As Melhores Notícias Sobre Tecnologia, Games e Muito Mais

como passar antivírus no celular

É muito difícil que deixemos o nosso celular de lado por muitas horas, principalmente pelo fato de que ele é um facilitador da comunicação e pode também garantir mais produtividade para quem o utiliza para negócios.

Porém quando se começa a enfrentar problemas como a lentidão ou travamentos constantes no aparelho, a primeira coisa que se pensa é relacionada a possibilidade de que o celular esteja com algum vírus. Mas no final das contas, como saber de fato se o meu celular está mesmo infectado?

Essa é uma pergunta muito comum, ainda mais com a exposição que a Internet está colocando por em cima dos computadores e celulares. Para ter a resposta sobre esta pergunta, o primeiro passo é realizar alguns testes.

Mas não precisa se preocupar, pois não é preciso ser nenhum grande conhecedor em tecnologia para realizar estes testes! Para descobrir de uma vez por todas se o celular está com algum vírus, continue lendo este artigo e confira todas as dicas para saber os detalhes que definem quando um aparelho móvel está infectado ou não.

Como identificar se o meu celular está com vírus?

Para saber com certeza se o seu celular está com vírus, alguns sinais irão indicar com certa frequência se o seu dispositivo móvel está afetado por um malware, tais quais:

1. Presença de ícones estranhos

O primeiro sinal claro para verificar se o celular está com vírus são aqueles indesejáveis ícones estranhos que aparecem do nada. Geralmente estes ícones estão associados a um aplicativo de fábrica ou que não estão instalados no aparelho. Sendo assim, se surgir um ícone que não seja de fábrica ou instalado, isso representará vírus na certa.

2. Celular está apresentando comportamentos fora do comum

O segundo sinal que pode evidenciar que um celular esteja com vírus e assim o comportamento dele vai demonstrar estar sendo anormal.

Sendo assim, fique de olho se o seu celular estiver reiniciando sozinho, ficando mais lento ou mesmo quando ele não consegue mais segurar a bateria pelo tempo que antes normalmente aguentava. Todos esses indícios apontam que o celular está com vírus.

3. Excesso de publicidades

Se por acaso o seu celular te mostra anúncios em excesso, este também é um sinal para ficar atento e ter conta de que um vírus pode ter afetado seu dispositivo móvel. Além do mais, a constante presença de mensagens, ou então de postagens que você não autorizou o compartilhamento e apps que solicitam os dados para funcionarem também se apresentam como grandes ameaças.

Quase sempre os vírus representam alguma finalidade e em alguns casos os malwares, o principal objetivo é apenas de oferecer anúncios com algum produto em questão. Alguns destes podem até se apresentar golpes com um certo potencial, pois anúncios falsos não iriam durar por muito tempo em plataformas convencionais.

4. Aplicativo com erro também pode ser um sinal de vírus

Quando muitos aplicativos em seu celular começam a apresentar erros para serem iniciados e não existe nenhuma explicação para isso, a causa mais possível é que o aparelho esteja sofrendo de algum vírus. Fique ligado e com muita atenção para todos esses erros, entendendo o por que eles surgiram e tentando removê-los o mais rápido possível.

Se esse tipo de situação continuar ocorrendo com uma certa frequência, é bom tomar algumas atitudes para verificar o que está ocorrendo, conforme iremos dar mais detalhes ainda neste artigo.

5. Modificações nos arquivos do celular

Outro sinal que é muito comum e que provavelmente apresenta algum tipo de ameaça ao seu telefone, é em uma situação onde ocorrem danos inexplicáveis nos arquivos e documentos do seu celular.

Fique atento principalmente nos documentos que costuma acessar com certa frequência, como aqueles que de uma hora para outra apareceram como corrompidos no sistema e que provavelmente estará apontando para a existência de um vírus em seu celular.

É sempre importante estar atento no que acontece em seu celular e apesar de que a maior parte dos vírus não apresenta nenhum sinal, a prevenção é sempre a melhor medida a se tomar.

6. Recursos que passam a ativar e se desativar sozinhos

Mais um sinal comum e que aponta para a presença de vírus em um dispositivo móvel, é uma ativação ou desativação de softwares, além de outros recursos destes aparelhos, como um Wi-fi ou bluetooth que se ativa ou desativa sozinho.

Tudo depende da configuração do dispositivo, porém o mais comum é que estes recursos comecem a serem ativados automaticamente. Se notar esses sinais, corra logo para realizar uma varredura ou restaurar o seu celular.

7. Redirecionamento automático em páginas da Internet

Um sinal que é evidente de vírus em um aparelho móvel são aquelas redirecionamentos automáticos da página de navegação da Web. Naquele momento em que entra em um site e automaticamente é direcionado para outro, pode ser que o seu celular esteja em um claro sinal de que esteja infectado.

Não espere caso isso aconteça, verifique as últimas atualizações e tente desde já se livrar do vírus. De fato este tipo de ação é muito comum até mesmo para aquele celular que não tenha vírus, no entanto são várias as páginas maliciosas que acabam redirecionando sozinho para outros sites que na maioria das vezes nunca ouvimos falar.

Em várias oportunidades são utilizadas iscas, para afirmar que o seu celular está com vírus, pedindo para que o reparo seja feito imediatamente, mas é claro que na verdade se trata de uma estratégia para enganar os usuários. Desconsiderando os sinais que foram citados acima, também é preciso ficar em cima do elevado uso de dados e que quando eles acabam muito rápido, pode ser também indício de vírus.

Vírus em dispositivos Android? Veja como proceder

Se o seu celular é do sistema Android e foi infectado por um vírus, uma das maneiras mais rápidas para resolver esta situação é através de antivírus que estejam instalados em seu computador e assim o celular irá realizar uma análise de forma indireta.

Em um dispositivo Android, é possível baixar algum programa de antivírus gratuitamente e após isso, seguir estes passos:

  1. Abrir o aplicativo;
  2. Clique sobre a opção do app relacionado que indica para realizar a varredura e aguardar até que o processo seja finalizado;
  3. Uma vez que seja finalizado, o aplicativo tratará de mostrar uma lista com as possíveis ameaças. Nesse momento, selecione pela opção “Remover todas”;
  4. Logo após, o último passo recomendado é realizar testes nas funcionalidades do aparelho para se certificar de que o problema com o vírus já foi resolvido.

Vírus em dispositivos iOS? Veja como proceder

Geralmente, os dispositivos iOS apresentam um mecanismo de segurança muito mais sólido do que costuma acontecer em relação ao Android. Mas assim como pode ocorrer em qualquer celular, um iPhone também pode ser infectado por um vírus.

Se por acaso notar algum comportamento estranho ou alguns dos sinais que listamos anteriormente em seu dispositivo iPhone, a melhor dica é restaurar o aparelho utilizando do mais recente backup feito.

Após isso, não esqueça de baixar pela Apple Store um bom antivírus em seu dispositivo e assim garantir que ele vai estar livre das ações de malwares no futuro.

Vírus no celular corporativo: dicas que você precisa ter em conta!

Existem algumas formas de prevenir com que o seu celular fique livre de vírus. Estes cuidados devem ser tomados sempre e ainda quando se utilizar um celular corporativo, vinculado a uma empresa que estará dedicada para pagar nosso salário.

Veja a seguir algumas das últimas dicas que preparamos para você no intuito de ficar livre dos vírus:

1.Usar aplicativos antivírus

Esta dica talvez seja a mais importante, pois atua como uma prevenção contra a chegada de antivírus no celular. Eles podem ser adquiridos diretamente em uma loja de aplicativo do seu smartphone e de forma rápida de se instalar, assim como a sua utilização.

Basta com que sejam ativados os modos de proteção e realizar varreduras de forma periódica para que o seu celular seja sempre mantido da forma mais segura possível.

2. Ativar as configurações nativas

Aparelhos corporativos já possuem as suas funções próprias, assim como algumas estratégias que são utilizadas para evitar a presença de possíveis vírus. Uma delas é justamente no fato de disponibilizar constantes atualizações do sistema para esses celulares.

Sendo assim, mantenha o seu celular sempre atualizado e de acordo com as versões que são disponibilizadas pelo fabricante, o que desde já é uma medida que deve ser tomada como segurança.

3. Ter cuidado na hora de utilizar o celular

É muito importante que você tenha cuidado e evite ao máximo de colocar o seu celular em situações de risco. Procure deixar de lado aquelas páginas desconhecidas e que podem te levar para algum endereço cheio de malwares, que também vale para os arquivos que não são conhecidos e que podem instalar um vírus em seu celular.

Pois bem, um celular assim como qualquer outra máquina pode representar um alto desempenho, desde que se tenha cuidado com o mesmo.

você pode gostar também
Comentários