As Melhores Notícias Sobre Tecnologia, Games e Muito Mais

Como ligar a cobrar

Para ligar a cobrar do seu celular é preciso que seja incluído alguns dígitos para o número final que desejamos chamar. Saiba através desse artigo o que é preciso fazer para telefonar a partir desse método.

Imagine uma situação em que esteja sem o celular e precisa pedir o aparelho emprestado de alguém ou mesmo que precisa realizar uma ligação com urgência e não está com crédito para isso. Fazer ligações desse modo era algo muito comum antigamente, ainda mais em um tempo onde não se existia celular e as pessoas eram muito dependentes dos telefones públicos.

Quem viveu esta época, talvez ainda se lembre como era um verdadeiro ritual para realizar uma ligação a cobrar, além do peso que era preciso carregar por levar as fichas de metal no bolso. Porém para quem não se lembra mais ou nunca teve de utilizar um telefone assim, vai poder descobrir ao longo desse artigo como é fácil realizar uma ligação desse tipo.

Qual o número para realizar uma ligação a cobrar

A gente tende a carregar nossos celulares para cima e para baixo. Quando necessitamos contratar alguém, o mais comum é que contatemos através de um aplicativo que não nos cobre para realizar uma chamada, como por exemplo no WhatsApp.

Com uma série de recursos para enviar mensagens de texto ou áudio, o app faz parte dessa lista de indispensáveis. Quando por acaso nos deparamos sem o nosso smartphone ou quando a bateria acaba e temos pouco tempo para resolver isso, uma das melhores medidas a fazer é pedir o aparelho emprestado para outra pessoa, sem que ela precise arcar com os custos da chamada.

É muito prático realizar isso, bastando realizar uma ligação a cobrar e quem receber a chamada é que terá que arcar com os custos da ligação. O procedimento para discar o número acaba tendo algumas mudanças, pois será preciso acrescentar alguns dígitos antes do número final para qual deseja realizar a ligação.

Essa sequência numérica pode variar dependendo da ligação, mudando de uma que seja local para outra que seja interurbana. Também pode mudar de acordo com a operadora de celular que for escolhida para cada região. Mas não se preocupe, tudo pode ser feito de um jeito simples.

Como ligar a cobrar pelo celular

Se você deseja realizar uma chamada a cobrar pelo celular da mesma cidade em que você está, o passo a passo é muito simples: basta que se digite 9090 antes do número do telefone. Siga este exemplo: 9090 21 99999-9999.

Após discar esse número, irá ouvir a seguinte mensagem: “chamada a cobrar, digite o seu nome e a cidade de onde está falando”. A pessoa que está recebendo a ligação vai ouvir a seguinte mensagem: “Chamada a cobrar, para aceitá-la basta continuar na linha e se identificar”.

Essa mensagem é muito importante, pois quem irá atender vai saber que está recebendo uma chamada a cobrar. Desse modo, a pessoa do outro lado pode ou não optar por aceitar a ligação.

Como ligar a cobrar para um telefone fixo

O passo a passo para realizar uma ligação a cobrar também para um telefone fixo é bem simples. Se estiver falando para um número da mesma cidade, esse será o mesmo que já demos o exemplo acima: Basta digitar 9090 e na sequência o número do telefone fixo, como no exemplo a seguir: 9090 21 2222-2222.

Como realizar uma ligação a cobrar para outro DDD

Se estiver precisando realizar uma chamada desse modelo para outros municípios, mesmo que já possua o DDD igual da origem, o que ocorre para cidades vizinhas também, vai ser preciso digitar: 90 + código DDD do município + o número do telefone, para o fixo ou celular.

Para ficar mais claro, confira a seguir estas definições:

Se estiver precisando realizar uma chamada para Belo Horizonte, digite o 90 + 31, além do número do telefone, como no exemplo a seguir: 90 31 2222-2222.

Agora se a sua chamada for para a cidade de São Paulo, ligue 90 + 11 + o número do telefone, como no seguinte exemplo: 90 11 99999-9999.

Como realizar uma chamada a cobrar para outro município

Se estiver precisando realizar uma chamada a cobrar para outro município (mesmo que o DDD seja igual, como ocorre em boa parte das cidades vizinhas de onde estiver), vai ser preciso realizar o seguinte passo a passo: 90 + o código DDD do município e completando com o número do telefone, fixo ou celular.

Para fazer isso, basta digitar o número 90 + DDD e seguido do número do telefone, como consta no exemplo a seguir, ao simular uma chamada para o Distrito Federal: 90 61 99999-9999.

Como fazer uma ligação a cobrar para a VIVO

Uma dica muito importante para reduzir ou evitar os custos que uma pessoa tem para receber uma ligação a cobrar, é ter a informação de qual a operadora que ela utiliza. Isso ocorre por que os planos da empresa de telefonia costumam ter valores especiais quando se opta por esse tipo de chamada utilizando o código da empresa de destino.

Assim, caso precise realizar uma chamada a cobrar para algum telefone da VIVO, utilize o código 015. Confira a seguir:

  • Se a ligação a cobrar for para um local que tenha o mesmo DDD, utilize 90 + 015 + o número do telefone;
  • Porém, se a ligação a cobrar for para um local que tenha para outro DDD do seu, você deve utilizar o código 90 + o código da operadora e é claro o DDD + número do telefone.

Como habilitar o celular para receber mensagens a cobrar

Se escolheu o plano pós-pago para toda a sua família, o que é muito comum no Brasil atualmente, claramente para aproveitar o melhor custo-benefício e garantir com que todos estejam conectados.

No entanto, se tiver um plano de celular pré-pago e notar que está recebendo chamadas a cobrar, a primeira coisa que se deve realizar é verificar se o seu aparelho está com créditos.

você pode gostar também
Comentários