As Melhores Notícias Sobre Tecnologia, Games e Muito Mais

Eileen Atkins: Biografia

Eileen Atkins 1 Eileen Atkins: Biografia

Eileen Atkins é uma atriz britânica, mas que também tem uma forte atuação como roteirista, que é uma segunda profissão muito bem exercida por ela. Com cerca de 70 anos de carreira, Eileen Atkins conseguiu dedicar sua vida às atuações, participando de diversas produções no teatro, no cinema e também na TV.

Foi indicada, e inclusive recebeu alguns prêmios importantes em sua carreira, por alguns trabalhos brilhantes que fez. Embora não seja mais tão jovem, tendo em 2021, exatos 87 anos de idade, ela ainda continua ativa, atuando e escrevendo roteiros, sendo inclusive alguns de seus prêmios, bem recentes. Por todo o seu trabalho, ela já foi condecorada inclusive pela própria coroa britânica, que é a honraria máxima de seu país.

Fatos Rápidos sobre a vida de Eileen Atkins

NomeEileen Atkins
GêneroFeminino
Famoso comoAtriz e roteirista
NacionalidadeBritânica
Signo do zodíacoGêmeos
Nascimento16 de junho de 1934

Quem é Eileen Atkins?

Eileen Atkins é uma atriz britânica, mas que também fez uma longa carreira como roteirista. Ela nasceu no dia 16 de junho de 1934, tendo assim em 2021, exatos 87 anos de idade. Sua terra natal é Londres, no Reino Unido, tendo crescido em uma família simples, mas que a ajudou a seguir seus sonhos.

Com toda a sua larga experiência de vida e nos palcos, o que mais impressiona sobre a carreira de Eileen Atkins é justamente sua capacidade de se adequar aos mais variados formatos. Isso porque, ela não fez sucesso apenas no teatro, no cinema ou na TV, mas sim em todos esses formatos, que são totalmente variados, com dinâmicas muito próprias.O teatro, por exemplo, trabalha com peças ao vivo, exigindo uma atuação executada corretamente na primeira tentativa.

Ao longo de sua vida ela trabalhou em produções como “Cymbeline”; “Psychoville”; “Honor”; “The Dresser”; “The Unexpected Man”; “Robin Hood”; “The Crow”, etc. tendo recebido condecorações diretas do Império Britânico, que é algo realmente bastante significativo para o país.

Eileen Atkins: infância e primeiro papel

Eileen Atkins nasceu realmente em uma família pobre, com seus pais tendo que trabalhar dia e noite para conseguir manter a casa, e dar um futuro melhor para seus filhos, já que ela tinha também mais dois irmãos. Desde muito jovem ela já começou a entrar nessa área artística, mas na área de dança.

E foi inclusive com a dança que ela começou a trabalhar, ainda muito cedo, com pouco mais de 10 anos de idade, mas sem deixar os estudos de lado, uma vez que também seguia seus passos estudando em escolas de teatro. Com isso, ela conseguiu sua formatura em música e drama, que foi justamente o que lhe ajudou a levar para o estrelato.

Assim, em 1953, com 19 anos de idade, Eileen Atkins iniciou seus trabalhos como atriz, nessa época ainda no teatro, onde conseguiu interpretar seu primeiro papel na peça “Love ’s labour ‘s lost”, onde interpretou a personagem Jaquenetta. E desse ponto, não parou mais, sendo cerca de 7 décadas dedicadas a essa arte.

Trabalhos e prêmios

Em cerca de 70 anos dedicados a atuação, Eileen Atkins participou realmente de dezenas de produções, uma vez que se dedicava com a mesma força ao cinema, a TV e ao teatro, mesclando suas atuações entre esses formatos por todo esse tempo. No Teatro, ela ganhou destaque ao participar de peças teatrais como “The sleepers Den”; “Vivat! Vivat Regina”; “The tempest”; “The night of the tibades”.

No cinema, ela também fez uma carreira de sucesso ao interpretar a Bárbara, em “Major Barbara”, em 1966; também interpretou Rose Benjamin em “The lost language cranes”, em 1991; Judith starkadder em “Cold comfort farm”, em 1995; Bárbara em “The hours”, de 2002 ; Louisa Maynard em “Robin Hood”, de 2010, etc.

Já na TV ela também conseguiu destaque ao interpretar Maggie Clayhanger em “Hilda lessways”, de 1959; Ruth em “Knock on any door”, de 1965; Rose Benjamin em “The lost language cranes”, de 1992; Miss deborah jenkyns em “Cranford” de 2007; Edwina kenchington em “Psychoville”, de 2009, etc. Um de seus trabalhos mais recentes é na série “The Crown”, de 2016, que faz um grande sucesso dentro da Netflix, onde ela interpreta a personagem Queen Mary.

Com isso, ela acabou ganhando prêmios como o Drama Desk Award de 1978, como melhor atriz coadjuvante, pela sua atuação na peça de teatro The night of the tríbades. O prêmio Olivier Award também faz parte de sua vida, tendo levado alguns, como o de melhor atriz coadjuvante em 1988, por Mountain Language.

O BAFTA, que é um dos prêmios mais importantes do mundo, também faz parte de sua carreira, ao levar a estatueta em 2008, como melhor atriz em Cranford. Série aliás que lhe rendeu também a estatueta do Emmy, também como melhor atriz coadjuvante na TV. Além desses e de outros prêmios, Eileen Atkins também recebeu diversas indicações, como ao próprio Globo de Ouro, também pela série Cranford.

Vida pessoal de Eileen Atkins

Quanto a sua vida pessoal, Eileen Atkins é um pouco mais reservada, onde apesar de uma figura pública bastante conhecida, não é tão comum obter detalhes pessoais de sua vida, que não seja relacionada ao trabalho.

No entanto, como são muitos anos de vida, há sim muitos pontos interessantes, que devem ser mencionados, uma vez que fazem parte de sua própria história. Nesse caso, são seus relacionamentos mais duradouros, que foram dois, sendo um deles separados apenas pela própria morte do marido.

O seu primeiro casamento ocorreu no ano de 1957, com Julian Glover, que também era ator, e com ela teve um bom período junto, cerca de 9 anos de casamento, já que eles acabaram se divorciando em 1966.

Já seu segundo casamento foi bem mais longo, durando quase 40 anos, já que iniciou em 1978 e durou até 2016. Nesse caso, 12 anos após terminar o seu primeiro casamento, ela acabou conhecendo Bill Shepherd, com quem passou grande parte de sua vida. Tudo teve fim apenas em 2016, quando seu marido faleceu, e desde então  Eileen Atkins permanece sozinha.

você pode gostar também
Comentários