As Melhores Notícias Sobre Tecnologia, Games e Muito Mais

TikTok: dicas de como ganhar visualizações

Anualmente diversas redes sociais são criadas com o intuito de cair no gosto da galera, da mesma forma que outras já estiveram no topo e acabaram por cair no esquecimento. Enquanto isso, nós, usuários assíduos da internet, precisamos descobrir como se sobressair em meio a tantos perfis existentes, em tantas redes sociais.

Procuramos por dicas para usar essas ferramentas da melhor forma possível, tentando trazer algum benefício para nossos objetivos pessoais ou empresariais, seja ele ficar conhecido nas mídias ou vender um produto/serviço.

Uma rede social que recentemente começou a fazer muito sucesso na internet é o TikTok. Essa plataforma digital é um ótimo local para publicar vídeos curtos e está caindo no gosto do público, seja famoso ou anônimo, pois esse aplicativo proporciona um propício ambiente para publicar conteúdos criativos e, em sua maioria, divertidos.

Essa rede social tem feito tanto sucesso que está quase alcançando o Instagram. Pesquisas recentes mostram que já existe 1 bilhão de usuários ativos na plataforma e registrou um crescimento de 45% entre julho de 2020 e julho de 2021.

Para se ter uma ideia do crescimento acelerado desse app, ele já foi baixado mais de três bilhões de vezes e foi o aplicativo com a maior receita no primeiro semestre de 2021.

Com tanto crescimento e tanta visibilidade, pessoas e marcas estão de olho nessa nova febre. Dessa forma, todos querem explorar o potencial da ferramenta para conseguir alavancar o número de seguidores.

Como fazer uma biografia de sucesso para o TikTok?

Como em qualquer outra rede social, no TikTok também é extremamente importante inserir seus dados básicos para que quando um usuário acesse seu perfil, encontre o que precisa para saber se vai ou não continuar vendo seu conteúdo.

Pensando nisso, trouxemos alguns passos para te ajudar a melhorar sua bio no TikTok e, por consequência, aumentar seus seguidores. No caso de empresas que querem utilizar a plataforma para alavancar os negócios, a bio é o primeiro passo para atrair os clientes qualificados.

É nessa etapa em que você irá adicionar quem é, o que faz, o que pode oferecer e o porque deve seguir seu perfil.

Passo a passo para criar uma bio no TikTok

O primeiro passo é descrever a sua conta ou a empresa/marca. Para isso, pense com muito carinho sobre como você quer ser conhecido e, dessa forma, descreva o seu perfil pessoal ou o profissional;

Diga quem você é e o que você faz. Por mais que os seus vídeos publicados sejam um caminho para isso, ainda não é suficiente. Descrever a si mesmo faz com que outros usuários tenham uma ideia melhor se devem ou não te seguir, pois no caso daquela pessoa ver justamente um vídeo aleatório, que não tenha muito a ver com você, ou até mesmo se você postar mais do que um tipo de conteúdo. É para isso que serve essa descrição.

Fazer a descrição de quem você é e o que faz vai ajudar as pessoas a entenderem o tipo de conteúdo que oferece. No entanto, certifique-se de que conseguirá falar em poucas palavras, seja direto e tenha certeza que o texto está convincente e transmite a mensagem que precisa.

Preencha todo o seu perfil: Deixar seu perfil bem atraente é o que vai definir se um usuário vai ou não seguir você. Por isso, não deixe os campos em branco. Escolha uma boa foto e use um nome de usuário fácil de ser lembrado. Conecte contas de outras redes sociais para que aumente o tráfego do TikTok e não deixe de adicionar a descrição para que outros membros conheçam você.

Use emojis e símbolos: Essa ferramenta é prática e ajuda a dar maior personalidade, saindo um pouco do perfil engessado. Uma dica, no caso de perfis de marcas ou serviços, é usar emoji para evidenciar o produto ou serviço que oferece, pois assim economiza espaço e dá um ar mais divertido.

Outra forma interessante de usar essas ferramentas é para mostrar aos seguidores o que você quer. Use setas para expressar que deseja que cliquem em um botão.

Os emojis são uma forma de deixar o perfil mais convidativo e amigável. Você pode, por exemplo, usar tópicos com os emojis para organizar as suas informações pessoais, da mesma forma que vemos com frequência no Instagram. Só não exagere e não use de forma repetitiva, caso contrário, o tiro sai pela culatra e o perfil fica “poluído”.

Call to action: Use a call to action (chamada para ação) a seu favor. Diga aos visitantes do seu perfil o que você quer que eles façam. Só assim eles saberão como interagir no seu perfil. Direcione-os para links de publicações suas, sites de vendas, redes sociais alternativas. Peça para que eles o sigam no TikTok.

Essa atitude vai fazer diferença no seu perfil e tornar mais provável que os visitantes acessem o seu conteúdo e sigam você nas redes sociais.

Fique atento ao limite de caracteres: A biografia do TikTok, assim como a do Instagram, tem limite de caracteres que você pode utilizar. Se a da rede social vizinha já é pequena, com 150 caracteres, aqui o problema é ainda maior. O app só disponibiliza 80 caracteres para você contar um pouco da sua história.

Entende agora porque é tão útil usar emojis?! O pouco espaço disponível precisa ser muito bem aproveitado, por isso, escolha as informações mais importantes sobre você ou sua marca para compartilhar.

Utilize links: Essa é uma forma útil de conduzir o tráfego do seu perfil do TikTok para outras páginas que você faça parte. Se no seu perfil há essa possibilidade, inclua o link. Compartilhe seu negócio, site, blog ou qualquer outro link que você queira.

Quando você insere algum link na biografia do TikTok, você tem duas opções: a de enviar tráfego para uma URL única ou promover um link onde é possível reunir várias URLs em um só local.

Infelizmente não são todas as contas que tem a opção para adicionar links habilitadas.

Use e abuse de aplicativos com fontes para conseguir usar letras diferentes na sua biografia

Algo muito interessante no TikTok e que também chama atenção é usar estilos de fontes diferentes, como letras em negrito, tipografia cursiva, itálico. Dessa forma você sai do padrão dos outros perfis convencionais e se torna diferenciado.

Há diversos apps disponíveis tanto no Iphone (iOS), quanto no Android. Com eles é possível fazer textos com fontes diversas e de forma bem facilitada. Uma dica de app com essa finalidade é o Stylish Fonts, ou fontes estilosas, em português. Nele, você só precisa escrever o texto desejado e selecionar o modelo que quiser. Depois, copie a frase e cole na biografia do seu perfil no TikTok.

Use frases ou citações como inspiração na hora de criar sua biografia

Se você gosta de frases de efeito ou é fã de literatura, use citações que goste e, de preferência, que tenha alguma relação com você. Selecione textos que tenham algo em comum com seu perfil, citações de livros que tenha lido, trechos de músicas também são uma opção. Na internet há inúmeros textos ou reflexões de pensadores que podem ser usados nesse caso.

Há ainda aplicativos grátis no Android e também no iOS que fornecem milhares de frases prontas. É só copiar e colar no campo da biografia.

Coloque sua conta do Instagram na biografia do TikTok

Através do link clicável, adicione o Instagram de forma nativa no aplicativo. Dessa forma, a sua outra rede social ficará visível no seu perfil, junto com suas informações de contato. Com isso, além de deixar seu perfil organizado, você faz uma divulgação e aumenta as conexões, gerando tráfego em todas as suas redes sociais. Para adicionar o Instagram você precisará sincronizar as redes sociais através das configurações do seu perfil no TikTok.

TikTok For Business

Tem uma empresa, produtos ou serviços para oferecer? É uma pessoa pública? Se sua resposta para alguma dessas perguntas for sim, o TikTok For Business é a opção certa para você. A plataforma voltada para reunir ofertas de marketing para anunciantes e marcas foi lançada em 2020, evidenciando a intenção do TikTok em crescer no mundo dos negócios.

Para conseguir acessar essa ferramenta, no entanto, é preciso criar a conta pró, onde a rede social fornece opções exclusivas para as contas Business/Corporativo ou Creator/Criador. A partir dessa conta empresas podem criar seus anúncios, incluir botões para direcionar os clientes ao site, analisar dados de tráfego e adicionar o e-mail na biografia.

Para evitar que a rede social se torne um mundo cheio de anúncios sem graça e que não tenham a ver com o TikTok, a própria plataforma deixa claro que as empresas, marcas e pessoas públicas devem fazer seu marketing usando o formato do aplicativo, que são os vídeos curtos, aproveitando as tendências de conteúdo para engajar o público e direcionar para seus interesses.

Você sabe como funciona o algoritmo do TikTok?

Os melhores vídeos da plataforma são encontrados no feed “para você”. Esses vídeos são recomendados de forma tão certeira aos usuários devido a combinação de diversos fatores analisados pelo algoritmo através das interações do perfil: vídeos curtidos, comentários, compartilhamentos, perfis seguidos, conteúdos publicados, entre outros.

As informações presentes nos vídeos criados, como músicas, efeitos, hashtags e legendas também são levados em consideração, da mesma forma que o país, o idioma e o dispositivo utilizado.

Através da análise de todas essas informações, o feed totalmente personalizado com os gostos e preferências de cada usuário é criado. Para deixar o conteúdo ainda mais filtrado, o usuário pode informar quais categorias são de seu interesse, reportar os conteúdos que não gosta e navegar muito pelo aplicativo.

Se você é uma pessoa pública ou o seu perfil é empresarial, as seguintes dicas podem ajudar a aumentar as chances de aparecer no feed de possíveis clientes:

Use hashtags que estão em alta (não vale usar aquelas que não tenham a ver com a publicação); incentive os comentários através da legenda; utilize sons e músicas conhecidas; se você tem uma conta pró, análise quando seus seguidores estão online para saber qual horário estão ativos; faça vídeos envolventes e com conteúdo original; use da criatividade e seja autêntico; crie conteúdo com que seu cliente possa se identificar.

Mesmo que criar conteúdo original seja a estratégia mais inteligente para se destacar em qualquer rede social, no TikTok há uma outra alternativa de sucesso. Essa plataforma é muito conhecida pelos desafios lançados a seus usuários e, geralmente, esses vídeos acabaram viralizando, sendo publicados em outras redes. Por isso, faça esses desafios.

Não esqueça: sempre deixe a marca registrada no seu vídeo e busque sempre ser autêntico para que sua publicação não fique perdida no meio de tantos outros vídeos.

Como deixar suas publicações em evidência:

Parece simples viralizar nas redes sociais, mas infelizmente essa não é a realidade. Vamos te ajudar a impulsionar suas publicações através de algumas dicas simples. Confira:

Use hashtags famosas

É indispensável para qualquer publicação do TikTok, e também de outras redes sociais, conter hashtags na legenda. Porém, você não pode usar qualquer hashtag, é preciso saber qual é a ideal para cada situação.

É a partir dessas hashtgs que seu vídeo será encontrado por usuários quando eles buscarem por determinado assunto relacionado ao seu. Essa dica vale tanto para os vídeos originais quanto para os desafios.

Use músicas que estejam em alta

Aqui falamos sobre a mesma lógica da hashtag. Quando utilizamos músicas populares e que estão em alta, você alcança maiores chances de levar seu conteúdo para usuários que estejam buscando por vídeos relacionados a determinada música. Seu vídeo aparece em uma sessão especial, se tornando um recurso que provavelmente será um aliado no quesito conquistar popularidade para um vídeo.

Fique de olho nos horários para publicar

Publicar nos horários em que seus seguidores não estão ativos reduz muito as visualizações nas suas publicações. Um TikTok só vira sucesso quando é compartilhado nos momentos certos.

No entanto, para descobrir quando os usuários estão online é necessário abrir a conta pro, que segue mais ou menos a mesma lógica do Instagram e você terá acesso a análises de quando seus seguidores estão online, conseguindo ter uma ideia de quando é o melhor horário para publicar. Nesse detalhamento você tem acesso aos horários que mais tem engajamento no dia.

Faça conteúdos de qualidade

Essa dica vale para qualquer rede social, pois, a qualidade da imagem do conteúdo postado faz toda a diferença na hora do usuário decidir se vai curtir ou compartilhar. É claro que isso não quer dizer ser necessário comprar uma super câmera profissional para agradar aos seguidores com um equipamento que vai disponibilizar megapixels.

Uma dica muito importante para conseguir qualidade é apostar em uma boa iluminação, se for natural, melhor. A lente da câmera, mesmo que seja do celular, precisa estar limpa.

Compartilhe seus vídeos do TikTok em todas as suas redes sociais

É muito comum ver vídeos do TikTok circulando no Instagram, Facebook, Twitter, Youtube e outras redes. Por isso, utilize esse fator a seu favor para conseguir popularidade e alcançar mais contas. Assim você conseguirá mais seguidores em todas as redes e sua chance de fazer um vídeo viralizar aumenta ainda mais.

Publique conteúdo todos os dias

Ter constância na hora de alimentar a rede social é uma das chaves para alcançar o sucesso. Publique vídeos todos os dias, assim seu perfil será encontrado com mais facilidades e terá maior chance de aparecer nos conteúdos sugeridos da plataforma. Essa dica também é importante para não perder seguidores, já que contas com poucas publicações não costumam ser relevantes.

Interaja na conta de outros usuários

Seja educado, se comunique, dê atenção para as pessoas que escolheram seguir você. Só assim você alcançará mais seguidores e vai conseguir manter uma boa base de pessoas interagindo na sua rede. Responda e curta comentários que outros fizerem em suas publicações e mostre que é aberto a sugestões e até mesmo críticas.

Se inspire em outros perfis

Se você não tem ideia de como começar o seu conteúdo, busque contas com que você se identifique e as use como inspiração, aprendendo a partir de outros usuários. Navegue pela plataforma para entender como ela funciona e captar as características que tornam um vídeo bem sucedido. Após entender como tudo funciona, aplique o que aprendeu no seu conteúdo original.

Faça duetos

Uma forma de aumentar sua base de seguidores nesse aplicativo é através de duetos com outros perfis. Procure alguém com conteúdo e seguidores semelhantes aos seus para produzir vídeos divertidos. Dessa forma, os seguidores de ambas as contas irão visualizar a publicação e poderão seguir sua conta. A ideia é buscar perfis com maior público conforme a sua conta alcançar mais seguidores. 

você pode gostar também
Comentários