Cupons de desconto + Cashback é no Cupomzeiros

Brasília: Pontos Turísticos, Onde Ficar, Onde Comer e Outras Dicas!

Um fato sobre Brasília que muitas pessoas, inclusive os brasileiro, desconhecem é o título de Patrimônio Imaterial da Humanidade concebido a Brasília. É a única cidade moderna do mundo a conseguir esse título da Unesco. 

Uma cidade repleta de pontos importantes para o nosso país, o centro do nosso governo, onde estão os órgãos mais importantes do país.

Mas, se você acha que Brasília - Distrito Federal é apenas a capital da política brasileira está muito enganado, há diversos outros lugares para conhecer e belezas naturais de tirar o fôlego.

A capital do nosso país é repleta de bons bares e restaurantes, é perfeita para quem gosta de turismo culinário, já que você consegue provar pratos típicos de diversas regiões, no mesmo lugar.

Se você tem interesse em conhecer Brasília, mas não sabe como fazer, o que fazer lá, onde comer e onde ficar, neste guia completo sobre a capital do Brasil, você vai encontrar essas e outras dicas valiosas para uma viagem inesquecível.

Conheça um pouco mais sobre Brasília

Brasília é uma cidade relativamente moderna,  fundada em 1960, pelo então presidente Juscelino Kubitschek. É uma cidade projetada para ser a capital do Brasil, por isso, seu funcionamento é um pouco diferente das demais cidades do país.

O distrito conta com mais de 444 mil habitantes, compostos por pessoas de todos os lugares, principalmente do Norte e do Nordeste, já que foram esses que fundaram a região que conhecemos hoje.

É uma cidade que respira cultura, por ser o centro do nosso governo. É lá que está situado o Congresso Nacional e a casa oficial do presidente da república – o Palácio da Alvorada.

Uma curiosidade acerca do lugar é que Brasília não possui esquinas, por ser uma cidade planejada, as suas ruas são retas e não seguem o padrão normal de quarteirão e sim um formato de tesoura. 

Brasília é considerada um dos maiores parques urbanos do mundo, com uma área maior que o Central Park. Um ótimo local para viagem a dois ou em família.

Por isso, se você estiver em dúvidas se visita ou não Brasília, não perca tempo e reserve agora mesmo as passagens, já que é um dos locais mais diferentes que você vai conhecer, com toda certeza, Brasília não tem nada igual a ela no mundo.

O que não pode deixar de conhecer em Brasília?

Há muitos pontos turísticos para conhecer em Brasília, seu roteiro tem que ser de acordo com quantas horas ou dias você tem para explorar a região.

a dica que damos é se você tem poucas horas na cidade, vai ficar de um dia para o outro, não deixe de conhecer os pontos turísticos mais famosos, assim, você de fato, vai ter fotos que caracterizam a sua ida a Brasília. 

Veja a seguir os principais pontos turísticos da cidade. 

Catedral Metropolitana de Brasília

Imagem Catedral Metropolitana De Brasília
Catedral Metropolitana de Brasília
Imagem: Tripadvisor.com.br

O primeiro ponto turístico de Brasília é um dos mais famosos da cidade, a Catedral Metropolitana

Um ponto de referência para várias partes da cidade, é um local cheio de história e com uma arquitetura impecável.

Foi inaugurada em 1970, e projetada pelo ilustríssimo Oscar Niemeyer, um símbolo e cartão postal da cidade. 

Na praça de acesso ao monumento, são encontradas três esculturas em bronze que representam os Evangelistas. 

É um templo católico, então conta com missas e eventos litúrgicos, como em qualquer outra igreja católica.

Congresso Nacional

O maior símbolo da capital do país. Sede do Poder Legislativo Federal, o Congresso Nacional é o lugar para tirar belas fotos. Com uma arquitetura singular, deixa todos encontrados. 

Inaugurado em 21 de Abril de 1960, foi projetado por Oscar Niemeyer, e hoje é um dos prédios mais importantes do mundo. O prédio do Congresso Nacional é composto pela Câmara dos Deputados e pelo Senado.

Um dos prédios mais importantes para quem gosta de história do país e política. O edifício em forma de “H”, tem 28 pavimentos e conta com um acervo paisagístico e histórico em seu interior. 

Ponte JK 

Imagem Com Ponte Jk 
Ponte JK 
Imagem: Tripadvisor.com.br

A Ponte Juscelino Kubitschek é um importante monumento de Brasília, feito pelo arquiteto Alexandre Chan, um monumento com uma característica arrojada e bem moderna.

A ponte fica sob o lago Paranoá, com quatro apoios fixos, que garantem a estabilidade que o monumento precisa. 

O seu desenho assimétrico e com arcos, é bem imponente, trazendo muita visibilidade para a região. É um dos monumentos mais fotografados da cidade. 

Praça dos Três Poderes 

Símbolo da república, essa praça comporta monumentos que são de grande representatividade para o povo brasileiro. 

Remete aos três poderes que gerenciam o país: O Poder Executivo, O Poder Legislativo e O Poder Judiciário.

Essa praça é uma parceria de Oscar Niemeyer e Lúcio Costa, e abriga o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal.

As esculturas presentes na Praça do Três Poderes Representam: 

  • Os Dois Candangos: símbolo de Brasília;
  • A Justiça: localizada em frente ao STF
  • Cabeça de Juscelino Kubitscheck
  • Pombal
  • Pira da Pátria
  • Marco Brasília
  • Mastro da Bandeira

Palácio do Planalto 

Imagem Com Palácio Do Planalto 
Palácio do Planalto
Imagem: tripadvisor.com.br

Sede do Poder Executivo, foi inaugurado em 1960, por Oscar Niemeyer, é hoje o local de trabalho do Presidente da República.

É bem conhecido pelo seu espelho de água, que envolve todo o prédio, com uma arquitetura sofisticada e com muito bom gosto.

O gabinete do Presidente da República fica no segundo andar, onde ele dá seguimento aos seus projetos e às suas promessas de campanhas. No primeiro andar ficam os salões nobres e de banquetes. Já no terceiro piso ficam os gabinetes civil e militar.  

As visitações ocorrem em dias em que não há expediente no local, ou seja, nos domingos, com hora marcada e guias. Todas as informações estão disponíveis no site do governo.

Palácio do Itamaraty

Sede do Ministério das Relações Exteriores, é um importante e imponente monumento de Brasília. Mais um desenvolvido pelo Oscar Niemeyer e hoje um dos mais bonitos da região.

É mais um rodeado por espelhos d'águas, que deixam um ar refinado e nobre para o local.

O Palácio conta com uma linda escultura de “meteoro”, que simboliza os cinco continentes. Aqui é onde trabalham o Ministro das Relações Exteriores e seus Assessores.

Por causa da pandemia, as visitas foram suspensas e não retornaram ainda. Para informações atualizadas é preciso acessar o site do Itamaraty. 

Palácio da Justiça

Imagem Com Palácio Da Justiça
Palácio da Justiça
Imagem: Tripadvisor.com.br

Local onde trabalham alguns do alto escalão do Poder Judiciário do nosso país. Um importante prédio,uma das sedes de um dos “braços”  da República, o Poder Judiciário. 

Configura um dos mais bonitos prédios da Praça dos Três Poderes, um ótimo local para você conhecer se estiver com pouco tempo pela região. 

As visitações ocorrem apenas nas áreas externas do lugar, podendo tirar fotos, mas não ao adentrar no prédio.

Palácio da Alvorada

Residência Oficial do Presidente da República, um dos prédios que abriga a posição mais alta do poder executivo.

Mais uma obra de Oscar Niemeyer, e o primeiro prédio de alvenaria a ser construído em Brasília.

Foi inaugurado em 1958, antes mesmo da inauguração da maioria dos prédios em Brasília. 

A visitação ocorre com entrada franca, em dias determinados pela organização do lugar, e quando o Presidente não está presente, é claro. Para mais informações, acessar sites de órgãos oficiais do governo.

Palácio do Buriti

Imagem Com Palácio Do Buriti
Palácio do Buriti
Imagem: Tripadvisor.com.br

O palácio do Buriti é onde fica localizada a sede do governo distrital. É um dos poucos pontos que não oferecem visitação interna, assim como o Palácio do Itamaraty. Mas, você pode visitar a frente do Palácio e aproveitar a praça revitalizada.

Estádio Mané Garrincha

Em homenagem a um dos maiores jogadores de futebol do nosso país, o Estádio Mané Garrincha, foi construído em 2014, para sediar alguns jogos da Copa do Mundo de Futebol.

Hoje, é sede de alguns jogos do campeonato brasileiro e de campeonatos locais. 

As visitas ocorrem normalmente aos sábados, pela manhã – confirmar informação com a administração do Estádio.

Durante a sua estadia, se der sorte, ainda pode assistir a um jogo no Estádio. 

Atrações Culturais

Brasília é um local que respira cultura, um lugar que guarda verdadeiros tesouros da história do Brasil.

É um local que vale a pena incluir no seu roteiro, principalmente se você gosta de roteiros históricos e culturais. As principais atrações culturais temos:

  • Memorial JK
  • Memorial dos Povos Indígenas 
  • Museu do Catetinho 

Memorial JK

Imagem Com Memorial Jk
Memorial JK
Imagem: tripadvisor.com.br

Aqui você encontra a história de vida de um dos homens mais importantes de Brasília e do País, o Ex-Presidente Juscelino Kubitschek.

O Memorial JK foi desenvolvido com a finalidade de abrigar a história dessa figura tão única para o país. 

Por lá você encontra a faixa presidencial, ,medalhas que ele recebeu, presentes importantes e seus restos mortais. 

As visitações ocorrem de segunda-feira a domingo e a entrada custa apenas quatro reais a inteira, com direito a meia entrada. 

Memorial dos Povos Indígenas

Preservar a identidade inicial do nosso país nunca é demais, por isso, o Memorial dos Povos Indígenas é tão importante.

Mantém viva a história e a cultura dos povos originários brasileiros, com uma riqueza de detalhes e muito cuidado. 

Foi construído em 1987, e representa uma oca dos povos Yanomamis. Apesar de representar o povo Yanomami, guarda inúmeras relíquias de diversas tribos do nosso país. 

Museu do Catetinho 

Imagem Com Museu Do Catetinho 
Museu do Catetinho
Imagem: Tripadvisor.com.br

É uma estrutura de madeira, com dois andares, que foi a primeira residência de JK em Brasília. O nome tem haver com o Palácio do Catete no Rio de Janeiro, que era sede do governo brasiliero.

A entrada para a visitação é gratuita, e lá você encontra objetos pessoais de JK, no período da construção de Brasília. 

Onde ficar hospedado em Brasília?

Se você se interessou e quer conhecer todos os pontos turísticos citados acima, e quer saber onde se hospedar com segurança e próximo de tudo, nós selecionamos os melhores hotéis em Brasília e as melhores pousadas em Brasília para você escolher.

Todas as hospedarias contam com quartos incríveis, com café da manhã incluso e uma infraestrutura muito boa. Tem para todos os gostos e bolsos. 

Lembrando que todas as indicações possuem artigos, aqui no nosso site,  especificando e apresentando com maiores detalhes cada uma das acomodações. 

Melhores Hotéis em Brasília 

Os hotéis indicados estão localizados nos melhores locais da cidade, próximo não só aos pontos turísticos, como também de farmácias, supermercados e até shopping center.

  • Royal Tulip Brasília Alvorada 

Um hotel para quem gosta de muito luxo e de ficar hospedado em acomodações 5 estrelas. Fica a apenas 850 m do Palácio da Alvorada e conta com vista para o Lago Paranaguá. 

  • Athos Bulcão Hplus Executive

Localizado ao lado de um shopping – o que torna a viagem muito mais prática –, o hotel conta com piscina ao ar livre e nota 8,8 de avaliação no Booking.

  • Cullinan Hplus Premium 

Localizado próximo ao Brasília Shopping, conta com muita facilidade de locomoção e estacionamento coberto e privado. Além disso, fica bem próximo a rodoviária da cidade. 

  • St Paul Plaza Hotel

Localizado em regiões bem estratégicas, fica próximo aos principais pontos de atrações turísticas como o Complexo Cultural da República e o Banco Central.

  • Grand Mercure Brasília Eixo Monumental 

Ótima opção para quem quer conforto pagando pouco. fica em frente ao Brasília Shopping e tem um café da manhã espetacular.

  • Ibis Styles Brasília Aeroporto 

O ponto positivo deste hotel é que fica a apenas 2 minutos de carro do Aeroporto de Brasília. Logo, você consegue ir andando, se não tiver muitas malas. 

  • Nobile Suítes Monumental

Um hotel que conta com uma academia bem estruturada, com uma café da manhã reforçado e bons drinks no restaurante  do hotel.

  • Hotel Econotel

Uma opção para quem quer economizar sem deixar de lado o conforto. Dentre as opções acima é o mais simples, porém é bem aconchegante e confortável.

Melhores Pousadas

As pousadas também são excelentes hospedagens para quem gosta de um ambiente mais familiar e com atendimento mais personalizado.

Abaixo você encontra as melhores pousadas em Brasília para se hospedar com conforto.

  • Pousada Vitória da Vila

Uma pousada discreta, com a pontuação mais alta do Booking, nota 9,7 de 10. O preço é outro atrativo da pousada e o contato direto com os proprietários também.

  • Pousada Jardim Brasília

Se o que você procura é limpeza, com a Jardim Brasília você vai ter. É bem localizada e fica próximo ao Palácio da Justiça.

  • Pousada das Flores

Uma pousada com “cara de casa de mãe” perfeita para passar o seu tempo em Brasília com o melhor serviço e com boas companhias. 

  • Villa Triacca Pousada e Vinhos 

Essa pousada fica bem distante do centro, não tem o objetivo de ficar próxima aos monumentos de Brasília, mas de atuar como uma pousada para descanso, oferecendo tudo que os hóspedes necessitam. 

  • Pousada Damasco 

Pousada com acomodações simples e práticas, que contam com boas camas, ar condicionado e banheiro privativo.

  • Pousada Verdes Flores

Pousada localizada a menos de 2 km do Estádio Mané Garrincha, perfeito para quem vai a algum jogo de futebol e quer ficar próximo do estádio. 

  • Pousada Verdes Flores

Outra pousada com a pegada mais simples, para quem quer economizar com as acomodações. Tem um preço mais em conta que as demais.

  • Pousada do Luquinhas

Pousada com perfil de hostel, perfeita para quem quer conhecer a cidade gastando muito pouco. Fica próxima ao  Complexo Cultural da República e ao Shopping Conjunto Nacional.

Onde e o que comer em Brasília?

Comer e conhecer a culinária do local, é um dos pontos mais importantes de qualquer viagem. Isso porque a culinária do local diz muito sobre o lugar e suas raízes.

Brasília é bem interessante quanto a isso, porque é uma capital construída por povos de outras regiões que migraram para lá, para trabalhar. 

Assim, os costumes e as culinárias do local são típicas de diversos estados do Brasil. Você encontra opções de comidas típicas do Nordeste, do Norte e do Sudeste.

Os restaurantes e bares são muito populares na cidade, pois Brasília tem uma característica culinária muito forte.

Para quem você tenha uma experiência culinária incrível, separamos alguns dos melhores restaurantes de Brasília e os melhores bares da região para você curtir com sua família ou amigos. 

Melhores Restaurantes

Conheça os melhores restaurantes em Brasília:

  • Madero Steak House 
  • Coco Bambu Águas Claras
  • Nazo Japanese Food
  • BSB Grill N° 1 
  • Sauveur Bistrô
  • Vasto Restaurante
  • Brazilian American Burgers

Melhores Bares

Conheça também os melhores bares em Brasília:

  • New Mercadito
  • London Street Pub
  • Contê Foods e Drinks
  • Bar Primeiro
  • Pinella Bar 
  • Vila Carioca
  • Godofredo 
  • Hop Capital Beer Cervejaria

O que comer em Brasília?

Como já foi dito, Brasília é uma cidade cosmopolita, que foi construída e moldada por povos de outras regiões. 

Por isso, a culinária de Brasília passa por diversas regiões do país, e você vai encontrar culinárias de outro país. Conheça alguns pratos que você não pode deixar de conhecer em Brasília.

  • Pato no Tucupi

Um prato característico do Norte do país, que conta com um file de pato mergulhado no caldo do tucupi. 

Para quem não conhece, o tucupi é um alimento amarelado derivado da mandioca brava, mas que precisa ser cozido por quem entende do assunto, já que contém grandes quantidades de cianeto.

  • Pão de Queijo

Sim, a iguaria mineira também é sucesso em Brasília, que inclusive, foi muito influenciado pela culinária Mineira. 

Você encontra com facilidade nos restaurantes que indicamos, seja para comer do prato principal ou como petisco.

  • Buchada de Bode

Talvez a comida típica que conta com mais polêmica da região. Um prato nordestino, popular em quase todos os estados, que é feito com as vísceras do bode. 

É servido tanto como prato principal acompanhado de um arroz, como também, para comer tomando aquela cervejinha gelada.

  • Frango com Quiabo

É uma das comidas caras de Minas Gerais, muito popular não só em Brasília, como em toda a região do Centro-oeste do país.

Quando ir à Brasília?

A melhor época para fazer viagens à Brasília, é sem dúvidas no final do outono e começo do inverno. 

É uma época do ano em que está mais seco, e não tem tantas chuvas, afinal ninguém quer fazer passeios com chuva não é?

O inverno diferente de outras regiões, tem a temperatura mais amena – inclusive o verão em Brasília é chuvoso e muito quente – sendo o inverno a melhor época do ano.

Então os meses de abril  a junho são de altas temporadas e as melhores épocas do ano para viajar para Brasília.

Atividades de Lazer para fazer em Brasília

Além de visitar alguns pontos turísticos, ter atividades de relaxamento faz parte do pacote, então selecionamos alguns passeios para você realizar e se divertir ainda mais na cidade.

Passeio de Barco no Lago Paranoá

Um passeio de catamarã para enxergar a cidade com outra perspectiva, para quem deseja fazer passeios diferentes e com muito mais leveza. 

Na cidade algumas empresas fazem esse tipo de trabalho, e muitos hotéis oferecem o serviço em parceria com elas. Por isso, converse com os recepcionistas do seu hotel ou pousada e confira as oportunidades. 

Brasília City Tour

Quem quer conhecer a cidade com todo o conforto, nada melhor que um passeio de ônibus, com ar condicionado e guia turístico que fica explicando os principais pontos turísticos da cidade.

Pontão do Lago Azul

Tomar uma cervejinha, um drink ou um guaraná às margens do lago azul é uma ótima alternativa. 

É um dos passeios mais legais para relaxar na cidade, sendo ótimo para quem quer jogar conversa fora e compartilhar tempo de qualidade com amigos e familiares.

Tv da Torre

Para quem quer uma excelente dica, conhecer a feirinha da torre é uma ótima oportunidade. Há muitas lanchonetes e muitos pontos para você conhecer e apreciar uma boa comida.

Considerações Finais

Brasília é um local muito legal para entrar no seu roteiro. Centro do nosso governo, é um local para você conhecer tudo que acontece na política federal. 

Lembre-se que a melhor época do ano para visitar são os meses de abril até julho. 

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.