O Xiaomi Redmibook Pro 14 é um laptop para produtividade da marca chinesa. Portanto, suas configurações visam um bom desempenho em múltiplas tarefas e trabalhos do dia a dia. Então, veja mais sobre esse modelo na análise a seguir.

Leia também:

Notebook Xiaomi Redmibook Pro 14

O segmento da produtividade é onde estão os notebooks com menores dimensões e melhores acabamentos. Por exemplo, vários modelos são pequenos, leves e feitos em carcaça de alumínio.

Alguns, por sua vez, seguem uma linha parecida com a dos smartphones. Ou seja, conta com um aproveitamento melhor do display, têm as bordas reduzidas enquanto aumentam a sua resolução.

O Xiaomi Redmibook Pro 14 tem várias dessas características, vindo ao mercado com um visual novo. Assim, ele se apresenta como um dispositivo que tenta ser elegante e eficiente, com as seguintes especificações:

  • Procesador: Intel® Core™ i7-1165G7 (11ª geração);
  • Tela: 14 polegadas, Super Retina com resolução 2.5K (2560 x 1600);
  • RAM: 16 GB DDR4 a 3200MHz;
  • Armazenamento: 512 GB em SSD;
  • Placa de vídeo: NVIDIA GeForce MX450 2 GB GDDR6;
  • Sistema operacional: Windows 10 Home;
  • Peso: 1,4 kg.

Design

O design é uma das novidades desse modelo da marca chinesa que adota o metal na carcaça. Como resultado, o visual chega a impressionar pela precisão e trás uma resistência muito boa.

Não dá para ignorar, do mesmo modo, as semelhanças com o Macbook Pro, da Apple. Logo, pode-se dizer que a inspiração deu certo e trouxe um laptop fino, leve e com aspecto premium.

A tampa do produto tem o nome “Redmi” deslocado para o lado esquerdo. Em geral, todo o notebook passa uma sensação sólida, em que tudo é uma mesma peça graças ao acabamento em alumínio.

Esse tipo de material gera vantagem para dissipar o calor e traz maior resistência. De maneira geral, o portátil da fabricante pesa apenas 1,4 kg e possui espessura de 16.9 mm, então, não vai ser um problema carregar ele na mochila.

Portas de conexão

O Xiaomi Redmibook Pro 14 possui uma USB 2.0 e a entrada de fones. Além disso, a outra lateral vem com duas portas USB Tipo C, uma USB Tipo A 3.2 e uma saída HDMI. Por fim, uma das entradas Tipo C tem suporte ao Thunderbolt 4.

Xiaomi Redmibook Pro 14
Foto: Xiaomi Redmibook Pro 14

Tela e teclado

A marca optou por um painel de 14 polegadas nesse modelo com resolução 2.5K. Ou seja, isso é além do dobro do FULL HD visto em outras máquinas. A empresa ainda promete entregar 100% de gama de sRGB nesse produto.

Essas configurações fazem dele um ótimo display para reproduzir conteúdo, editar fotos e vídeos também. Quanto ao teclado, o pressionamento de teclas chega a 1.3mm, dentro da média do segmento.

Isso faz com que ele seja bom para trabalhar com digitação, além de ser retroiluminado. Agora, o touchpad é grande, espaçoso, confortável e com suporte aos gestos do Windows. Por último, vale o destaque para o sensor biométrico no botão power.

Desempenho

O Xiaomi Redmibook Pro 14 é um bom notebook para performance no dia a dia. Afinal, ele vem com um processador de uma das gerações mais atuais da Intel. Assim, são 4 núcleos físicos e 8 núcleos lógicos que podem operar a até 4.70 GHz.

Junto com os 16 GB de RAM, este laptop entrega um multitarefa muito competente ao usuário. Dessa forma, é possível usar vários programas ao mesmo tempo sem sofrer com travamentos.

Essa versão do aparelho vem equipada com uma GPU dedicada da NVIDIA, a GeForce MX450. Acima de tudo, seu desempenho em jogos não chega a saltar os olhos. Ou seja, é o suficiente para edição básica de vídeos e alguns games em qualidade baixa ou média.

Xiaomi Redmibook Pro 14
Foto: Xiaomi Redmibook Pro 14

Armazenamento

Por padrão, ele vem com 512 GB de capacidade em SSD do tipo NVMe. Dessa maneira, ele inicializa o sistema e os programas na mais alta velocidade. Além disso, há como fazer upgrade aumentando o armazenamento do produto.

Som e vídeo

Na parte de som, o Xiaomi Redmibook Pro 14 não surpreende, mas também não decepciona. São 2 alto-falantes com processamento de áudio DTS e potência de 2W. Antes de tudo, não parece que a fabricante deu tanta atenção no quesito.

Isso não o torna especial, mas ainda consegue reproduzir áudios com boa fidelidade em volume alto. Do mesmo modo, não há grandes distorções e há como diferenciar os graves e os agudos.

Em relação ao vídeo, a placa gráfica ajuda ao oferecer boa performance para reproduzir conteúdos midiáticos. Assim, esse notebook é uma boa opção para quem deseja ver filmes e séries via streaming.

Saídas de vídeo

O laptop ainda pode ser usado com monitores externos para ajudar na produtividade. Dessa maneira, a saída HDMI permite conectar-se a telas 1080p até 144 Hz ou 4K até 30 Hz. Quanto à porta Thunderbolt 4, o FULL HD vai até 240 Hz e o 4K, 60 Hz.

Bateria e carregamento

A bateria do Xiaomi Redmibook Pro 14 tem capacidade de 56 Wh. Segundo a marca, é o bastante para 12 horas de reprodução de vídeo local. Porém, em um cenário real, é possível ter cerca de 8 horas de trabalho.

Em jogos esse tempo cai mais, mas não chega a ficar longe da média. Assim, o tempo de bateria dos games longe da tomada fica perto de duas horas. Por fim, o carregador possui capacidade de 65W e ele funciona pela USB Tipo C.

A fabricante ainda equipou o modelo com tecnologia de recarga rápida, algo bastante útil. Dessa forma, ele pode ir de 0% até 50% com apenas 35 minutos carregando na tomada no dia a dia.

Prós do Xiaomi Redmibook Pro 14

Entre os pontos positivos, vale começar pelo acabamento de qualidade que o notebook possui. Afinal, ele passa a sensação de elegância e resistência, além de ter um design já famoso por sua elegância.

Suas especificações são atuais e proporcionam uma experiência de uso convincente para trabalhos. Do mesmo modo, a bateria acompanha o desempenho oferecendo um bom tempo de utilização.

Com isso, esse é sem dúvidas um dos melhores notebooks Xiaomi.

Contras Xiaomi Redmibook Pro 14

Um dos pontos fracos deste laptop está na sua tela, mesmo sendo de alta resolução. Isso porque a taxa de atualização fica somente nos 60 Hz. Assim, como este é um notebook considerado premium, o ideal seria 90 Hz, como o seu irmão mais poderoso.

Vale citar também que não há muitos upgrades para fazer, como a memória RAM. Logo, o usuário que comprá-lo deve ter consciência de que vai poder substituir somente o SSD do produto.

Xiaomi Redmibook Pro 14
Foto: Xiaomi Redmibook Pro 14

Perguntas frequentes

O que significa i7 1165G7 no Xiaomi Redmibook Pro 14?

Xiaomi Redmibook Pro 14

O i7-1165G7 é o processador da Intel da geração Tiger Lake, a décima primeira. Além disso, o final ‘G7’ indica que ele tem suporte a placa gráfica mais nova, Iris Xe Graphics.

Para que serve a placa GeForce no Xiaomi Redmibook Pro 14?

Xiaomi Redmibook Pro 14

Essa linha de placas gráficas da NVIDIA é responsável por processar as imagens na tela. Assim, também pode ser usada em jogos e para trabalhos mais exigentes na parte visual.

Qual é a melhor resolução 2K ou 1080p?

Xiaomi Redmibook Pro 14

A resolução 1080p é duas vezes inferior em tamanho em relação a 2K. Dessa maneira, uma imagem nesse último padrão vai mostrar mais detalhes do que seria possível na outra.