Helena Bonham Carter

Helena Bonham Carter é uma atriz britânica que também aparece em filmes de Hollywood. Ela também é conhecida por seus papéis excêntricos e gosto peculiar na moda. Por mais de uma década ela foi a musa de seu cônjuge, Tim Burton , estrelando a maioria de suas obras.

Helena Bonham Carter (nascida em 26 de maio de 1966) é uma atriz inglesa. Conhecida por seu trabalho em filmes independentes e sucessos de bilheteria em grande escala, ela recebeu vários prêmios, incluindo um British Academy Film Award e três Screen Actors Guild Awards, além de indicações para dois Oscars, nove Golden Globe Awards e quatro britânicos Academy Television Awards e cinco Primetime Emmy Awards. 

Bonham Carter começou sua carreira no cinema interpretando Lucy Honeychurch em Uma Janela para o Amor (1985) e o personagem-título em Lady Jane (1986) .

Fatos rápidos sobre Helena Bonham Carter

Nome Helena Bonham Carter
Nascimento26 de maio de 1966 (idade 55 anos)
NacionalidadeNorte-americana
GêneroFeminino
Famosa porCorset Queen

Quem é Helena Bonham Carter?

Helena Bonham Carter é uma aclamada atriz inglesa conhecida por sua versatilidade. Ela é comumente considerada uma das atrizes mais habilidosas e bem-sucedidas do Reino Unido, popular por seus papéis em filmes como a série Harry Potter (2007-11), Wings of Dove (1997) e King`s Speech (2010). Ela fez seu nome em filmes ingleses e também em Hollywood e também não se esquivou de fazer parte da TV.

Desde 2007, a página da Wikipedia em inglês de Helena Bonham Carter recebeu mais de 20.244.264 visualizações de página. Sua biografia está disponível em 68 idiomas diferentes na Wikipedia (eram 65 em 2019). Helena Bonham Carter é a 391ª atriz mais popular (de 484ª em 2019), a 559ª biografia mais popular do Reino Unido (de 685ª em 2019) e a 59ª atriz britânica mais popular atualmente.

Juventude

Bonham Carter nasceu em Golders Green, Londres, filho de Raymond Bonham Carter e Elena. Seu pai pertencia a uma influente família política britânica, enquanto seus avós maternos eram diplomatas. Ela é a mais nova dos três filhos, com Edward e Thomas sendo seus irmãos mais velhos.

Ela foi criada em Golders Green e foi para a South Hampstead High School. Ela passou no A Levels na Westminister School. Quando criança, com seus irmãos mais velhos na faculdade, ela foi forçada a ajudar sua mãe a cuidar de seu pai, que usava uma cadeira de rodas. Uma operação para remover um tumor deixou seu pai meio paralisado.

Carreira de Helena Bonham Carter

No início de sua carreira, Bonham Carter interpretou muitos personagens ingleses do pré ou início do século 20, pelos quais ficou popularmente conhecida como ‘Corset Queen’ e ‘English Rose’. Seu papel principal no cinema foi Lady Jane Gray – também conhecida como a Rainha dos Nove Dias, no filme Lady Jane (1986). 

No entanto, ela alcançou a fama com sua atuação como Lucy Honey Church no filme de Uma Janela para o Amor (1985), que foi filmado depois de Lady Jane, mas lançado antes. Angels Fear to Tread (1991) e Howards End (1992) são dois dos outros filmes em que ela interpretou uma personagem vestida com espartilho.

Mas Bonham Carter não se encaixava no estereótipo, já que também representou personagens de Shakespeare em filmes como Hamlet (1990) e Noite de Reis (1996) com a mesma facilidade. Asas do Amor (1997) é um de seus filmes mais aclamados, no qual seu papel da astuta Kate Croy lhe rendeu um Globo de Ouro e também uma indicação ao Oscar.

Desde então, porém, Bonham Carter passou a desempenhar uma ampla variedade de papéis e não se limitou a ser a beleza delicada, uma reminiscência de uma era passada. Ela passou a interpretar uma famosa anti-heroína neurótica no filme de David Fincher , Clube da Luta (1999).

Bonham Carter colaborou em muitos filmes com seu então parceiro Tim Burton. Planeta dos Macacos (2000) foi a primeira dessas colaborações em que ela interpretou um macaco. Peixe Grande e Suas Histórias Maravilhosas (2003), A Noiva-Cadáver (2005), À Fantastica Fabrica de Chocolate (2005), Sweeny Todd: O Barbeiro Demoniaco da Rua Fleet e Alice no País das Maravilhas (2010) foram os outros filmes em que a dupla colaborou.

Seu outro retrato popular é o da personagem Bellatrix Lestrange na série Harry Potter (1997-2011). Ela interpretou o personagem negativo para grande apreciação dos fãs nos quatro filmes finais da série.

Sua atuação mais proeminente, porém, veio com o papel de Lady Elizabeth Bowes-Lyon no filme King`s Speech (2010), pelo qual ela ganhou o BAFTA de Melhor Atriz Coadjuvante. Ela também foi indicada ao Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante pelo papel, mas não ganhou.

Em 2012, Bonham Carter ensaiou o papel de Miss Havisham na adaptação de Mike Newell de Great Expectations. Ela também desempenhou o papel de Madame Thenardier na adaptação cinematográfica do musical Os Miseráveis daquele ano.

No ano de 2013, ela interpretou um cafetão chamado Red Harrington no filme The Lone Ranger e interpretando a mãe do personagem principal no filme Uma Viagem Extraordinária. O filme Suffragette (2014) em que estrelou é um drama de época sobre o sufrágio feminino no Reino Unido. Ela interpretou o papel da Rainha Vermelha em Alice: Através do Espelho (2016).

Outros filmes de Bonham Carter um spin-off da trilogia 11 Homens e um Segredo, intitulada Ocean’s Eight (2017) e Enola Holmes (2020).

Carreira na televisão

Bonham Carter sempre interpretou personagens na televisão entre sua carreira no cinema. Ela apareceu como o interesse amoroso de Don Johnson em Miami Vice no início de sua carreira. Ela também desempenhou papéis em mais de alguns filmes de televisão como Ao Vivo de Bagdá, Toast e Burton e Taylor. 

No entanto, sua atuação na TV mais aclamada veio com o filme biográfico para televisão Enid, no qual ela ensaiava o papel da própria Enid. Por essa atuação, Bonham Carter ganhou o Prêmio Emmy Internacional por sua atuação.

Vida pessoal

Helena Bonham Carter nunca foi casada, embora ela tenha publicamente tido dois relacionamentos. Ela começou a namorar o ator Kenneth Branagh em 1994. Eles encerraram o relacionamento após cinco anos em 1999.

Ela então começou um relacionamento com o diretor Tim Burton em 2001. Eles se conheceram durante as filmagens de Planet of the Apes. O par tem dois filhos Billy Raymond Burton e Nell Burton. 

Bonham Carter mencionou em suas entrevistas que ela enfrentou muitas dificuldades durante a gravidez. Ela teve que lutar contra sua infertilidade e os dois até consideraram a fertilização in vitro, embora ela concebesse naturalmente. Tim Burton e Helena Bonham Carter anunciaram que se separaram amigavelmente em 2014.