Cupons de desconto + Cashback é no Cupomzeiros

Magalu (MGLU3) teve bom desempenho com Black Friday e Copa do Mundo

O Magalu teve um bom desempenho no mercado durante a Black Friday e isso foi potencializado ainda mais graças à Copa do Mundo, realizada em data excepcional em 2022. Com isso, o resultado foi registrado em todos os canais de vendas da empresa.

Veja detalhes a respeito dos números que a empresa atingiu e saiba quanto a mesma cresceu em relação a 2021. No entanto, os dados apresentam uma certa estranheza, então saiba qual a contradição verificada nessas informações sobre o Magazine Luiza.

Magalu na Black Friday

O período da Black Friday sempre atrai um grande volume de vendas em todos os países que a praticam e no Brasil a expectativa para 2022 era de um crescimento expressivo nas vendas. Logo, as grandes varejistas sempre figuram entre as empresas com maiores previsões de vendas, e o desempenho do MGLU3 foi muito bom, segundo dados do mercado.

As vendas foram impulsionadas pela Copa do Mundo, que neste ano, de forma excepcional, está sendo realizada no fim do ano, devido à localidade do país que sedia o evento, o Qatar. Por isso, muitas promoções foram registradas no segmento de eletrônico, em especial nos televisores, que sempre recebem muita procura durante esses eventos mundiais do futebol.

De acordo com estes dados, o Magalu atingiu o melhor mês em todo o ano. Portanto, o desempenho alcançado foi de dois dígitos a mais em comparação com os dados da empresa no ano de 2021, então seguiu as previsões de pesquisas realizadas antes da promoção.

A empresa ainda divulgou que as vendas foram as maiores de toda a história do MGLU3 no período de um mês. Em suma, consideram que a estratégia de dividir as ofertas de Black Friday durante todo o mês de novembro foi muito eficaz, já que tirou a tensão dos consumidores de terem que comprar na sexta-feira e ainda correrem risco de ficar sem os produtos desejados.

Segundo dados do próprio Magalu, eles foram a varejista com maior índice de buscas no Google relacionadas à promoção mais esperada do ano. No entanto, esses dados têm uma certa divergência com a tendência apontada por estudos da NielsenIQ|Ebit, realizados em parceria com a Bexs Pay.

Dados da NielsenIQ|Ebit

A pesquisa apresentava uma informação sobre o faturamento bruto da empresa, onde o seu e-commerce teve um desempenho 23% abaixo na sexta-feira, em relação à sexta de Black Friday de 2021. Porém, em comparação com todo o mês de novembro, houve uma queda bem menor, de apenas 1% no período.

O baixo desempenho pode ter relação com a queda do poder aquisitivo de muitas classes sociais no país, e que atingiu mais empresas além do Magalu. Contudo, alguns departamentos “salvaram” as vendas, como o de eletrônicos, que teve o maior índice de vendas em geral, principalmente nas Smart TV ‘s.

Influência da Copa do Mundo nas vendas do Magalu (MGLU3)

A Copa do Mundo de Seleções FIFA teve a sua parcela de contribuição na Black Friday 2022, já que o período aumenta a procura do público nacional por novos modelos de televisores. Sabendo disso, as empresas baixaram os preços e aproveitaram a “Black” e a Cyber Monday para divulgar as promoções.

Vale destacar, porém, que o desempenho recorde entre os demais meses do ano teve muita contribuição das vendas relacionadas ao evento no seu e-commerce. Contudo, embora as Smart TV ‘s tenham vendido bastante, bebidas e alimentos, além de artigos relacionados ao Brasil, também tiveram muitos pedidos.

Demais sazonalidades no Magalu

Muita gente aproveitou a proximidade com outras épocas importantes do ano, como Natal e reveillon para antecipar as suas compras no Magalu, como os produtos citados acima. Logo, produtos para casa e itens natalinos podem ter contribuído ainda para os números, em sua parcela de capacidade.

Mais detalhes da campanha do Magalu em 2022

Seguindo uma tendência mundial, outro fato que impulsionou as vendas da Magalu no mês de novembro foi a campanha que a empresa realizou, voltada para redes sociais e com a presença de live commerces. Além disso, a mesma trocou antigas estratégias pelo patrocínio da Copa e direcionou a atenção do público para as datas importantes da sua campanha.

Outro fato que eles consideram como definitivos nessa mudança de planejamento foi o interesse que despertaram no público, já que devido à data de realização da Copa do Mundo, o nome da empresa esteve sempre em evidência na mente do público consumidor. Entretanto, a previsão é que as vendas ainda possam crescer, já que hoje o site ainda apresenta descontos e a Copa ainda deve durar por cerca de mais três semanas.

As vendas de televisores ainda podem crescer, caso as ofertas prossigam no e-commerce do Magalu, caso a seleção brasileira avance por mais etapas, além das oitavas de final da Copa. Portanto, o departamento de eletrônicos pode crescer ainda mais daqui para o fim do ano na empresa.

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.