Criar a biografia do Instagram é uma grande dificuldade para algumas pessoas, empresas, lojas ou outros profissionais que usam as redes sociais como uma ferramenta de trabalho. Como a primeira impressão é a que fica é a biografia do Instagram é a primeira coisa a ser vista no seu perfil e causa um grande impacto na opinião alheia, é extremamente importante saber como elaborar de forma correta para que as pessoas voltem ao seu perfil, sigam você e compartilhe seus conteúdos.

A verdade é que muitas pessoas nem se interessam em olhar o conteúdo de um perfil se não gostar da biografia da rede social, fazendo muita diferença entre ganhar ou perder seguidores e potenciais clientes, mas afinal, o que é a “bio”?! Vamos explicar detalhadamente o que é e como fazer.

O que é a biografia (bio) do Instagram:

A biografia do Instagram, popularmente chamada de bio, é o conjunto de informações pessoais ou profissionais que contém no todo do perfil, no app. É ali que consta o nome da pessoa ou da empresa, com uma foto do lado, dados que podem ser modificados pela pessoa a qualquer momento.

Outras informações que constam na bio são o número de publicações feitas, quantos seguidores a pessoa tem e quantas pessoas ela segue.

Na bio há um espaço destinado para que o dono do perfil adicione um pequeno texto, com no máximo 150 caracteres, para falar sobre si e suas preferências. A maioria das pessoas usa esse espaço para adicionar a idade, profissão, passatempos, frases, nacionalidade, cidade, emojis, preferências pessoais, entre outras informações.

Já em empresas, as informações observadas mudam um pouco, mas não fogem muito de um padrão. É comum ver informações como o ramo de atuação, uma descrição dos serviços ofertados, site, endereços, telefones de contato, e-mail, perfis de outras redes, chamadas para ação, promoções, entre outros. Em alguns casos, a empresa modifica o texto da bio conforme a necessidade de alterar o texto de marketing para divulgar eventos, vídeos, promoções, landing pages e adicionar novidades.

É a partir da biografia do usuário que outros visitantes encontram as informações necessárias para saber se o dono do perfil ou empresa é interessante para ele. Um ato muito comum é adicionar na bio um link que redireciona o visitante a uma página de WhatsApp, o que facilita o início de um contato profissional.

Assim como em outras redes sociais, o Instagram disponibiliza recursos e elementos que prometem dar mais personalidade para o perfil de cada usuário, seja empresarial, personalidade pública ou perfil profissional.

Todos os itens da bio são interligados e precisam ser preenchidos de forma harmônica para que chamem a atenção de outros usuários e os levem a seguir a página e consumir o conteúdo ali postado. A bio então é a porta de entrada, responsável por passar a mensagem de uma pessoa ou marca e mostrar sua identidade.

Saiba quais são os recursos disponibilizados pela rede social:

  • Foto para o perfil;
  • Descrição;
  • Nome do usuário (link do perfil);
  • Nome abaixo da foto de perfil;
  • Categoria (disponível em perfis comerciais e pessoas públicas);
  • Biografia de 150 caracteres (pode ser usado fontes e símbolos diferentes, emojis, hashtags, link, localização, mencionar outra conta, contato, telefone, e-mail, endereço, call to action);
  • Link;
  • Localização.

A importância de fazer uma biografia que chame atenção

O Instagram é uma das redes sociais mais importantes do mundo e muitas empresas têm investido cada vez mais nesse formato de conteúdo, com milhões de novos usuários anualmente. Dentro de tantos perfis, chamar a atenção de forma positiva é essencial para conquistar um espaço e conseguir chegar aos objetivos.

A partir de uma descrição e foto da bio agradável e harmônica, poderá conquistar os usuários que deseja, pois eles serão estimulados a ver mais do seu perfil, saber mais sobre a marca que você oferece ou até mesmo sobre a vida pessoal.

Dessa forma, o conteúdo exibido na sua biografia deve ser feito para atrair perfis que podem se interessar pelo mesmo que você e, por consequência, irão gostar do seu conteúdo publicado.

O texto presente na biografia deve ser simples e objetiva, podendo apresentar um pouco de humor, devendo usar os 150 caracteres com muita sabedoria. É importante evitar sempre deixar esse espaço em branco, pois é até pior do que não conseguir uma descrição boa.

Links: O Instagram é uma rede social que não permite inserir links em suas postagens. Os únicos lugares onde há permissão e só pode inserir um link é na bio e nos Stories para perfis com mais de 10 mil seguidores, por isso, não desperdice o espaço e aproveite para gerar tráfego para seu site ou blog, se tiver.

Marcas, instituições, empresas e figuras públicas costumam encurtar os links para ficar mais bonita. Para isso, você pode usar encurtadores como o Tinyurl, entre outras diversas opções encontradas na web.

Outro aspecto importante a ser analisado é sobre a otimização de busca feita pelo Google, onde os seus robozinhos indexam as redes sociais numa SERP, que são as listas que encontra toda vez que busca algo no Google.

O seu perfil só vai aparecer nos resultados do mecanismo de busca se a sua bio estiver otimizada, já que as fotos não podem ser rastreadas. Para conseguir atingir o objetivo, você também pode usar estratégias aplicadas em textos de sites e usar palavras-chave que contenham relevância e auxiliem as pessoas a encontrar você ou sua marca.

Uma estratégia que vale a pena é criar publicações promocionais na rede social. Porém, como o Instagram não permite o compartilhamento do link, é necessário informar no post que o link está presente na biografia, gerando mais views no seu perfil.

O Instagram pode ser um ótimo aliado para fortalecer uma marca. Tornar conhecida sua empresa na rede social e associá-la corretamente com o serviço e valor que pode oferecer para o público é um diferencial.  

É a partir desse compartilhamento que a construção de identidade de um negócio acontece, pois garante que o público encontre a afinidade e entenda o que ela oferece, tornando parceiros que se orgulham de compartilhar e citar a marca em seus próprios perfis.

Com o perfil do Instagram é possível fazer com que o público entenda o que o profissional ou a empresa faz e associa a marca com as pessoas que desejam repassar adiante o que está sendo ofertado.

Agora, vamos ao assunto principal: como fazer a biografia do Instagram?

É através desse local que um usuário vai decidir se vai seguir ou não sua conta e também, se vai consumir seu produto ou acionar o seu serviço. Então, não perca tempo, acesse seu perfil e siga os passos abaixo:

Entre em “Editar perfil” e escolha os locais que serão alterados. Não se esqueça de usar todos os recursos que a rede social fornece, como links, caracteres especiais, símbolos, hashtags e emojis. Você pode se inspirar em perfis que acompanha para construir o seu.

O que adicionar:

Foto para o perfil: Antes de tudo, separe uma foto que goste muito. Essa foto estará presente nas contas de quem segue você sempre que houver um novo Stories ou comentário seu. Essa foto aparecerá em formato circular, por isso, é importante garantir que fique bem posicionada. Os perfis empresariais ou de produtos específicos podem usar o logotipo da marca, empresa ou foto do produto.

Nome

Neste campo é inserido o nome ou apelido da pessoa, empresa ou marca. Influenciadores e profissionais precisam inserir um nome pelo qual querem ser reconhecidos, para que outras pessoas consigam encontrar seu perfil com facilidade.

Nome de usuário

É através desse nome que você será rastreado, por isso, a escolha deve ser bem pensada. É esse nome que você fornecerá quando alguém solicitar o seu perfil. Seja simples nessa escolha, muitos caracteres e símbolos dificultam que outros usuários te encontrem.

Muito cuidado na hora de escolher o nome e o link para o perfil

A url do Instagram, aquela usada com o @, e o nome do perfil que aparece na primeira linha da sua biografia, são usados para te encontrar em buscas e, por isso, é tão importante pensar bem antes de escolher qual opção usar.

Para escolher um bom nome, pense em algo fácil de ser escrito e também fácil de ser memorizado. Ele precisa conter uma palavra relacionada a sua marca ou a você e transmitir o que sua marca representa e o que oferece aos clientes, seja nos serviços ofertados ou no conteúdo transmitido. Um diferencial é encontrar um nome autoexplicativo, que passe a informação do que você oferece logo de cara.

Outra recomendação para que seu perfil apareça em mais de um tipo de buscar é usar nomes distintos na URL do Instagram e o nome do perfil.

Site ou blog

Como falamos anteriormente, a biografia é o único lugar que permite links no Instagram, essa é sua chance de deixar o link do seu blog pessoal ou site, fazendo o marketing da empresa. Lembre-se que para ficar mais harmônico e visualmente bonito, é indicado encurtar o link.

Quando falamos de vendas de produtos, adicionar o link é uma ótima chance de divulgar páginas de lançamentos e promoções para atrair seguidores que utilizam o produto que você oferece.

Biografia

Aqui é onde o usuário pode escrever uma descrição de si mesmo ou da empresa/produto. Você pode falar sobre você, o que gosta, preferências ou ideias. Há ainda a possibilidade de citar outras redes sociais, facilitando que seus seguidores do Instagram encontrem seus outros perfis.

Se você tem dificuldade em saber quais informações devem conter na bio, utilize a técnica “o quê, para quê”. Como a biografia deve ser muito objetiva e o espaço é pequeno, com essa técnica não terá erro. Basta responder em frase única:

O que você, sua empresa, ou marca oferece? Para quê ou quem esse serviço ou produto é destinado?

Adicione a sua categoria

Esse item é exclusivo para os perfis comerciais, pois é possível escolher a categoria e também a subcategoria no qual se encaixa. As categorias disponíveis atualmente são: televisão, livros e revistas, esportes, empresas e organizações, marcas e produtos, pessoas, negócios locais, música, origens de eventos, sites e blogs, entre outras.

Depois de realizar a escolha, as subcategorias ficarão disponíveis. Agora escolha qual delas melhor representa você e seu conteúdo. Essa informação estará disponível no seu perfil e poupará alguns caracteres da sua descrição.

Endereço

Essa opção é utilizada para perfis de empresas, sendo uma informação importante de se colocar no perfil. Lembrando que não é aconselhável adicionar o endereço se sua loja ou empresa não tiver um ponto fixo ou se for em sua residência, por exemplo.

Nos perfis empresariais há, ainda, a possibilidade de criar um endereço que abrirá no GPS ou Google Maps, levando a pessoa interessada até o local da empresa.

E-mail

Esse é um item importante e precisa ser usado para que clientes tenham acesso mais fácil em caso de precisar se comunicar com a empresa. Essa é uma ótima forma de garantir a comunicação para as pessoas públicas.

Passos para chamar atenção ao seu perfil

Compreenda qual público você quer atingir: Determina qual ninho você quer seguir e, a partir daí, conheça seu público-alvo. A partir desse passo você precisará pesquisar e definir quem você quer atingir antes de se jogar nas redes sociais.

Seja direto na sua biografia: Com um espaço de apenas 150 caracteres, utilize para falar o que você quer, qual sua intenção ou o que você faz. Seja direto, objetivo e claro.

Chame atenção com suas atribuições: Não adianta falar apenas sua profissão, escreva o que faz você se destacar, sua especialidade ou algo importante que tenha feito.

Seja acessível: Use telefone, e-mail, endereço ou qualquer outro tipo de rede para se comunicar com seus seguidores. Mostre que quer se aproximar e quer ouvi-los e utilize sua bio para deixar bem claro.

Use emojis e símbolos: Brinque com os símbolos disponibilizados pelo Instagram e use um pouco de humor. Esse é um recurso muito popular dessa rede social. Usar os emojis ajudam a otimizar o espaço limitado da biografia e transmitem emoção.

Utilize hashtags: Essa é uma forma de facilitar a busca por conteúdo. Utilizando a hashtag você disponibiliza o que está no seu perfil com maior facilidade para quem está buscando um conteúdo relacionado. Utilizar esse recurso na sua biografia vai direcionar o público interessado no que você posta. Crie sua hashtag para engajar o público da sua preferência.

Organize sua bio: Existe um truque disponível para quebrar a linha e organizar melhor a biografia e também as postagens do Instagram. Não dá para fazer isso dentro do aplicativo, porém, você pode utilizar seu bloco de notas para conseguir colocar espaços entre um parágrafo e outro. Confira como fazer:

É simples, basta abrir o bloco de notas, apertar a tecla espaço algumas vezes, copiar o espaço em branco. Esse caractere invisível pode ser adicionado no Instagram da seguinte forma:

Escreva seu texto na biografia ou em uma postagem do Instagram, dê enter e cole o caractere invisível onde você quer que fique em branco.

Saiba como se comunicar com o público: Um dos fatores que faz toda a diferença é distinguir a linguagem usada pelas pessoas que você pretende atingir, pois, um adolescente se comunica diferente de um adulto. Por isso, determinar seu público é tão importante, pois é a partir disso que você saberá qual linguagem usar. Essa linguagem forma sua identidade e é na biografia que você mostrará isso em primeira mão.

Call to action: Nesse item você precisa pensar sobre o que quer que as pessoas façam após visitar seu perfil. Essa etapa é necessária se você quer alavancar suas chances de se tornar sucesso na rede. Você quer que eles sigam seu Twitter, visitem seu Facebook, compre seu produto? Leia o seu artigo?

É essencial deixar claro o que você quer. Adicione essas informações, peça para que usem uma hashtag ou compartilhem, curtam, salvem suas publicações. Tudo isso vai gerar mais engajamento para seu perfil.

O que te faz diferente: Esse item é essencial para empresas, pois é nele que você descreve os motivos pelos quais é diferente das inúmeras outras empresas que oferecem o mesmo produto ou serviço. Adicione o que sua empresa faz, as habilidades, o tratamento oferecido, serviços exclusivos. Ninguém melhor para falar com carinho sobre uma criação do que o próprio dono, não é?!

Descreva se esse negócio é local, se faz entregas, e o produto é feito de forma ética, as curiosidades. Mostre a personalidade e a cara da empresa, mas lembre-se, otimize seu texto e use os emojis para conseguir encaixar tudo nos 150 caracteres.