As Melhores Notícias Sobre Tecnologia, Games e Muito Mais

Como limpar microfone do celular

Ao longo do tempo ocorre que o microfone do celular pode acabar ficando cheio de fiapos, poeira e de todo o tipo de sujeira que muitas vezes nem conseguimos enxergar, e além de que se manter eles sujos, em pouco tempo o som do dispositivo vai começar a ficar abafado.

Antes de pensar em levar o seu celular para a assistência técnica, existem algumas técnicas que podem garantir em limpar os alto-falantes, que deve ser feito tanto por fora como também na parte de dentro.

Limpar os alto-falantes com um produto caseiro

Após encontrar a posição do microfone em seu celular, pode ser viável realizar a limpeza com um produto caseiro. Para quem possui um Iphone, geralmente os alto-falantes se encontram na parte de baixo à esquerda e à direita para carregar o telefone.

Agora para quem possui um celular de marcas como a Samsung e a Motorola, eles geralmente também ficam na parte de baixo, porém apenas de um dos lados de entrada para realizar o carregamento. Para realizar uma ligação, quase sempre os alto-falantes se localizam na parte superior e nas frentes dos celulares, onde você coloca na ouvido para ouvir a outra pessoa na linha.

Também existem alguns lugares alternativos, como na parte lateral onde estão perto os botões de volume ou na parte inferior de seu celular.

Passar um cotonete na área externa dos alto-falantes

Faça um movimentado delicado em círculos sobe os buracos dos alto-falantes, fazendo dessa forma com uma leve pressão. Esse processo deve continuar até que seja removida toda a sujeira e caso os buracos sejam grandes, pressione o cotonete para dentro deles, porém é claro sem que seja feito com muita força.

Pressione o suficiente para que a ponta do cotonete entre neste buraco e assim que perceber que entrou, esfregue de um lado para o outro em um movimento de leve pressão. Quando o cotonete estiver sujo, troque para continuar podendo limpar a área externa dos alto-falantes.

Faça uma bola com massa para a limpeza dos eletrônicos

Outra solução que pode ser útil é de pegar um pedaço de 2 cm de massa e formar uma bolinha com ela. Continue a apertando até que ela fique macia e maleável. Após isso, pressione sobre os buracos de forma suficiente e leve para que a massa possa entrar no celular.

Segure por até três segundos e realize a remoção com calma. Quando perceber que a massa saiu e estiver com a sujeira grudada, comece a retirar em baixa velocidade a massa, fazendo isso até que os alto-falantes do celular estejam limpos.

A massa deve ser mexida para ser colocada sempre em uma parte limpa, além de que é possível encontrar essas massas em lojas de materiais para escritório e Internet.

Como limpar os alto-falantes com buracos pequenos?

Aquele celular que conta com um microfone pequeno deve ser limpado com uma escova de dente de cerdas médias. Para realizar esse procedimento, se deve inclinar a escova para cima ou para a parte de baixo do celular.

Se deve utilizar uma cerda média, pois as macias dificilmente vão conseguir remover as sujeiras e as mais firmas e grossas são demais para que entrem nos buracos pequenos de alto-falantes.

Comprar uma lata de ar comprimido

Esse produto pode ser encontrado em lojas de materiais para escritório, ou mesmo comprar através de lojas pela Internet. O primeiro passo é realizar um teste deixando a lata inclinada para baixo e que deve pressionar o bico, sentindo quando o ar sair pulverizado.

A indicação é que compra uma lata que contenha um canudo para que o jato de ar saia da forma mais precisa possível.

O ar deve ficar comprimido na entrada do alto-falante em três ou quatro parte apertadas. Mantenha essa ponta do bico ou a ponta do canudo a pelo menos 1 cm de distância do buraco. Isso vai remover o excesso de sujeira que esteva ficando presa no alto-falante. Siga também as dicas a seguir para não prejudica o seu celular ao invés de limpar o microfone:

  • O ar não pode ser jogado perto demais da entrada do alto-falante pois isso poderá acabar danificando os componentes elétricos da parte interna do celular.
  • Se por acaso estiver utilizando o canudo, segure-o com a sua mão dominante para que possa mantê-lo no lugar enquanto despeja o jato de ar.

Limpar o microfone de dentro para fora

Se deve tirar a tampa traseira do celular usando uma ventosa e uma ferramenta que é indicada para eletrônicos. Faça um teste nas extremidades do celular por 15 segundos utilizando um secador de cabelo ligado no nível baixo.

Após realizar isso, coloque uma ventosa na parte debaixo do celular. Ao mesmo tempo, insira a ferramenta para abrir os eletrônicos entre a tampa traseira e a área interna, que deve ser trazida para a sua direção.

Caso tenha dificuldade, esquenta mais as proximidades do seu celular para soltar a cola que está se mantendo com peças justas. Para aqueles celulares que são mais velhos, você pode tirar a capa traseira com as próprias mãos, o que não ocorre em aparelhos mais novos.

Desprender as coberturas de metal

Tanto o alto-falante que é utilizado para ligação como os demais podem acabar ficando presos por uma cobertura de metal. Se isso acontecer, retire os parafusos que estão prendendo estas coberturas com uma chave do número três para realizar a remoção segura.

Os alto-falantes devem ser erguidos delicadamente utilizando uma ferramenta especial para eletrônicos, caso esteja muito difícil a remoção.

Limpar os alto-falantes com um pano de microfibra

O pano de microfibra deve ser embebido em álcool isopropílico para poder esfregar as peças do auto-falante de forma delicada até que fique limpa. Nos buracos você pode assoprar de leve, de fora para dentro.

Após isso, mergulhe um cotonete no álcool e ao mesmo tempo esfregue os buracos que são levados aos alto-falantes. O mais recomendado é utilizar um pano macio ou uma folha de papel toalha, pois ambos são eficazes para encontrar sujeiras.

você pode gostar também
Comentários