer Santos – ou é morador da região – não pode deixar de conhecer alguns pontos turísticos que são o “carro-chefe” da cidade. 

Santos possui praias belíssimas, muita história e uma vida noturna agitada. Ou seja, Santos é um local ideal para diversos tipos de turismo. Veja a seguir os locais que você não pode deixar de visitar quando estiver pela cidade.  

Museu do Café

Imagem Museu Do Café
Imagem: google.com.br/maps

O Museu do Café é uma das atrações mais icônicas e imperdíveis em Santos. Localizado em um belíssimo edifício histórico, no coração do centro da cidade, o museu oferece uma fascinante jornada pela história e cultura do café no Brasil.

Ao adentrar no Museu do Café, você será transportado para o auge da produção cafeeira, quando Santos era o principal porto de exportação do café brasileiro.

O edifício em si já é uma verdadeira obra-prima arquitetônica, com sua fachada neoclássica e interiores ricamente ornamentados.

Dentro do museu, você encontrará exposições interativas e informativas, que contam a história do café desde seu cultivo até sua exportação.

Há displays de objetos históricos, fotografias e documentos que mostram como o café moldou a economia e a cultura do Brasil.

Orquidário 

O Orquidário Municipal de Santos é um verdadeiro oásis de beleza natural e uma parada obrigatória para os amantes de plantas e flores.

Localizado em uma área verde exuberante, o Orquidário é um jardim botânico que abriga uma extensa coleção de orquídeas e outras espécies de plantas tropicais.

Ao adentrar no Orquidário, você será recebido por uma atmosfera tranquila e serena, repleta de cores e fragrâncias.

Os visitantes têm a oportunidade de explorar trilhas sinuosas que percorrem o jardim, passando por diferentes áreas temáticas e uma grande diversidade de plantas.

A estrela do Orquidário são, sem dúvida, as orquídeas. Você ficará maravilhado com a variedade de cores, tamanhos e formas dessas flores exóticas. 

Inclusive, no nosso artigo “melhores pousadas em Santos – SP”, você encontra as melhores opções de pousadas próximas ao Orquidário Municipal para quem ama estar perto da natureza. 

Linha turística do Bonde

Imagem Linha Turística Do Bonde
Imagem: Google.com.br/maps

A Linha Turística do Bonde de Santos é uma atração encantadora que permite aos visitantes embarcar em uma viagem a dois, sozinho ou em família nostálgica pelo centro histórico da cidade.

O bonde, conhecido como "Bondinho de Santos", é um meio de transporte tradicional e icônico, que remonta ao início do século XX.

A linha turística percorre um trajeto de aproximadamente 5 quilômetros, passando por belas ruas e construções históricas.

Durante o passeio, os passageiros têm a oportunidade de admirar a arquitetura colonial, os casarões preservados e as ruas de paralelepípedo que caracterizam o centro de Santos.

Memorial das Conquistas

O Memorial das Conquistas é uma atração imperdível para os fãs de futebol e admiradores do Santos Futebol Clube.

Localizado no Estádio Urbano Caldeira, popularmente conhecido como Vila Belmiro, o memorial é um espaço dedicado a contar a história e celebrar as conquistas desse clube lendário.

Ao adentrar no Memorial das Conquistas, você será imerso em um ambiente repleto de troféus, fotografias, objetos históricos e recordações que retratam os momentos mais importantes da trajetória do Santos FC.

É uma verdadeira jornada pelo passado glorioso do clube e seus ídolos inesquecíveis.Você terá a oportunidade de ver de perto os troféus conquistados ao longo dos anos, incluindo as famosas taças da Copa Libertadores da América, os campeonatos brasileiros e os títulos mundiais.

Museu Pelé

Imagem Museu Pelé
Imagem: google.com.br/maps

Continuando na pegada do futebol, em Santos, há o Museu Pelé, uma excelente atração para quem ama o esporte nacional, que é o futebol.

O Museu Pelé é uma atração dedicada a um dos maiores ícones do futebol mundial, Edson Arantes do Nascimento, mais conhecido como Pelé.

Localizado no centro histórico de Santos, dentro do antigo prédio do Clube de Regatas Saldanha da Gama, o museu conta a história do futebol brasileiro e a carreira brilhante desse lendário jogador.

Praia do Gonzaga

A Praia do Gonzaga oferece uma extensa faixa de areia dourada e águas calmas, perfeitas para um mergulho refrescante ou para relaxar sob o sol.

É uma praia muito frequentada por moradores e turistas, e possui uma excelente infraestrutura com quiosques, restaurantes, bares e lojas ao longo da orla.

Além de desfrutar das belezas naturais, na Praia do Gonzaga você encontrará uma variedade de opções de entretenimento.

A orla é repleta de ciclovias, calçadões para caminhadas e áreas de lazer, onde você pode praticar esportes, andar de bicicleta ou simplesmente apreciar a vista do mar.

Pinacoteca Benedicto Calixto

Imagem Pinacoteca Bendicto Calixto
Imagem: Google.com.br/maps

A Pinacoteca Benedicto Calixto é um espaço cultural único localizado na cidade de Santos, em São Paulo.

Situada em um belo casarão colonial, a pinacoteca abriga uma valiosa coleção de obras de arte, além de promover exposições temporárias e atividades relacionadas à cultura e às artes visuais.

O edifício histórico que abriga a pinacoteca é uma atração em si, com sua arquitetura encantadora e rica história. Construído no século XIX, o casarão proporciona um ambiente acolhedor e intimista para a apreciação das obras de arte.

Onde ficar em Santos?

Santos oferece uma variedade de opções de hospedagem para atender às necessidades e preferências dos visitantes.

Não importa se você prefere hotéis luxuosos ou pousadas mais simples e acolhedoras, aqui no nosso site, você encontra os melhores hotéis em Santos e as melhores pousadas em Santos para uma hospedagem incrível.

Melhores hotéis em Santos 

Se você gosta de conforto e quer uma experiência diferente de hospedagem, os hotéis em Santos são as melhores opções. 

Nossas indicações são baseadas em avaliações de consumidores, portanto, são isentas de qualquer opinião. Os melhores locais para você se hospedar são:

  • Sheraton Santos Hotel: O Sheraton Santos Hotel é um estabelecimento luxuoso e moderno, localizado no bairro da Aparecida. Oferece quartos elegantes e bem equipados, além de uma vista deslumbrante do mar.
  • Ibis Santos Gonzaga Praia: Situado no bairro do Gonzaga, o Ibis Santos Gonzaga Praia é uma opção confortável e acessível. Os quartos são práticos e aconchegantes, e o hotel oferece serviços de qualidade.
  • Comfort Hotel Santos: Localizado no bairro do Gonzaga, o Comfort Hotel Santos é uma escolha conveniente e confortável. Os quartos são espaçosos e bem equipados, e o hotel oferece uma série de comodidades, como academia, piscina e restaurante. Além disso, está próximo de lojas, restaurantes e pontos turísticos.
  • Parque Balneário Santos by Atlantica Hotels: O Parque Balneário Santos é um hotel sofisticado situado no bairro do Gonzaga. Oferece quartos amplos e bem decorados, além de uma área de lazer completa, com piscinas, spa e restaurantes.
  • Hotel Imperador: O Hotel Imperador é uma opção charmosa e aconchegante, localizada próximo ao centro de Santos. Os quartos são confortáveis e o hotel oferece serviços atenciosos.
  • Ibis Santos Valongo: Situado no centro histórico de Santos, o Ibis Santos Valongo é uma opção prática e com ótimo custo-benefício.
  • Atlântico Hotel: Localizado na praia do Gonzaga, o Atlântico Hotel oferece quartos com vista para o mar. O hotel possui piscina, restaurante e está próximo de comércios e da vida noturna da região.

Melhores Pousadas em Santos 

Se você prefere ficar em pousadas, não tem problema. Temos um artigo completo sobre as melhores pousadas em Santos – SP. Mas, para deixar mais prático, vamos fazer um compilado sobre as principais informações sobre as nossas indicações. 

  • Pousada Beira Mar: Localizada próxima à praia, a Pousada Beira Mar oferece acomodações simples e confortáveis. É uma opção conveniente para os amantes da praia, proporcionando fácil acesso à areia e ao mar.
  • Pousada das Goianas: Situada em um bairro tranquilo de Santos, a Pousada das Goianas oferece quartos acolhedores e um ambiente familiar.
  • Pousada São Marcos: A Pousada São Marcos é conhecida pela sua atmosfera agradável e acolhedora. Localizada em uma área residencial, oferece quartos confortáveis e um atendimento caloroso, proporcionando uma estadia agradável em Santos.
  • Pousada J.C. Cazeri: A Pousada J.C. Cazeri é uma opção simples e econômica, com quartos básicos e serviços essenciais. É uma escolha conveniente para quem procura uma estadia econômica em Santos.
  • Pousada Orquidário: Localizada próxima ao Orquidário Municipal de Santos, a Pousada Orquidário oferece uma estadia confortável e conveniente para os visitantes que desejam explorar essa atração.
  • Pousada Vila Pitanga: Situada em uma área tranquila de Santos, a Pousada Vila Pitanga oferece quartos aconchegantes e um ambiente familiar. É uma escolha ideal para quem busca relaxamento e proximidade com a natureza.
  • Pousada Paulista Santos: A Pousada Paulista Santos é uma opção econômica e simples, oferecendo quartos básicos e serviços essenciais. É uma escolha prática para uma estadia acessível em Santos.

Onde e o que comer em Santos?

A gastronomia de Santos é diversificada e oferece uma variedade de pratos deliciosos, especialmente com frutos do mar frescos, já que a cidade está situada na costa.

Você encontrará restaurantes que servem desde peixes e frutos do mar grelhados até pratos mais elaborados da culinária contemporânea.

Há diversos pratos típicos que merecem uma atenção especial, como a “Feijoada Santista” e o “ Pudim de Pescador”, uma sobremesa à base de peixe. Isso, você encontra em diversos restaurantes espalhados pela cidade e em bares na orla da praia. 

A vida noturna de Santos é uma experiência à parte. Santos oferece diversas opções para os visitantes. O bairro do Gonzaga é conhecido por sua agitação noturna, com uma variedade de bares, pubs e casas noturnas.

Você pode encontrar locais que oferecem música ao vivo, com estilos que vão do samba e pagode ao rock e música eletrônica.

Dessa maneira, para que você não perca tempo com lugares que não valem a pena durante a sua viagem, nós disponibilizamos os locais mais bem avaliados pelos consumidores, que vale à pena conhecer. 

Melhores Bares em Santos

Para aproveitar a vida noturna, os melhores bares de Santos são: 

  • Coisa Linda Music Bar 
  • Studio Rock Café
  • 472 Lounge & Food 
  • Kuka Fresca Snooker Bar
  • Arapuka Gastrobar
  • Cinza General Store

Melhores Restaurantes em Santos

Para curtir pratos típicos da cidade e ter uma experiência gastronômica incrível, os melhores restaurantes em Santos são:

  • Lorient Bistrô
  • TerminalBBQ
  • Temakeria Santista
  • Cantina Babbo Américo
  • Enoteca Decanter
  • Porta do Sol 

Quando ir a Santos?

A melhor época para visitar Santos é durante os meses de outono e primavera, quando o clima é mais ameno e agradável, com temperaturas em torno de 25°C.

Os meses de verão podem ser quentes e movimentados, enquanto o inverno é mais ameno, com médias em torno de 20°C. 

No entanto, é claro que a melhor época para ir a Santos é algo bem subjetivo e depende muito do que você deseja fazer na cidade.

Logo, o mais prudente a ser feito é escolher os passeios que você quer fazer e, a partir disso, definir qual a melhor época para visitar a cidade. 

Perguntas Frequentes

Qual praia de Santos é boa?

A praia do Gonzaga é uma das praias mais populares e bem avaliadas em Santos. Localizada no bairro de mesmo nome, ela oferece uma extensa faixa de areia branca e águas tranquilas.

Além disso, a praia do Gonzaga conta com uma excelente infraestrutura, com quiosques, restaurantes, bares e uma ciclovia que percorre toda a sua extensão.

Qual litoral fica Santos?

Santos está localizada no litoral do estado de São Paulo, no Brasil. A cidade possui uma extensa faixa litorânea banhada pelo Oceano Atlântico.

Seu litoral estende-se por cerca de 7,7 km, oferecendo diversas praias e atrativos turísticos ao longo da costa. Santos é conhecida por suas belas praias e é um destino popular para os amantes do mar e do sol.

Tem praia limpa em Santos?

Sim, Santos possui praias que são reconhecidas pela qualidade de suas águas. A cidade tem investido em ações de saneamento básico e preservação ambiental, resultando em melhorias na qualidade da água e na limpeza das praias ao longo dos anos.

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.