Cupons de desconto + Cashback é no Cupomzeiros

Tecnologia e inovações: apanhado geral das principais notícias da semana

Os últimos anos, principalmente após o início da pandemia, foram extremamente significativos em questão de avanços, produtividade e inovações no mundo tecnológico. Isso ocorreu, principalmente, devido ao consumo nunca antes visto de aparelhos tecnológicos para as mais diversas funcionalidades.

Desde acessos ao Spotify, Netflix até o download de jogos eletrônicos tiveram seus números muito em alta nesses últimos dois anos.

Atualmente, no campo da pesquisa, a tecnologia e a inovação são dois dos campos que mais recebem fomento e apoio dos órgãos públicos, visto que são responsáveis diretos por mudanças e impactos na vida da sociedade, de maneira geral.

Logo, os alunos e pesquisadores destas áreas, além de precisarem lidar diariamente com referências de artigo nas normas da ABNT e outras burocracias, lidam também com a pressão social e governamental para sua produtividade.

Outros campos campos de atuação que sofreram da mesma cobrança e pressão durante a pandemia foram as áreas da saúde e da biologia, devido à sua ligação direta e atuação essencial durante este momento.

No entanto, na reportagem de hoje daremos um enfoque mais claro na questão tecnológica e analisaremos juntos qual foi o panorama tecnológico deste final de ano.

Quais as novidades mais esperadas para o ano seguinte, quando o assunto é tecnologia e quais foram os assuntos mais discutidos agora nesta reta final de 2021?

Pesquisadores brasileiros atuam diretamente na variante Ômicron

Tecnologia E Inovações: Apanhado Geral Das Principais Notícias Da Semana

A primeira pauta da reportagem de hoje diz respeito a uma questão um pouco mais sanitária e médica do que tecnológica, de maneira geral. Mas então por que ela será discutida aqui?

O avanço da ciência, principalmente no que diz respeito ao atual contexto de pandemia, depende demais de avanços tecnológicos para atuar em ritmo acelerado e aceitável para solucionar uma das maiores questões de saúde dos últimos tempos.

Portanto é de extrema importância que os avanços tecnológicos andem lado a lado com a ciência, com os profissionais capacitados na área sendo praticamente dependentes da tecnologia para realização de testes e sequenciamentos genéticos.

Atualmente, a tecnologia auxilia pesquisadores em todas suas necessidades diárias, desde como fazer referências de artigo, até agilizar processos que demoravam muito mais tempo, como o desenvolvimento de vacinas e o sequenciamento genético.

Grande exemplo disso, é o fato de pesquisadores brasileiros da USP terem usado de uma técnica chamada VNT para isolar a variante ômicron de maneira efetiva. VNT é um acrônimo para Teste de Neutralização Viral em Placa e foi o método utilizado para o isolamento da ômicron.

Elon Musk é eleita a pessoa do ano pela revista Time

Saindo um pouco da relação de tecnologia com saúde e ciência, é hora de falar de um nome indissociável da tecnologia nos dias de hoje. Quando o assunto é inovação, o nome de Elon Musk sempre está ligado de alguma maneira.

O presidente da Tesla, da Neuralink e da SpaceX foi eleito pela revista Time, nesta última segunda-feira, como a personalidade do ano.

No campo da tecnologia, Musk trouxe avanços que até anos atrás pareciam integrantes de filmes de ficção científica, como por exemplo:

  1. Viagens Espaciais
  2. Carros Automatizados
  3. Inteligência Artificial
  4. Colonização de Marte
  5. Implementação de um chip cerebral

Além de suas inovações, a própria vida de Musk parece saída de um filme. Alguns de seus funcionários e trabalhadores afirmam que o empresário e bilionário chega a trabalhar mais de 15 horas diárias, durante sete dias por semana, há mais de 10 anos.

Não é à toa que Musk, devido às suas atuações no campo da tecnologia, foi considerado a pessoa mais importante da Terra, de acordo com a Time.

Conexão de Internet de 6.000 Mega?

Pode parecer absurdo e é, porém, não é fake news nem nada do tipo. Recentemente a empresa Naxi, responsável por planos de telefonia e Internet anunciou a primeira conexão à Internet com velocidade de 6.000 Mega de conexão.

Até o momento, de acordo com a plataforma especializada em tecnologia Tec Mundo, este plano atualmente é considerado o plano com a Internet mais rápida disponível em todo o território nacional, oferecendo esta velocidade tanto para upload quanto para download.

Para conseguir atingir este grau de velocidade de conexão, a Naxi utiliza uma tecnologia denominada XGS-PON, desenvolvida especialmente para conexões ultra rápidas de Internet.

Outras novidades tecnológicas e panorama para 2022

Além das citadas aqui, existem diversas outras notícias e novidades que estão aquecendo o mundo tecnológico para o ano seguinte, como a Internet 5G, os NFT que durante este ano já chacoalharam o mercado internacional e também a mudança do Facebook para Meta, com seu conceito de Metaverso.

2022 será um ano agitado para gigantes tecnológicas, prometendo diversos avanços que serão responsáveis por mudar a vida e o dia-a-dia das pessoas.

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.