Cupons de desconto + Cashback é no Cupomzeiros

Formas de pagamento mais usadas na Black Friday 2022 seguem previsão no Brasil

As formas de pagamento usadas nas compras da Black Friday 2022 seguiram a previsão de pesquisas sobre o mercado brasileiro. No entanto, as vendas terminaram em queda esse ano, em comparação com a promoção dos últimos dois anos realizada pelas varejistas.

Os números, no entanto, apresentam queda curiosa em formas de pagamento antes usadas e a ascensão de outras. Por isso, veja todos os detalhes sobre o tema a seguir e saiba mais a fundo sobre as transações observadas pelo Neotrust nessa promoção sazonal de fim de ano.

Formas de pagamento mais usadas na Black Friday 2022

Como as previsões observadas em estudos de vários órgãos importantes do país já apontavam, o cartão de crédito foi a mais escolhida entre as formas de pagamento dessa Black Friday. Por isso, foi a responsável por exatas 54,2% das transações do período, já que muitas empresas ofereceram a opção de comprar com parcelamento sem juros.

Várias outras varejistas também ofereceram um desconto a mais em compras no cartão feitas em uma só parcela. Assim, esses fatos podem explicar, de certa forma, o uso da mesma nessa Black Friday 2022, bem como outros fatores variáveis, comuns ao cenário do momento.

Pix entre as mais escolhidas formas de pagamento

O Pix também foi uma das formas de pagamento mais escolhidas pelos consumidores no ano de 2022, afinal também houve um grande números de compras à vista nessa Black Friday. Por isso, ela foi observada em 15,7% das transações online, segundo dados da Neotrust e Adobe Analytics.

Esse aumento se deve à facilidade de finalizar os pagamentos com o uso da mesma, o que é muito significativo para quem não gosta de perder tempo na finalização das compras na Black Friday. Portanto, foi uma coisa que chegou para ficar e que o consumidor vê como positivo por não haver encargos nas transações.

Boleto Bancário

Mesmo com muitas empresas ainda oferecendo bons descontos nas compras à vista via Boleto Bancário, foi uma das formas de pagamento que teve queda esse ano, embora tenha sido ainda a terceira maior escolha entre as transações online deste público consumidor.

No entanto, muitas pessoas migraram para as transferências via PIX pela maior comodidade que esta oferece e também pelo alto número de golpes aplicados com boletos falsos. Em suma, também foi bastante escolhida, embora em menor número como observado em anos anteriores.

Fraudes na Black Friday 2022

O número de tentativas de fraude evitadas na Black Friday 2022 foi menor que em outros anos, o que pode justificar um menor número de golpes realizados. Isso pode ser explicado pela mudança nos padrões de consumo e de compra, como a escolha por novas formas de pagamento, diferentemente dos anos anteriores.

Os valores dessas tentativas também tiveram uma pequena queda, o que causou uma sensação de mais alívio aos consumidores. Contudo, é sempre bom ficar atento a esse tipo de problema e não só durante essas promoções de grandes proporções, mas sim diariamente.

Categorias de produtos com maior faturamento 

Entre as categorias de produtos que tiveram um bom faturamento, as previsões foram bem próximas do real. Então, o fator Copa do Mundo pode ter causado um certo impacto nesses dados, tanto negativo como positivo e logo será explicado. Veja a seguir os departamentos com maiores vendas:

  • Eletrodomésticos;
  • Produtos eletrônicos;
  • Telefonia;
  • Informática;
  • Ar condicionado e ventiladores em geral.

Os números altos de vendas online nesses setores podem ser explicados pelo aumento dos preços que o mercado observou nos últimos meses. Assim, os consumidores podem ter esperado pelo evento sazonal, em busca de bons preços, o que explica também os dados extraídos sobre as formas de pagamento.

Entre os eletrodomésticos, os itens mais buscados pelas pessoas foram os televisores, que tiveram a maior fatia de pedidos nos e-commerces. Com isso, modelos com telas de 50 e 55 do tipo Smart foram responsáveis por 46% de todas as vendas da Black Friday entre os dispositivos de áudio e vídeo nas grandes redes de varejo nacional e internacional que atuam no mercado brasileiro. Veja a seguir os departamentos que tiveram maior volume de vendas em 2021:

  • Moda e Acessórios;
  • Beleza e Perfumaria;
  • Eletroportáteis;
  • Alimentos e Bebidas;
  • Eletrodomésticos.

Com estes resultados, é fácil observar o impacto da Copa do Mundo e da facilitação das formas de pagamento nas vendas de 2022. Por isso, novas tendências podem surgir e os dados vistos esse ano podem se repetir ou mudar mais ainda em um futuro próximo no país.

Maior público consumidor

O número maior de pedidos feitos online veio do público feminino. Portanto, elas foram responsáveis por cerca de 56,4% de todas as transações, enquanto o público masculino apenas participou em 43,5% destas no ano de 2022.

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.