Cupons de desconto + Cashback é no Cupomzeiros

Guia Completo de Curitiba: Onde ficar, Quando ir e Mais

Pensando em ir para Curitiba, mas não sabe onde ficar, quando ir e o que fazer? Então, veio ao lugar certo!

Hoje, nós do Cupomzeiros, preparamos um Guia Completo da cidade para você saber onde ficar, quando ir e muito mais.

Curitiba é uma cidade com cerca de 1.963.726 pessoas e fica localizada na região sul do Brasil, no estado do Paraná, sendo a capital do estado.

A cidade é bastante conhecida pelo seu centro cultural e os diversos pontos turísticos presentes na cidade.

Além disso, a capital é uma cidade muito bem arborizada, o que faz dela um ótimo destino para quem está buscando se conectar com a natureza e conhecer centros históricos.

Para te ajudar a ter uma experiência ainda mais incrível na capital do Paraná, trouxemos um guia completo de Curitiba para você saber tudo sobre a cidade. Confira!

Conheça Curitiba: A Capital do Paraná

A princípio no nosso Guia Completo de Curitiba, é importante que você conheça um pouco mais sobre a história dela.

Isso porque, conhecer a história cidade pode tornar sua viagem muito mais interessante, principalmente ao visitar o Centro Histórico de Curitiba.

A cidade foi povoada graças ao desbravamento da porção sul de São Paulo, feita pelos bandeirantes. A pequena vila foi fundada em 1693, mas como nome de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais.

Depois, a metrópole teve alto crescimento demográfico e econômico e desde a fundação do estado paranaense, emancipado de São Paulo, em 1853, Curitiba se torna a capital do estado do Paraná.

Com um alto fluxo de imigrantes europeus, ela se torna uma das primeiras cidades com planejamento urbano do país.

A cultura curitibana foi fortemente influenciada pelos imigrantes que contribuíram para a construção da cidade.

Além disso, são realizados festivais culturais de, por exemplo, origem italiana e japonesa. Há também uma forte tradição cultural dos imigrantes portugueses, assim como de outros grupos que compõem a população local.

Hoje, a cidade é referência nacional em qualidade de vida e planejamento urbano. As principais atividades econômicas de Curitiba são o comércio (setor terciário), indústria (setor secundário) e a agricultura (setor primário).

O que fazer em Curitiba?

Um dos principais destaques da cidade é a diversidade de pontos turísticos presentes na cidade.

Por isso, em nosso guia completo, não poderiam faltar dicas de o que fazer na capital do Paraná.

Principais pontos turísticos de Curitiba

  • Jardim Botânico
  • Palácio Avenida
  • Mercado Municipal
  • Ópera de Arame
  • Museu Oscar Niemeyer
  • Centro Histórico de Curitiba
  • Centro Cívico
  • Museu do Holocausto de Curitiba
  • Bosque Alemão
  • Bosque Papa João Paulo II
  • Parque Tanguá
  • Bosque Zaninelli

Jardim Botânico de Curitiba

Imagem Com Jardim Botânico De Curitiba
Foto: Jardim Botânico de Curitiba www.tripadvisor.com.br

O Jardim Botânico de Curitiba é um dos principais pontos turísticos da cidade e merece a sua visita.

Isso porque, o Jardim Botânico é um dos parques mais bonitos do Brasil e oferece um panorama incrível da estufa de vidro que foi inspirada no Palácio de Cristal de Londres.

Além disso, o Jardim Botânico de Curitiba conta com 245 mil metros quadrados de área e conta com diversos jardins, flores, árvores, entre outros cenários incríveis.

Inclusive, se você gosta de registrar momentos especiais, essa é uma ótima ocasião para tirar lindas fotos.

Outra vantagem do Jardim Botânico é a possibilidade do turista de se conectar com a natureza, principalmente no Jardim das Sensações.

O Jardim das Sensações fica dentro do Jardim Botânico de Curitiba e é um percurso capaz de fazer você entrar em contato com a natureza de forma única e especial.

Por fim, você também pode fazer um piquenique e aproveitar a linda paisagem com as pessoas que ama.

Palácio Avenida

O Palácio Avenida foi construído pelo imigrante sírio-libanês Feres Merhy e por sua bagagem histórica, esse ponto turístico não poderia ficar de fora do nosso Guia Completo.

Isso porque, o Palácio Avenida foi fundado em 1929 e era conhecido como Cine Avenida, um dos cinemas pioneiros na cidade.

Bem como, o Palácio Avenida também pertenceu aos bancos Bamerindus, Bradesco e hoje é sede do HSBC.

Atualmente, o Palácio Avenida faz sucesso no Brasil todo pelo evento que acontece no Natal desde 1991. O evento conta com apresentações de um lindo coral de crianças nas janelas do palácio. Incrível, né?

Mercado Municipal

Imagem Com Mercado Municipal
Foto: Mercado Municipal www.tripadvisor.com.br

O Mercado Municipal de Curitiba também conta com uma bagagem histórica, por ser o primeiro mercado público da cidade e por isso está presente no nosso Guia Completo.

Inaugurado no dia 2 de agosto de 1958, o Mercado Municipal é um dos principais pontos turísticos da cidade e é bastante frequentado não só por turistas, mas também por moradores.

Isso porque, no Mercado Municipal de Curitiba você encontra diversas barracas com carnes, embutidos, frutas, verduras, massas e muito mais.

Além dos deliciosos ingredientes para comida, você também encontra no Mercado Municipal diversas barracas que vendem roupas, utensílios domésticos e até eletrônicos.

Por fim, vale ressaltar que no Mercado Municipal de Curitiba você pode experimentar diversos pratos das mais variadas culturas gastronômicas.

Ópera de Arame

Inaugurada no dia 18 de março de 1992, a Ópera de Arame foi estruturada com o intuito de tornar a área da pedreira em um espaço de cultura e lazer para os moradores da cidade.

A Ópera de Arame é um grande teatro e recebe diversos concertos, peças teatrais, entre outras apresentações artísticas.

Inclusive, o Teatro Ópera de Arame já recebeu Tom Jobim, Rita Lee, entre outros artistas famosos.

Construída com estruturas metálicas e tubos de aço, a Ópera de Arame possui um design incrível e encantador, com toque moderno, mas ao mesmo tempo clássico. Vale a pena conhecer!

Museu Oscar Niemeyer

Imagem Com Museu Oscar Niemeyer
Foto: Museu Oscar Niemeyer www.tripadvisor.com.br

O Museu Oscar Niemeyer é um dos principais monumentos de Curitiba e do Brasil. Feito em homenagem ao artista que dá nome ao museu, um dos maiores arquitetos modernos do Brasil.

O Museu Oscar Niemeyer também é conhecido pelos moradores como Museu do Olho, por conta de seu formato.

Os principais destaques no acervo do MON são Tarsila do Amaral, Candido Portinari, Caribé, Andy Warhol, entre outros.

Por fim, a entrada custa cerca de R$20,00 e às quartas feiras a visita é gratuita.

Centro Histórico de Curitiba

O Centro Histórico de Curitiba está presente no nosso Guia Completo de Curitiba por conta de sua bagagem cultural e histórica.

Além de ser um dos principais pontos turísticos de Curitiba, o Centro Histórico abriga diversos edifícios que fizeram parte da construção histórica da cidade.

Também chamado de Setor Histórico de Curitiba, o Centro Histórico conta com quinze quadras e entre os seus prédios históricos estão: Paço da Liberdade, Palácio Belvedere, Palácio Garibaldi, Castelo Hauer, Casa Vermelha, Museu de Arte Sacra, Palacete Wolf, Casa Hoffmann, Bella Vivenda, Antiga Farmácia Stellfeld, Palacete Tigre Royal, Palácio Riachuelo, Relógio da Rua Riachuelo.

Então, se você gosta de conhecer monumentos históricos, este é um ponto turístico imperdível em Curitiba.

Centro Cívico

Imagem Com Centro Cívico
Foto: Centro Cívico www.tripadvisor.com.br

O Centro Cívico é um bairro de Curitiba e abriga os principais prédios governamentais da capital do estado.

Além disso, o lugar é sede do Palácio Iguaçu, Assembleia Legislativa e o Tribunal de Justiça.

Por conta de sua bagagem histórica e a beleza de suas construções, o Centro Cívico é um dos cartões postais de Curitiba.

Museu do Holocausto de Curitiba

Embora o museu do Holocausto no Brasil não seja um ponto turístico popular de Curitiba, ele convida o visitante a refletir por um momento sobre a intolerância e a violência.

A exposição contém imagens e testemunhos de pessoas que viveram no holocausto. Contudo, e a visita deve ser pré-agendada no site oficial, seja em tour guiado ou independente.

Bosque Alemão

Imagem Com Bosque Alemão
Foto: Bosque Alemão www.tripadvisor.com.br

Os alemães foram um dos responsáveis ​​pelo crescimento de Curitiba, e o Bosque Alemão presta muitas homenagens a eles em seus inúmeros prédios de arquitetura alemã espalhados por essa área verde.

Além disso, no Bosque Alemão há também um mirante com uma das mais belas vistas da cidade, um caminho por uma mata densa que simula a história de João e Maria e uma sala de leitura onde as crianças se divertem durante a visita.

Bosque Papa João Paulo II

Os poloneses também foram responsáveis ​​pelo crescimento de Curitiba e esses imigrantes também receberam as devidas homenagens da cidade.

Esta bela área verde foi construída após a visita do Papa João Paulo II, onde também está localizado o Memorial da Imigração Polonesa. O local possui diversas casas pequenas de arquitetura típica e máquinas da época da primeira imigração polonesa, além de trilhas incríveis.

Parque Tanguá

Imagem Com Parque Tanguá
Foto: Parque Tanguá www.tripadvisor.com.br

O Parque Tanguá é um dos mais belos monumentos de Curitiba, construído no local de uma antiga pedreira, dividido em parte superior e inferior.

Além disso, o Parque Tanguá conta com chafariz, jardins, lojas, lanchonetes, mirantes e muito mais.

Bosque Zaninelli

O Bosque Zaninelli também é um dos principais pontos turísticos da cidade e por isso está presente em nosso Guia Completo de Curitiba.

O local, que já foi uma pedreira de exploração de granito, é hoje utilizado para a pesquisa e divulgação de conhecimento.

A área restaurada do Parque Zaninelli abriga a Unilivre - Universidade Livre do Meio Ambiente, onde estudiosos de todo o país discutem importantes causas ambientais.

A área verde é linda e tem espaço para quem quer curtir o parque, independente da universidade. Vale ressaltar apenas o grande número de rãs no acesso ao local. Se você tem medo, não vá ao Parque Zaninelli.

Onde ficar em Curitiba

Além dos principais pontos turísticos de Curitiba, dicas de onde ficar na cidade não poderiam ficar de fora do nosso Guia Completo de Curitiba.

Nós já temos um artigo com as melhores pousadas em Curitiba, mas para deixar este artigo ainda mais completo, listamos alguns dos melhores hotéis de Curitiba. Confira!

Nomaa Hotel

Imagem Com Nomaa Hotel
Foto: Nomaa Hotel www.tripadvisor.com.br

O Nooma Hotel está em primeiro lugar entre os melhores hotéis da capital paranaense aqui no nosso Guia Completo de Curitiba.

Isso porque, este hotel 5 estrelas oferece aos seus hóspedes acomodações de alto padrão, com muito conforto, luxo e sofisticação.

O Nooma Hotel conta com uma academia completa, equipada com equipamentos de alta tecnologia para garantir mais conforto na hora de realizar suas atividades físicas.

Além disso, o Nooma Hotel também possui um centro de bem estar para o lazer de seus hóspedes.

Todos os quartos contam com ar condicionado, TV de tela plana, frigobar e mesa de trabalho.

Por fim, o Nooma Hotel também serve um buffet de café da manhã aos seus hóspedes em seu restaurante sem custos adicionais.

QOYA Hotel Curitiba

O QOYA Hotel Curitiba é um dos principais hotéis da cidade. Mas, não é para menos. Isso porque, este hotel conta com uma infraestrutura completa de alto padrão.

Sofisticação, luxo e conforto é o que você encontra no QOYA Hotel Curitiba.

Além disso, o hotel oferece quartos com ar condicionado, mesa de trabalho, TV de tela plana, mesa de trabalho, frigobar, cofre e cafeteira.

O QOYA Hotel Curitiba também possui piscina coberta, academia e bar.

Por fim, vale mencionar que o café da manhã é servido diariamente aos hóspedes e já está incluso em sua hospedagem.

Bristol Brasil 500 Curitiba Batel

Imagem Com Bristol Brasil 500 Curitiba Batel
Foto: Bristol Brasil 500 Curitiba Batel www.tripadvisor.com.br

O Hotel Bristol Dobly Brasil 500 também está presente no nosso Guia Completo de Curitiba e fica localizado em uma das localizações mais bem avaliadas de Curitiba.

Além disso, o Hotel Bristol Dobly Brasil 500 tem uma arquitetura linda e completa, oferecendo aos seus hóspedes uma estrutura completa.

O Hotel Bristol Dobly Brasil 500 possui uma piscina espaçosa ao ar livre, sauna, além de um lounge compartilhado e business center.

Os quartos contam com ar condicionado, frigobar e TV de tela plana.

Novotel Curitiba Batel

O Novotel Curitiba é um dos mais tradicionais hotéis de Curitiba. Com acomodações de qualidade, ótimo atendimento, boa limpeza e um delicioso café da manhã.

Além disso, os quartos são bastante confortáveis e contam com mesa de trabalho, TV de tela plana, ar condicionado e frigobar.

Uma outra vantagem do Novotel Curitiba Batel é que ele oferece aos seus hóspedes um restaurante com pratos deliciosos e um bar com ótimos drinks.

O hotel também possui academia, lounge compartilhado e business center.

O Hotel Johnscher é um dos edifícios tradicionais de Curitiba, fundado em 1917. Apesar de ter sido totalmente reformado, ele ainda conta com traços clássicos em sua arquitetura.

Além disso, o Hotel Johnscher possui acomodações sofisticadas e aconchegantes, com um design e decoração impecável.

Os quartos são bastante espaçosos e possuem ar condicionado, TV de tela plana, frigobar e mesa de trabalho.

Equipado com elevador, o Hotel Johnscher também possui academia, bar e restaurante.

Onde comer em Curitiba

Agora que você já conhece os principais pontos turísticos e os melhores hotéis de Curitiba, dicas de onde comer na cidade não poderiam faltar no nosso Guia Completo de Curitiba, não é mesmo?

Confira alguns dos melhores restaurantes em Curitiba!

Bobardí

Imagem Com Bobardí
Foto: Bobardí www.tripadvisor.com.br

O Restaurante Bobardí está entre os melhores restaurantes em Curitiba. Isso porque, o cardápio deste restaurante tem como proposta fazer releituras de pratos clássicos.

Além disso, o Bobardí possui um ambiente espaçoso, sofisticado e moderno e possui uma vasta carta de vinhos.

Entre os pratos mais famosos do restaurante estão o polvo com batatas assadas e filé mignon com conchiglione.

Além de vinhos, o Bobardí também oferece aos seus clientes diversas opções de bebidas, como cervejas artesanais, destilados, entre outros.

Endereço: Av. Munhoz da Rocha, 757

Horário de funcionamento: segunda a sábado das 11:30 as 23:00 e domingo das 12:00 as 15:30.

C’ La Vie

O C'La Vie é um restaurante inspirado em um bistrô francês, e também está entre os principais restaurantes de Curitiba.

Além de pratos típicos da culinária francesa, o C'La Vie também serve diversos pratos da culinária brasileira.

Entre os principais pratos do restaurante estão a burrata temperada com azeite e flor de sal, molho pesto, magret e o risoto trufado.

Endereço: Alameda Presidente Taunay, 533

Horário de funcionamento: Segunda a sábado das 19:00 as 23:00.

Lisboa Gastronomia

Imagem Com Lisboa Gastronomia
Foto: Lisboa Gastronomia www.tripadvisor.com.br

O Restaurante Lisboa Gastronomia é bastante conhecido pela gastronomia portuguesa, sendo um dos melhores restaurantes da culinária portuguesa em Curitiba.

Além de oferecerem deliciosos pratos, o restaurante Lisboa conta com um ambiente sofisticado e acolhedor.

Endereço: Alameda Princesa Izabel, 420 – Mercês

Horário de funcionamento: terça a sábado das 19:00 a 00:00 e domingo das 12:00 as 16:00.

Terrazza 40

Este restaurante tem uma estrutura extraordinária porque o Terrazza 40 está instalado na cobertura do edifício Champagnat Touler.

O Terrazza 40 também oferece aos clientes a opção de jantar em um romântico bistrô, um lounge exclusivo com menor número de mesas para tornar o jantar a dois ainda mais especial.

Por último, o cardápio do Terrazza 40 é muito variada e oferece deliciosas opções desde saladas, carnes, peixes e mariscos a cogumelos e massas.

Endereço: Rua Padre Anchieta, 1287 – Bigorrilho.

Horário de funcionamento: segunda a sábado 12:00-15:00; 19:00-23:00.

Família Madalosso

Imagem Com Família Madalosso
Foto: Família Madalosso www.tripadvisor.com.br

O Madalosso foi fundado em 1963 e é considerado um dos maiores restaurantes do mundo e um dos melhores restaurantes de Curitiba.

Isso porque o restaurante Madalosso oferece aos clientes diversos pratos clássicos italianos em forma de rodízio. Desta forma, você pode saborear todos os pratos italianos da casa.

Além dos pratos típicos italianos, o Madalosso também serve diversos pratos brasileiros como polenta frita, frango assado, carne, risoto e muito mais.

Endereço: Av. Manoel Ribas, 5875

Horário de funcionamento: segunda, quarta, quinta, sexta e sábado das 11:30 – 15:00 ; 18:30 – 22:00 e aos domingos 11:30 – 15:30.

Yü Cozinha Oriental

Se você gosta de comida japonesa, o Yü Cozinha Oriental pode ser uma das melhores opções de restaurantes em Curitiba.

São vários os pratos orientais que o Yu Cozinha Oriental oferece, como saladas, sushi e pratos quentes. O Yü Cozinha Oriental também funciona como buffet e você pode se servir como quiser.

Endereço: Praça Genereal Osório, 485 – Centro.

Horário de funcionamento: segunda a sexta 11:30 – 15:00; sábado e domingo 12:00 – 15:00.

Durski

Imagem Com Durski
Foto: Durski www.tripadvisor.com.br

O Durski é um restaurante baseado no cardápio ucraniano e polonês, considerado por muitos um dos melhores restaurantes de Curitiba.

Além disso, um dos principais destaques deste restaurante é o Banquete eslavo, que serve uma grande quantidade de comida para uma única mesa.

Entre os principais destaques no cardápio do Durski estão as mini panquecas de batata, charutos de repolho com costela defumada, geleia de leitão, entre outros.

Endereço: Avenida Jaime Reis, 254 – São Francisco.

Horário de funcionamento: quarta a sexta 19:30 – 22:00; sábado 12:00 – 15:00 e 19:30 – 22:00; domingo 12:00 – 15:00.

Quando ir para Curitiba?

Esta é uma dúvida frequente e por isso trouxemos em nosso Guia Completo de Curitiba. Afinal, quando ir a capital do Paraná?

Curitiba é uma cidade com condições climáticas bastante instáveis. Ou seja, em um único dia você pode precisar de uma jaqueta, guarda chuva e roupa de banho.

Os melhores meses para visitar Curitiba são abril e setembro. Os meses mais quentes: janeiro e fevereiro; meses mais frios: junho e julho; meses chuvosos: de outubro a março.

Quantos dias ficar em Curitiba?

"Quantos dias ficar em Curitiba?" também está entre as principais perguntas e por isso está presente no nosso Guia Completo de Curitiba.

Estima-se que o tempo ideal para conhecer os principais pontos turísticos da cidade sem pressa é de cerca de três dias.

Contudo, a duração da viagem pode variar bastante de acordo com a finalidade e objetivo de viagem. Se você deseja conhecer as cidades vizinhas, é preciso ficar mais alguns dias.

Caso você queira apenas conhecer o Jardim Botânico, um dia é suficiente.

Como chegar em Curitiba?

O acesso a capital do estado do Paraná pode ser feito de avião, carro ou ônibus.

Avião: O principal aeroporto da região de Curitiba é o Internacional Afonso Pena que fica na cidade de São José dos Pinhais, cerca de 18 km de Curitiba.

Carro: As estradas de acesso a Curitiba são bem estruturadas, portanto, ir de carro pode ser uma ótima opção para chegar na capital.

As principais rodovias são: BR 116; BR 277; BR 376 e BR 101.

Ônibus: Existem diversas linhas no Brasil inteiro que passam pela cidade, portanto, ir de ônibus é uma ótima opção. Principalmente para quem busca economizar.

Transporte público em Curitiba

Informações sobre os transportes públicos de Curitiba também estão presentes no nosso Guia Completo.

Linha Turismo

A Linha Turismo é uma alternativa de transporte público, desenvolvida para os turistas, com uma rota voltada aos principais pontos turísticos da cidade.

Desse modo, essa é uma excelente opção para quem deseja conhecer os principais monumentos de Curitiba, com um ótimo custo benefício e claro, praticidade.

O valor do transporte tem custo de R$40 e cada passageiro recebe cinco tickets que deve ser entregue ao cobrador (cada viagem, um ticket).

Além disso, a Linha Turismo possui em sua rota 24 paradas em diversos pontos turísticos de Curitiba.

Ônibus Comum

Este é o principal meio de locomoção na cidade e conta com mais de 250 linhas, 342 estações e 30 terminais.

Uma das principais vantagens deste sistema de transporte, é que ele é totalmente integrado. Ou seja, com o valor de uma única passagem, você pode pegar a quantidade de ônibus necessária, em qualquer itinerário e distância.

Para fazer isso, tudo que você precisa saber é não sair das paradas de ônibus integrados (também conhecidos como tubos).

A cidade é referência em infraestrutura urbana no Brasil e até no mundo.

Esse cenário se deve ao planejamento urbano da cidade, que enfatiza aspectos como arborização e transporte público além do crescimento ordenado da construção residencial.

O município possui um modelo de sistema de transporte público que vem sendo adotado em diversas cidades do mundo.

Táxi e Aplicativos

A capital paranaense conta com diversos táxis na cidade, por isso, não é difícil encontrar um ao sair na rua.

Os táxis oferecem um bom custo-benefício para quem quer economizar tempo e não quer se preocupar com itinerários.

O custo da viagem é bastante alto se comparado ao transporte público e à Linha Turismo, principalmente se você estiver em grupo.

Os táxis também são uma boa opção quando utilizados em conjunto com a Linha Turismo.

Para quem não quer gastar passagem da Linha Turismo para uma viagem curtíssima, vale pegar um táxi e reservar passagens de ônibus panorâmicos para viagens mais longas onde um táxi sairia muito caro.

Além de táxis, você também pode optar pelos principais aplicativos de locomoção como o Uber e o 99.

Dúvidas Frequentes

É bom viver em Curitiba?

Sim! Esta é uma das melhores cidades do Brasil para se viver. Isso porque, a capital do Paraná conta com alto índice de desenvolvimento humano, grande quantidade de áreas verdes e excelente infraestrutura de transporte público.

Além disso, como você viu no nosso Guia Completo de Curitiba, a cidade é conhecida pela variedade de atrações culturais, bem como museus, bibliotecas, entre outros.

Em Curitiba, você e sua família também podem desfrutar de belos passeios em áreas bastante arborizadas e entrar em contato com a natureza, como o Jardim Botânico, Bosque Alemão, entre outros.

Em relação à economia, Curitiba oferece diversas possibilidades de emprego e carreiras, além de um vasto campo educacional de ensino básico e superior.

Curitiba também é referência no atendimento de saúde, visto que, ela conta com diversos hospitais de qualidade que vão desde o setor público até o setor privado.

O que eu não posso deixar de fazer em Curitiba?

Se você está se perguntando o que não pode deixar de fazer em Curitiba, calma, nós temos algumas dicas.

Em primeiro lugar, novamente, tudo depende da finalidade e objetivo que da sua viagem a capital do estado.

Se você gosta de História e de conhecer os processos históricos de uma cidade, visitar o Centro Histórico de Curitiba é algo que você não pode deixar de fazer.

Mas, caso você goste de entrar em contato com a natureza, ver lindas paisagens, praticar exercícios físicos ao ar livre, visitar o Jardim Botânico e o Bosque Alemão é algo imprescindível.

Ou, se você ama culinária italiana, massas e bons bolos, conhecer o Restaurante Madalosso é imperdível.

Desse modo, tudo depende do objetivo e finalidade da viagem e, claro, dos seus gostos.

Por isso, é importante analisar cada ponto turístico, dessa forma você pode determinar quais lugares deseja conhecer.

Considerações Finais

Hoje, nós do Cupomzeiros, preparamos um Guia Completo de Curitiba para você saber tudo sobre a capital do estado do Paraná.

Agora, você conhece os principais pontos turísticos da cidade, sabe quais são os melhores hotéis e restaurantes, além de outras dicas de viagem.

Mas, conta pra gente, o que você achou do conteúdo de hoje? O que mais você quer ver aqui? Queremos saber!

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.