As Melhores Notícias Sobre Tecnologia, Games e Muito Mais

Como não cair em golpes durante a Black Friday

O mês da Black Friday já começou e, embora a promoção esteja marcada apenas para o dia 25 de novembro, muitas lojas já estão com descontos e você deve ter cuidado para não cair em golpes.

Devido ao grande fluxo de pessoas em busca de promoções, este é o período que mais registra tentativas de fraudes. Portanto, leia tudo com atenção e analise todos os detalhes antes de fazer uma compra, principalmente online.

Atenção na hora de fazer as compras

A Black Friday é a data mais esperada pela maior parte dos consumidores em todo o mundo. Com isso, muitas pessoas acabam sendo vítimas de crimes digitais e o sonho de adquirir um produto em oferta vai por água abaixo.

As empresas também devem ter atenção redobrada nesse período, afinal é cada vez mais comum encontrar páginas e sites falsos de empresas. Então, o consumidor é induzido ao erro e às vezes só percebe posteriormente que foi enganado.

Homem de capuz sem mostrar o rosto enquanto segura cartão de crédito e smartphone, um em cada mão
A educação digital é uma das melhores formas de não cair em golpes na Black Friday 2022. Imagem de freepik em Freepik

Como não cair em golpes na Black Friday?

O primeiro passo para se proteger e não cair em golpes é jamais fornecer seus dados em sites suspeitos. Isso porque nessa época nem consumidores nem empresas estão seguros contra os criminosos.

Caso não sinta confiança em um endereço na web ou duvidar da oferta praticada, verifique se a empresa em questão tem um app para celulares e baixe o mesmo na sua loja de aplicativos para conferir os preços e fazer a compra por meio dele.

Verifique a autenticidade do site

Uma dica para você se livrar de golpes na Black Friday 2022 é verificar a autenticidade do site em questão. Para isso, verifique se na URL, local onde você digita o endereço do site, tem um S no http, que deve estar assim: “https”.

Essa letra, por sua vez, mostra que o endereço tem protocolos mais rígidos de segurança. Verifique também se há um cadeado preto antes do HTTPS. Do mesmo modo, este não deve ter um risco vermelho em cima, que significa que o site não é seguro. Ao clicar no mesmo, irá abrir uma janela que mostra as informações do site e sua autenticidade.

Cuidado nas redes sociais

Hoje em dia é comum comprar por meio das redes sociais das empresas, mas para não cair em golpe verifique sempre alguns pontos no perfil. Os pontos, por sua vez, são: número de seguidores, número de postagens e até mesmo as interações dos usuários.

Jamais confie em perfis que se passem por empresas e que dizem que é um perfil novo, apenas para o período das promoções. Afinal, as empresas não deixariam de vender em seus perfis oficiais, repletos de seguidores, para criar um perfil do zero para as vendas, não é mesmo!?

Não clique em links do whatsapp

Para evitar golpes, é ideal ainda não clicar em links enviados pelo whatsapp e também não compartilhar com outras pessoas. É preciso suspeitar de qualquer contato que se passe por uma loja ou empresa, já que estas não atuam dessa maneira.

Desconfie de promoções exorbitantes

Sempre desconfie de promoções com descontos muito acima da média. Para isso, é ideal fazer uma consulta prévia, antes da Black Friday, nos preços dos produtos que você deseja comprar, para se resguardar.

Outra dica é usar comparadores de preço que muitas vezes mostram até o histórico de alterações de preços de alguns produtos. Então, use isso ao seu favor e também desconfie de ofertas altas com frases que afirmam ser a última unidade.

Entenda como os golpes funcionam

Wanderson Castilho, perito em crimes digitais e CEO da Enetsec, o ideal é se informar e se atualizar sobre novos golpes do mercado. Logo, evite comprar em locais novos e, se for o caso, pesquise a reputação da empresa e seu site antes de efetuar o pagamento.

Vale destacar ainda que muitas marcas se aproveitam da emoção e do desejo das pessoas e usam frases com gatilhos mentais que ativam ainda mais a sua vontade. Portanto, aproveite todas as dicas para evitar golpes e tenha em mente o que vai comprar, para não ficar refém dos seus impulsos.

Fonte: valorinveste.globo.com

você pode gostar também
Comentários