As Melhores Notícias Sobre Tecnologia, Games e Muito Mais

John Lithgow: Biografia

John Lithgow

John Arthur Lithgow é um autor e ator americano que estrela projetos de televisão e filmes e também atua em teatro. Ele é mais conhecido por seus papéis nas séries Uma Família de Outro Mundo e The Crown (2016–2017), filmes O Mundo Segundo Garp (1982) e Laços de Ternura (1983), entre outros.

Lithgow é proprietário de 22 prêmios, incluindo Tony Awards, Emmy Awards e Golden Globe Awards. Sendo um dos grandes nomes da TV e do cinema ao longo dos anos, com trabalho relevantes e produções de sucesso no currículo.

Fatos rápidos sobre John Lithgow

Nome John Arthur Lithgow
Nascimento19 de outubro de 1945 (idade 76 anos)
NacionalidadeNorte-americano
GêneroMasculino
Famoso porThe Crown

Redes sociais

O ator se mantém longe das redes sociais até o presente momento e destina o seu foco para a carreira e família.

Quem é John Lithgow?

John Lithgow, na íntegra John Arthur Lithgow , (nascido em 19 de outubro de 1945, Rochester, Nova York, EUA), ator americano de teatro e personagem de cinema conhecido por sua extrema versatilidade, sendo aclamado em papéis que variam de homens comuns bem-educados a homens de sangue frio, como assassinos.

Todo talento do ator em desempenhar diferentes papéis fizeram dele um nome memorável na história dos cinemas, fazendo parte dos grandes nomes da história.

Além disso, ele se mostrou bastante versátil também nos campos de atuação, trabalhando em filmes e séries para TV sempre com enorme sucesso. Tanto, que atualmente ele compõe o elenco da renomada série da Netflix, The Crown, que vem ganhando milhões de fãs em todo mundo.

John Lithgow: Infância

Lithgow nasceu em 1945 em Nova York. Sua família estava cheia de membros talentosos. A mãe de John, Sarah Jane, era atriz, e seu pai, Arthur Washington Lithgow III, foi um produtor e diretor que administrou o McCarter Theatre em Princeton, New Jersey. Por causa do trabalho de Arthur, a família mudou-se durante a infância de Jonn; ele passou sua juventude em várias cidades de Ohio: Yellow Springs, Akron e Lakewood.

John frequentou a Princeton High School. Em seguida, ele foi para Harvard College, onde se formou em Bacharel em História e Literatura em 1967. Lá, John entendeu que queria se envolver com atuação. Depois disso, Lithgow passou a fazer parte do Programa Fulbright – Hays, o que lhe deu a oportunidade de se tornar um aluno da Academia de Música e Arte Dramática de Londres (LAMDA). Após a formatura, ele voltou para Nova York e começou a se apresentar na Broadway.

Carreira no palco

Em 1973, Lithgow tocou em The Changing Room no Morosco Theatre, que foi sua estreia na Broadway e se tornou um grande começo de sua carreira de ator. Por este papel, ele recebeu seu primeiro prêmio Tony.

John apareceu em palcos de vários teatros: Brooks Atkinson Theatre, onde atuou em My Fat Friend em 1974, Martin Beck Theatre (Requiem for a Heavyweight, 1985), Eugene O’Neill Theatre (M. Butterfly, 1988) e assim por diante . Em 2002, o ator estrelou Sweet Smell of Success como JJ Hunsecker; por esta adaptação do filme na Broadway, ele ganhou o prêmio Tony. 

Em 2005, Lithgow foi eleito para o American Theatre Hall of Fame por seu trabalho na Broadway. John não atua apenas em teatros americanos, por exemplo, em 2012-2013 ele apareceu em The Magistrate como Police Magistrate Aeneas Posket no National Theatre em Londres.

Em abril-maio ​​de 2019, Lithgow está interpretando o papel de Bill Clinton junto com Laurie Metcalf no papel de Hillary Clinton na peça Hillary e Clinton no palco da Broadway. Também em maio de 2019, o ator termina sua peça solo John Lithgow: Stories by Heart, que ele mesmo escreveu e se apresenta nos Estados Unidos desde 2008.

Carreira no cinema de John Lithgow

Quase ao mesmo tempo, quando John começou a aparecer na cena do teatro, ele começou sua carreira no cinema. Seu papel de estreia foi Robert Lasalle no filme Obsessão (1976). No entanto, o ator tornou-se mais ativo nas filmagens após o ano de 1980, quando ela se divorciou e passou por uma terapia psicológica. 

Em 1983, Lithgow estrelou em No Limite da Realidade (Twilight Zone: The Movie) que foi produzido por Steven Spielberg como o passageiro paranoico. Em uma de suas entrevistas, John afirma que este papel é o seu favorito entre todos os seus papéis no cinema. Além de estrelar, John também fez algumas dublagens em sua carreira, ele dublou Lord Farquaad no filme de animação Shrek (2001) e foi narrador no documentário Life’s Greatest Miracle (2002).

Entre seus projetos mais recentes, estão Cemitério Maldito (2019), o filme baseado no romance de Stephen King, Late Night, O Homem de Amanhã e O Escândalo. Os três últimos foram lançados no final de 2019.

Além de filmes, Lithgow estrela em séries e programas de TV. Seu papel mais famoso na televisão é Dick Solomon na sitcom Uma Família de Outro Mundo (1996-2001), onde, aliás, também apareceu seu filho Ian. Em 2009, John estrelou doze episódios da popular série Dexter, onde interpretou o papel do assassino em série Arthur Mitchell.

Ele também teve um dos papéis principais na sitcom Trial & Error (2017). Entre os projetos em que Lithgow participou, estão algumas séries bem conhecidas como How I Met Your Mother (Como Conheci Sua Mãe) de 2011 até 2014, Histórias Maravilhosas (1986) e também o programa Saturday Night Live (1985–1988). O papel recente de John foi Winston Churchill na histórica série dramática The Crown (2016–2017), que teve um grande sucesso na Netflix.

Qual o papel mais importante da carreira de John Lithgow?

O ator teve uma série de papéis relevantes ao longo de sua carreira que renderam alguns prêmios, reconhecimento e alavancaram a sua carreira. Assim, vamos listar os trabalhos mais importantes que participou ao longo dos anos e como cada um foi importante.

O Mundo Segundo Garp e Laços de Ternura

Junto com suas aparições no palco, Lithgow continuou a perseguir papéis na tela grande. Ele foi especialmente notável como diretor e coreógrafo da Broadway na autobiografia de Bob FosseAll That Jazz (1979) e como um assassino sádico emBlow Out (1981). A descoberta de Lithgow, no entanto, foi sua vez como um ex-astro do futebol transexual em O mundo de acordo com Garp (1982), pelo qual foi indicado ao Oscar de melhor ator coadjuvante.

No ano seguinte, ele recebeu mais elogios e, mais tarde, uma segunda indicação ao Oscar – por seu papel como um banqueiro tímido que tem um caso com uma mulher casada em Laços de Ternura . Ele também teve um desempenho memorável como um passageiro de linha aérea que parece estar alucinando um monstro no segmento “Pesadelo a 20.000 pés” de No Limite da Realidade (Twilight Zone: The Movie) de 1983.

Lithgow continuou a provar seu alcance cada vez maior de atuação na tela grande com personificações competentes de um supervilão arrogante em As Aventuras de Buckaroo Banzai (1984), um pregador puritano em Footloose (1984) e um gênio do crime britânico em Cliffhanger (1993), entre outros.

Durante esse tempo, Lithgow apareceu na televisão esporadicamente e, em 1986, ganhou um prêmio Emmy por uma participação especial em Amazing Stories. No entanto, foi só em meados da década de 1990 que ele foi finalmente convencido a assumir o papel de protagonista em uma série de TV – como Dick Solomon, um alienígena disfarçado de professor universitário, em Uma Família de Outro Mundo (1996–2001). 

O show, que seguiu as façanhas de uma “família” de extraterrestres aprendendo sobre o comportamento humano , foi relativamente bem recebido, durando seis temporadas. Por sua atuação como Solomon, Lithgow foi indicado a seis Emmys, dos quais ganhou três (1996, 1997, 1999).

Vida pessoal de John Lithgow

Em 1966, John se casou com Jean Taynton, que era professor. Eles tiveram um filho juntos, Ian, que se tornou ator e também psicólogo. A dupla se separou em 1980 depois que Lithgow traiu sua esposa com a atriz Liv Ullmann. No ano seguinte, o ator se casou com uma professora de história, Mary Yeager, e desde então os dois vivem felizes juntos. Os cônjuges têm dois filhos: um filho Nathan e uma filha Phoebe.

Honras e Prêmios

A lista de prêmios de Lithgow é interminável! O ator ganhou dois Tony Awards, seis Emmy Awards, dois Golden Globe Awards, três Screen Actors Guild Awards, um American Comedy Award e quatro Drama Desk Award. Ele também conseguiu uma estrela na Calçada da Fama de Hollywood e participou do American Theatre Hall of Fame.

Entre os prêmios de John, podemos encontrar:

  • Tony Award – Melhor Ator em Musical por seu papel em Sweet Smell of Success (2002)
  • Prêmio Drama Desk – Melhor Ator em uma Peça por seu papel em Requiem for a Heavyweight (1985)
  • Prêmio Emmy – Melhor Ator Convidado em Série Dramática por seu papel em Amazing Stories (1986), etc.

Patrimônio

Lithgow tem um patrimônio líquido de 45 milhões de dólares que ele obteve e continua recebendo de sua grande carreira de ator. Além de atuar, John também lança alguns álbuns de música e livros para crianças como Remarkable Farkle McBride (2000), A Lithgow Palooza (2004), Carnival of the Animals (2004), etc. Lithgow lançou três álbuns: Singin ‘in the Bathtub (1999), Farkle & Friends (2002) e The Sunny Side of the Street (2006). O público jovem realmente aprecia o trabalho de John.

você pode gostar também
Comentários