As Melhores Notícias Sobre Tecnologia, Games e Muito Mais

10 dicas para economizar dinheiro na Black Friday

A Black Friday já está se aproximando e muita gente ainda não sabe como economizar dinheiro, pois têm medo de caírem em ofertas falsas. Por isso, veja dicas eficientes que você pode usar para nortear suas pesquisas e compras neste fim de ano.

Segundo pesquisas de renomados institutos, muitos brasileiros pretendem aproveitar as promoções que estão por vir e, em muitos casos, já começaram. Portanto, este artigo deve te ajudar a aproveitar as compras da melhor forma possível.

10 dicas para economizar dinheiro

A Black Friday é uma promoção trazida ao Brasil em meados de 2010 e desde então, ano após ano bate recordes de vendas e muitos lojistas aderem à mesma. Em 2022 não será diferente, mas será que você está pronto para ter a melhor experiência de compra? Veja dicas que podem te ajudar e muito.

Faça uma análise de pontos como frete e parcelamento e não se deixe levar pelo impulso. Do mesmo modo, entenda como não confiar em tudo que está na internet para não cair em golpes.

1. Faça uma lista

Esta primeira dica pode ser óbvia, mas muita gente não a usa e às vezes se atrapalham no processo. Isso porque fazer uma lista de compras te ajuda a manter o foco na hora de buscar os produtos.

Muitas lojas estão com ofertas que podem te dar muita vontade, mas caso não tenha uma grana extra, a sua tentação pode te custar caro. Então, para economizar dinheiro é ideal que você tenha auto controle e foco.

Você pode ainda definir outros produtos como prioridades secundárias, caso não consiga comprar o item principal que deseja. Assim, você evita dispersão e não gasta um dinheiro que já tinha destino certo.

Para o caso de lojas online essa dispersão pode ser ainda mais severa, afinal você está com todas as lojas em suas mãos. Logo, ter produtos como base para pesquisar é ideal para não se comprometer.

Vale destacar ainda que, mesmo definindo um objetivo, veja se a compra vale realmente a pena e se não é apenas um desejo. Assim, você evita fazer um gasto que não vai te acrescentar em nada e que não será usado.

2. Crie um teto de gastos

Mesmo que as promoções sejam tentadoras, jamais saia do seu orçamento. Além disso, não se deixe levar pelas condições de parcelamento, já que isso pode comprometer o seu orçamento a longo prazo.

O ideal é planejar com antecedência todos os seus passos durante o período da Black Friday para saber exatamente quanto pode gastar. Com isso, você evita cair em ciladas que você mesmo se coloca.

Você pode ainda fazer uma pesquisa com antecedência e juntar um dinheiro para conseguir aproveitar mais descontos. Portanto, anote este passo também no seu planejamento para 2022.

Evite ultrapassar o seu teto de gastos mesmo que as parcelas sejam suaves. Afinal, a melhor forma de comprar é quando você tem a certeza plena que cumpriu um objetivo e não que esbanjou como não poderia.

3. Compare os preços

É ideal fazer uma comparação de preços, mesmo que já tenha uma noção do custo médio do que deseja comprar. Essa dica te ajuda a não cair em ciladas, como descontos falsos, para parecer que estão com uma oferta melhor do que o real.

Você pode usar ainda ferramentas como extensões do navegador Chrome para pesquisar preços ou até mesmo acessar sites que fazem esse serviço. Alguns deles exibem até mesmo o histórico do produto nos últimos meses.

Outra dica extra é que vários sites já estão com descontos e prometem ficar até o fim de novembro. Por isso, busque pelas ofertas desde já, pois os preços podem não ser os mesmos no dia 25 de novembro, data oficial da Black Friday 2022.

Fazer essa comparação com um tempo de antecedência é bom para saber qual era o preço de venda comum dos produtos. Isso ajuda a deixar seu olho mais atento para as verdadeiras ofertas.

Ainda com base na dica da lista, focar em poucos produtos ajuda a fazer uma pesquisa mais inteligente. Afinal, você usa a sua energia ao percorrer pelas lojas para buscar por um objetivo único.

4. Busque por condições extras

Algumas lojas oferecem, além dos descontos, a possibilidade de ter dinheiro de volta. É o caso de várias carteiras digitais e aplicativos de lojas virtuais, que dão o cashback em compras que já têm desconto.

Muitas lojas oferecem a opção de resgatar o cashback apenas para compras novamente no mesmo local e, geralmente, há um prazo para uso do valor. Então, verifique a possibilidade de incluir o cashback na compra de um segundo item, como forma de economizar ainda mais.

Porém, caso não queira comprar outros itens e não tenha um padrão de consumo alto, onde faz compras frequentes, principalmente na internet, procure por opções de cashback que te permite resgatar o valor para usar de outras formas ou que não dêem prazo para resgate.

Alguns aplicativos oferecem ainda a opção de usar o cashback no abastecimento do veículo e até mesmo como forma de pagar contas de luz ou água. Por isso, todas essas são boas formas de economizar dinheiro a mais.

Os mais conhecidos canais que oferecem cashback são os apps Ame Digital, Picpay e MagaluPay. Porém, alguns outros já aderiram a essa forma de cativar o cliente e você deve colocar isso a seu favor.

5. Evite fretes

Fique atento ao valor cobrado pelas empresas na entrega, pois isso pode comprometer todo o seu orçamento. Além disso, muitas lojas podem baixar o preço do produto e cobrar o frete, que compromete também a sua economia.

Confira se o produto que você vai comprar nos e-commerces é vendido e enviado pela própria empresa, pois isso diminui a chance de pagar frete da mercadoria. Afinal, no caso das grandes lojas, existem centros de distribuições em várias regiões, que viabilizam a entrega grátis.

Caso opte por comprar um produto com frete, se a oferta for muito boa, calcule tudo antes e veja se cabe mesmo no seu bolso. Por sua vez, em caso de lojas parceiras dos e-commerces, faça uma busca pela reputação do vendedor.

Sempre opte também por vendedores de regiões mais próximas, já que isso tende a diminuir o valor da entrega. Aliás, muitos vendedores de regiões diferentes podem nem entregar na sua, porque o valor do frete se torna inviável para ambos.

6. Cuidado com os golpes

Desconfie de produtos muito baratos, pois descontos muito altos podem ser fraudes ou tentativas de golpe. A pesquisa de preços ajuda muito a ter noção do preço médio dos produtos, para diferenciar boas ofertas de descontos impossíveis de serem praticados.

Sempre cheque a reputação do local onde você viu a oferta, porque se já houve problemas com a marca antes tem grande chance de você cair em furada. Então, esteja atento a isso também.

Você pode usar a plataforma do Reclame Aqui para conferir esses pontos e esse pode ser um diferencial na hora de economizar dinheiro. Afinal, para casos de ofertas falsas é muito difícil ter seu dinheiro de volta.

Veja também detalhes na própria página como a presença de um pequeno cadeado preto sem um corte vermelho no URL, local onde você digita o site. Observe ainda se na URL contém o nome da empresa, como por exemplo ofertas falsas de lojas como Americanas que não tem o nome da marca no site.

Essa é uma grande chance de você estar diante de um site falso criado por pessoas mal intencionadas para usar o nome da empresa e roubar dinheiro das pessoas. Desconfie também de promoções que só permitem o pagamento à vista, que é uma forma mais difícil de ser reembolsado em caso de fraude.

7. Busque por cupons de desconto e use-os

Uma forma de aumentar ainda mais os seus descontos é adquirir cupons para usar nas suas compras. Assim, você consegue economizar ainda mais dinheiro e ter uma boa chance de conseguir comprar algum outro item.

Confira outros artigos deste site e verifique também as comunidades que falam sobre cupons nas principais lojas. Desse modo, você pode conferir sua caixa de entrada de e-mail para ver se tem alguma novidade de alguma empresa que você tenha comprado algo recentemente, já que muitas podem distribuir cupons dessa forma.

Existem ainda vários locais como chats e grupos no Whatsapp e outros aplicativos de troca de mensagens que alertam sobre cupons de desconto. Então, vale a pena conferir esses ambientes, que você pode encontrar nas redes sociais e web facilmente.

Alguns desses descontos podem te ajudar porque podem aliviar o valor do frete na sua compra. Por isso, confira o máximo de coisas que puder para acumular melhores condições e economizar dinheiro com maestria neste fim de ano.

8. Fique atento às redes sociais

Muitas marcas usam as redes sociais para divulgar as ofertas e ficarem mais próximas do público. Portanto, vale a pena seguir os perfis do Facebook, Instagram e Twitter bem antes para ver o que já estão divulgando sobre a promoção.

A dica é importante mais ainda para economizar dinheiro em casos de lojas que já estão com promoções de aquecimento do público. Afinal, muitas ofertas não duram muito tempo e podem não estar disponíveis no dia oficial da promoção em 2022, que é 25 de novembro.

Fique atento ainda às promoções de queima de estoque que muitas lojas fazem, porque os descontos são geralmente atrativos. Assim, muitos itens que estão sem saída são ofertados nessas condições para esvaziarem espaço para os produtos que estarão em promoção no dia e atraem mais o público.

9. Verifique as políticas de troca e devolução

Mesmo que você não tenha intenção, e ninguém tem, de devolver algum produto comprado na Black Friday, algumas situações inusitadas podem acontecer. Portanto, se resguarde e consulte tudo com certa antecedência.

A pesquisa também deve ser aliada, sempre, às buscas sobre a reputação da empresa. Isso porque no papel pode ser tudo muito bonito, mas na realidade a sua experiência pode ser comprometida por uma compra errada ou uma situação específica.

Vale destacar que o Código de Defesa do Consumidor regulamenta e obriga as empresas a realizarem trocas, mas estas não precisam ser feitas em todos os casos. Mas, muitas marcas tem um esforço a mais para garantir melhores condições até quando não são obrigadas.

Este é um bom diferencial na hora de economizar dinheiro, já que, em casos extremos, você pode precisar de algum desses pontos. Logo, comprar nos lugares certos é uma boa forma de se dar bem nas promoções.

10. Não aja por impulso

Planeje tudo bem antes para não enfiar o pé na jaca e conseguir economizar dinheiro. Assim, compras por impulso devem ser evitadas e caso você perca o produto que planejou comprar, evite adquirir outro que não esteja nos planos.

Com essa prática, você evita comprar algo que poderá se arrepender ou até mesmo nunca usar. Afinal, o ideal é esperar o momento certo para comprar algo, quando puder pagar e quando realmente estiver precisando daquilo.

Use esta e as demais dicas para economizar para ter sucesso na Black Friday e não fazer nenhuma besteira. Em suma, você estará pronto para ter a melhor experiência na promoção do fim de ano.

Fonte: canaltech.com.br

você pode gostar também
Comentários