Cupons de desconto + Cashback é no Cupomzeiros

Guia completo de Londrina: O Que Fazer, Onde Ficar e +

Uma viagem para Londrina, a segunda cidade mais populosa do Paraná, pode ser um momento inesquecível, já que o município é cheio de encantos naturais, histórias e cultura. Está preparado para fazer conhecer melhor Londrina?

Sabemos que para programar uma viagem precisamos de todas as informações possíveis sobre o lugar, então pensando em você, viajante, fizemos o guia completo de Londrina, onde juntamos dicas de melhores restaurantes, melhores hospedagens e deixamos até mesmo um espacinho cheio de cupons para você economizar na sua viagem.

Vamos conferir o guia completo de Londrina:

Guia completo de Londrina: Conheça a cidade

Londrina é uma cidade com muito para ver e para fazer. O destino é um polo turístico com atrações culturais, históricas, ecológicas e de negócios. Com toda essa diversidade de atrativos, fica fácil decidir aonde ir em Londrina.

Basta que você conheça bem as opções e, é claro, tenha um planejamento de viagem consistente.

Quem nasce por lá é chamado de londrinense, um povo que sempre foi essencial para a formação histórica, cultural e socioeconômica dessa importante cidade.

Inclusive, muito da história de Londrina está ligado aos seus dois apelidos: “Pequena Londres”, por conta da forte influência da Inglaterra na época da colonização; e “Capital do Café”, já que a produção do grão em Londrina foi considerada a maior do mundo até 1975.

Londrina está localizada na região norte do Paraná e, como já mencionado, é a segunda mais populosa do estado e a terceira mais populosa da região Sul do Brasil. São mais de 575 mil habitantes na cidade.

Se você já está encantado com a cidade e pensando em viajar para Londrina, continue acompanhando este guia completo de Londrina e veja que vale a pena planejar um passeio por lá, prometemos não te decepcionar!

5 motivos para visitar Londrina

Claro que separamos os 5 melhores motivos para você se apaixonar pela cidade de Londrina.

1. Museus

Imagem Com Museus
www.tripadvisor.com.br

Londrina conta com muitos museus para quem ama se aprofundar na cultura local ou gosta de história em geral. Dentre os museus da cidade estão o Museu Histórico de Londrina e o Museu de Arte de Londrina, sendo que o segundo foi tombado como patrimônio histórico e artístico.

2. Passeio religioso

Londrina conta com uma grande variedade de templos de diferentes religiões, por este motivo existem passeios ecumênicos para quem deseja conhecer, por exemplo, o Templo Budista Honganji, a Catedral Metropolitana de Londrina e a Mesquita Muçulmana Rei Faiçal.

3. FILO

Imagem Com Filo
blog.londrina.pr.gov.br

O Festival Internacional de Londrina (FILO) ocorre anualmente, no mês de junho, e apresenta cerca de 120 peças teatrais de grupos brasileiros e de diferentes partes do mundo. A maior parte das peças são gratuitas e algumas possuem um valor simbólico ou a troca de algum alimento por ingressos.

4. Calçadão

Nas proximidades da Avenida Paraná, é possível ter acesso ao Calçadão, construído no final da década de 70. O local é fechado para o lazer e para os pedestres. Lá é possível fazer caminhadas e piqueniques. Ao longo do calçadão há barracas de comida rápida e apresentações de artistas de rua.

5. Lago Igapó

Imagem Com Lago Igapó
www.tripadvisor.com.br

Este lago é considerado o cartão postal da cidade. É a área de lazer preferida dos moradores e sempre tem gente caminhando em sua margem ou fazendo piqueniques. O lago está em um espaço paisagístico de Burle Marx e ao seu lado encontra-se uma ampla pista para caminhada e corrida.

Guia completo de Londrina: o turismo

viagem para Londrina será marcada por passeios voltados, principalmente, para o turismo gastronômico. Mas é claro, você também pode encontrar mais opções de o que fazer em Londrina, englobando turismo sustentável, aventureiro e muito mais. 

Por lá, os principais passeios e pontos turísticos são:

  • Lago Igapó
  • Parque Arthur Thomas
  • Jardim Botânico de Londrina
  • Museu de Arte de Londrina
  • Museu da Sociedade Rural do Paraná
  • Museu Histórico de Londrina
  • Autódromo Internacional Ayrton Senna
  • Vilas gastronômicas
  • Rota do Café

Além disso, em todos os momentos da sua viagem você encontra diversos restaurantes e bares que complementam a experiência. Ou seja, são muitas opções de onde comer em Londrina.

Diante desses passeios, surge uma dúvida capital: que roupas levar para Londrina? Separe em sua mala: tênis e chinelo, meias, roupas íntimas, calça, camisa e camiseta. Se fizer frio, leve: segunda pele, luvas, cachecol, gorro, casaco e bota. Se fizer calor: roupas de banho, saída de praia, shorts, bermuda e saia. 

Guia completo de Londrina: quando ir ao destino

Malas prontas! Agora é a hora de descobrir qual é a melhor época do ano para ir à cidade. Essa decisão pode se desenrolar por diversos motivos, e um dos principais é o clima de Londrina.

Antes de viajar para Londrina, você deve saber que a cidade tem verões quentes com chuvas e geadas pouco frequentes. Anualmente, as temperaturas podem variar entre 18ºC, nos meses mais frios, e 22ºC nos meses mais quentes, já que o seu clima é o subtropical úmido mesotérmico. 

Sendo assim, os melhores meses para turistas em Londrina são março, abril, setembro e novembro, quando as temperaturas estão mais amenas e há pouca incidência de chuvas. 

Guia completo de Londrina: como chegar lá

Avião

As companhias aéreas Gol, LATAM Airlines e Azul oferecem voos para Londrina. As três empresas possuem voos diretos a partir de estados do sul e sudeste do Brasil.

O Aeroporto de Londrina fica a apenas 5 km do centro da cidade. Saindo do aeroporto você terá acesso à linha 108 dos ônibus municipais da TCGL, que circulam das 6h até às 24h, e os micro-ônibus 611, que circulam das 6h até às 18h. Em frente ao aeroporto, também há táxis.

O tempo estimado de uma viagem até o centro é de quinze minutos de táxi ou vinte e cinco minutos de ônibus.

Ônibus

Há ônibus que saem de diversos estados brasileiros rumo a cidade de Londrina. No terminal da Barra Funda, em São Paulo, há ônibus da viação Garcia, Catarinense e Brasil Sul, com passagens que custam entre BRL 89 e BRL 120. Dependendo do trajeto do ônibus, a viagem pode durar até oito horas.

Carro

É possível ir de carro para Londrina, e é muito mais fácil o acesso a partir de estados do sul e sudeste do Brasil. Quem vem do sudeste, como São Paulo e Rio de Janeiro, poderá utilizar a BR-374, BR-369 e Rodovia Francisco Alves Negrão.

Sem trânsito intenso, uma viagem a partir de São Paulo pode variar de seis até oito horas, dependendo sempre do trajeto utilizado e cidade de onde o veículo partiu.

Guia completo de Londrina: O que fazer

1. Visitar uma cachoeira

Se você aprecia programas ao ar livre e ama uma queda de água, não pode deixar de conhecer pelo menos uma das trinta e duas cachoeiras de Londrina. Uma delas é conhecida como o Córrego do Tatu, e fica pertinho do Jardim Botânico de Londrina. Muitas dessas cachoeiras ficam na área urbana, de forma que não é preciso ir muito longe para ter contato com essas maravilhas da natureza.

2. Parque Estadual Mata dos Godoy

Imagem Com Parque Estadual Mata Dos Godoy
www.tripadvisor.com.br

Este parque fica no Distrito de Espirito Santo, há 15 km do centro de Londrina. No local, você encontrará cerca de duzentas espécies de árvores e cento e oitenta de aves.

O parque é uma área de conservação, onde apenas 10% do local é destinado a visitação e os outros 90% são destinados a pesquisa e preservação.

Mesmo com apenas a menor parte do espaço para o público, o visitante pode contar com um ambiente amplo, que possui vpárias trilhas, portais, projetos de educação ambiental, entre outras opções de lazer.

3. Museu Histórico de Londrina Padre Carlos Weiss

Este museu existe há mais de quarenta anos e tem como objetivo preservar e apresentar ao público a história de Londrina e região. Já foi instalado nos porões do Colégio Hugo Simas, depois passou a pertencer a Universidade Estadual de Londrina.

Com o acervo crescendo, o museu se instalou no antigo prédio da Estação Ferroviária, no final da década de 80. Desde o ano 2000 tem um espaço próprio e amplo para guardar seu grande acervo de documentos, artefatos e histórias do povo paranaense.

4. Catedral de Londrina

Imagem Com Catedral De Londrina
www.tripadvisor.com.br

Essa igreja foi construída em 1929 e desde então já passou por várias reformas e restaurações. A primeira versão da igreja era apenas uma capela feito com palmito, mas que concentrava dezenas de fiéis da região.

O prédio atual foi projetado pelos arquitetos de São Paulo, Edoardo Rosso e Yoshimasa Kimachi. Está localizada no centro da cidade, rodeada de árvores. Em seu interior, além das missas, os visitantes encontram artefatos históricos, como quadros, imagens e vitrais.

5. Planetário de Londrina

Este planetário pertence ao Museu de Ciência e Tecnologia da Universidade de Londrina. O prédio de 232 metros quadrados abriga três divisões: o planetário, o centro de ciências e o observatório. Lá é possível ver estrelas e conhecer muito sobre o planeta e a ciência. É indicado para todas as idades, e os ingressos custam cerca de BRL 3 por pessoa.

Guia completo de Londrina: Onde comer

Duas opções de restaurantes que servem comida típica brasileira, incluindo pratos comuns do Paraná, são o Restaurante Fogaça e Restaurante Serafinni.

Se quiser comida italiana, pode ir no Barolo ou no Vittorio Emanuele II. Se estiver buscando uma comida mais leve, visite o Restaurante Vegetariano Tshu Shin Yuen. Os pratos em Londrina variam de BRL 10 a BRL 100, sendo os do tipo gourmet com preços mais elevados

Confira algumas outras opções para você se deliciar:

  • Arnaldo’s Lanches
Imagem Com Arnaldo’s Lanches
www.tripadvisor.com.br

Está em busca de uma refeição mais rápida e que tenha um sabor característico da cidade? Esse é o seu lugar. Muito conhecido dos londrinenses e com a fama de ter o melhor cachorro-quente de Londrina.

Entre as opções de cachorro-quente, estão o simples, com pão, salsicha, tomate, maionese, catchup e mostarda, e o de frango, com salsicha, frango desfiado, maionese, catchup e mostarda.

  • Brot

Especializada em panificação no estilo alemão. Um lugar bem diferenciado, com um clima agradável e inúmeras opções de doces, pães e lanches para serem saboreados a qualquer horário do dia ou da noite.

  • La Gondola
Imagem Com La Gondola
www.tripadvisor.com.br

Especializado em cozinha italiana, ele é considerado um dos melhores restaurantes da cidade e oferece um cardápio bem variado com massas, risotos, carnes e peixes, além de uma vasta mesa de antepastos. A casa também serve pizzas com sabores únicos em versões individuais ou maiores.

  • Gelobel

A casa começou como uma simples distribuidora de gelos e bebidas. Porém, com o tempo foi se tornando ponto de encontro e passou a oferecer pratos variados. Hoje, é considerada uma referência na área gastronômica, acumulando prêmios nacionais e internacionais.

  • Delicato Brigadeiria Gourmet
Imagem Com Delicato Brigadeiria Gourmet
www.googlemaps.com

Um espaço amplo, com fácil estacionamento e inúmeras opções de brigadeiros artesanais. O cardápio atual conta com 35 sabores diferentes de brigadeiros, além de sobremesas, cafés e bebidas geladas.

Entre os brigadeiros, os mais comentados pelos clientes são o de pistache, o de leite Ninho, o de Nutella e o de churros. Já para os doces, destaque para o brownie recheado com brigadeiro belga e para o tradicional bolo de cenoura com calda de chocolate.

Guia completo de Londrina: Onde ficar

Claro que para ajudar na sua hospedagem dividimos esse tópico em alguns outros, então separamos os melhores hotéis, pousadas e resorts para você.

Guia completo de Londrina: Melhores hotéis

É sempre difícil escolher aquele hotel ideal para curtir a sua estadia da melhores forma, mas nós estamos aqui para te ajudar a decidir. Fizemos uma lista bem completa com os melhores hotéis em Londrina, vamos ver?

  • Comfort Suites Londrina

Esse hotel conta com uma mistura perfeita de conforto, preço e conveniência, o local oferece várias comodidades projetadas para todos os tipos de viajantes.

Você vai desfrutar de um quarto com uma atmosfera relaxante, que conta com TV de tela plana, minibar e ar-condicionado. Além disso, a conexão à internet não será problema durante a estadia, os hóspedes possuem wi-fi gratuito.

  • Golden Blue Hotel
Imagem Com Golden Blue Hotel
www.tripadvisor.com.br

Ele sempre preocupa-se com o bem-estar e satisfação de seus clientes, trazendo assim um espaço moderno e dinâmico e promove agilidade e facilidade para sua hospedagem. Aliado à economia, o Golden Blue Hotel Express trabalha com excelentes preços, praticidade e conforto, e está disposto a proporcionar o melhor da hospedagem à você, sua família e seus negócios.

  • Ibis Londrina Shopping

Ele possui uma combinação ideal de preço bom, conforto e conveniência, o hotel oferece um ambiente familiar com várias comodidades!

Para quem quer conhecer os famosos pontos turísticos, com certeza deve escolher esse hotel, pois ele fica bem perto de lugares como Monumento O Passageiro e a Praça Nishinomiya. Você vai desfrutar de um quarto com uma atmosfera relaxante, que conta com TV de tela plana, minibar e ar-condicionado.

  • Slaviero Londrina Flat Hotel
Imagem Com Slaviero Londrina Flat Hotel
www.tripadvisor.com.br

Localizado a 5 minutos de carro do aeroporto, convida-o a desfrutar de uma linda vista panorâmica sobre a cidade de Londrina em nossa piscina no terraço. Além da piscina, você vai encontrar também o fitness center, sauna e sala de jogos. 

Guia completo de Londrina: Resorts

Os resorts sempre conquistam o coração dos viajantes, principalmente, dos viajantes que procuram comodidade.

  • Daj Resort & Marina

Daj Resort & Marina que é uma excelente opção para a família inteira. O hotel oferece convívio familiar e conforto diante de uma exuberante natureza.

Além disso, é um ótimo lugar para levar as crianças já que oferece diferentes atividades para o lazer, tem equipe de entretenimento, passeios para conhecer as redondezas, canoagem e, até mesmo, noites de cinema. O hotel ainda oferece espaço para eventos.

  • Tayayá Aqua Resort
Imagem Com Tayayá Aqua Resort
www.tripadvisor.com.br

Esta é mais uma excelente opção para você aproveitar com a família. O Tayayá Aqua Resort oferece uma estrutura completa tanto para o lazer das crianças como dos adultos. Aqui tem diversão para todo mundo.

O Resort oferece passeios de trilha, canoagem, quadra de tênis, equipe de entretenimento, salão de jogos e muito mais. A diversão é garantida para a família inteira. É o lugar ideal para todos os gostos.

  • Aguativa Golf Resort

Nessa opção de resort em Londrina você encontra um diferencial, que é o principal atrativo do lugar: água mineral aquecida. O Aguativa Golf Resort é um ótimo lugar para você passear com a família e só está a 55 km de Londrina.

Além dessa incrível terma, o resort conta com uma área de 1,5 milhão de metros quadrados de paisagens incríveis, natureza deslumbrante e diversas atividades para o lazer.

  • Hotel Aero Park
Imagem Com Hotel Aero Park
www.tripadvisor.com.br

Essa é uma excelente opção para quem quer ficar próximo ao centro de Londrina. O Hotel Aero Park é um ambiente familiar que mistura simplicidade e conforto.

Esse hotel é um ótimo lugar para você descansar e aproveitar o que a cidade tem a oferecer. Quase 3 km distante do centro, você pode conhecer toda a cidade, passear a pé, desfrutar da beleza do município e saborear a distinta gastronomia local.

Guia completo de Londrina: Pousadas

Para quem busca um lugar apenas para passar a noite, mas não abre mão de uma excelente noite de sono e um café da manhã caprichado, sempre pode escolher uma pousadinha;

  • Hostel & Pousada Pé Vermelho

Ela fica a quase 5 km do centro da cidade e a 7 km da Estação Rodoviária de Londrina. Da mesma forma, também vai estar a mais ou menos 5 -7 km de distância das principais atrações turísticas da cidade.

Entretanto, ela está localizada em um bairro com diversos comércios, próxima as vias rápidas de Londrina, facilitando o deslocamento.

  • Hostel e Pousada Vale do Rubi
Imagem Com Hostel E Pousada Vale Do Rubi
www.tripadvisor.com.br

O anfitrião Roberto transformou o espaço de sua própria casa em hospedagem, em uma rua totalmente residencial de Londrina, sem o barulho das avenidas. A sua localização é considerada um diferencial.

Essa pousada em Londrina está a apenas 300 metros do Bosque Vale do Rubi (ótimo para caminhadas) e a 400 metros da nascente do lago Igapó, um dos principais cartões-postais de Londrina. O café da manhã é simples, mas saboroso. E o atendimento na pousada também não deixa nada a desejar.

  • Alpha Hospedaria & Hostel

É uma pousada bem localizada com acomodações simples, mas conta com dois pontos que são o seu diferencial, a churrasqueira e a piscina.

Há também um estacionamento privativo com 4 vagas de carro, mesmo que normalmente os hóspedes que vêm de carro deixem na rua, já que há monitoramento 24h.

  • Hostel & Pousada Reale
Imagem Com Hostel &Amp; Pousada Reale
hostel-pousada-reale.all-hotels-londrina.com

Este hotel está localizado perto de Museu de Arte de Londrina, a 2 km do centro de Londrina. A propriedade situa-se dentro de 15 minutos a pé de Catedral Metropolitana de Londrina. Reserva Indígena do Apucaraninha está a uma curta distância a pé deste hotel.

Guia completo de Londrina: Como se locomover na cidade

Transporte público

O transporte público em Londrina é feito por intermédio de ônibus e micro-ônibus. O preço das passagens unitárias é de aproximadamente BRL 4. Os ônibus são operados pela prefeitura com a TCGL - Transportes Coletivos Grande Londrina.

Táxi

Em Londrina, o embarque nos táxis custa aproximadamente BRL 6, acrescidos de cerca de BRL 4 por cada quilômetro percorrido. Uma viagem do centro até a Vila Brasil, por exemplo, custa aproximadamente BRL 12.

Carro

Dirigir um carro em Londrina pode ser uma boa opção para quem planeja explorar ao máximo toda a cidade, inclusive cidades vizinhas. Em Londrina, há filiais da Localiza, Alamo, National, Hertz, entre outros nomes consolidados no mercado de locação. Os veículos mais econômicos custam a partir de BRL 70 por dia.

Dicas para viajantes

Pensando em você, o Cupomzeiros separou esse espacinho para te oferecer cupons, visando sempre a sua economia e o seu bem estar nas viagens, então vem conferir os cupons de hotéis, seguro viagem e até mesmo passagens aéreas:

Economizar nos hotéis

Economizar nas passagens aéreas

Conclusão

Trouxemos para você hoje o guia completo de Londrina para te ajudar a programar a sua viagem da melhor maneira possível, deixando anotado até mesmo os melhores restaurantes!

Se você gostou das nossas dicas e do nosso guia, deixa o seu comentário e nos conte como foi a sua viagem ou como o nosso guia te ajudou!

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.