As Melhores Notícias Sobre Tecnologia, Games e Muito Mais

Como melhorar o sinal do celular

Ter problemas com o sinal do celular atualmente é algo que ocorre com boa parte das pessoas. Porém enquanto muitos deles são causados por coisas tão óbvias, outros acabam sendo mais consistentes e é preciso ter paciência para resolver.

Podemos dizer que eles são persistentes, até sendo um problema que em muitas situações podem acabar tirando a paciência ao longo do dia, evitando com que possamos ganhar dinheiro com o nosso trabalho ou se comunicar com pessoas de nosso convívio.

Embora isso possa se mostrar como algo muito incômodo, sendo que em muitos casos, resolver esse problema pode ser mais fácil do que se imagina. Não é preciso utilizar aplicativos, softwares complicados, seguir tutoriais longos e nem nada parecido. Somente será preciso seguir as dicas logo abaixo:

Ligar e desligar o modo avião

Não é algo tão estranho ver pessoas que acabam travando o sinal do celular ou mesmo por estarem passando por várias áreas em curto espaço de tempo e ficando assim sem recepção.

Porém em muitas situações esse problema pode ser resolvido simplesmente ao ativar o “Modo avião” do seu aparelho e desligando ele pouco tempo depois, quando já estiver em um local com bom sinal. Ao fazer isso, irá forçar com que o seu Smartphone busque a rede telefônica, para poder acabar com a falha ocorrida.

Abrir a janela

Assim como pode ocorrer com o seu sinal de Wi-Fi, que pode ser bloqueado por conta de objetos inusitados, o seu sinal de telefone pode acabar sendo interrompido por completo ao abrir janelas, cortinas e persianas. E por mais estranho que isso pareça, de fato é algo que pode atrapalhar a conexão da sua Internet.

Sendo assim, quando desejar melhorar um pouco a recepção do sinal do seu celular, o fato de abrir as janelas do local poderá fazer toda a diferença.

Para cima

Pensando que uma simples janela ou cortina aberta pode causar todo esse problema, então quem dirá de uma enorme parede concreto que esteja em prédios próximos ou mesmo de outros elementos como árvores, colinas e outros que sejam relacionados.

Uma vez que não seja possível tirar esses objetos do caminho, o jeito na maioria das situações é subir: ir até um andar que seja mais alto ou procure um ponto que deixe a elevação mais alta possível, sendo que quando mais claro estiver o caminho do seu celular e com a antena mais próxima, melhor será.

Ter cuidado com os pontos cegos

Por algumas vezes, não apenas com os prédios dos vizinhos, mas as árvores que estejam próximas, paredes espessas da sua casa, além de outros objetos ou o fato de que você esteja nas chamadas “Áreas de sombra” da antena, tudo isso combinado, pode fazer com que a sua casa fique sem qualquer recepção de sinal.

Mas para alegria de todos, é muito difícil que uma casa seja totalmente desprovida de sinal. Sendo assim, é só pegar o celular e ficar atento para todos os pontos onde a recepção vai desaparecer por completo. É possível inclusive utilizar da ajuda de aplicativos para realizar uma análise mais precisa dessas informações com precisão. Sendo assim, sabendo onde elas estão, o primeiro passo é tentar evitá-los.

Equipamentos de última geração realmente são bons?

Na ansiedade de realmente ter o melhor sinal de celular possível para quem esteja afastado das zonas urbanas, muitos empresários e também produtores rurais que investem pesado em melhorias para a captação do equipamento de sinal, seja ele através de rádio ou então por satélite.

A captação de sinal por satélite, por exemplo, é destinada para quem tem dinheiro para a contratação de uma banda larga robusta, porém sem a opção de serviços importantes como o ASDL e também para a fibra óptica, que ainda são incomuns em propriedades rurais.

Outra possibilidade é de realizar a compra de um repetidor de sinal de celular, que é bem mais moderno e com um menor valor. A sua função é de amplificar e repetir o sinal que é oferecido pelas operadoras, permitindo com que ela chegue mais longe.

Realizar um estudo prévio para viabilizar o sinal

Para evitar com que ocorra frustrações na compra de equipamentos e que garantam um melhor sinal de celular, o melhor passo é realizar um estudo prévio para viabilizar o sinal da sua propriedade e a eficiência que poderá ter.

Confira alguns que precisam ser avaliados para melhorar o sinal da Internet em seu celular:

  • Verificar qual é a disponibilidade existente entre a propriedade e a torre de origem do sinal;
  • Através da inteligência artificial é possível conferir se as torres tem o ponto que você vai precisar para melhorar o sinal;
  • Ter a dimensão dos tipos e a potência dos equipamentos que são necessários;
  • Determinar o alcance desejado e a operadora de sua preferência

O que fazer quando o sinal de celular não pega

Existem alguns motivos que podem fazer com que o sinal de celular não pegue, principalmente quando é menos do que você espera. O motivo mais básico que pode ocorrer é a falta de rede da operadora.

O sinal de celular é transmitido por uma série de torres que conectam as telefonias móveis, sendo que todas vão estar posicionadas de forma estratégica juntamente com o intuito do sinal da rede da operadora que vai cair.

Desta forma, o seu aparelho celular vai tratar de conectar de torre em torre para que o sinal não caia. Por algumas vezes, isso pode acabar não funcionando do jeito que queremos. O que também pode ocorrer é que o usuário se desloque mais do que o recomendado das áreas onde as torres de sinal se encontram e a partir daí, de pouco a pouco o sinal irá caindo.

Realize uma consulta da cobertura do celular

Ficar sem Internet no celular pode se apresentar como uma das coisas mais entediantes nesse mundo tão moderno como a qual estamos atualmente. E isso pode ser ainda pior para quem necessita do aparelho para trabalho ou uma tarefa do dia a dia que pode ser simples, mas necessária através da tecnologia.

Em muitas situações é naquela hora onde mais se necessita que ficamos na mão, como a falta de sinal. Ressaltando que a cobertura do sinal ou de um sinal fraco não está relacionado com a qualidade do mesmo e nem uma falha da operadora, mas sim com a frequência do sinal.

Nenhuma operadora de celular pode oferecer 100% de cobertura, sendo que atualmente a cobertura 4G chega a apenas cerca de 90% das cidades no Brasil. Porém isso não significa que toda cidade terá cobertura, sendo que em algumas localizações com menos presença urbana, o sinal provavelmente só irá pegar bem na região central.

Justamente para resolver o problema da cobertura de sinal, é que a Anatel desenvolveu um site e também um aplicativo onde é possível conferir onde estão todas as antenas de operadoras que atuam por cada região do país. Para consultar a cobertura do sinal de sua operadora móvel, visite o sistema da Anatel.

Entenda como funciona na prática o sinal de celular

Nos dias atuais é mais do que normal que possamos ficar sem rede de sinal no celular. Isso de fato pode ocorrer para qualquer pessoa, ainda mais em um país como o Brasil onde a telefonia não é uma das mais evoluídas, tendo por conta outros países da região.

Muitas pessoas ainda não sabem, mas a rede de sinal de celular se move através de ondas de rádio. Estas até podem ficar mais fracas a medida que sejam transportadas para diferentes áreas e dependendo da potência do sinal.

Sendo assim, quanto mais antenas estiverem espalhadas pela sua região, menores serão as chances de que você fique sem sinal em seu aparelho.

Quantidade de pessoas conectadas pode impactar na qualidade do sinal

Você já esteve conectado a uma rede, onde muitas pessoas estiveram fazendo uso da mesma antena. Por maior que sejam estas antenas, elas apenas podem receber um número limitado de pessoas.

Sendo assim, lugares como praças e estádios são lugares onde o sinal pode apresentar quedas, seja leve ou até completa de sinal.

Usar um repetidor para ampliar o sinal do celular

O repetidor de sinal tem como principal objetivo aumentar a área de cobertura do sinal que estão presentes dentro das casas. Infelizmente essa é uma das alternativas mais caras que existem no mercado, sendo que na maioria das situações esse aparelho para ampliar o sinal do celular pode custar até mais do que R$ 2.000,00.

O repetidor vai tratar de transferir o sinal para todos os ambientes da casa, um dos problemas mais comuns para quem tem problemas com a qualidade do sinal em um celular, pois alguns cômodos essa eficiência acaba caindo.

Esperamos que esse post tenha sido útil para você. Para que a gente produza mais textos como esse, continue navegando pelo nosso site e saiba assim como resolver os pequenos problemas de conexão, mas que na maioria dos casos pode acabar com o nosso dia.

você pode gostar também
Comentários